Os nossos pais

JoaoBen

New member
Que recordações e memórias guardam do vosso pai?

Que tipo de relação mantêm com ele actualmente?

Que tipo de pessoa acham que era?

começo eu por responder.

As recordações ou memórias que guardo raramente são positivas.

Nenhuma.

Sinceramente o tipo de pessoa que nunca quero ser.

O objectivo deste tópico e tentar perceber que tipo de pai tiveram os nossos utilizadores, e que tipo de relação ainda mantêm com ele.

1.º - Várias, mas sempre de alguém que esteve lá para mim.. (Especialmente a minha mãe...)

2.ª Infelizmente não posso estar mais tempo com eles, no entanto gostava que no futuro eles viessem para mais perto de mim, ou eu deles..

3.ª O meu pai? Alguem que nao teve uma vida fácil, e com pais que ele gostou mto. Penso que seria uma pessoa calma, e mto racional. (Ainda hoje é...)

Que recordações e memórias guardam do vosso pai?

Que tipo de relação mantêm com ele actualmente?

Que tipo de pessoa acham que era?
1º : Lembro-me uma vez, tinha eu uns 8 / 9 anos, estar a brincar com um carro grande que adorava, estava na hora de sair de casa, e o meu pai estava farto de me chamar, e como não largava o carro, ele fartou-se, chegou ao pé de mim, e desfez o carro com o pé .

No final do dia quando chegou a casa trazia-me um carro novo, e ainda melhor .

2º : Pode parecer um chavão, mas é mesmo o meu melhor amigo, a unica pessoa a quem eu confio tudo, mas mesmo tudo .

3º A minha memória mais viva dele é mesmo a que descrevi em cima, era, e ainda é ( mas muito menos ), uma pessoa que fervia em pouca agua, mas sabia quando errava.

Não foi um pai perfeito, mas nunca deixou de o tentar ser, o que me faz pensar que nunca o trocaria por outro!!

Aos 18 anos não pensava assim, mas afinal parece que os mais velhos tinham razão, ficamos mais sábios com a idade, hoje consigo olhar para trás e compreender coisas que nunca na vida naquela altura queria sequer compreender .

Não sei o porquê de teres essa ideia do teu pai, tu tens as tuas razões, mas acreditando no que dizes, fico contente por quereres ser um pai melhor para os teus filhos . apr:)

começo eu por responder.

As recordações ou memórias que guardo raramente são positivas.

Nenhuma.

Sinceramente o tipo de pessoa que nunca quero ser.

O objectivo deste tópico e tentar perceber que tipo de pai tiveram os nossos utilizadores, e que tipo de relação ainda mantêm com ele.

A mim é parecido, excepto o segundo ponto.

Vivo em casa e lido diariamente com ele.

Não é fácil lidar com ele,eu sou sempre o culpado de tudo.
Só para verem, no outro dia eu e a minha mãe iamos para o comboio, e tivemos que esperar por ele para lhe darmos boleia, quando chegamos à estação estava o comboio a ir embora.
De quem era a culpa?Minha,pois não foi por 2minutos do atraso dele que se ia apanhar o comboio.

Noutra ocasião ele foi ao fornecedor (como ele não tem carta, sou eu que o levo), e levou umas garrafas de vinho para dar de presente.
Quando ia a dar as garrafas, o saco arrebenta e uma garrafa parte-se.
De quem é a culpa?Minha, pois não sai do carro para levar as garrafas.
No mesmo fornecedor, ele esquece-se das facturas e só dá conta disso em casa.
De quem é a culpa?Minha, pois fico de cu alapado no carro.

Isto acontece diariamente, e as vezes eu expludo.
As discussões acontecem todos os dias.
Todos os dias ele me atira à cara que eu nunca vou ser ninguém na vida,e está sempre a chamar-me de preguiçoso.

Outra coisa é que é muito raro me chamar pelo nome, é sempre "moço".

Nunca me deu afecto, e se as vezes lhe tento dar um beijo ou um abraço, ele enxota-me.

A minha mãe diz para ir tentando, a ver se ele muda,mas depois de estes anos todos, não me acredito.

O meu Pai foi até á bem pouco tempo um exemplo a seguir, um idolo...

Na familia diziam que era a trave mestra, sempre lá para resolver tudo a todos.

Infelizmente e por circunstâncias da vida, perde muito da sua auto-estima, e desleixou-se um bocado. Falo em questões monetárias e pessoais.

É teimoso e sempre será, não adimite que erra, não admite que saibam mas que ele, e estas facetas estão a ficar mais vincadas com a idade.

Hoje em dia e ja tenho 24 anos, não sou nenhuma criança e chamo-o á atenção, não lhe admito birras e muito menos que bata o pé...mas tem acontecido muito.

Infelizmente passou de idolo a alguem que tento não ficar como ele...mas acima de tudo é o meu melhor amigo, e sempre será.

