Os recém convertidos

Não são maquinas virtuais, são uma espécie de dualboot (chama-se boot camp).
Claro que para quem necessite ocasionalmente do acesso ao windows o utilize dentro do vmware fusion. [;)]

Sim, mas muitas vezes eles tem Vmware ou derivados a correr Windows.
Acho uma palhaçada. Depois as bocas que mandam, o Mac é que é bom... Mas estás a correr o Windows porquê?

Sim, mas muitas vezes eles tem Vmware ou derivados a correr Windows.
Acho uma palhaçada. Depois as bocas que mandam, o Mac é que é bom... Mas estás a correr o Windows porquê?

Posso falar dos casos em que conheço. Software especifico que só corre em windows (componente cliente de um sistema cliente/servidor).
Nesse caso correm osx para as tarefas normais e usam vmware fusion com o vista dentro para funcionarem com essas aplicações.
A tendência é para se passar a usar vdi (maquinas virtuais no servidor com acesso remote desktop) e terminar com maquinas virtuais locais.

Qual o portátil que tem chassis unibody, com ecrã em vidro temperado, com teclado retro-iluminado, bateria para sei lá quanto tempo? Qual é?

As pessoas que compram Mac ficariam bem servidas com um HP, Dell, Tonisha?

Então e as pessoas que compram Mercedes e BMW não ficariam bem servidas com um Citroen ou Peugeot?

Go figure...

Há portáteis bem bons nos grandes fabricantes, não custam é 500/600€. Tenho uma amiga com um Sony Z; 1,5kg's de peso, ecrã de 13" 1600x900, um Core 2 Duo 9xxx, etc etc... preço de custo à 2 anos atrás?! 1700€ + IVA; um Thinkpad W Series também começa nos mil e muitos euros; um Tecra da Toshiba básico começa também na casa dos 900€. Qualidade de construção que não fica a dever nada aos MAC, mas é a tal coisa: a qualidade paga-se

A cena do chassis unibody é mais uma daquelas coisas que só passa porque é Apple.. . Quantos não vi a discutir que retiravam a bateria do portátil para não viciar, mas depois de comprarem um unibody aquilo era a "melhor invenção desde a roda"... a bateria não saía, mas como era um Apple, passou de desvantagem a "feature"... [8b][8b][8b]
E antes da Apple têr um teclado retro-iluminado, já eu tinha em 2004 um Thinkpad dos mais baratitos com algo chamado "Thinklight" que não mais era que um led colocada no topo da moldura do ecrã com a potência suficiente para iluminar todo o teclado em plena escuridão, sem se tornar cansativo. E já tinha algumas features bem interessantes para além do tal led: dobradiças em aço, teclado e respectivo "tabuleiro" à prova de derrames, fechos em aço, etc... mas é a tal coisa... como são máquinas com um publico alvo muito concreto, não preciso de grandes publicidades ou campanhas de marketing... o produto fala por si...

Last edited:
Não concordo, a facilidade de usar ainda pode ser relativa, porque eu tenho pc e para fazer algumas coisas em mac tenho de perguntar ou ver (a maior parte, coisas básicas). Agora, relativamente à qualidade, existe uma diferença razoável, quer em materiais, vida util da bateria (este é dos poucos aspectos em que gostava de ter um mac, qualidade de materiais e baterias duradouras). Ah, se repararem, e um computador mac dura bastante mais tempo que um pc, continuando "actualizado"...
Quanto a outros produtos, não vou comentar porque teria que escrever bastante e tenho que sair...

Cumprimentos,
Gonçalo Valente
Duvido que um Mac tenha melhor qualidade de construção que um HP.

E se um Mac se mantém "actualizado" mais tempo, é simplesmente porque a Apple deixa passar mais tempo entre actualizações [:D] Na verdade está tão desactualizado como um PC, só que enquanto num PC é só comprar uma placa nova e trocar, num Mac têm que esperar para aparecer hardware "Apple-approved" (isto na altura em que a Apple usava o seu próprio Hardware, agora são PCs IBM normalíssimos, apenas há que esperar pelos drivers para os que correm o sistema operativo da Apple).

Existem pequenas coisas que fazem toda a diferença e foram essas pequenas diferenças que me fizeram comprar um MAC (desde o Trackpad, passando pelo carregador, até ao software).
No entanto, não é um portátil perfeito. Ao contrário do que dizem, o Mac também crasha, pelo menos, o meu já crashou umas poucas de vezes [:D], o office para Mac é uma bosta, alguns problemas com compatibilidade, etc...

