Os nossos Animais (com ou sem fotos)

Isso acontece, atropelar por engano... Mas sim eu sei que em muitos sítios é normal matar as cobras só porque sim... o meu tio no Algarve tb o fazia[:vm)]
Eu costumo dizer que no campo, quando as pessoas matam cobras, haviam de ser invadidas por um matagal de ratos, porque não entendem que as cobras são os únicos predadores naturais para as pragas de ratos... Elas morrem de medo de nós, nunca nos atacam, fogem...
Por isso quando matam é por pura ignorância, espero eu...
Oiço falar de cobras como se falassem do diabo, entendo que as cobras tambem contribuem para a natureza agora se as que existem em portugal são enofencivas para os humanos não fasso ideia se elas fogem eu tambem fujo

boas estas cobras que e proprietario so comem ratos certo e nao sao venenosas???

qual e o gastos de uma cobra por mes £???

a primeira de baixo para cima e muito bonita qual e a medida maior que podem atingir??

Boas!

Eu vou respondendo!![:D]

1º - Sim, todas comem ratos e não são venenosas.

2º - Os gastos por cobra são poucos, elas comem um rato de 5 em 5 ou de 7 em 7 dias. Cada rato custa à volta de 0,70€

3º - As medidas variam de espécie para espécie, mas rondam os 1,00m a 1,20m. E são fininhas.
A que eu mostrei nas últimas fotos, a branca, já é adulta e deve rondar o 1 metro, mas é fininha como dá para perceber[;)]

Oiço falar de cobras como se falassem do diabo, entendo que as cobras tambem contribuem para a natureza agora se as que existem em portugal são enofencivas para os humanos não fasso ideia se elas fogem eu tambem fujo

Há 3 espécies venenosas em Portugal, mas nenhuma delas tem presas como uma cascavel, daquelas que todos conhecemos. Têm dentes como as outras e o veneno é inoculado só quando ela agarra a presa bem agarrada, o veneno está na parte de trás da boca. De qq modo nenhuma é fatal para o ser humano, e não atacam a não ser para defesa.

Em Portugal também há cobras venenosas em estado selvagem.

Creio que há uma espécie de Víbora (Víbora Cornuda !?) na Serra de Sintra. [;)]

Há 3 espécies venenosas em Portugal, mas nenhuma delas tem presas como uma cascavel, daquelas que todos conhecemos. Têm dentes como as outras e o veneno é inoculado só quando ela agarra a presa bem agarrada, o veneno está na parte de trás da boca. De qq modo nenhuma é fatal para o ser humano, e não atacam a não ser para defesa.
Nem sabia que existiam essas 3 espécies de qualquer forma evito-as

As viboras têm dentes inoculadores [;)]

As viboras têm dentes inoculadores [;)]

Sim mas o posicionamento de umas e de outras é completamente diferente.

As "típicas" víboras, têm as chamadas "folder fangs":
diamondback-teeth.jpg

E as da víbora cornuda (Vipera latastei) encontram-se na parte anterior da boca, e só inoculam o veneno quando ela agarra a presa e crava as presas, ao contrário das referidas em cima que é quase um "toca e foge"... com excepção da Víbora do Gabão que tem presas de 6 cm e quando as cravam já não largam.

Última edição:
Sim mas o posicionamento de umas e de outras é completamente diferente.

As "típicas" víboras, têm as chamadas "folder fangs":
diamondback-teeth.jpg

E as da víbora cornuda (Vipera latastei) encontram-se na parte anterior da boca, e só inoculam o veneno quando ela agarra a presa e crava as presas, ao contrário das referidas em cima que é quase um "toca e foge"... com excepção da Víbora do Gabão que tem presas de 6 cm e quando as cravam já não largam.

Mas ter os dentes inoculadores na parte anterior da boca, ou seja à frente, não é o normal nas cobras venenosas ? [:D]

Mas ter os dentes inoculadores na parte anterior da boca, ou seja à frente, não é o normal nas cobras venenosas ? [:D]

Não são presas móveis como as da Víbora do Gabão por exemplo, são presas que só inoculam o veneno depois da presa bem agarrada e dentro da boca da cobra. As presas estão recuadas em relação às ditas "normais".

serp3.jpg

Se ela não agarrar a presa, não consegue inocular o veneno, enquanto que as outras não precisam de agarrar a presa...

