Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
citação:Originalmente colocada por dr_tuborg
Quando estou numa descida o CB acusa 2.0l/100
O veículo é um Alfa Romeo 147 1.9JTD
Não é verdade, os carros consomem quase sempre menos a menor rotação, por ex. em 5ª às 1200 rpms um carro consome muito menos do que em 3ª ou 4ª mais perto do binário máximo para a mesma velocidade....citação:Originalmente colocada por nogueira_ribeiro
o carro consome menos quando rola em torno do binário máximo, mas sempre abaixo deste nunca acima. No meu starlet o binário é as 4000 axo eu eu ando sempre as 3000/3500 pra mudar de mudança!
Outra dica: parado em trânsito rende desengatar e travar com o pé ou travão de mão, e não por causa dos consumos, mas também para poupar embraiagem penso eu nao?Cumps!
Sim, são menos ciclos, mas depende do esforço que exiges ao motor.citação:Originalmente colocada por Alex
Não é verdade, os carros consomem quase sempre menos a menor rotação, por ex. em 5ª às 1200 rpms um carro consome muito menos do que em 3ª ou 4ª mais perto do binário máximo para a mesma velocidade....
citação:Originalmente colocada por Alex
Não é verdade, os carros consomem quase sempre menos a menor rotação, por ex. em 5ª às 1200 rpms um carro consome muito menos do que em 3ª ou 4ª mais perto do binário máximo para a mesma velocidade....
citação:Originalmente colocada por JCR
citação:Originalmente colocada por Alex
Não sei se é bem assim, em alguns carros turbo diesel que tenho conduzido se for a subir em 5.ª a pouca rotação chega a acusar no CB consumos instântaneos de mais do dobro ou triplo em relação a uma mudança mais baixa (3ª ou 4ª) a mais rotação (desde que vá a subir à mesma velocidade), a mais rotação nessa situação aproveita melhor o turbo e com menos consumo retira mais potência, até é fácil de ver em alguns carros, basta ver a fumaceira que vão a fazer de gasóleo por queimar quando vão numa mudança alta a pouca rotação e em esforço, nessas situações gastam mais em mudanças altas mesmo os ciclos sendo menores.
citação:Originalmente colocada por worldtiki
Desengatado só é melhor parado.citação:Originalmente colocada por 2.0sportup
Depende, nalgumas situações desengatado é melhor noutras é engatado pois ai consome quase zero. Eu uso um misto dos dois dependendo da situação e daí os meus consumos 4,9 a 5,4 por deposito com um 2.0 140cv.
Cumps
citação:Originalmente colocada por SilverArrow
Ir desengatado nunca compensa....
Como por exemplo?citação:Originalmente colocada por 2.0sportup
Queres apostar? Aprendi isso no curso de condução avançada em emergência e de condução defensiva do INEM.
Como por exemplo?citação:Originalmente colocada por 2.0sportup
Queres apostar? Aprendi isso no curso de condução avançada em emergência e de condução defensiva do INEM.
Faz sentido sim, mas para curtas distâncias.citação:Originalmente colocada por 2.0sportup
Ja nas descidas de pouco desnivel, assim que tiras o pé do acelerador, o carro perde velocidade e logo tu tens que compensar mesmo que com pouco acelerador e esse gasto será sempre superior ao que é feito ao relantin mesmo que essa media instantanea seja 2,0 ou 2,5 por exemplo.
Nesse caso, deves desengatar (DESDE QUE AS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA DA VIA (atmosfericas, piso, curvas, velocidade instantanea e outros condutores) O PERMITAM DE MODO A GARANTIR A SEGURANÇA DE TODOS) pois desengatado ele numa descida pouco inclinada mantem-se +- com a mesma velocidade e assim consegues umas boas dezenas ou mesmo centenas de metros com o consumo do relantin.
Outra situação em que desengatado poupa mais é no fim das descidas inclinadas pois quando acaba a descida e indo engatado, tem que se conpensar imediatamente com acelerador enquanto que desengatando no final, ele ainda ganha 10 a 15km\h por ir solto, aborda o inicio da recta e mantem-se bastante tempo com um consumo inferior até que se percam esses 10 ou 15km\h que tinham sido ganhos. Ou seja, só abordas o acelerador umas dezenas de metros mais á frente que se o mantivesses desengatado.
Se consome 0.0 não está a gastar combustível nenhum... não percebi esse raciocínio caditonuno s:citação:Originalmente colocada por caditonuno
consome 0.0, mas está sempre a consumir, pois está a fornecer energia pró motor ir a trabalhar.
Faz sentido sim, mas para curtas distâncias.citação:Originalmente colocada por 2.0sportup
Ja nas descidas de pouco desnivel, assim que tiras o pé do acelerador, o carro perde velocidade e logo tu tens que compensar mesmo que com pouco acelerador e esse gasto será sempre superior ao que é feito ao relantin mesmo que essa media instantanea seja 2,0 ou 2,5 por exemplo.
Nesse caso, deves desengatar (DESDE QUE AS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA DA VIA (atmosfericas, piso, curvas, velocidade instantanea e outros condutores) O PERMITAM DE MODO A GARANTIR A SEGURANÇA DE TODOS) pois desengatado ele numa descida pouco inclinada mantem-se +- com a mesma velocidade e assim consegues umas boas dezenas ou mesmo centenas de metros com o consumo do relantin.
Outra situação em que desengatado poupa mais é no fim das descidas inclinadas pois quando acaba a descida e indo engatado, tem que se conpensar imediatamente com acelerador enquanto que desengatando no final, ele ainda ganha 10 a 15km\h por ir solto, aborda o inicio da recta e mantem-se bastante tempo com um consumo inferior até que se percam esses 10 ou 15km\h que tinham sido ganhos. Ou seja, só abordas o acelerador umas dezenas de metros mais á frente que se o mantivesses desengatado.
Numa descida mais prolongada (com o mesmo desnível) podes subir uma mudança se o sentires preso, desengatado vai ganhar mais velocidade sim, mas a diferença vai ser quase desprezável se tiveres em conta o espaço percorrido.
O que gastares para compensar essa velocidade inferior não chega para o que foi gasto durante a descida.
E daí... cada caso é um caso, e cada descida é uma descida :/