Adoro este forum.
Estive aqui a observar este tópico durante algumas semanas sem responder para não parecer tendencioso, visto ter um carro destes em casa, de 2005 embora seja a versao pos-restyling.
A conclusão que eu chego e a seguinte: toda a gente que não conduziu o Vectra sabe dizer que tem understeer, que parece uma pedra, que não curva, que não anda...Por outro lado, quem CONDUZIU e SABE DO QUE FALA, tem que admitir que em suma é um excelente carro, com BASTANTE espaço, com bom equipamento e construção da melhor. E a mala? E a mala com os bancos rebatidos?
Motor pujante, chassis bastante competente e ágil, zero ruídos parasitas em 180.000km, consumos bons, especialmente em ae ( fácil fazer médias de 5.5l/100 a velocidades de 140km/h, basta ligar o cruise control)
É um carro que se vai tornando cada vez mais interessante com o tempo que vamos passando dentro dele, ao contrário por exemplo das alternativas que estão a dar ao rapaz, nomeadamente carros franceses que se tornam cansativos e desinteressantes de conduzir. Nas mãos de quem sabe, já deu para surpreender muito desportivo de bolso que anda para aí.
Tenho a queixar a fiabilidade geral dos componentes que andam a volta do motor ( as peças que a opel utiliza que faz com que o carro seja mais barato que a concorrência, basicamente). Tive problemas de alternadores, fichas de cilindros, colector de admissão, volante do motor e umas coisas pequenas. A assistência sempre resolveu tudo dentro de prazos combinados e a garantia funcionou na perfeição. Pena ter deixado escapar a extensão de garantia de 2 para os 5 anos, atrasámo-nos 1 dia a enviar os papéis
Até me limpam o carro por dentro e por fora sempre que vai fazer algo ao representante
Se realmente continuam a achar o carro duro e demasiado desconfortável, existem todas as outras versões direccionadas para o conforto
O GTS difere destas em vários pormenores no interior, exterior, amortecimento...... um vectra 'normal' ao lado de um GTS, para mim, não tem nada a ver. Desde os faróis escurecidos à frente e atrás, o pequeno aileron bastante subtil e bonito, pára-choques completamente diferentes, ponteira(s) de escape salientes no GTS, e até o pilar C é completamente diferente, tendo uma linha bem mais estilo coupé
Para quem ainda vive o mito do pior chassis de sempre, dito pelo Jeremy Clarkson, posso sempre desmistificar com testes de alguém credível em que o resultado é sempre o mesmo: no início nem querem chegar perto, no fim acabam surpreendidos
Mitsubishi Evo v Impreza v Vectra VXR v BMW 330i | Car Group Tests | Car Reviews | evo
esta é a versão mais fraca do vectra opc, tendo saído uma posteriormente com mais 30cv e afinações diferentes a nível que melhoraram ainda mais o rendimento do carro.
Podemos ler nessa review que o vectra enfia um barrete completo no 330i e obriga o impreza sti de tracção as 4 e maior potência a dar o máximo para poder acompanhar em curva.
Podem também ler um teste a longo prazo da versão carrinha, com coisas surpreendentes para ler nas várias fases do teste
Vauxhall Vectra VXR | Long Term Tests | Car Reviews | evo
um carro para apreciadores