Eu expliquei-me para quem me quis entender, os conhecimentos (fraquissimos) que eu tenho sobre répteis, vieram de grandes mestres, de gurus nesta área, e que inclusivamente lidam com estes animais diariamente há décadas. Portanto se queres duvidar do que estou a dizer, duvida, fica na ignorância. Eu contribuo com o melhor que sei a nível informativo para este e outros fóruns, se estás sempre a pôr em dúvida o que eu digo, o problema é teu.

Última edição:
Não são presas móveis como as da Víbora do Gabão por exemplo, são presas que só inoculam o veneno depois da presa bem agarrada e dentro da boca da cobra. Só não encontrei ainda fotos...
Eu expliquei-me para quem me quis entender, os conhecimentos (fraquissimos) que eu tenho sobre répteis, vieram de grandes mestres, de gurus nesta área, e que inclusivamente lidam com estes animais diariamente há décadas. Portanto se queres duvidar do que estou a dizer, duvida, fica na ignorância. Eu contribuo com o melhor que sei a nível informativo para este e outros fóruns, se estás sempre a pôr em dúvida o que eu digo, o problema é teu.

Não estou propriamente a testar os teus conhecimentos, porque hoje em dia com o google toda a gente facilmente "sabe muito". [:cool:]

Só questiono o que dizes quando não concordo e vejo-te dizer muita coisa acertada e outras nem tanto.

Primeiro dizes que as cobras venenosas portuguesas têm o "veneno na parte de trás da boca", depois já admites que a Víbora Cornuda tem dentes inoculadores, mas num sitio diferente ....

Como sempre pensei que a Víbora Cornuda fosse aproximadamente igual às outras e tu falas-me dos dentes inoculadores como estando na parte anterior da boca e como sendo diferente por isso .... enfim.

Se tiver servido para aprenderes alguma coisa óptimo e até nem sou um grande mestre nem guru desta área [;)] [:D]

texuga li que eras amante de raças de caes de grande porte, aconselha-me raças os potencialmente estão excluidos.

Depende para que queres o cão, que experiência em treino e educação canina tens, do tempo que tens, se tens crianças ou idosos em casa, do gosto pessoal, se gostas de ter trabalho com o pêlo, quanto tempo vais ter disponível para ele, se preferes macho ou fêmea, etc.[;)]
Para não estragar (mais) o tópico, se quiseres podemos falar por pm[;)]

Não estou propriamente a testar os teus conhecimentos, porque hoje em dia com o google toda a gente facilmente "sabe muito". [:cool:]

Só questiono o que dizes quando não concordo e vejo-te dizer muita coisa acertada e outras nem tanto.

Primeiro dizes que as cobras venenosas portuguesas têm o "veneno na parte de trás da boca", depois já admites que a Víbora Cornuda tem dentes inoculadores, mas num sitio diferente ....

Como sempre pensei que a Víbora Cornuda fosse aproximadamente igual às outras e tu falas-me dos dentes inoculadores como estando na parte anterior da boca e como sendo diferente por isso .... enfim.

Se tiver servido para aprenderes alguma coisa óptimo e até nem sou um grande mestre nem guru desta área [;)] [:D]

Epá eu não me soube explicar, eu sei o que quero dizer, mas não me soube explicar. Eu já assumi que não percebo nada de répteis, mas o que sei, sei mesmo, mas como não sei termos técnicos, explico-me como posso...
As pessoas com quem eu lido e que percebem de répteis a pacotes, são mesmo daquelas que dá gosto ouvir falar, sendo que uma delas trabalha no ICNB e lida com animais da nossa fauna diariamente...

Mas já agora, e só para terminar este assunto, há outra venenosa na nossa fauna, a malpolon, que essa sim tem os dentes inoculadores na zona posterior da boca, tem a chamada Dentição Epistóglifa (sim é mais uma informação retirada de um documento dos muitos que eu guardo no meu pc, com assuntos relacionados com répteis...):
Picture1.jpg

Pronto, por mim acabou...

Voltar
Superior