Na verdade em Olivença houve um verdadeiro genocídio cultural ao longo dos anos, já lá vão 200. Pelos Tratados assinados, a Espanha comprometeu-se a devolver Olivença, e depois esqueceu-se. Procurem na net e verão que é verdade.
Sabemos que é nossa, mas vale a pena entrar em conflito por causa disso? Ainda para mais a Espanha é cada vez mais um importante parceiro económico...
O problema disto tudo é que não se agiu no momento certo, há dezenas de anos que não se faz nada, e nem Salazar que era tão amigo de Franco conseguiu resolver a coisa.
Em Olivença todas as relíquias portuguesas estão salvaguardadas, vocês vão lá e vêem calçada à portuguesa (acho eu), brasões nacionais em todo o lado, e nomes de ruas (creio eu) com nomes portugueses. Até o brasão da cidade é tipicamente português.
Por isso, pode-se dizer que é a cidade mais portuguesa de Espanha.
Não acredito que se deva ou possa fazer um "referendo", porque já há muito que o sentimento português foi de lá expulso. Muitos anos houve onde os portugueses oliventinos ansiavam por ajuda do lado de cá... e nada. Com efeito eles até foram abandonados por nós.
Como resolver esta questão? É simples. Aguardamos pelo momento em que a Espanha voltar a reivindicar Gibraltar (outra questão bem antiga). Segundo os Espanhóis, eles têm direito àquilo, independentemente da vontade popular. Quando a Espanha quiser armar confusão, aí nós abrimos a boca e exigimos Olivença. Ou a Espanha cala-se, ou então avança (politicamente) para ficar com Gibraltar e nós avançamos para ficar com Olivença, e depois avançam também os países africanos sobre os enclaves espanhóis no norte de África.
E assim tudo se resolve.
Outra solução é abrir o jogo com Espanha, mostrar-lhes que temos razão, mas sermos generosos também no período de entrega do território (tipo 20 anos). Lembram-se de Macau? Acabámos por "devolver" aquilo à China e não foi assim há muito tempo...
P.S. um pormenor que nem toda a gente repara: Tentem olhar para um mapa de estradas (ou GPS Manual como alguns gostam de chamar) na zona de Olivença. Muitos fabricantes de mapas ou ignoram a fronteira internacional nessa zona, ou colocam uma fronteira "menos visível" como quem diz "esta fronteira não é certa"... porque de facto não é. Portugal nunca reconheceu a fronteira nessa zona (se bem que isso interessa pouco, para todos os efeitos aquilo "é espanhol").