Os bois pelos nomes: faixa de rodagem/via de trânsito

Nitrofurano

New member
Vamos esclarecer isto, porque 99% das pessoas usa erradamente o termo faixa, principalmente verbalmente (eu incluído).

* Faixa de rodagem: parte da via pública especialmente destinada ao
trânsito de veículos

* Via de trânsito: zona longitudinal da faixa de rodagem, destinada à
circulação de uma única fila de veículos

via_publica.GIF
A amarelo a faixa de rodagem. A vermelho a via de trânsito.

Isto é um fórum de automóveis, é suposto aprendermos qualquer coisa.

Se é assim que reagem quando alguém contribui positivamente...

Já agora, para completar:.

CÓDIGO DA ESTRADA
TÍTULO I
Disposições gerais
CAPÍTULO I
Princípios gerais
Artigo 1.º
Definições legais
Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os termos seguintes têm o
significado que lhes é atribuído neste artigo:
a) «Auto-estrada», via pública destinada a trânsito rápido, com separação física de faixas de
rodagem, sem cruzamentos de nível nem acesso a propriedades marginais, com acessos condicionados
e sinalizada como tal;
b) «Berma», superfície da via pública não especialmente destinada ao trânsito de veículos e que
ladeia a faixa de rodagem;
c) «Caminho», via pública especialmente destinada ao trânsito local em zonas rurais;
d) «Corredor de circulação», via de trânsito reservada a veículos de certa espécie ou afectos a determinados
transportes;
e) «Cruzamento», zona de intersecção de vias públicas ao mesmo nível;
f) «Eixo da faixa de rodagem», linha longitudinal, materializada ou não, que divide uma faixa de
rodagem em duas partes, cada uma afecta a um sentido de trânsito;
g) «Entroncamento», zona de junção ou bifurcação de vias públicas;
h) «Faixa de rodagem», parte da via pública especialmente destinada ao trânsito de veículos;
i) «Ilhéu direccional», zona restrita da via pública, interdita à circulação de veículos e delimitada por
lancil ou marcação apropriada, destinada a orientar o trânsito;
j) «Localidade», zona com edificações e cujos limites são assinalados com os sinais regulamentares;
l) «Parque de estacionamento», local exclusivamente destinado ao estacionamento de veículos;
m) «Passagem de nível», local de intersecção ao mesmo nível de uma via pública ou equiparada com
linhas ou ramais ferroviários;
n) «Passeio», superfície da via pública, em geral sobrelevada, especialmente destinada ao trânsito de
peões e que ladeia a faixa de rodagem;
o) «Pista especial», via pública ou via de trânsito especialmente destinada, de acordo com sinalização,
ao trânsito de peões, de animais ou de certa espécie de veículos;
p) «Rotunda», praça formada por cruzamento ou entroncamento, onde o trânsito se processa em
sentido giratório e sinalizada como tal;
q) «Via de abrandamento», via de trânsito resultante do alargamento da faixa de rodagem e destinada
a permitir que os veículos que vão sair de uma via pública diminuam a velocidade já fora da
corrente de trânsito principal;
r) «Via de aceleração», via de trânsito resultante do alargamento da faixa de rodagem e destinada a
permitir que os veículos que entram numa via pública adquiram a velocidade conveniente para se
incorporarem na corrente de trânsito principal;
s) «Via de sentido reversível», via de trânsito afecta alternadamente, através de sinalização, a um ou
outro dos sentidos de trânsito;
t) «Via de trânsito», zona longitudinal da faixa de rodagem, destinada à circulação de uma única fila
de veículos;
u) «Via equiparada a via pública», via de comunicação terrestre do domínio privado aberta ao trânsito
público;
v) «Via pública», via de comunicação terrestre afecta ao trânsito público;
x) «Via reservada a automóveis e motociclos», via pública onde vigoram as normas que disciplinam
o trânsito em auto-estrada e sinalizada como tal;
z) «Zona de estacionamento», local da via pública especialmente destinado, por construção ou sinalização,
ao estacionamento de veículos.

A imagem podia estar mais esclarecedora, pois em certos casos havendo separador central, há duas faixas de rodagem, cada uma num certo sentido. Mas de resto, parabéns pela iniciativa elucidativa.

Também achava isso mas desde que entrei para a escola de condução eles repetem isso n vezes porque devem saber a confusão que é...

Como sempre aprendi assim não me faz qualquer tipo de confusão mas praticamente toda a gente diz faixa e não via...

E concordo com o tiagoraraujo, a imagem é pouco esclarecedora mas percebe se

Esta imagem está errada, se faixa de rodagem é ''parte da via pública especialmente destinada ao trânsito de veículos'' então as bermas não fazem parte da faixa de rodagem como aí se mostra

3910327803_0fa9c76964.jpg

Conseguiram desenterrar um tópico que ia fazer no mês do Natal 7 anos e afinal de contas não serve praticamente para nada. apr:)

Conseguiram desenterrar um tópico que ia fazer no mês do Natal 7 anos e afinal de contas não serve praticamente para nada. apr:)

Não serve?

Tendo em conta que pelo menos 90% das pessoas com quem falo chamam faixa de rodagem ás vias de circulação, serve para muito.

Isto para quem tem a noção de que estamos sempre a aprender, claro...

Eu sei que o tópico deve ter ganho "A" pá de ouro, mas eu gosto sempre de ouvir o pessoal a dizer que ia numa auto-estrada de 3 faixas [:)]

É uma para o norte outra para o sul e a terceira é para o caral de certeza [:)]

Por acaso tinha a ideia precisamente contrária :sh)

Sempre chamei faixa àquilo que aqui está a ser considerado como via, e vice-versa. Aliás, como eu acho que muita gente..

Back