O UMM do Futuro !

O teu processo é diferente, o design estava implicito no esferovite, eu não, o design e feito na argila, o esferovite serve de base para a argila.

Mas está bem porreiro, até melhor que o Vinci GT

Acho que falo em nome do forum autohoje quando digo que a malta não se importava de ver isso concluido[;)]

O modelo ainda existe, mas o tempo não foi simpático com ele. Eu fiz isto à 6 anos atrás.
Teria de começar do zero...

Já pensei nisso, mas é necessário material (€), tempo e sobretudo espaço (em minha casa é impossivel).
Mas gostaria de voltar a sujar a mãos[:D]

O teu processo é diferente, o design estava implicito no esferovite, eu não, o design e feito na argila, o esferovite serve de base para a argila.

Mas está bem porreiro, até melhor que o Vinci GT

O desenho não estava implicito nos poliestireno, mas sim nos esboços
Depois dos esboços uma sessão de desenho técnico no computador para determinar as secções, imprimir e depois colá-las numa folha de PVC.
Corta-se, encaixa-se e cola-se aquilo tudo e voilá... tens o esqueleto do carro, como aparece na imagem que tinahs postado antes
Encaixa-se blocos de poliestireno nos espaços entre secções e vai-se retirando o excesso de material
Aqueles rabiscos que aparecem no poliestireno foi apenas uma brincadeira, e para definir sobretudo a linha de cintura, que queria que fosse uma aresta bem visivel

O styling nunca é feito directamente no modelo. Quanto muito, pode-se "inventar" em alguns promenores.
Tive de fazer isso para despachar... O desenho da traseira está diferente daquele que pretendia, mas precisava de acelarar o trabalho e essa solução acabou por ser mais rápida.

Última edição:
Não percebeste o que eu quis dizer, enquanto tu moldaste a esferovite para obter a forma final, ou perto (a tua 2º imagem, está bastante perto da forma final), eu vou faze-lo exclusivamente na argila.

Não percebeste o que eu quis dizer, enquanto tu moldaste a esferovite para obter a forma final, ou perto (a tua 2º imagem, está bastante perto da forma final), eu vou faze-lo exclusivamente na argila.

fui reler a coisa, e tens razão. Compreendi mal!
Desculpa o mal-entendido[;)]... O dia já ia longo [:D]

Vai mostrando a evolução do modelo!

Como tinha dito, fica aqui o exemplo da minha maqueta.
às vezes não interessa muito o processo, desde que o resultado final seja excelente.

O que não acontece neste caso, visto ter sido a minha primeira e fui numa de experimentar novas técnicas e no final nunca chegou a ser concluida por falta de tempo.

Ver anexo 58032
Nesta primeira imagem, tem-se os esboços, e neles fica logo presente o desenho das várias secções para se ter uma ideia mais precisa de como vão ser.
São essas secções que depois serão tranformadas no esqueleto.
Não convém olhar muito para a forma da coisa, que o objectivo deste trabalhinho era mesmo as técnicas de prototipagem e não o styling de carrinhos[:D]

Ver anexo 58033
Esqueleto que infelizmente não tenho imagens:sh)
Mas é possivel ver claramente as divisões no poliestireno (o esqueleto era feito com placas de PVC para garantir a sua resistência à torção e flexão. Não queríamos que depois de revestido com massa e pintado, aparecessem rachas pelo modelo não ser "rijo" o suficiente), sobretudo na 2ªa imagem, depois de devidamente retirado o excesso com umas quantas grosas e limas

Ver anexo 58034
Neste grupo de imagens, já o poliestireno foi revestido com uma massa, que não me recordo qual. Numa outra turma fizeram modelos em argila, o que também estava a dar resultados interessantes.
Na ultima imagem já se encontra pintado, depois de ter levado com várias camadas de primário, lixado com lixa de água, e reconstruido depois de um crash-test inevitável com o chão, devido às minhas mãozinhas de manteiga (tinha acabado de sair da pintura:sh)). Também mudou de cores diversas vezes, entre o branco, o preto e finalizei com o cinzento. Queria cores neutras para perceber bem as superficies, e onde estavam os erros, e o cinzento foi a cor com que obti melhores resultados

Ver anexo 58035
Neste ultimo pack, já se vê o carro quase finalizado.
Ainda comecei fazer-lhe as rodas, mas depois já fiquei sem tempo pra concluir. E além disso, o objectivo era mesmo dominar o poliestireno.
Não aparece aqui, mas ainda pintei as zonas vidradas a preto, para haver maior diferenciação.
Como isto foi a estreia, a qualidade final, sobretudo na definição das superficies, deixou um bocado a desejar. Mas prontos... Live and Learn! and Practice...practice, practice

Epah estou estarrecido! Isto é muito fixe! Onde è que aprende a fazer isto? Que formaÇao frequentas?