Ou seja, existem prós e contras, no entanto, no meu caso, para aquilo que preciso e para o uso que dou ao portátil, o Mac acabou por ser uma boa escolha. [:cool:]

Ahh, e já o tenho desde 2009 e nunca precisei de instalar o Windows para trabalhar no Mac nem pretendo fazê-lo..[:p]

A cena do chassis unibody é mais uma daquelas coisas que só passa porque é Apple.. . Quantos não vi a discutir que retiravam a bateria do portátil para não viciar, mas depois de comprarem um unibody aquilo era a "melhor invenção desde a roda"... a bateria não saía, mas como era um Apple, passou de desvantagem a "feature"... [8b][8b][8b]

Sai sai! [:p]

Então e as pessoas que compram Mercedes e BMW não ficariam bem servidas com um Citroen ou Peugeot?
Entre um Mercedes Classe A e um Citroen C5, pelo mesmo dinheiro, não tenhas dúvidas que ficas melhor servido é com o Citroen se é que me faço entender [:D]

Estou a ver que para muitos aqui só existia o preto...
E para além disso, e falando de features faladas, há muito desconhecimento de muita coisa...
Mas está gira a conversa...

Eu acho é que vocês estão a exagerar para caraças, sei que muitos cromos compram mac porque é mac e têm uma maçã e depois andam com Windows lá dentro.

Mas também não é 95% das pessoas que fazem isso.

Volto a dar o meu exemplo, eu nunca meti windows e não comprei o mac por ser giro que estou nas tintas para isso.

As razões para o comprarem foram outras e comprei o 1ºunibody 13 que saiu.

Umas das coisas que gosto mais nele é o trackpad, OS (que é ao meu gosto), bateria não vicia (já tem 3 anos, nunca a tiro e têm a mesma capacidade) etc

Mac Pro, Ipad, iphone 3GS e 4 já os tive na mão horas suficientes para já brincar à vontade e na altura de comprar um terminal nunca comprei nenhum deles.

Então agora que ando a estudar outra vez, é só maças por todo o lado[:D] Devo dizer que não me sinto atraído, porque a imagem que sempre me passou é de um value for money bem lá no fundo do poço:sh)

Last edited:
Li o artigo e fiquei com 2 impressões distintas: a primeira, desde logo, foi que o Autor preocupa-se em classificar de sobranceiras as atitudes de certas pessoas, em especial dos Mac users, mas acaba por cair na própria armadilha, porque fica a ideia de alguma sobranceria do Autor enquanto Linux user.
A segunda é um lugar comum: os "velhos" utilizadores disto ou daquilo tendem a ver sempre os novos utilizadores com alguma desconfiança. Tendem a apropriar-se das coisas como se fossem coutadas suas e dificilmente evitam criticar quem chega.

Pessoalmente não vejo razão nenhuma para haver discursos deste tipo. Cada um usa o que quer e bem lhe apetece. E insistir muito nestas coisas até transmite um certo ar de dor de cotovelo.

Este tópico faz-me lembrar um professor de gestão que gostava muito de falar de status, e depois acrescentava sempre "eu se quisesse também podia ter isto e aquilo sem dificuldade, mas não gosto de me exibir".

Os fans boy da apple, recem convertidos ou não, que fazem amem a tudo o que o steve jobs diz, coloco-os ao mesmo nivel dos fans windows/linux que só vêm desvantagens no mac.

O win tem coisas boas, o mac tem coisas boas, o linux tem coisas boas.

E a verdade, é que apesar de haver pessoas com mac que falam mal do mac, a maioria quando muda, não volta a comprar pcs windows, e acho que isso é algo que quer dizer muito.

Mas na vida "real" já não entro em discussões destas, se alguém me tenta forçar a justificar a despesa remato logo com um só dou explicações a quem deu € para comprar.

Li o artigo e fiquei com 2 impressões distintas: a primeira, desde logo, foi que o Autor preocupa-se em classificar de sobranceiras as atitudes de certas pessoas, em especial dos Mac users, mas acaba por cair na própria armadilha, porque fica a ideia de alguma sobranceria do Autor enquanto Linux user.
A segunda é um lugar comum: os "velhos" utilizadores disto ou daquilo tendem a ver sempre os novos utilizadores com alguma desconfiança. Tendem a apropriar-se das coisas como se fossem coutadas suas e dificilmente evitam criticar quem chega.

Pessoalmente não vejo razão nenhuma para haver discursos deste tipo. Cada um usa o que quer e bem lhe apetece. E insistir muito nestas coisas até transmite um certo ar de dor de cotovelo.

É a típica conversa do gabanço, do eu é que sei e estou num patamar diferente dos demais, sou especial, estou noutra onda, pertenço a uma elite, blá blá blá... :sh)

Qual o portátil que tem chassis unibody, com ecrã em vidro temperado, com teclado retro-iluminado, bateria para sei lá quanto tempo? Qual é?

