Opel Astra (2015)

Gostei, pena que já vem tarde porque tive por força de circunstâncias da vida de adquirir a atual versão J Sports Tourer.

Gosto mais do actual do que desse render. Mas não é dos piores. Tem um ar agressivo e másculo.

Bom como utilizador de uma Vectra Caravan B (97), Astra H 5p (2006), Astra H Van (2008) e agora uma Astra J ST (2010), percebo um bocado o que o Tubular diz.
Já me dei a pensar que no Astra H 5p a qualidade geral do carro era melhor que no actual, tenho mais ruídos nesta Sports Tourer do que na Vectra e Astra H 5p juntos.
Ainda assim tirando isso, é para mim o melhor Opel que tive.
Estou bastante ansioso por saber as linhas finais do novo Astra, nomeadamente da carrinha, que para mim é a versão mais importante.

O meu objectivo é ter um Insignia nesta vida, e já estive mais longe :)
Sim estes Opel's todos eram dos meus pais, só mantenho a J ST.

Bom como utilizador de uma Vectra Caravan B (97), Astra H 5p (2006), Astra H Van (2008) e agora uma Astra J ST (2010), percebo um bocado o que o Tubular diz.
Já me dei a pensar que no Astra H 5p a qualidade geral do carro era melhor que no actual, tenho mais ruídos nesta Sports Tourer do que na Vectra e Astra H 5p juntos.
Ainda assim tirando isso, é para mim o melhor Opel que tive.
Estou bastante ansioso por saber as linhas finais do novo Astra, nomeadamente da carrinha, que para mim é a versão mais importante.

O meu objectivo é ter um Insignia nesta vida, e já estive mais longe :)
Sim estes Opel's todos eram dos meus pais, só mantenho a J ST.

Olha eu tenho uma Astra G Caravan que é uma maravilha, super fiável (tem uns ruídos parasitas mínimos e tirando isso nunca deu problemas).
Os meus compraram uma Astra H 1.7 CDTI Caravan que ainda é o carro deles actual e foi um grande retrocesso face ao G. A mecânica deu muitos mais problemas e arranjos dispendiosos, tivemos problemas com a electrónica, em termos de ergonomia é muito pior que o G e mesmo na pintura deu mais problemas. Se o G fosse Diesel e tivesse AC (o único problema do carro) tenho a certeza que os meus pais já se tinham livrado do H e mantido o mais antigo.

Francamente o H para mim é o exemplo perfeito da razão porque a Opel atravessou tantos problemas.

Olha eu tenho uma Astra G Caravan que é uma maravilha, super fiável (tem uns ruídos parasitas mínimos e tirando isso nunca deu problemas).
Os meus compraram uma Astra H 1.7 CDTI Caravan que ainda é o carro deles actual e foi um grande retrocesso face ao G. A mecânica deu muitos mais problemas e arranjos dispendiosos, tivemos problemas com a electrónica, em termos de ergonomia é muito pior que o G e mesmo na pintura deu mais problemas. Se o G fosse Diesel e tivesse AC (o único problema do carro) tenho a certeza que os meus pais já se tinham livrado do H e mantido o mais antigo.

Francamente o H para mim é o exemplo perfeito da razão porque a Opel atravessou tantos problemas.
Tens noção que uma andorinha não faz a primavera?

Mas muitas andorinhas já é sinal de primavera!

Absolutamente fantástico[:)]
alguém com credibilidade do grande TubullarBells a disparar nas horas contra a sua marca do coração isto deve parecer mel para ursos. Mas o que se reveste de maior comicidade é que apareçam cá e tentem dizer "ah e tal no passado a Opel fazia carros de grande qualidade" quando nessas mesmas épocas esgrimiam argumentos até à exaustão para mostrar que a marca não prestava.

Finalmente voltamos a ouvir dizer bem dos motores Opel e das suas caixas, lacunas apontadas durante algum tempo sobretudo nas cilindradas mais pequenas.
O Astra, o modelo mais importante da gama de Russelsheim está aparecer e, a Opel, está num período de crucial para voltar a lançar um ataque ferocíssimo como fez o Astra F e H ao Golf e rivais.
A frente do render anterior está bem porreira por acaso.

Só se for com o novo motor. No comparativo com O Fiat 500 e DS3, perdia por causa do peso.
E não é uma questão de embirrar. É apenas uma constatação de factos.