Epah estou estarrecido! Isto é muito fixe! Onde è que aprende a fazer isto? Que formaÇao frequentas?

Modelos e prototipagem aprendi na escolinha, durante a Faculdade, em design industrial.
Não se faz só carrinhos óbvio. Antes disso tinha feito um modelo de uma escova de dentes eléctrica[:D]

Não sei se existem cursos por aí de prototipagem ou modelos.

Mas se queres sujar as mãos, existem na net muitos tutoriais. Existem livros e provavelemente devem existir cursos.

Este para mim está absolutamente lindo e em estado de concurso:

wsuvsw.jpg

30t1mrs.jpg

12370h2.jpg
boas
Acho que esta a venda por 12.500 €...
Não sei se é a diesel ou gasolina...mas131HP[:p][:p]

Mais umas novidades.

Aqui podem ver um sketch, feito com mais cuidado, que penso dar uma sensação melhor da forma deste UMM (sim, eu sei que falta os retrovisores!)

img0483lgb.jpg

De seguida temos a ultima actualização do estado do modelo em argila, que está neste momento embrulhado para não secar, enquanto espera por mais material (Falta comprá-lo lol)

img0486p.jpg

Mais umas novidades.

Aqui podem ver um sketch, feito com mais cuidado, que penso dar uma sensação melhor da forma deste UMM (sim, eu sei que falta os retrovisores!)

img0483lgb.jpg

De seguida temos a ultima actualização do estado do modelo em argila, que está neste momento embrulhado para não secar, enquanto espera por mais material (Falta comprá-lo lol)

img0486p.jpg

[:cool:]
Espero ansiosamente por ver o resultado final.[kiss]
Continua com o bom trabalho.
icon12.gif
icon14.gif

Fica aqui um desenho um pouco melhor e mais detalhado do que imagino para o UMM

designfinal1.jpg

Tal como tu também tenho a "paixão dos automóveis" e dos desenhos de automóveis, era puto e já desenhava carros em corte e tabliers futuristas.

Deixa-me dizer que esses teus desenhos do UMM são muito bons, muito bons mesmo! Essa frente está muito bem conseguida. O primeiro desenho que fizeste estava excelente também.

O para-choques (avental) da imagem acima seria bom para uma "versão civil" mas para utilização off-road, militar, bombeiros, protecção-civil e policial teria de ser revisto, parece-me algo frágil para aguentar umas porradas a sério.

ab

Esse foi quase um rabisco, no meu ultimo comentário pdoes ver algo mais a sério. E concordo que versões mas especializadas teriam de ser revistas, mas caso a marca renascesse, não podia focar a sua clientela no estado (policia, bombeiros, etc), senão podia acontecer o mesmo que na primeira vez e acabar sem encomendas.

Até podia ficar assim com retoques menores. Menos para os amantes do TT lol

Obrigado pelo comentário!

Penso que alguem fez report às minhas imagens (enfim, lol), mais logo ponho-as outra vez. :s

Edit: Parece que já voltaram o/

Última edição:
Para quem quiser, a revista Turbo de Outubro trás várias páginas dedicadas aos veiculos de construção portuguesa, com páginas dedicadas á Portaro, Sado e claro 2 páginas para a UMM.
Não vi nada nas regras que me proibissem fazer referencia a outra revista e o objectivo não é publicitar a mesma, apenas dar a conhecer algo sobre a industria automovel portuguesa.

Até gostava que a Autohoje fizesse o mesmo, já que há muita gente que desconhece que tivemos muitas marcas e algumas com bastante sucesso.

ps: Isto não está esquecido, abrandou um pouco por causa da escola. Vou ver se aprendo a modelar em 3d.

Para quem quiser, a revista Turbo de Outubro trás várias páginas dedicadas aos veiculos de construção portuguesa, com páginas dedicadas á Portaro, Sado e claro 2 páginas para a UMM.
Não vi nada nas regras que me proibissem fazer referencia a outra revista e o objectivo não é publicitar a mesma, apenas dar a conhecer algo sobre a industria automovel portuguesa.

Até gostava que a Autohoje fizesse o mesmo, já que há muita gente que desconhece que tivemos muitas marcas e algumas com bastante sucesso.

ps: Isto não está esquecido, abrandou um pouco por causa da escola. Vou ver se aprendo a modelar em 3d.

Não faz a autohoje, mas já fez a Motorclássico, que são ambos filhos dos mesmo pais.

Voltar
Superior