Opel Corsa E (2015?)

Mauzinho [:D]

A Opel e a Fiat ficaram completamente entaladas depois do fim do acordo e sem plataforma para fazer os sucessores dos seus segmento B.

Dado o mais recente acordo com a PSA e estando já confirmados projectos em comum como os sucessores dos Meriva e C3 Picasso, provavelmente o futuro Corsa ainda vai esperar por uma partilha de plataforma com os novos C3/208.

Não o fazer seria estar a lançar algo tarde no mercado e já desactualizado.

Não haverá corsa novo enquanto o mercado não começar a mexer. O corsa tem um peso grande nas vendas da marca, a estratégia para já está definida. Não terá plataforma dos novos C3/208, aliás o novo e não a restilozação que ai vem já está bastante adiantado.

De facto o astra H tinha bancos rijos e a suspensão não ajudava, agora desde do insignia que as coisas alteraram-se radicalmente, são carros confortáveis, o astra J é considerado um dos carros mais confortáveis pela imprensa. As marcas evoluem

O Insignia não é um mau carro mas a meu ver a marca tem andado a falhar um pouco na qualidade de construção. Como eu cheguei a ter ao mesmo tempo o mesmo modelo de gerações diferentes posso chegar a essa infeliz conclusão. Os materiais do Corsa D não são muito melhores que os do Corsa B, ou pelo menos não evoluíram da mesma forma que a média nos anos que os separam. O Astra G é aquilo a que eu chamo um bunker, sólido, bons materiais, portas pesadas... nota-se que não foi feito para ser barato. Ao lado do G, o H é uma desilusão. Os materiais são inferiores em todo o lado, a montagem é francamente pior, tenho a sensação de que a insonorização é inferior e nota-se perfeitamente que é um grande downgrade em relação ao G.

Não tenho nenhum J mas dá-me a sensação de ser mais do mesmo, ou seja, um downgrade em relação ao H. Os materiais parecem-me ser mais ou menos a mesma coisa mas a montagem, nossa senhora. Encostar a perna à consola central e aquilo ranger tudo, e no Insignia também. O Vectra era bem melhor nesse aspecto:sh)[s)]

Não tenho grandes razões de queixa do Corsa D a nível de montagem e materiais, pode não ser uma referência mas cumpre. Comparando com o B... acho um exagero, não há comparação possível o B, só de me lembrar como as forras das portas em tecido descolavam-se todas, enfim...

Para mim o problema do Corsa D é a direcção que tem tanto feeling como uma playstation e a afinação da suspensão estupidamente dura, as jantes sempre me pareceram sobredimensionadas e o carro não lidava bem com isso mas o comportamento é à prova de tolos, contrariamente aos Opel mais antigos.

Não tenho grandes razões de queixa do Corsa D a nível de montagem e materiais, pode não ser uma referência mas cumpre. Comparando com o B... acho um exagero, não há comparação possível o B, só de me lembrar como as forras das portas em tecido descolavam-se todas, enfim...

Para mim o problema do Corsa D é a direcção que tem tanto feeling como uma playstation e a afinação da suspensão estupidamente dura, as jantes sempre me pareceram sobredimensionadas e o carro não lidava bem com isso mas o comportamento é à prova de tolos, contrariamente aos Opel mais antigos.

Sim, as forras das portas descolavam mas nada me garante que as dos D não descolem. Em 2 Corsas B só um descolou e foi ao fim de 12-13 anos. O meu Corsa D tem 4 anos, por isso ainda nada posso concluir. Sinceramente não acho que tenha havido uma grande evolução em termos de materiais. A montagem não é má mas também não é boa. Basta encostares a perna à consola central para ver o módulo da ventilação a descentrar logo em relação ao rádio:sh) Mas pronto, é um Seg. B, tem desculpa[;)]

A direcção é leve, demasiado até e a suspensão é seca, especialmente com jante 16. A isto juntam-se os bancos demasiado rijos. É um bom carro para andar na cidade mas em viagens é cansativo pelos bancos e suspensão.

A direcção é leve, demasiado até e a suspensão é seca, especialmente com jante 16. A isto juntam-se os bancos demasiado rijos. É um bom carro para andar na cidade mas em viagens é cansativo pelos bancos e suspensão.

Excepto se utilizar o 1.3 CDTi 90cv. [:D]

Por acaso gosto bastante do comportamento dinâmico mas sim, o conforto ressente-se. (só o conheço com 16")

Quanto à qualidade de construção só tenho a dizer que ontem o espelho do lado esquerdo descolou e saltou em plena AE. [:)] :sh)

Excepto se utilizar o 1.3 CDTi 90cv. [:D]

Por acaso gosto bastante do comportamento dinâmico mas sim, o conforto ressente-se. (só o conheço com 16")

Quanto à qualidade de construção só tenho a dizer que ontem o espelho do lado esquerdo descolou e saltou em plena AE. [:)] :sh)

Pois, exacto. Por isso é que de vez em quando se tem de ir dar uma volta maior e lá se vai o carro de cidade:sh)

Por acaso o meu ainda não teve grandes problemas de qualidade. Só mesmo a função de abertura/fecho dos vidros pelo comando que está desactivada porque às vezes lá apareciam os vidros abertos:sh)

Pois, exacto. Por isso é que de vez em quando se tem de ir dar uma volta maior e lá se vai o carro de cidade:sh)

Por acaso o meu ainda não teve grandes problemas de qualidade. Só mesmo a função de abertura/fecho dos vidros pelo comando que está desactivada porque às vezes lá apareciam os vidros abertos:sh)

Só tenho o carro desde Maio. É de 2007 e tem 140.000km. Curiosamente vinha sem ruidos nenhuns mas nas minhas mãos já ganhou um ou outro. Tem sido utilizado maioritariamente em cidade, o que não ajuda nada...

