Onde consome menos?

Numa descida acentuada com o carro engatado se desligarem o motor com a chave corta definitivamente o combustível, mas o motor e todos os sistemas mecânicos ligados a este (alternador ,etc, etc,) não param de rodar mesmo sem explosão;)
O que acontece é que devido à taxa de compressão do motor o carro abranda (dependendo da inclinação), se for uma descida muito acentuada mesmo como o motor desligado poderá ganhar cada vez mais velocidade se for engatado numa mudança alta, nessa situação mesmo sem combustível o motor funciona na sua totalidade mecânica. Só não existe queima, porque os pistons continuam a admitir e a comprimir ar, o que o faz travar é a força dispendida na compressão do ar sem combustível.
Por exemplo, se ao iniciarem numa descida acentuada o motor se for abaixo por falta de combustível (ou avaria eléctrica por exemplo) nunca carreguem na embraiagem, enquanto for engatado têm travões e direcção assistida, se desengatarem o carro o motor e tudo o resto pára, ficam sem direcção assistida e ao fim de uma ou duas travadelas nunca mais param o carro. Infelizmente já passei por uma situação destas, partiu-se o veio de uma bomba injectora diesel no momento em que fiz uma redução de caixa de 5.ª para 4.ª para segurar o carro numa valente descida no IP3, ao ouvir o barulho metálico carrego na embraiagem assustado e de seguida quase não conseguia rodar a direcção, nessa altura acenderam-se uma série de luzes no painel devido ao motor parar, ficou o pedal do travão muito pesado e com pouca travagem, volto a engatar, apagaram-se algumas das luzes no painel e lá fiquei novamente com direcção e travões, lá consegui assim travar e encostar o animal.

citação:Originalmente colocada por dr_tuborg

Quando estou numa descida o CB acusa 2.0l/100

O veículo é um Alfa Romeo 147 1.9JTD

É verdade! Nunca desce abaixo dos 2l/100. Mas estou desconfiado que o CB do 147 marca um consumo superior ao real. Fiz as contas nos últimos 3 depósitos que o 147 cá de casa levou, e enquanto que o CB marca 6,6l/100, os meus cálculos deram 6,1...

citação:Originalmente colocada por nogueira_ribeiro

o carro consome menos quando rola em torno do binário máximo, mas sempre abaixo deste nunca acima. No meu starlet o binário é as 4000 axo eu eu ando sempre as 3000/3500 pra mudar de mudança!

Outra dica: parado em trânsito rende desengatar e travar com o pé ou travão de mão, e não por causa dos consumos, mas também para poupar embraiagem penso eu nao?Cumps!
Não é verdade, os carros consomem quase sempre menos a menor rotação, por ex. em 5ª às 1200 rpms um carro consome muito menos do que em 3ª ou 4ª mais perto do binário máximo para a mesma velocidade....

citação:Originalmente colocada por Alex

Não é verdade, os carros consomem quase sempre menos a menor rotação, por ex. em 5ª às 1200 rpms um carro consome muito menos do que em 3ª ou 4ª mais perto do binário máximo para a mesma velocidade....
Sim, são menos ciclos, mas depende do esforço que exiges ao motor.

Podes consumir exactamente o mesmo a duas rotações diferentes, quanto maior o esforço maior a quantidade de combustivel injectada.

Não sei se é bem assim, em alguns carros turbo diesel que tenho conduzido se for a subir em 5.ª a pouca rotação chega a acusar no CB consumos instântaneos de mais do dobro ou triplo em relação a uma mudança mais baixa (3ª ou 4ª) a mais rotação (desde que vá a subir à mesma velocidade), a mais rotação nessa situação aproveita melhor o turbo e com menos consumo retira mais potência, até é fácil de ver em alguns carros, basta ver a fumaceira que vão a fazer de gasóleo por queimar quando vão numa mudança alta a pouca rotação e em esforço, nessas situações gastam mais em mudanças altas mesmo os ciclos sendo menores.

Até aqui só li o primeiro post mas no meu carro (Laguna 1.6 16v) quando vou a descer e levanto o pé no CB aparece-me 0,0.

quando vou em ponto morto aparece-me sempre 2,3 / 1,9

Acredito que tal aconteça em algumas situações, mas devem ser extremas (com o motor a soluçar fortemente). Em todos os carros que tomei nota do consumo (computador de bordo) os carros consomem (quase) sempre mais a rotações mais elevadas (para a mesma velocidade obviamente).
Uma das poucas situações onde os consumos são favoráveis a mais rotação é precisamente em descidas sem acelerador, onde uma relação mais curta pode ajudar.
Apesar de ter conduzido vários carros, são obviamente uma gota no oceano de todos os que existem, de qualquer modo ao contrário de muitas queixas, com as minhas "técnicas" consigo sempre consumos significativamente mais baixos do que os anunciados pelas marcas....

citação:Originalmente colocada por JCR

Não sei se é bem assim, em alguns carros turbo diesel que tenho conduzido se for a subir em 5.ª a pouca rotação chega a acusar no CB consumos instântaneos de mais do dobro ou triplo em relação a uma mudança mais baixa (3ª ou 4ª) a mais rotação (desde que vá a subir à mesma velocidade), a mais rotação nessa situação aproveita melhor o turbo e com menos consumo retira mais potência, até é fácil de ver em alguns carros, basta ver a fumaceira que vão a fazer de gasóleo por queimar quando vão numa mudança alta a pouca rotação e em esforço, nessas situações gastam mais em mudanças altas mesmo os ciclos sendo menores.

citação:Originalmente colocada por worldtiki

citação:Originalmente colocada por 2.0sportup

Depende, nalgumas situações desengatado é melhor noutras é engatado pois ai consome quase zero. Eu uso um misto dos dois dependendo da situação e daí os meus consumos 4,9 a 5,4 por deposito com um 2.0 140cv.