Go figure...

Esqueceste-te que a Apple além de desenvolver tecnologia e hardware com qualidade inquestionável desenvolve o sistema operativo mais avançado.

A Apple é responsável por muitas inovações que os restantes "seguidores" só introduzem anos mais tarde.

Exemplos:
- 1º Sistema operativo com ambiente gráfico
- 1º PC livre de portas de série (Imac G3) só com periféricos USB. Este também foi o 1º PC em que o design passou a ser uma mais-valia num computador
- 1º PC com ligação wireless (iBook G3)
- 1º PC com ligação Firewire (Imac G3)
- 1º PDA (Apple Newton) em 1993. Teve pouco sucesso porque estava muito à frente para a época. Ainda hoje são comercializados telemóveis com tecnologia inferior a este dispositivo.
- iPod (2001) e loja iTunes que revolucionaram a indústria musical e a forma como ouvimos música. Existiam leitores de Mp3 com capacidades brutais de 128 e 256Mb e a Apple apresenta um aparelho portátil com 5gb.
- iPhone (2007)
- iPad (2010)

A Apple também é responsável pelo OS X que inspirou largamente os sistemas operativos da Microsoft, é responsável pelas cópias manhosas que a HP faz dos seus portáteis, e ainda consegue desenvolver uma panóplia de software de qualidade acima da média.

Isto tudo paga-se, e como bem referiste é um pouco o que acontece no mundo automóvel. Acho que cada qual deve fazer escolhas em função das suas necessidades, prioridades e carteira.

Lamentável é ver comentários de users que falam mal de forma gratuita, mas são capazes de fazer grandes testamentos quando se compara as diferenças de um Fiat para um BMW.

Esqueceste-te que a Apple além de desenvolver tecnologia e hardware com qualidade inquestionável desenvolve o sistema operativo mais avançado.

O que é que o MAC OS X tem assim de tão avançado?

Utilizo os 3 grandes sistemas operativos do mercado numa base regular, Windows em XP, Vista e 7, linux em Debian e Slackware, e o MAC OS X Tiger.
Entre todos vejo vantagens e desvantagens, mas não ponho nenhum num pedestal.
Como tal, não acho que o MAC OS X seja em nada superior aos outros, aliás, tem coisas que é até muito inferior.
Nos computadores acho que quem opta pelos MAC são os profissionais de imagem, têm uma qualidade de imagem superior à concorrência de facto, e isso nota-se no Ifone também, em tudo o resto são PCs completamente normais.
Numa nota pessoal, eu não pagaria o acréscimo de um PC para um IMAC, ou de um portátil qualquer para um macbook com as mesma características.

- 1º PDA (Apple Newton) em 1993. Teve pouco sucesso porque estava muito à frente para a época. Ainda hoje são comercializados telemóveis com tecnologia inferior a este dispositivo.
.

Teve pouco sucesso pq era uma bosta se comparado com um PSION 3 por ex.[:D]

Mac foram verdadeiramente avançados no final dos anos 80 em que só um Mac podia fazer edição gráfica poex. De 1992-3 para frente nunca mais qq mac esteve num patamar realmente inovador ou diferenciador em especificações face a um PC.

Eu fui até 1995 um viciado em Macs[;)] Já la vão 15 anos q perdi a mania...

O que é que o MAC OS X tem assim de tão avançado?

Utilizo os 3 grandes sistemas operativos do mercado numa base regular, Windows em XP, Vista e 7, linux em Debian e Slackware, e o MAC OS X Tiger.
Entre todos vejo vantagens e desvantagens, mas não ponho nenhum num pedestal.
Como tal, não acho que o MAC OS X seja em nada superior aos outros, aliás, tem coisas que é até muito inferior.
Nos computadores acho que quem opta pelos MAC são os profissionais de imagem, têm uma qualidade de imagem superior à concorrência de facto, e isso nota-se no Ifone também, em tudo o resto são PCs completamente normais.
Numa nota pessoal, eu não pagaria o acréscimo de um PC para um IMAC, ou de um portátil qualquer para um macbook com as mesma características.

É tão avançado que estás a comparar um Sistema Operativo (mac OS X Tiger) lançado em 2005 (6 anos) com o Win XP e Vista. Isto numa altura em que a MS não lançava nada de novo para o mercado. Não te esqueças que a MS esteve entre 2001 e 2007 agarrada ao XP.

Acho piada quando comparam velocidades de processadores e quantidade de memória que alguns PCs têm em relação a um apple, e que pelo mesmo preço compram hardware mais avançado, mas não se importam de usar um OS que anda a "reboque" do que Apple faz.

Back