[Acidente] Outro acidente com um saxo :(

Até 50 pode ser depressa... já fiquei com o carro virado ao contrário por causa de liquido que saía de um camião do lixo, e ia a 40...

Tu despistaste-te por velocidade excessiva, que existe quando não se tem em conta as condições da via e do veículo (neste caso dos pneus).

Felizmente ias sozinho porque podias apanhar um peão ou mais, apanhar um motociclista, um ciclista, etc.

Não é por numa estrada estar limitada a 90 que vamos ali a todo o gas. Deve se adequar a velocidade as condições da via e atmosféricas, em certos sítios que é a 90 vai se a 40... Mas eu não sou nenhum exemplo!

Outro acidente com um Saxo? Está complicado isto.

Eu quando ia para comprar o meu Corsa vi dois carros antes num stand, um deles era um Saxo 1.1(ou um 1000, já não me lembro) só tinha de dar mais 400 € que dei pelo meu Corsa e mesmo assim não me meti, preferi antigo e em bom estado do que mais recente e em pior estado...

Desejo-te Boa Sorte, as peças para esse carro são, teoricamente, baratas! [;)]

Última edição:
então vai-te habituando a bater. quando te magoares ou matares alguém vai ser pior.
O carro não é meu, e só comecei a prestar atenção ao bichano há relativamente pouco tempo.

A curva não estava sinalizada como perigosa e não era a primeira vez que fazia a curva.

Qualquer das maneiras, já tive a ver preços de calçado e do arranjo do parachoques, 140 e uns cento e tal, respectivamente.

Amanha já vai ao sapateiro e o resto fica para segunda [;)]

wh-double-facepalm.jpg

Essa imagem está mesmo porreira [:D]

Se sabias que os pneus estão nas lonas, devias ter abrandado ao aproximares da curva. Mas o que está feito está.

O Saxo por natureza é pandeireta, e já comprovei várias vezes isso no meu ao deixar o telemóvel em cima do banco do pendura e em curvas mais apertadas a 35-40 kmh, o telemóvel sair facilmente do banco (quando por vezes não bate contra a porta do lado do pendura) e depois de estacionar o carro andar à procura dele debaixo dos bancos.

Essa imagem está mesmo porreira [:D]

Se sabias que os pneus estão nas lonas, devias ter abrandado ao aproximares da curva. Mas o que está feito está.

O Saxo por natureza é pandeireta, e já comprovei várias vezes isso no meu ao deixar o telemóvel em cima do banco do pendura e em curvas mais apertadas a 35-40 kmh, o telemóvel sair facilmente do banco (quando por vezes não bate contra a porta do lado do pendura) e depois de estacionar o carro andar à procura dele debaixo dos bancos.

E ainda assim não tens pena do teu telemovel? [:D][:D]

Ele tem uns decentes, já não estão é "para as curvas" [:D][:D] Os da frente então estão lisinhos [:cool:]

Não quero ser moralista, pois também faço das minhas....

Mas não te parece que será (sei lá) assim uma boa ideia trocares de pneus? :sh)

Eu tenho os pneus de tras da minha carrinha gastos, ainda fazem mais 2 ou 3000 kms e já faz tempo que tenho cuidado para precisamente não ter surpresas! Agora pneus lisos.... ui ui para isso preferia parar o carro, arranjar uns euronios, trocar os pneus e só depois continuar a andar com o carro [;)]

E ainda assim não tens pena do teu telemovel? [:D][:D]

Tenho, mas das vezes que foi contra a porta, não ia com força. As quedas no chão são piores, e telemóvel que se preze é para aguentar com essas intempéries, não para tratar como peça de museu.
Muitas vezes é onde deixo o telemóvel quando não levo ninguém no carro.[;)]

ON-TOPIC: O que quis demonstrar por escrito é que o Saxo adorna bastante em situações normais. Por isso com piões e pneus nas lonas é para passar a ferro.

Eu nao sou nenhum expert nestas situaçoes e por um lado ainda bem. Mas pelo que sei de Drift vejo um erro que muitos podem fazer e dar-se mal. Corrigam se tiver enganado.

Devemos virar o volante ao nivel da saida de traseira e nunca mal a traseira sai virar tudo ate porque pode ser algo pouco e com isso agrave-se a situaçao, ou seja, se notarmos que a traseira estar a começar a ganhar vida mas é algo pouco deve-se meter uma acima nao acelerar e virar o volante o minimo possivel para se perder o maximo de velocidade mas sem perder em demasia a tracçao. Se for o ''efeito chicote'', ou seja, a traseira sai violentamente é virar o volante todo para o lado da traseira (falando de tracçao dianteira), ou seja, a traseira sai para o lado esquerdo viramos o volante para o lado esquerdo, acelerador a fundo e quando a traseira voltar a situo desacelerar, continuar a acelerar o carro vai perder a frente.

Tracçao traseira, se for leve utilizar pouco a direcçao e usar a aceleraçao. Se for novamente ''efeito chicote'' é virar aqui para o lado oposto e acelerar para mantermos o controlo da traseira pela direcçao, depois é ir acelerando lentamente ate a traseira voltar ao lugar, antes de voltar convem largar tambem o acelerador ligeiramente para as rodas de tras nao patinarem em demasia.