Fiat 500 0.9 105cvs: 940kgs - Fiat 500 0.9 8v TwinAir 105 S&S S: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL
Opel Adam 1.0 115 cvs: 1141 kgs - Opel Adam 1.0 Turbo 115 Jam: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL
Mini One 102 cvs: 1165 kgs - Mini Novo Mini 3P One 102 (F56): preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL

Diferença entre o mais leve e o Adam: 201 kgs

Fiat 500 1.2 70 cvs: 865kgs - <br /><br />Não existem dados para essa Marca. <br /><br />Não existem dados para essa Versão.: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL
Renault Twingo 70 cvs: 865kgs - Renault Novo Twingo SCe 70 S&S Dynamique: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL
Citroen DS3 82 cvs: 975kgs - DS DS3 1.2 Pure Tech 82 CVM Chic: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL
Opel Adam 1.2 70cvs: 1086 kgs - Opel Adam 1.2 70 Jam: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL

Diferença entre o Adam e o mais leve: 221kgs!

No Astra actual é a mesma coisa.

Megane 1.5 dci 110cvs - 1215 kgs - Renault Novo Mégane Energy 1.5 dCi 110 S&S FAP ECO2 Confort: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL
Golf 1.6 Tdi 105cvs: 1295 kgs - Volkswagen Golf VII 1.6 TDI 105cv Trendline: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL
Focus 1.5 TDCI 105cvs: 1343kgs - Ford Novo Focus 1.5 TDCi 105 Trend ECOnetic: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL
Peugeot 308 Hdi 115 cvs: 1395 kgs - Peugeot Novo 308 Access 1.6 e-HDi 115 CVM6: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL
Astra 1.6 CDTi 110 cvs: 1503 kgs - Opel Astra 1.6 CDTI 110 ecoFLEX Selection: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL

Temos quase 300 kgs de diferença entre o mais leve e o Astra.

Convém equilibrar apenas um pouco a balança porque aí, nesses valores, estão misturadas duas normas, a DIN e a EU. Os Opel apresentados aparecem com norma EU.
Revendo os valores DIN presentes pela norma EU. A norma EU acrescenta 68kg condutor + 7kg bagagem à norma DIN, pelo que revendo os valores que estão como DIN ficamos com:
Fiat 500 0.9 - 1015kg
Fiat 500 1.2 - 940kg
Renault Twingo 70 - 940kg
Citroen DS3 82 - 1050kg

Renault Megane - 1290kg
Peugeot 308 - 1235kg (esses 1395 são completamente díspares)

Não deixa de se manter um resultado mau para os Opel no que toca a obesidade.
E um outro pormenor. Os pesos apresentados no geral correspondem às versões de acesso, com os menores níveis de equipamento. Com a mesma motorização, e com o nível de equipamento mais elevado, pode significar dezenas de quilos a mais para a versão menos equipada. Basta ir acrescentando tectos panorâmicos, sistemas de som mais elaborados, bancos com regulações elétricas, etc, etc...

Tens noção que uma andorinha não faz a primavera?

Tendo em conta que apontei aí defeitos de ergonomia que o H tem que o G não tinha, o teu argumento não tem peso nenhum.
- Não tem encosto de braços no banco traseiro como o G (óptimo quando vão duas pessoas atrás),
- Não tem sítio para arrumar garrafas de água como o G,
- Não tem espeço de arrumação na consola central,
- Os bancos são muito mais fundos e o acesso a eles é muito pior no H que no G. Pessoas de idade como as minhas avós viam-se á rasca para entrar no nosso H enquanto que no G tinham muito mais facilidade de entrar e sair. Chegava ao ponto de quando tinham que vir no carro connosco pegarmos no G e deixar o H parado por causa das dificuldades que tinham ao entrar.
- Até o raio da manete para meter os piscas funcion a melhor no G que no H caramba!
Vais-me dizer que isto é por ser uma andorinha? Tive muitas experiências negativas com o H (e excluindo os problemas de mecânica) que nunca tive no G.

É um carro com um interior bem mais bonito e estofos melhores, mas perde em tudo o resto para o modelo que substituiu no interior do carro. É que é uma diferença confrangedora a perda de funcionalidade e ergonomia de um modelo para o outro. Melhorou num lado para perder noutros.
E como a Opel deu imenso prejuízo e problemas na altura do Astra H, olha cá para mim o problema foi dessas andorinhas e não das predecessoras.

