Os nossos pais

Bem, antes de mais custa um bocado falar do meu pai, custa-me um pedaço, porque ele já faleceu há 8 anos, e ainda custa bastante falar, porque lembro-me bastante dele e gostava(e gosto)dele.

Para mim, foi sempre o melhor pai do mundo, deu-me tudo aquilo que eu sempre quis, para bem e para o mal, mimou-se sempre, ensinou-me sempre aquilo que devia aprender, foi sempre meu amigo, levava-me todos os anos a Lisboa ver o Sporting(grandes doentes que éramos), lutou sempre para o bem da família, posso dizer que os meus pais passaram fome, sim fome, para dar de comer aos filhos, eu já nasci com outra sorte, e com outro nivel de vida que os meus começaram a ter depois de eu nascer.

Nunca me bateu, nunca pôs a mão em cima de mim, quer dizer deu-me uma vez um cachaço, por não saber apertar os cordões e estar a estragar uns ténis que tanto lhe tinha custado pagar.

Ao meu pai devo tudo o que sou hoje e o que tenho, eu e a família, se um dia quiser ter filhos, quero ser igual a ele ou ainda melhor.

Sei que para muitos é complicado ter os pais "maus" ou "ausentes" mas deêm graças de os ter ainda.

Tenho um amigo meu que o pai faleceu este ano, ele detestava o pai, disse-me muitas vezes que queria que o pai morre-se, sim disse-me isso varias vezes.

Depois de acontecer o que aconteceu ao pai já me disse varias vezes que se arrependeu de nunca ter sido "amigo" dele.

Quanto à minha mãe, enquanto o meu pai era vivo, sempre me dei melhor com ele, a minha mãe ainda me chegava a "roupa ao pelo".

Quando era mais novo cheguei a estar varias vezes chateado com a minha mae porque eramos muito diferentes e fazia "faisca".

Hoje em dia, amo a minha mãe como ninguém é a pessoa que mais quero bem na vida, e mais preservo.

De vez enquando la nos chateamos porque ela é muito mae galinha, e embora há pessoas que gostem, eu já não gosto tanto de mimo e afecto(gosto de me fazer de duro:sh)) e ela sabe quando estou mal disposto, e depois faz-me imensas perguntas a ver o que tenho, se pode ajudar etc etc, e eu stresso, porque não quero que ela sofra com os meus problemas, já sou bastante crescido, e sei muito bem resolver as minhas coisas.

Desculpem o testamento, com isto tudo, quero vos dizer, que preservem bem os vossos pais apesar de tudo.

Revejo-me em grande parte do que escreves, mas tenho a sorte de poder dizer que o meu pai foi mais "presente", até porque tive, durante a adolescência, uma relação extremamente atribulada com a minha mãe (que também morreu com cancro, há uns anos). Considero que o meu pai é uma excelente pessoa, mesmo das melhores que conheço. A minha mãe, com uma personalidade bastante forte e que colidia bastante com a minha, era também uma pessoa de valores extremamente correctos - uma das minhas maiores amarguras é não poder conviver mais com ela, agora que a rebeldia dos anos de adolescência já acalmou bastante...

Quanto ao que escreveste, devo dizer que tenho quase a certeza que os teus pais devem ser óptimas pessoas. Porquê? analisando o que escreves, e sabendo que normalmente somos o resultado de quem nos mais influencia, é o que me parece...

Obrigado Imrsa,eu realmente orgulho-me dos pais que tive,apesar de algum ressentimento que possa ter não belisca a estima que tenha por eles.Quero acreditar que fizeram o melhor que sabiam numa época em que muita coisa mudou no país e nos seus costumes.Gostava de ter tido um irmão,mais novo talvez, mas pronto,fica para outra vida...

Realmente... só li este topico agora e confesso que não estava à espera de ver tantas reacções menos boas a este assunto...

Se calhar por ter tido e mantenho uma vivência 5 estrelas com o meu pai.. sempre me apoiou em tudo (tal e qual a minha mae) e sempre me incutiu valores, com os quais eu vivo o dia a dia, aliado a tambem valores que eu próprio adquiri com a minha experiência de vida que vai crescendo a cada dia que passa.

