OTA - O Aeroporto negócio !!! - Governo escolhe ALCOCHETE!

A Ponte VDG está neste momento a menos de 60% da sua capacidade. Esta ponte tem actualmente 6 faixas (3 para cada sentido) e foi projectada para, quando atingir 90% da sua capacidade, levar obras de modo a passar para um total de 8 faixas (4 para cada sentido).

Em termos puramente de tráfego rodoviário, não há qualquer justificação para uma terceira ponte, visto que a VDG permite a expansão futura de 3 para 4 faixas em cada sentido.

O que falta é fazer a ligação Seixal-Barreiro e Barreiro-VDG, que já estão projectadas há 10 anos, mas que teimam em não sair do papel:

image.php

Tem a ver com o desvio do tráfego originado das zonas de Barreiro, Moita, etc...de forma a aliviar a ponte VdG.

Basta ver as filas que por vezes se formam de manhã no IC32, pouco antes do acesso de saída do Montijo. Muito por culpa do acesso da treta do IC32 para a ponte...aos anos que já devia ter sido alterado para algo mais fluído.

Então mas se dizem que há pouco tráfego na VG... e por causa do aeroporto já acham que vai aumentar assim tanto de tráfego que justifique uma nova ponte?

A Ponte VDG está neste momento a menos de 60% da sua capacidade. Esta ponte tem actualmente 6 faixas (3 para cada sentido) e foi projectada para, quando atingir 90% da sua capacidade, levar obras de modo a passar para um total de 8 faixas (4 para cada sentido).

Em termos puramente de tráfego rodoviário, não há qualquer justificação para uma terceira ponte, visto que a VDG permite a expansão futura de 3 para 4 faixas em cada sentido.

Então provavelmente até tem espaço para adicionar uma travessia ferroviária em vez de abrir mais faixas para automóveis.

Mas isso é outro problema. De certeza que fica muito mais barato melhorar os acessos às pontes existentes do que construir uma nova ponte.

Não propriamente, porque mesmo melhorando os acessos da A33 o trânsito complicava-se na junção da A33 com a A12, ainda antes da Ponte.

Agora, se retirares o trânsito que vem do Barreiro, algumas zonas do Montijo, Seixal, etc... para uma nova Ponte, melhoravas a 25/4 porque divergia algum transito daí, e deixavas a VDG livre para o novo Aeroporto, para a A12 e para algum trânsito eventual da A33.

Não sei se fui claro...

Última edição:
Não propriamente, porque mesmo melhorando os acessos da A23 o trânsito complicava-se na junção da A23 com a A12, ainda antes da Ponte.

Agora, se retirares o trânsito que vem do Barreiro, algumas zonas do Montijo, Seixal, etc... para uma nova Ponte, melhoravas a 25/4 porque divergia algum transito daí, e deixavas a VDG livre para o novo Aeroporto, para a A12 e para algum trânsito eventual da A23.

Não sei se fui claro...

Epá, A33... de resto, quanto menos gente na VDG melhor [:D]

Então provavelmente até tem espaço para adicionar uma travessia ferroviária em vez de abrir mais faixas para automóveis.
Entre o viaduto sul e a água não me parece que haja espaço para tal.

edit: Pelo menos é o que me parece a mim que me declaro leigo nessas matéria.

Última edição:
Tens razão em parte no que dizes, mas as aves de que falamos não são frangos ou codornizes, são flamingos, colhereiros ou como se chamam e outras espécies nativas cá e raras de africa.
Não sou perito em aves, mas vivo nessa zona Alcochete e há pessoas que falam e pensam como tu, ... há muitos passaros e tal e não se pode sobrepor a fauna e flora autoctones ou não ao progresso.
Eu cheguei a trabalhar nas marinhas, a extrair sal e sei como eram no passado aquelas zonas Samouco, Entroncamento as zonas dos caldeirões e todos os territórios á volta sustentavam muita mais vida que hoje em dia.
Conheçam melhor do que falam depois dêm vossas opiniões talvez a mudem.
Outra coisa, que começou logo a acontecer é que ainda o aeroporto nem tem aprovação, já se sente a destruição do modo de vida daquela população.
Existe a base, mas nem de perto ou longe se compara com o tráfico que quem manda quer implementar com a mudança do aeroporto para aqui.
Existe tanto território abandonado e sem uso, até como referiram existe até um aeroporto ás moscas, gastaram milhões para fazer aquela inutilidade, não é logo em cima de uma reserva que se vai montar mais lixo...
Coisa sem cabimento.

Concordo.

Não sei se a alternativa a que te referes é Beja, mas para mim é a alternativa mais viável.

É fácil chegar de Beja a Lisboa via comboio rápido, assim se queira.

