Opel Corsa E (2015?)

E há quem teime em não aceitar que a Opel nos anos 90 afundou-se. E afundou-se mesmo !

Vectra A / B, a do Opel Corsa B e a do Astra F foram pálidas variantes dos seus antecessores no que toca a fiabilidade, aquilo que atraia a maior parte dos clientes Opel. O único produto que ainda assim conseguiu escapar foi mesmo o Omega.

Qualidade e Opel nos anos 90 é qualquer coisa de antagónico. A Opel nos anos 90 conseguiu melhorar muito a imagem dos seus produtos mas não a sua qualidade.

Felizmente, a coisa começou a compôr-se no final da referida década.

É inegável que a Opel passou por uma profunda depressão em termos de qualidade/fiabilidade nessa época. E um dos maiores coveiros foi o Sr. Ignácio Lopez, que na tentativa desesperada de baixar custos fez também baixar a qualidade dos produtos de forma dramática, com repercussões durante vários anos.

No nosso clima ameno nem tanto, mas nos países nórdicos os Opel deram problemas em série no que respeita a corrosão, por exemplo! [8b]

Last edited:
Não está nem perto de estar no verde, infelizmente[s)]

Isso não é bem assim. A Opel conseguiu reduzir os prejuízos de 295 milhões de Euros para 82 milhões de Euros! Ainda negativo, mas uma evolução impressionante! E na Alemanha os novos Adam e Mokka estão a fazer um sucesso estrondoso. A nova família de motores tem sido também unanimemente elogiada. O concept Monza causou enorme repercussão no público alemão... Por isso, está a haver uma boa renovação que poderá levar a marca a recuperar a popularidade de outrora...

Curioso que referiste como o único que escapa aquele que é o Opel menos fiável da sua geração, porque era também o mais equipado e o único que teve um motor... BMW:sh). Onde é que falta fiabilidade a um Corsa B? Ou a um Astra F? Ou a um Vectra?

Se passares de Corsa C para Corsa D, de Astra G para Astra H e de Vectra C para Insignia até posso concordar, mas com os exemplos que deste não concordo, de todo[;)]

Não conheces o que a Opel passou por essa Europa fora no que toca a qualidade. Ou então não sabes o que é a fiabilidade de um Kadett E ou Corsa A. E olha que o Kadett E deu água pela barba quando apareceu em 1984, já que foi uma pedrada no charco.

Não conheces o que a Opel passou por essa Europa fora no que toca a qualidade. Ou então não sabes o que é a fiabilidade de um Kadett E ou Corsa A. E olha que o Kadett E deu água pela barba quando apareceu em 1984, já que foi uma pedrada no charco.

Em termos de design apenas, pois aqueles tabliers desmontavam-se todos após poucos anos de uso... [8b]

Em termos de design apenas, pois aqueles tabliers desmontavam-se todos após poucos anos de uso... [8b]

O design era bastante arrojado (e aerodinâmico) para a altura. E nos anos 80, qual era o carro cujo tablier não se desmoronava ? Acho que só mesmo os da MB e RR escapavam...

Em minha casa houve 2 Corsas A que foram trocados por 2 Corsas B, por isso acho que sei um bocado[;)]

Lino, de facto está melhor. Ainda não conhecia os resultados do ano 2012 mas apesar de haver modelos que estão a ser um sucesso também estão a ser desenvolvidos novos modelos fulcrais para a marca, o que não ajuda a balança. O que é facto é que desde 2000 que ainda não houve um único ano no verde e de 2011 para 2012 perdeu mais de 0,5% de quota do mercado europeu[;)]

Mas sim, espero que sim, que regresse ao verde o quanto antes, de preferência com a qualidade a que a marca nos habituou durante o século passado[:p]

Verdade. Faz falta uma Opel forte e competitiva, como até uma revista "elitista" como a "auto motor und sport" reconheceu numa edição recente... [;)]

Não está nem perto de estar no verde, infelizmente[s)]

Acredita no que eu te digo. Se a opel não fechar o ano no verde não vai ficar muito longe. [;)]
Isto só não aconteceu antes pois faltava diversidade no portefólio da marca e havia claramente uma estrutura sobredimensionada. Mas aos poucos as coisas vão se recompondo e em muitas situações já se assumem como referência.

Já agora, as vendas do corsa este mês na Alemanha vem dar razão ao que eu dizia.

Esta decisão atrasará a chegada da nova geração.
GM to develop the next-generation Opel / Vauxhall Corsa by themselves

Company increasingly confident they can make Opel and Vauxhall profitable on their own

The alliance between General Motors and PSA Peugeot Citroën appears to be unraveling asReuters is reporting the American automaker is becoming increasingly confident that they can make Opel and Vauxhall profitable on their own.
While initial reports blamed PSA Peugeot Citroën for putting the B-common platform project "under review," sources are indicating General Motors will likely pull out of the project and develop the next-generation Opel / Vauxhall Corsa by themselves. Set to be launched in late 2018, the Corsa is now expected to ride on the G2XX platform which could also be used on the next-generation Chevrolet Sonic / Aveo, Buick Encore and Opel / Vauxhall Mokka.

While a PSA spokesperson said a "business model just wasn't there" for jointly-developed Peugeot 208, Citroen C3 and Opel / Vauxhall Corsa replacements, analysts believe the GM-PSA alliance was negatively effected by news that Dongfeng could buy a 30% stake in PSA Peugeot Citroën.
Note: 2014 Opel Corsa OPC facelift pictured

Source: Reuters

Final de 2018 é demasiado tarde...

Nessa altura o Corsa D terá 12 anos a passar para 13, isso seria como termos um Corsa C novo à venda hoje. Parece-me má decisão:sh)

Será assim o aspecto definitivo? Segundo a "auto motor und sport", sairá daqui a +/- 1 ano...

fcn0.jpg

É inegável que a Opel passou por uma profunda depressão em termos de qualidade/fiabilidade nessa época. E um dos maiores coveiros foi o Sr. Ignácio Lopez, que na tentativa desesperada de baixar custos fez também baixar a qualidade dos produtos de forma dramática, com repercussões durante vários anos.

No nosso clima ameno nem tanto, mas nos países nórdicos os Opel deram problemas em série no que respeita a corrosão, por exemplo! [8b]

Vivo nos Açores e cá a corrosão é um problema muito sério devido ao mar e aos elevados valores de humidade. No entanto digo-te uma coisa, a Opel nesse parâmetro não me parece ser das piores, nem de longe.

Pelo que vejo aí, os piores são os Nissan's. Então os Micra...nem se fala.

Back