Sempre tivemos Opel na minha família (excluindo um Fiat Tempra) por isso sei muito bem quando a marca fez asneiras. Quem me dera a mim que não tivesse feito porque sempre gostei muito da marca.
Por isso é que andei para aqui a defendê-los.Gosto do Adam, gosto do Corsa e acho que o novo motor 1.0 é mesmo o que a Opel estava a precisar para os pequenos carros. Vamos ver se continuam a recuperar...

Com o motor novo(1.0T) corrigiu a relação peso potência, ( continua obeso)mas passou a ser melhor que a concorrência.
É um produto bem conseguido

O problema do Adam é que pelo mesmo preço trazes um Corsa! Ao contrário do 500 e do Mini não é um carro icónico!

Tendo em conta que apontei aí defeitos de ergonomia que o H tem que o G não tinha, o teu argumento não tem peso nenhum.
- Não tem encosto de braços no banco traseiro como o G (óptimo quando vão duas pessoas atrás),
- Não tem sítio para arrumar garrafas de água como o G,
- Não tem espeço de arrumação na consola central,
- Os bancos são muito mais fundos e o acesso a eles é muito pior no H que no G. Pessoas de idade como as minhas avós viam-se á rasca para entrar no nosso H enquanto que no G tinham muito mais facilidade de entrar e sair. Chegava ao ponto de quando tinham que vir no carro connosco pegarmos no G e deixar o H parado por causa das dificuldades que tinham ao entrar.
- Até o raio da manete para meter os piscas funcion a melhor no G que no H caramba!
Vais-me dizer que isto é por ser uma andorinha? Tive muitas experiências negativas com o H (e excluindo os problemas de mecânica) que nunca tive no G.

É um carro com um interior bem mais bonito e estofos melhores, mas perde em tudo o resto para o modelo que substituiu no interior do carro. É que é uma diferença confrangedora a perda de funcionalidade e ergonomia de um modelo para o outro. Melhorou num lado para perder noutros.
E como a Opel deu imenso prejuízo e problemas na altura do Astra H, olha cá para mim o problema foi dessas andorinhas e não das predecessoras.

Sempre tivemos Opel na minha família (excluindo um Fiat Tempra) por isso sei muito bem quando a marca fez asneiras. Quem me dera a mim que não tivesse feito porque sempre gostei muito da marca.
Por isso é que andei para aqui a defendê-los.Gosto do Adam, gosto do Corsa e acho que o novo motor 1.0 é mesmo o que a Opel estava a precisar para os pequenos carros. Vamos ver se continuam a recuperar...

Em primeiro lugar, obviamente que não estou a falar daquilo a que chamas de defeitos de ergonomia, mas já lá vamos. Reportei-me apenas a te dizer que por teres tido uma má experiência, não devias generalizar para a restante gama. Começando por aqui, em relação aos "meus argumentos".

Aqui tens a bold, para te dizer que isto não são "defeitos de ergonomia" e como tal, não falaste só de ergonomia.

Mais umas considerações acerca da ergonomia. Isto vai de cada um. Dizes que os bancos são mais fundos o que dificulta o acesso a pessoas idosas; que não há espaços de arrumação ou encosto para os braços. Tu valorizas isto, e dizeres que é um grande retrocesso com base nisto, não é intelectualmente correcto. Vê a minha: os poucos espaços de arrumação que tenho disponíveis, estão quase todos vazios, até mesmo o porta-luvas nem deve ter 50% ocupado. Essa dos bancos fundos, eu não consigo encaixar, simplesmente porque me parecem na média do que se faz (e já entrei em bem piores que isso).

Vou continuar: falas que tiveste uma astra G super fiável, mas com certeza reconheces que não é a astra G que é fiável, mas sim a mecânica que tinha. Não a disseste, e ficámos sem saber, a não ser o facto de ser a gasolina. Depois a 1.7 CDTI foram vários problemas de electrónica, mas quais, seria interessante saber. Até seria interessante saber se foi das primeiras séries, com os habituais problemas que lhes assiste, etc. P.e. outra coisa interessante seria saber que tipo de trajecto esse CDTI fazia habitualmente. Mas o que me espanta mais, como te disse, é o facto de generalizares. Por este fórum tens um número grande de users com esse motor e a tua noção não é compatível com a experiência de cada um.