Está lá sempre, com ele posso sempre contar.

A memória mas marcante que tenho do meu pai é talvez o facto de eu ter chumbado no exame nacional de português no 12º ano( passei na 2ªfase e após pedir repreciação da mesma), ter chegado a casa, dizer que tinha chumbado e o meu pai simplesmente disse-me "metes-me nojo".
Outra memória foi quando fui assaltado, levaram-me um telemovel com 6/7 meses, chego a casa, digo que fui assaltado e tinha marcas fisicas comprovativas disso mesmo e ele simplesmente diz "tu és um car*lho, não vales nada, nunca hás-de ser ninguém".
Quando ele ia trabalhar dava-me sempre um beijinho antes de sair, mesmo que eu estivesse a dormir, depois a partir dos meus 10 anos, simplesmente deixou-se disso, devo ter perdido a graça( também é para o lado que eu durmo melhor que eu não gosto dessas coisas[:D]).

Outra coisa é não me deixarem andar sozinho de carro.:sh)
Nem nunca me deixaram trazer amigos/amigas cá a casa:sh)

Resumindo, se me dou bem com eles? Que remédio, ainda vivo na casa deles.
Se são pais perfeitos? Nunca foram e espero lembrar-me sempre de como eles são para eu nunca fazer isso aos meus filhos[;)]

A memória mas marcante que tenho do meu pai é talvez o facto de eu ter chumbado no exame nacional de português no 12º ano( passei na 2ªfase e após pedir repreciação da mesma), ter chegado a casa, dizer que tinha chumbado e o meu pai simplesmente disse-me "metes-me nojo".
Outra memória foi quando fui assaltado, levaram-me um telemovel com 6/7 meses, chego a casa, digo que fui assaltado e tinha marcas fisicas comprovativas disso mesmo e ele simplesmente diz "tu és um car*lho, não vales nada, nunca hás-de ser ninguém".
Quando ele ia trabalhar dava-me sempre um beijinho antes de sair, mesmo que eu estivesse a dormir, depois a partir dos meus 10 anos, simplesmente deixou-se disso, devo ter perdido a graça( também é para o lado que eu durmo melhor que eu não gosto dessas coisas[:D]).

Outra coisa é não me deixarem andar sozinho de carro.:sh)
Nem nunca me deixaram trazer amigos/amigas cá a casa:sh)

Resumindo, se me dou bem com eles? Que remédio, ainda vivo na casa deles.
Se são pais perfeitos? Nunca foram e espero lembrar-me sempre de como eles são para eu nunca fazer isso aos meus filhos[;)]

Pegando no teu post...

Noutro dia o meu pai fudid da vida com qualquer coisa que ja nem sei...disse duas ou três asneiras bem fortes. Eu estava calado a olhar para o meu irmão e não disse nada...

Umas horas mais tarde, tava eu a jogar COD5 e levei com um tiro no cornos e disse *******...ele ia a passar no corredor e ainda fudido da vida decide que têm de me vir pedir explicações sobre a asneira que tinha dito...

Bem é que armei logo ali a Put*...disse-lhe que caso o ouvisse dizer mais alguma asneira alto e bom som que tava bem lixado comigo que eu sabia dize-las tão ou mais alto que ele...

No final pediu desculpa...realmente deve ter sido das poucas vezes que ouvi um asneira da boca dele e por esse motivo fiquei mais que lixado.

Tambem ja lhe disse isto e ele ficou a pensar : "Os adultos são crianças grandes"

Fico triste ao lêr este tópico.
Como é que um pai consegue dizer coisas destas a um filho :(

Eu sei que nem todos(pais) tiveram infâncias fáceis, mas penso que por isso mesmo não deviam fazer aos filhos o que os seus pais lhes fizeram.

Sou mãe e nunca conseguiria dizer coisas destas á minha filha, por muito que ela me desiludisse.

Em relação aos meus pais, sempre foram uns pais presentes, acho apenas que me poderiam ter dito mais vezes "não". Seria hoje mais fácil lidar com as situações que não saio favorecida.

Enfim, menos mal...

O meu morreu em 2003, tinha 72 anos.

Tenho muitas saudades dele.

Mais do que recordar as memórias fico muitas vezes a pensar na quantidade de coisas que ficaram por dizer, por falar, por discutir e sobretudo o que ele nunca chegou a ver como por exemplo a minha mulher e os meus filhos.

Do meu pai, so tenho dizer tudo bem a ele
Da minha ao pai dele, já nem tando, embora q ela ainda o adore.