Por falar em Insignia, como pode a Opel afirmar que é o melhor carro que já construiram?

Medo:sh)

O Insignia é o melhor que já construíram desde... 2008 [:D]

Não entendo também como afirmam isso, a bem da própria imagem jamais deveriam afirmar tal coisa. Já tiveram produtos incomparavelmente melhores, aliás, o Vectra C é um deles, o Insignia é melhor em conforto - ponto. O Insignia é bom é a nível de gestão e custos de produção, isso sim... [:D] É um bom carro, mas é "mais do mesmo" face à concorrência generalista, só tem a diferença de vender uma imagem bonita com uma apresentação a cheirar o premium. Até ao Insignia a Opel fazia carros pobres em termos de apresentação, mas pelo menos não enganava o cliente, e no final, poderiam até ser uma agradável surpresa. E esses sim, em muitos casos nem se desfasavam muito da concorrência mais forte (premium).

Este Corsa está a demorar tanto tempo a sair, que quando finalmente chegar ao mercado já virá equipado com o 1.9 Cdti 212cv.

Esse motor não viu a luz do dia por problemas de fiabilidade nos prototipos que andaram em testes, no entanto parte da tecnologia está aplicada no 2.0 CDTI Bi-Turbo. Por um lado até acho melhor assim - já que não deram a volta ao problema em tempo admissível, mataram-no à nascença e partiram para outro. Bem melhor que lançar um cancro para o mercado como tantas vezes acontece. E cancros, já eles tiveram alguns...

Não entendo também como afirmam isso, a bem da própria imagem jamais deveriam afirmar tal coisa. Já tiveram produtos incomparavelmente melhores, aliás, o Vectra C é um deles, o Insignia é melhor em conforto - ponto. O Insignia é bom é a nível de gestão e custos de produção, isso sim... [:D] É um bom carro, mas é "mais do mesmo" face à concorrência generalista, só tem a diferença de vender uma imagem bonita com uma apresentação a cheirar o premium. Até ao Insignia a Opel fazia carros pobres em termos de apresentação, mas pelo menos não enganava o cliente, e no final, poderiam até ser uma agradável surpresa. E esses sim, em muitos casos nem se desfasavam muito da concorrência mais forte (premium).

Em construção o insignia e astra J perde e em muito para o que já fizeram, sobretudo nos materiais, mas estas novas gerações também trouxeram equipamentos que antes não estavam disponíveis, conforto, dinamica subiram e muito. O ideal era ter a construção dos antigos com as evoluções destes novos. Parece-me que já houve alterações nessa matéria, pelo menos no mokka e adam. Aguardar para ver o que ai vem

Um Opel Corsa confortável? Porquê, os outros não eram? ahhhh!

Aqueles tipos............agora andam a correr atrás do prejuízo. Quem tem Opel há muitos anos e apesar dos disparates que iam fazendo ainda os mantinha agora tem desistido porque para ser desconfortável e dar problemas como os outros, mais vale os outros.

A marca valeu até o Corsa A, último Kadett e mesmo o primeiro Vectra. Isso sim, carros de guerra! A partir daí começou aos poucos a desgraça.

Ciber, nem tanto ao mar, nem tanto à terra... Também não entremos em extremismos. Teve altos e baixos como qualquer uma, e tu sabes disso, existem excelentes produtos na década de 90, e depois disso, assim como existem produtos menos bons. Fala por exemplo do Opel Omega... É desconfortável? É duro e problemático? É uma bosta? Pois é... quem já teve oportunidade comenta que estava acima de alguma concorrência premium! E depois temos outra coisa - as versões... as versões dos modelos fazem muita diferença. A Opel poupa muito nas versões base, mas também nos mima nas versões superiores. Tu tiveste um Corsa C Confort e um Corsa C Van, e estendes a tua experiência à gama Opel. Depois tiveste um Astra G 1.4 com problemas (sabe-se lá o tratamento que já tinha tido) e voltas a fazer disso um padrão. Como sabes, temos um amigo em comum e outros conhecidos com o mesmo motor e as mesmas características, pergunta se têm pontos a assinalar...

Como bem sabes, o meu Astra é de 2004, e é de guerra, o que o meu pai tinha, que é agora de um amigo dele, é de 98 e foi carro de guerra, por isso é que o Vectra foi comprado. E o Vectra só não é de guerra por ter um motor "made in italy", porque a verdade é esta - por muito que custe admitir, ele já passeou duas vezes de reboque por problemas no famoso 1.9 CDTI. Olha que com os outros, não estamos habituados a isso. Portanto isso não é assim tão linear.