Vê a minha, em que a única incidência anormal foi um tubo do turbo que encostou no radiador e rasgou. Isto é o meu relato de avarias em 6 anos e um quarto de milhão de kms. Obviamente que isto não é a média e eu tenho a noção que tenho tido sorte com o que me saiu na rifa. Também faço por isso, que é sempre mais uma ajuda. Mas apregoar aos 7 ventos que a 1.7 CDTI é o carro mais fiável do segmento (em contra-ponto contigo) não faço. Sei que tem coisas boas e más, tem coisas melhores e piores que o astra G (a qualidade e montagem dos interiores é uma delas, e a ergonomia, que por acaso nem valorizo muito).

Quanto ao facto de ter sido o Astra H a "andorinha" que deu prejuízo à Opel, deixo isso para os entendidos que se informam sobre essas coisas (eu não sou um deles). Mas, muito honestamente, tenho sérias dúvidas disso.

O problema do Adam é que pelo mesmo preço trazes um Corsa! Ao contrário do 500 e do Mini não é um carro icónico!

Se olhares só para o preço trazes um corsa, mas a questão é que são 2 produtos para target's diferentes, há espaço para os dois.

Sim não tem a imagem de um mini e 500. Isso é um handicap, concordo. Mas isso não invalida as qualidades do produto. Olhando para outros mercados o carro tem muita boa aceitação. Cá além de não ter a imagem de um mini ou 500 ainda tem outro problema, não há a diesel que tanto o nosso mercado gosta.

Aqui tens a bold, para te dizer que isto não são "defeitos de ergonomia" e como tal, não falaste só de ergonomia.

Não falei só de defeitos de ergonomia mas também falei de defeitos de ergonomia e esses não se tratam de problemas de um carro em particular mas de toda a gama Astra.

Mais umas considerações acerca da ergonomia. Isto vai de cada um. Dizes que os bancos são mais fundos o que dificulta o acesso a pessoas idosas; que não há espaços de arrumação ou encosto para os braços. Tu valorizas isto, e dizeres que é um grande retrocesso com base nisto, não é intelectualmente correcto. Vê a minha: os poucos espaços de arrumação que tenho disponíveis, estão quase todos vazios, até mesmo o porta-luvas nem deve ter 50% ocupado. Essa dos bancos fundos, eu não consigo encaixar, simplesmente porque me parecem na média do que se faz (e já entrei em bem piores que isso).

Ou seja, porque no teu caso particular as falhas graves em ergonomia e o retrocesso na componente prática do interior do carro são problemas menores então deixam de ser problemas? Se tu não achas importante num carro que compete num segmento de pequenos familiares ter falhas de ergonomia importantes para famílias ainda bem para ti e ainda bem que existiam clientes para a Opel que valorizam coisas diferentes senão tinham ficado ainda mais lixados do que o que estão.

Podes desvalorizar á vontade a vertente da ergonomia mas para famílias que procuram esses carros e que compõem o grosso das vendas isso vai pesar bastante. Ainda para mais num segmento generalista e direccionado para famílias e em que o grosso das vendas na Europa é exatamente para famílias e em que a carrinha assegura quase metade das vendas. Se fosse um desportivo até era um problema mínimo agora num pequeno familiar? É mesmo a estratégia perfeita para a marca crescer nas vendas!

Ainda para mais a própria Opel fez melhor nesse aspecto na geração anterior! Bastava terem mantido os aspectos do G que eram bons e construir sobre isso no interior.

Vou continuar: falas que tiveste uma astra G super fiável, mas com certeza reconheces que não é a astra G que é fiável, mas sim a mecânica que tinha. Não a disseste, e ficámos sem saber, a não ser o facto de ser a gasolina. Depois a 1.7 CDTI foram vários problemas de electrónica, mas quais, seria interessante saber. Até seria interessante saber se foi das primeiras séries, com os habituais problemas que lhes assiste, etc. P.e. outra coisa interessante seria saber que tipo de trajecto esse CDTI fazia habitualmente. Mas o que me espanta mais, como te disse, é o facto de generalizares. Por este fórum tens um número grande de users com esse motor e a tua noção não é compatível com a experiência de cada um.

Eu não generalizei. Disse que: o H para mim é o exemplo perfeito da razão porque a Opel atravessou tantos problemas.
Conseguiste ler agora a parte em que disse para mim?
Conseguiste ler a parte em que disse exemplo e não principal responsável?
Por isso da próxima lê com mais atenção o que os outros escrevem antes de começar a espingardar.