Cumps
Desengatado só é melhor parado.

Hà certos pontos da estrada em que compensa e muito ir desengatado, numa perspectiva de consumos.

Já na perspectiva de segurança deve-se levar quase sempre o carro engatado. Mas também não se iludam, em certas situações, o carro desengatado é menos perigoso que engatado. Como são poucas essas situações, mais vale jogar pelo seguro e deixa-lo engatado.

Cumps

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Ir desengatado nunca compensa....

Queres apostar? Aprendi isso no curso de condução avançada em emergência e de condução defensiva do INEM.

Quanto a consumos há certas situações onde compensa e muito. Quanto á segurança é quase sempre pior menos numa ou noutra situação em que desengatado é mais seguro.

Cumps

Queres apostar? Aprendi isso no curso de condução avançada em emergência e de condução defensiva do INEM.
Como por exemplo?

Nas descidas mais inclinadas, em que o carro consegue manter a velocidade constante mesmo que engatado, deves manter o carro engatado pois poupas mais.

Ja nas descidas de pouco desnivel, assim que tiras o pé do acelerador, o carro perde velocidade e logo tu tens que compensar mesmo que com pouco acelerador e esse gasto será sempre superior ao que é feito ao relantin mesmo que essa media instantanea seja 2,0 ou 2,5 por exemplo.

Nesse caso, deves desengatar (DESDE QUE AS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA DA VIA (atmosfericas, piso, curvas, velocidade instantanea e outros condutores) O PERMITAM DE MODO A GARANTIR A SEGURANÇA DE TODOS) pois desengatado ele numa descida pouco inclinada mantem-se +- com a mesma velocidade e assim consegues umas boas dezenas ou mesmo centenas de metros com o consumo do relantin.

Outra situação em que desengatado poupa mais é no fim das descidas inclinadas pois quando acaba a descida e indo engatado, tem que se conpensar imediatamente com acelerador enquanto que desengatando no final, ele ainda ganha 10 a 15km\h por ir solto, aborda o inicio da recta e mantem-se bastante tempo com um consumo inferior até que se percam esses 10 ou 15km\h que tinham sido ganhos. Ou seja, só abordas o acelerador umas dezenas de metros mais á frente que se o mantivesses desengatado.

Agora não tenho tempo mas mais logo vou tentar desenhar no pc um grafico como o que eles mostraram no curso e assim torna-se mais facil de visualizar e depois posto aqui.

Há mais uma ou outra situação onde é melhor desegatar mas depois explico.

cumps

Ja nas descidas de pouco desnivel, assim que tiras o pé do acelerador, o carro perde velocidade e logo tu tens que compensar mesmo que com pouco acelerador e esse gasto será sempre superior ao que é feito ao relantin mesmo que essa media instantanea seja 2,0 ou 2,5 por exemplo.

Nesse caso, deves desengatar (DESDE QUE AS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA DA VIA (atmosfericas, piso, curvas, velocidade instantanea e outros condutores) O PERMITAM DE MODO A GARANTIR A SEGURANÇA DE TODOS) pois desengatado ele numa descida pouco inclinada mantem-se +- com a mesma velocidade e assim consegues umas boas dezenas ou mesmo centenas de metros com o consumo do relantin.

Outra situação em que desengatado poupa mais é no fim das descidas inclinadas pois quando acaba a descida e indo engatado, tem que se conpensar imediatamente com acelerador enquanto que desengatando no final, ele ainda ganha 10 a 15km\h por ir solto, aborda o inicio da recta e mantem-se bastante tempo com um consumo inferior até que se percam esses 10 ou 15km\h que tinham sido ganhos. Ou seja, só abordas o acelerador umas dezenas de metros mais á frente que se o mantivesses desengatado.
Faz sentido sim, mas para curtas distâncias.

Numa descida mais prolongada (com o mesmo desnível) podes subir uma mudança se o sentires preso, desengatado vai ganhar mais velocidade sim, mas a diferença vai ser quase desprezável se tiveres em conta o espaço percorrido.

O que gastares para compensar essa velocidade inferior não chega para o que foi gasto durante a descida.

E daí... cada caso é um caso, e cada descida é uma descida :/

citação:Originalmente colocada por caditonuno

consome 0.0, mas está sempre a consumir, pois está a fornecer energia pró motor ir a trabalhar.
Se consome 0.0 não está a gastar combustível nenhum... não percebi esse raciocínio caditonuno s:

Faz sentido sim, mas para curtas distâncias.

Numa descida mais prolongada (com o mesmo desnível) podes subir uma mudança se o sentires preso, desengatado vai ganhar mais velocidade sim, mas a diferença vai ser quase desprezável se tiveres em conta o espaço percorrido.

O que gastares para compensar essa velocidade inferior não chega para o que foi gasto durante a descida.

E daí... cada caso é um caso, e cada descida é uma descida :/

Pelo contrario, em distancias mais longas é que se faz sentir melhor nos consumos este tipo de condução.

É por ter este tipo de condução e desengatar sempre que possivel, aliado a outros pequenos truques que consigo fazer consumos idênticos com o meu 2.0 140cv e 1400kg ao meu irmão com um 1.3 mjet 90cv e 1000kg de peso: 5,0 por deposito.;)

Quanto á mudança que deve ir engrenada, deve ser sempre a maior possivel para que a resistencia do motor seja menor: ex descida algo acentuada a 50km\h, o motor trava menos em 5ª ou 6ª (+- a 1000rpm's) que em 3ª ou 4ª.

Cumps

Voltar
Superior