Opinião acerca de Alfa 156 1.6 TS

À pouco tempo adquiri um outro carro cá para casa e ponderei seriamente uma Alfa 156 1.8ts! Ainda vi algumas 1.6ts também, mas foram logo colocadas de parte porque genericamente têm os mesmos consumos, a mesma manutenção e andam consideravelmente menos! Além do mais as versões 1.8ts que estão à venda habitualmente estão melhor equipadas!

Na altura não fui ver uma 3ª carrinha porque me ia desgraçar e ia comprá-la (não iria pensar com a cabeça) [:D], aqueles interiores, o ambiente a bordo e a posição de condução são bastante do meu agrado e depois o design exterior é na minha opinião intemporal! Em casa pensei na manutenção "curta" que já aqui foi falada e isso acabou por ditar a eliminação dos Alfas 156 (pelo menos pra já [:cool:])!

Resumindo, se a manutenção "curta" não for obstaculo €€€ e o espaço uma das primeiras prioridades, avança com isso!!!

Relativamente aos consumos, agora ando com um 1.4 90cv e desde que o comprei a media anda em torno dos 8L, isto com grande contenção no acelerador... dá aqui um olho:

Overview: Alfa Romeo - 156 - Spritmonitor.de

sempre dá para ter uma ideia mais realista dos consumos!

A marca anuncia os seguintes consumos:

90Km/h -> 6,4L

Cidade -> 11,4L

Combinado -> 8,2L

No meu último depósito fiz uma média de 8L, tudo depende do pé direito [;)]

Se pensarmos que isso são os consumos homologados, é um consumo já elevado.

Esse consumo de cidade está ao nível do Accord 2.0 (155cv) que tive, só que o meu tinha caixa auto (o que coloca ali no mínimo 1,5 litros em cima).

Não vou comparar a sonoridade e resposta de um motor com outro (até porque não andei neste alfa), mas os consumos também não têm comparação (e muito menos com os japoneses que quiseram comparar).

...onde isto já vai, resumindo ao autor do tópico, compra de preferência o 1.8, consumos quase iguais mas mais solto, vives onde já agora? É que uma senão a melhor oficina onde podes meter o Alfa para verem como isso está é em Palmela, não arranjas melhor, vê aqui: Alfa motorsport espero nao me venha dizer que é publicidade, porque vivo na Madeira e nem conheço a oficina mas o feedback é tão bom e positivo que já chegou cá:D:D[;)]

Eu acho que os consumos são um pouco elevados na versão 1.6ts... no entanto e como já disseram, penso que andarão dentro da média dos carros do mesmo segmento da altura (1.6 do grupo Vw, 1.6 da Bmw, 1.6 da volvo, etc)!

Rca33, relativamente ao teu Honda Accord 2.0 155cv, de certeza que também haverá por aí um ou outro carro que tenha mais potencia e faça quase esses consumos! Eu não acho mau um carro a gasolina atmosferico, desse segmento e do fim da decada de 90 gastar entre os 8-11L! É muito? É! Mas não deixa de ser normal...

E se quiseres pensar em blocos 1.8 sempre tens os outros VTi (1.8 de 170 cv). Ou então os 1.8 da Toyota (os tais "molengões" [:D]) que equipam os TSport, com 192 cv. Que por sua vez servem para alguns dos Lotus Elise... se não estou em erro [;)]

oh mr, esses motores 1.8 conheço e bem, inclusive a Toyota tem um kit de compressor para esses carros [;)] para aumentar ainda mais a potência, adoro esse motor, mas se leres bem eu referi-me como molengões aos 1.6 ou seja nada a ver com os 1.8. Certo? [;)]

É que não tenhas (e sei que não tens) a menor dúvida.
Só um tolo bem maior é que acredita que a andar para o desempenho um Civic VTI faz bons consumos.

Parece que há aqui muita gente que não percebe o que digo, ou não quer perceber. É óbvio que se andar com um VTi para o desempenho ele não consome 7L/100km, acho que já referi inclusivé os consumos reais desse carro.

Para ver se fica mais clara a minha opinião, porque é disto que o forum se trata:
- Se andar com um Alfa 1.6 TS e com um 1.6 VTi, ambos para o desempenho, o VTi no final irá consumir menos e terá tido mais performance;
- Se andar com os mesmos carros a pastelar, o VTi terá tido menos consumo;
- Independentemente de estarmos a falar de um segmento acima, podiamos estar a falar do 147, que tem o mesmo 1.6 TS. O que eu quis comparar foi 2 sedans com motores 1.6.;
- Esquecendo as carroçarias, pensando apenas nos motores, não comparemos um motor 1.6 VTi com um 1.6 TS... só os "tolos bem maiores" optariam pelo último motor.

As minhas intervenções neste tópico acabam aqui. Não estou para aturar pessoal vidrado... [;)]

Cumps!

Last edited:
Opá não se zanguem. Por mim podem-me dar um 156 com a mecânica do Vti que já fico satisfeito e agrado a ambas as partes.[br:)][;)]

- Se andar com um Alfa 1.6 TS e com um 1.6 VTi, ambos para o desempenho, o VTi no final irá consumir menos e terá tido mais performance;

Resumidamente, acaba por ser esta a realidade. [;)]

Parece que há aqui muita gente que não percebe o que digo, ou não quer perceber. É óbvio que se andar com um VTi para o desempenho ele não consome 7L/100km, acho que já referi inclusivé os consumos reais desse carro.

Para ver se fica mais clara a minha opinião, porque é disto que o forum se trata:
- Independentemente de estarmos a falar de um segmento acima, podiamos estar a falar do 147, que tem o mesmo 1.6 TS. O que eu quis comparar foi 2 sedans com motores 1.6.;
- Esquecendo as carroçarias, pensando apenas nos motores, não comparemos um motor 1.6 VTi com um 1.6 TS... só os "tolos bem maiores" optariam pelo último motor.

As minhas intervenções neste tópico acabam aqui. Não estou para aturar pessoal vidrado... [;)]

Cumps!

O do ESI também pode entrar nas contas. De qualquer forma o que não deve faltar aí são motores de performance idêntica e melhores consumos que o 1.6TS, mesmo recorrendo a maior cilindrada. Alias, basta consultar o spritmonitor para ver que o 1.8 e o 2.0 são bem mais interessantes.

Para o referido motor...

Disse que não intervinha mais, mas... [:D]

É só uma última chamada de atenção para ti: o valor do IUC de um 1.6 é de cerca de 50 euros... um 1.8 já sobe para os 130 euros, creio.

Boa sorte com isso, e vai mantendo a malta informada [;)]

Cumps!

Claro que não bebem, não se arrastam, ora, tinha piada aqueles motores molengões que a Toyota tem e a VW beber como se andassem bem.... acredita que a diferença de consumos é bem recompensada hehe[br:)]

Vê la bem os tiros nos pés que dás dessas certezas pois tanto o 1.6 VVTi ou 1.6 VTEC da Honda (110 Cv´s), pouco ficavam atrás do 1.6 TS e com consumos BEM melhores[;)]

E acredita que eu sei o que falo pois conheço os motores muito bem e não estou a falar de cor![:p]

Aliás, até aposto que NUNCA conduziste um 1.6 VVTi[:D]

Back