Quanto ao facto de ter sido o Astra H a "andorinha" que deu prejuízo à Opel, deixo isso para os entendidos que se informam sobre essas coisas (eu não sou um deles). Mas, muito honestamente, tenho sérias dúvidas disso.

Nem eu sou. Por isso é que disse "para mim" e "exemplo perfeito". Opinião pessoal e exemplo, não principal responsável. Houve vários factores responsáveis por esta queda e muitos deles foram provávelmente derivados da falência da casa-mãe nos EUA. Mas as marcas com melhores produtos no mercado conseguiram escapar aos problemas em melhores condições.

Espero bem que o próximo Astra seja um sucesso porque quero que a marca recupere. E como nunca estive dentro de um J não sei se é bom, se corrigiu os problemas do H inexistentes no G ou não mas adoro o design exterior e interior do carro.

Quanto ao Adam, gosto mais desse carro que do Fiat 500 e do Mini. Mas para quem liga a marcas vai pôr sempre o Mini á frente de um Opel porque é BMW e o 500 deve ser mais atrativo para as meninas. :P

Rosmano, eu lei bem com letra normal e estava a conversar, não a preparar armas para disparar. Parece-me que estás a projectar em mim, algumas das tuas atitudes.

Passando por cima disso, não vejo (ainda não consegui ver) onde é que está o problema da ergonomia. Para ti é um retrocesso escandaloso, mas para mim chega não me faz comichão. Isto parece-me fácil de perceber.

Mas o pior de tudo é que ainda não entendi como é que continuas a bater na tecla da ergonomia, quando eu já te disse que não era disso que estava a falar. Acho até que está bem claro comecei o meu post anterior.

Mas mecânica à parte, que parece que não queres abordar, quando era sobre isso que o meu comentário primaveril se referia, honestamente sinto que perdi tempo a mais a teclar contigo. Não o voltarei a fazer.

Parece-me que estás a projectar em mim, algumas das tuas atitudes.

Não, não estou. Tu acusaste-me de generalizar quando eu não generalizei quanto a problemas mecânicos. Todo o teu post assentou na ideia que eu estava a generalizar quanto a problemas mecânicos quando não estava.

Em primeiro lugar, obviamente que não estou a falar daquilo a que chamas de defeitos de ergonomia, mas já lá vamos. Reportei-me apenas a te dizer que por teres tido uma má experiência, não devias generalizar para a restante gama. Começando por aqui, em relação aos "meus argumentos".

quote_icon.png
Originalmente Colocado por Rosmano

Estava a partilhar a experiência pessoal e uma comparação que tive com duas gerações do Astra. Por isso levas uma resposta torta e com bold e negrito porque não gosto nada que me façam falsas acusações, deturpem o que eu digo ou procurem segundos sentidos naquilo que escrevo. Como prefiro não pensar que fizeste isso intencionalmente acredito que seja porque não tenhas compreendido o que escrevi e tenhas assumido que estava a generalizar certos problemas quando não estava (pelos vistos isso escapou-te).

Quanto á ergonomia, se não vez problema tudo bem. Se calhar não tiveste um Astra G e não consegues comparar as duas gerações além de pelos vistos seres incapaz de ler todos os pontos em que um é inferior ao outro (mesmo que para ti esses pontos de inferioridade sejam insignificantes).
Para as necessidades que tínhamos do carro e tendo em conta o modelo anterior houve um retrocesso.

Para mim a conversa também acaba aqui porque parece que tudo isto assentou em tu leres nas entrelinhas que eu estava a generalizar problemas mecânicos quando estava a partilhar a experiência pessoal que tive com duas gerações dos Astra.

Se olhares só para o preço trazes um corsa, mas a questão é que são 2 produtos para target's diferentes, há espaço para os dois.

Sim não tem a imagem de um mini e 500. Isso é um handicap, concordo. Mas isso não invalida as qualidades do produto. Olhando para outros mercados o carro tem muita boa aceitação. Cá além de não ter a imagem de um mini ou 500 ainda tem outro problema, não há a diesel que tanto o nosso mercado gosta.

Como se as vendas com carros a disel deste tamanho fossem muito grandes.[;)]

Como se as vendas com carros a disel deste tamanho fossem muito grandes.[;)]

Estava a referir-me ao nosso mercado, sei que neste segmento que o que domina é a gasolina. Não tenhas duvidas que o carro ja perdeu vendas cá em portugal por causa disso. A concorrência tem motores a gasoleo.

Back