E quanto ao conforto - tudo é relativo, hoje andei num Signum e achei-o exageradamente suave, tão suave que até nem gostei muito do tacto... se andares num Vectra Caravan Elegance, vais ter a mesma percepção, mas naturalmente se andares num Vectra GTS - vai ser duro, tal como num Astra Coupé com jante 17. Mesmo assim já não é a primeira pessoa que comenta que o meu carro é muito confortável, ou "este carro atrás é uma maravilha" e ontem comentaram que o Vectra era - e passo a citar - "muito cómodo, nem se sente a estrada", numa viagem de mais de 60 kms, com jante 19...

Portanto, não faças como muita gente faz que resume a Opel ao Corsa B 1.2

Ciber, nem tanto ao mar, nem tanto à terra... Também não entremos em extremismos. Teve altos e baixos como qualquer uma, e tu sabes disso, existem excelentes produtos na década de 90, e depois disso, assim como existem produtos menos bons. Fala por exemplo do Opel Omega... É desconfortável? É duro e problemático? É uma bosta? Pois é... quem já teve oportunidade comenta que estava acima de alguma concorrência premium! E depois temos outra coisa - as versões... as versões dos modelos fazem muita diferença. A Opel poupa muito nas versões base, mas também nos mima nas versões superiores. Tu tiveste um Corsa C Confort e um Corsa C Van, e estendes a tua experiência à gama Opel. Depois tiveste um Astra G 1.4 com problemas (sabe-se lá o tratamento que já tinha tido) e voltas a fazer disso um padrão. Como sabes, temos um amigo em comum e outros conhecidos com o mesmo motor e as mesmas características, pergunta se têm pontos a assinalar...

Como bem sabes, o meu Astra é de 2004, e é de guerra, o que o meu pai tinha, que é agora de um amigo dele, é de 98 e foi carro de guerra, por isso é que o Vectra foi comprado. E o Vectra só não é de guerra por ter um motor "made in italy", porque a verdade é esta - por muito que custe admitir, ele já passeou duas vezes de reboque por problemas no famoso 1.9 CDTI. Olha que com os outros, não estamos habituados a isso. Portanto isso não é assim tão linear.

E quanto ao conforto - tudo é relativo, hoje andei num Signum e achei-o exageradamente suave, tão suave que até nem gostei muito do tacto... se andares num Vectra Caravan Elegance, vais ter a mesma percepção, mas naturalmente se andares num Vectra GTS - vai ser duro, tal como num Astra Coupé com jante 17. Mesmo assim já não é a primeira pessoa que comenta que o meu carro é muito confortável, ou "este carro atrás é uma maravilha" e ontem comentaram que o Vectra era - e passo a citar - "muito cómodo, nem se sente a estrada", numa viagem de mais de 60 kms, com jante 19...

Portanto, não faças como muita gente faz que resume a Opel ao Corsa B 1.2

Sabes bem os Opel que já tive e que já me passaram pelas mãos e por isso não resumo ao Corsa C unicamente. [;)] Esta percepção que tenho é geral, como se pode ver por aqui.

O Astra G 1.4 dá problemas de bobines e de centralinas. Basta ires ali ao lado ao às Boxes e tem lá 1 ou 2 com esse mesmo problema, que é grave. Não tem nada a ver com o trato que já teve ou deixou de ter, são defeitos crónicos de falta de qualidade e até má engenharia pela escolha dúbia de colocar centralinas acopladas a unidade motora [8b].

Sim, a Opel já foi uma marca muito boa e teve apesar de tudo alguns modelos relativamente recentes que são bons. Tirando isso, foi um declínio considerável.

Parece que agora acordaram para a vida e andam a tentar mudar a imagem e a corrigir essas falhas, com algum sucesso pelo que se lê e se ouve.

Abraço!

Então qual foi?

Comparativamente com o mercado, na minha opinião, provavelmente o Omega, os Senator e Kapitan[;)]

Se estiverem a falar em termos absolutos, obviamente que o mais recente é sempre o melhor, ou pelo menos deveria ser, logo, esse slogan deixa algumas reservas em relação aos esforços que fizeram no passado.

Last edited:

São os dois bons veículos...

Mas apesar de todos os defeitos do insignia e das pequenas avarias constantes e tubos que saltam... é melhor do que vectra C.

Eu tive os dois, e ainda tenho uma insignia em casa... e não é comparável.... são carros muito diferentes, e o insignia tem muito mais argumentos contra a concorrencia do que o Vectra C tinha... Não deixando de tirar mérito ao vectra C, que era um produto bom... mas nunca ao nivel do insignia....

Uma coisa que eu achava espetacular... e nao tem a ver com a qualidade do carro, era de que eu em subidas acentuadas com o vectra, mesmo antes de dar reserva de combustivel, o motor começava a falhar.... é só uma curiosidade... tb ja tive um bmw que se fizesse curvas muito muito rapido com menos de 1/5 do deposito entrava ar para o sistema de combustivel...

Last edited:
Back