Como tinha dito, fica aqui o exemplo da minha maqueta.
às vezes não interessa muito o processo, desde que o resultado final seja excelente.
O que não acontece neste caso, visto ter sido a minha primeira e fui numa de experimentar novas técnicas e no final nunca chegou a ser concluida por falta de tempo.
Ver anexo 58032
Nesta primeira imagem, tem-se os esboços, e neles fica logo presente o desenho das várias secções para se ter uma ideia mais precisa de como vão ser.
São essas secções que depois serão tranformadas no esqueleto.
Não convém olhar muito para a forma da coisa, que o objectivo deste trabalhinho era mesmo as técnicas de prototipagem e não o styling de carrinhos[

]
Ver anexo 58033
Esqueleto que infelizmente não tenho imagens:sh)
Mas é possivel ver claramente as divisões no poliestireno (o esqueleto era feito com placas de PVC para garantir a sua resistência à torção e flexão. Não queríamos que depois de revestido com massa e pintado, aparecessem rachas pelo modelo não ser "rijo" o suficiente), sobretudo na 2ªa imagem, depois de devidamente retirado o excesso com umas quantas grosas e limas
Ver anexo 58034
Neste grupo de imagens, já o poliestireno foi revestido com uma massa, que não me recordo qual. Numa outra turma fizeram modelos em argila, o que também estava a dar resultados interessantes.
Na ultima imagem já se encontra pintado, depois de ter levado com várias camadas de primário, lixado com lixa de água, e reconstruido depois de um crash-test inevitável com o chão, devido às minhas mãozinhas de manteiga (tinha acabado de sair da pintura:sh)). Também mudou de cores diversas vezes, entre o branco, o preto e finalizei com o cinzento. Queria cores neutras para perceber bem as superficies, e onde estavam os erros, e o cinzento foi a cor com que obti melhores resultados
Ver anexo 58035
Neste ultimo pack, já se vê o carro quase finalizado.
Ainda comecei fazer-lhe as rodas, mas depois já fiquei sem tempo pra concluir. E além disso, o objectivo era mesmo dominar o poliestireno.
Não aparece aqui, mas ainda pintei as zonas vidradas a preto, para haver maior diferenciação.
Como isto foi a estreia, a qualidade final, sobretudo na definição das superficies, deixou um bocado a desejar. Mas prontos... Live and Learn! and Practice...practice, practice