A minha ideia é esta, posso estar errado tambem nunca a vivi e ainda bem. Temos tambem de contar com o factor panico que naquela altura nao sabemos o que fazer e entrar em choque pode prejudicar muito. Travar nestas situaçoes nunca, porque simplesmente ou da-se o piao ou entao o carro ''arrasta-se'' atravessado ate parar ou algo o parar.

Última edição:
Sabendo a estrada que é, os teus 60, 65 em piso molhado, são poucas as curvas em que deves superar essa velocidade.
Por isso não te admires.
O piso estava seco [:D]
E eu só reparei no estado dos pneus depois do acidente porque, tal como já disse, não sou eu que o conduzo regularmente. Sim, devia ter verificado primeiro, mas não o fiz. Acontece [;)]

Boas [8b][8b][8b][8b][8b]
Hoje o carro de manhã andou a passar pela cidade com um bocado de água, mas tudo estava a correr bem. Chegou bem a casa.
Quando à tarde o liguei para ir para o trabalho, o motor de arranque faz um barulho muito muito esquisito como se tivesse a raspar em alguma coisa (mas é um barulho em que nada se assemelha ao normal) e não liga.
Tentei mais 2 vezes até que o som ficou normal e arrancou normalmente.
Quando cheguei ao trabalho desliguei e voltei a ligá-lo, mas só após 3-4 tentativas é que consegui ligá-lo.
Notei também que as mudanças estão mais dificeis a entrar, será efeito placebo ou é possível que água tenta tirado algum óleo das mudanças??

[8b][8b] Vou tentar meter um video mais logo..

edit: não consigo editar o post #1, dá database error..

Última edição:
Boas [8b][8b][8b][8b][8b]
Hoje o carro de manhã andou a passar pela cidade com um bocado de água, mas tudo estava a correr bem. Chegou bem a casa.
Quando à tarde o liguei para ir para o trabalho, o motor de arranque faz um barulho muito muito esquisito como se tivesse a raspar em alguma coisa (mas é um barulho em que nada se assemelha ao normal) e não liga.
Tentei mais 2 vezes até que o som ficou normal e arrancou normalmente.
Quando cheguei ao trabalho desliguei e voltei a ligá-lo, mas só após 3-4 tentativas é que consegui ligá-lo.
Notei também que as mudanças estão mais dificeis a entrar, será efeito placebo ou é possível que água tenta tirado algum óleo das mudanças??

[8b][8b] Vou tentar meter um video mais logo..

A agua não entra na caixa de velocidades, se a mesma estiver em boas condições, mas a agua pode ter chegado ao motor de arranque e a embraigem do carro. Se a dita estava quente ate podes ter empanado o prato, porem pode ser mesmo so sujidade da agua suja.

Cuidado pelas poças onde se passa!!! A agua nunca deve chegar ao para choques do carro.

A agua não entra na caixa de velocidades, se a mesma estiver em boas condições, mas a agua pode ter chegado ao motor de arranque e a embraigem do carro. Se a dita estava quente ate podes ter empanado o prato, porem pode ser mesmo so sujidade da agua suja.

Cuidado pelas poças onde se passa!!! A agua nunca deve chegar ao para choques do carro.
É aleatório, tanto liga à primeira como só à 3ª ou 4ª, e o barulho parece mesmo um arranhar. [8b][8b]

Não sou qualquer expert, mas num curso de condução que fiz aprendi que, em FWD em caso de oversteer/sobreviragem, deve-se contrabrecar, meter embraiagem a fundo até o carro recuperar tracção e, logo que este recupera, largar embraiagem, retomar acelerador e endireitar com volante.

Mas os experts que se pronunciem.

Em RWD em rotundas molhadas, após provocar o oversteer fiz algumas vezes o uso moderado do acelerador conjugado com a direcção para fazer pequenos drifts (mas muito soft que tenho pouca prática... [:D])

Se se meter embraiagem estamos a cortar a potência ao motor... num FWD sempre achei que se devia acelerar a fundo para recuperar a aderência perdida na traseira, provocada pelas rodas dianteiras... ou seja, as dianteiras estão a rodar mais devagar que as traseiras, daí a sobreviragem. Num RWD é dosear o acelerador conforme o que o carro precisa para fazer as rodas traseiras recuperar a aderência perdida.

Da maneira que contas parece inexperiência mas obviamente toda a gente passa por isso.

Solução? Andares mais devagar ou então aprenderes a dominar o carro numa estradeca jeitosa com muitas curvas, madrugada e pouca gente, de preferência com piso molhado para perceberes as reacções do carro.

Penso que ainda sejas um gajo novo, eu sei perfeitamente o que isso é mas tens de ter um pouco de calma e ires a pouco e pouco aperfeiçoando a tua condução, de preferência sozinho porque com amigos um gajo entusiasma-se sempre um bocado demais.

Abraço

já agora , e mais ou menos isto que tinhas que ter feito [;)]

YouTube - Déraper sur une plaque d'huile à 150 km/h

Isto foi num IP do Norte que nao me lembro qual, pelo que me lembro apanhou um bocado de piso molhado

Mas ainda pergunto o que o gajo estava a espera. Andar a mais de 150km/h numa estrada do Norte com Pneus Slick era obvio que isto ia acontecer. Por algum motivo os Slick é so para piso seco (que nao foi o caso) e para pista nao para andar numa AE.

Voltar
Superior