Pelo que dizem, nunca fui um puto que desse muito trabalho, e se calhar isso tambem facilitou em muito as coisas.. obviamente que não faltaram uns açoites, uns castigos, uns "NÃO" a coisas que na altura me fizeram saltar a tampa, mas que posteriormente até dá para largar un sorriso ao pensar nisso.

Por isso só posso dizer: OBRIGADO PAI!apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)

Tb tive uma relação um bocado complicada com o meu pai, principalmente quando ele veio para casa reformado, na altura tinha cerca de 19 anos, até aí tinha sido um pai um pouco ausente...

Temos um feitio um bocado diferente, e eu tambem admito que não andava com as melhores companhias nem pelo melhores caminhos....portanto começaram a haver alguns conflitos....

Hoje, apesar de tudo, tenho uma boa relação com ele, algumas discussões mas nada de mais, só mesmo o normal conflito de gerações e ideias algo diferentes.... mas tb já sei lidar melhor com isso como conheço as conversas que "não vale a pena falar" para evitar barulhos aqui por casa [:D]

Concluindo tenho uma grande admiração pelos meus pais, passaram por grandes dificuldades mas incutiram-me grandes valores de responsabilidade, esforço (parte do pai) e ambição e preserverança (parte da mãe), tem os seus defeitos como toda a gente, mas no fundo sei que posso contar sempre com eles e são eles que mais se preocupam comigo...

O meu pai tinha uma classificação de -10 numa escala de 0 a 10. Nunca escondeu que para ele eu e os meus irmãos não passamos de um grande frete que ele teve de aguentar. Chegou a dizer-me que tudo teria sido melhor se eu não tivesse nascido. É claro que hoje, como adulto, é para o lado que durmo melhor, mas como adolescente interiorizamos isto.

É óbvio que, como tinha grande desafogo financeiro, no Natal e nos aniversários lá aparecia aquela consola, aquele relógio brutal, um carro novo ao meu irmão mais velho quando fez 18 anos. Achava que podia ser o maior sacana e que depois dava um rebuçado e nada se passava. Mas é do tipo de pessoa que dá e depois cobra mais tarde. Quando se zangava, era capaz de atirar tudo à nossa cara.

É impossível ter uma conversa com ele visto que quem tem opiniões diferentes das dele é um atrasado mental. É intolerante e hipócrita. Tudo o que lhe interessava era que transparecesse a imagem da vida familiar idílica e harmoniosa. Incapaz de reconhecer que está errado. Enfim, éramos tratados na base da indiferença e do desprezo. Nunca teve a mais pequena preocupação com aquelas questões da rotina da escola, o mais pequeno interesse nas actividades que praticávamos fora da escola ou qualquer interesse que poderiamos ter em comum.

Tenho pena que tenha tido filhos tão bem comportados porque o que ele merecia era ter tido filhos problemáticos, alcoólicos ou drogados. Lembro-me de em criança desejar que o meu avô paterno (o pai dele, que é uma pessoa impecável) fosse o meu pai.

Hoje em dia não há contacto com ele. Já vivi em dois locais diferentes e ele nunca soube a minha morada, não sabe onde trabalho actualmente, não tem o número de telefone de minha casa nem qualquer outro pormenor da minha vida. Os meus irmãos não o cumprimentam há anos e só têm contacto com ele devido aos filhos deles, porque realmente não é correto utilizar as crianças como armas e privá-las do contacto com o avô.

Em compensação tive a mãe mais protectora, dedicada, afectuosa e disponível do mundo. Não poderia ter maior admiração por ela. Finalmente vai pôr um par de patins ao nosso dador de esperma ao fim destes anos todos. Não podia estar mais contente por ela. apr:)

P.S. E é difícil acreditar que um tipo tão desprezível como o meu pai tem como profissão cuidar dos outros. Enfim, as aparências realmente iludem.

Back