Mas ele diz q às filhas é sempre culpadas de qq coisa.
Exemplos, a minha mulher teve um acidente q não teve culpa nenhuma, começa logo aos gritos com ela como se tivesse alguma culpa.
A irma da minha mulher q já teve 2 acidentes.
Da primeira vez gritou com ela q devia ter chamado a policia, da 2 vez q teve acidente, chamou a policia e ele gritou com ela pq não devia ter chamado a policia! Isso num espaço de 1 mês em q teve os 2 acidentes! [8b]

Tenho muito boas memórias até aos 8 anos. A partir daí, devido a uma quantidade de coisas a que ele deu prioridade na vida dele (politica, nova mulher, etc) passou a ser tudo aquilo que eu nunca serei para os meus filhos.

Neste momento não passa de uma grande desilusão, é uma pessoa com quem já nao tenho grande contacto, nem sinto que precise ter. Apenas lhe desejo que num futuro mais tarde NUNCA venha a precisar de mim.

Família é muito relativo, amo mais certos amigos meus que a minha própria familia. Nao é por ser do "mesmo sangue" que se tem de tolerar certas coisas. Nesse aspecto sou muito desprendido, a única familia com que me dou é a minha mãe que é inalcansável... Devo-lhe tudo. O resto tanto se me faz como se me fez.

Só espero um dia, quando for velhinho e estiver às portas da morte, poder olhar para trás e poder dizer que fui metade do homem que o meu pai é!

Acho que isto quer dizer muito do respeito e admiração que tenho por ele. Claro que não é o homem perfeito, tem os seus defeitos, tivemos as nossas desavenças, mas com a idade aprendi a perceber as suas atitudes e decisões, e a respeitá-lo enquanto homem e enquanto pai. Acho que isso vem com a idade, sou hoje maduro o suficiente para perceber muita coisa que não percebia quando tinha 18, 20 ou 22 anos.

Da minha mãe, o que posso dizer, santa senhora...

Sem dúvida que fui premiado com os melhores pais do Mundo!! Não os trocava por nada!!! Pena que não lhes diga isso muitas vezes... :(

Só espero um dia, quando for velhinho e estiver às portas da morte, poder olhar para trás e poder dizer que fui metade do homem que o meu pai é!

Acho que isto quer dizer muito do respeito e admiração que tenho por ele. Claro que não é o homem perfeito, tem os seus defeitos, tivemos as nossas desavenças, mas com a idade aprendi a perceber as suas atitudes e decisões, e a respeitá-lo enquanto homem e enquanto pai. Acho que isso vem com a idade, sou hoje maduro o suficiente para perceber muita coisa que não percebia quando tinha 18, 20 ou 22 anos.

Da minha mãe, o que posso dizer, santa senhora...

Sem dúvida que fui premiado com os melhores pais do Mundo!! Não os trocava por nada!!! Pena que não lhes diga isso muitas vezes... :(
Revejo-me em tudo o que disseste no teu post.

Se conseguir ser para a minha filha, o pai que o meu pai foi para mim, sinto que estou a ser o melhor pai do mundo.

Felizmente o meu pai sempre esteve e está presente e sempre pude contar com ele para todos os momentos, bons ou maus.
Temos as nossas discussões de vez em quando, mas 5 minutos depois é como se nunca tivéssemos discutido.

Tenho uns pais espectaculares e espero conseguir dar a minha filha (e futuros filhos se os houver) o mesmo que os meus pais me deram a mim.

Quando somos mais novos não entendemos certas atitudes deles, mas agora mais tarde percebo bem a razão dessas atitudes e só lhes posso agradecer por tudo o que fizeram.

Esses seus cabelos brancos, bonitos, esse olhar cansado, profundo
Me dizendo coisas, num grito, me ensinando tanto do mundo...
E esses passos lentos, de agora, caminhando sempre comigo,
Já correram tanto na vida,
Meu querido, meu velho, meu amigo
Sua vida cheia de histórias e essas rugas marcadas pelo tempo,
Lembranças de antigas vitórias ou lágrimas choradas, ao vento...
Sua voz macia me acalma e me diz muito mais do que eu digo
Me calando fundo na alma
Seu passado vive presente nas experiências
Contidas nesse coração, consciente da beleza das coisas da vida.
Seu sorriso franco me anima, seu conselho certo me ensina,
Beijo suas mãos e lhe digo
Eu já lhe falei de tudo,
Mas tudo isso é pouco
Diante do que sinto...
Olhando seus cabelos, tão bonitos,
Beijo suas mãos e digo

Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Até breve, neste lapso de tempo que faz a eternidade...

Aos meus pais, agradeço os valores que me transmitiram e o facto de nunca me ter faltado o que por eles era considerado essencial.

Fico triste ao lêr este tópico.
Como é que um pai consegue dizer coisas destas a um filho :(

Eu sei que nem todos(pais) tiveram infâncias fáceis, mas penso que por isso mesmo não deviam fazer aos filhos o que os seus pais lhes fizeram.
(...)
Estava a pensar o mesmo... :(

Back