De Barajas a Madrid demora-se quanto tempo ? De Heathrow a Londres quanto tempo ? Há algum problema se demorar 60 minutos de Beja a Lisboa ?

Beja está aberto neste momento. Se ninguém voa para lá é porque ninguém tem interesse em o fazer. Beja não é alternativa viável, senão obviamente teria sido posta em cima da mesa.

Concordo.

Não sei se a alternativa a que te referes é Beja, mas para mim é a alternativa mais viável.

De Barajas a Madrid demora-se quanto tempo ? De Heathrow a Londres quanto tempo ? Há algum problema se demorar 60 minutos de Beja a Lisboa ?

Teria de ser feita uma linha de alta velocidade, o que custaria bastante $$$. Tudo o que é obra publica em Portugal faz-se ás mijinhas [:D][:D][:D].

Construiram o aeroporto em Beja, não pensaram numa ligação rápida a Lisboa.
Fez-se o metro da margem sul, mas ficou o percurso a meio.
Abriu a ponte VDG e nem pensaram numa via ferroviária.

Há pouco trânsito no tabuleiro, nos acessos de/para a A33 é os caos...

Muito por culpa do mau acesso que teima em não estar desenhado de acordo para levar mais tráfego. No fundo é necessário alterar o acesso de forma a escoar melhor o trânsito, algo como fizeram com o acesso da A5 à CRIL:

mw-860

O ideal era refazer todo o acesso da A33 à Ponte, de forma a permitir maiores velocidades de acesso, com curvas muito menos apertadas e menos estrangulamento do trânsito. Quem vem do acesso de Alcochete não tem problemas de entrada na ponte.

Concordo.

60 minutos só mesmo de TGV. E todos nós sabemos o elevado custo que tem para todos...

Muito por culpa do mau acesso que teima em não estar desenhado de acordo para levar mais tráfego. No fundo é necessário alterar o acesso de forma a escoar melhor o trânsito, algo como fizeram com o acesso da A5 à CRIL:
mw-860

O ideal era refazer todo o acesso da A33 à Ponte, de forma a permitir maiores velocidades de acesso, com curvas muito menos apertadas e menos estrangulamento do trânsito. Quem vem do acesso de Alcochete não tem problemas de entrada na ponte.

Sim, concordo em tudo. O acesso do Montijo para a VDG é das coisa mais mal paridas na AML.

Mas repara, se melhoravam o trânsito nesse acesso, depois ira-se complicar quando juntava com o acesso de Alcochete e com a A12, criando o caos nas portagens, que é exactamente o que se passa na 25/4

Sim, concordo em tudo. O acesso do Montijo para a VDG é das coisa mais mal paridas na AML.

Mas repara, se melhoravam o trânsito nesse acesso, depois ira-se complicar quando juntava com o acesso de Alcochete e com a A12, criando o caos nas portagens, que é exactamente o que se passa na 25/4

O tamanho e largura da praça de portagens da Vasco da Gama é superior ao da 25 de Abril...além disso a ponte pode levar 4 faixas de forma a aumentar o escoamento.

De coisas mal paridas na AML, há tantas...o acesso da Praça José de Queiroz à CRIL, misturando com o acesso da Ponte VdG é outro exemplo. E logo à frente nesse acesso, afunilar 3 faixas numa só...de génio!

60 minutos só mesmo de TGV. E todos nós sabemos o elevado custo que tem para todos...

Mas o que o pessoal quer não é obras ? Não andam aí os construtores civis todos empertigados que não há obras ???? Mais empresas tipo "Lena" e amigos do Sócrates ?

Quanto custa adaptar o Montijo, fora o custo ambiental de arranjar novo aviporto para as aves, com comidinha para aguentarem a travessia até Africa. Não esquecer que o estuário do tejo funciona como uma estação de serviço milenar para as aves. Ou seja, nós havemos de morrer, os nossos filhos e netos também, e as aves vão continuar a PRECISAR de parar ali.

Quanto custa a linha de TGV Beja - Lisboa ?

É mais fácil e aposto que barato essa ligação de TGV que toda a adaptação de Montijo. Além de que até se podia acabar com a pista e a base e devolver aquele espaço às aves. Isso é que era obra.

O tamanho e largura da praça de portagens da Vasco da Gama é superior ao da 25 de Abril...além disso a ponte pode levar 4 faixas de forma a aumentar o escoamento.

De coisas mal paridas na AML, há tantas...o acesso da Praça José de Queiroz à CRIL, misturando com o acesso da Ponte VdG é outro exemplo. E logo à frente nesse acesso, afunilar 3 faixas numa só...de génio!

De forma a aumentar os carros à entrada de Lisboa queres tu dizer....

Voltar
Superior