Painéis fotovoltaicos - Programa Apoio Edifícios +Sustentáveis

Zedobone

New member
Bom dia,

O programa Programa de Apoio Edifícios +Sustentáveis está novamente me vigor e apoia a instalação de painéis solares fotovoltaicos até 85%, com um limite de 2500€.

Pretendo aproveitar para instalar um painéis e como sei pouco sobre o assunto gostaria de receber a vossa ajuda.
Tenho uma moradia, na zona centro, com instalação trifasica. Somos 3 em casa, e com facturas médias superiores a 100€/mês (chega nos meses de inverno aos 200€).

Já pedi orçamentos a várias empresas e apenas recebi resposta da Galp.
Propõem a instalação de 6 painéis Longi 355W Half-Cut Full Black e um inversor Huawei SUN2000L1-2KTL, para uma produção de 2,13kW. O preço final, com o equipamento, a instalação, os procedimentos legais e manutenção é de 3300€.

O que acham?
1) A potencial é adequada?
2) O material é de qualidade?
3) O preço é justo?

Que empresas recomendam na zona centro (Coimbra/Aveiro)?

Desde já agradeço a vossa ajuda.

Obrigado pela partilha.

Também já se pensou nisso cá em casa...
O meu vizinho do lado instalou algo parecido há algum tempo atrás, mas foram apenas 4 painéis e o preço "do bolo" foi um pouco abaixo disso, tenho ideia de ter falado em 3.000€...

Ainda segundo ele, são 4 lá em casa, a poupança mensal deve rondar os 30/40 euros mensais (tem gás para aquecimento de águas em apoio ao painel de aqs e na cozinha).

Imaginando uma poupança média de 35/mês, vai necessitar de pelo menos 7 anos para recuperar o capital investido, não considerando a componente ambiental...

Calculo ainda que para ser mesmo interessante seria necessário aumentar o número de painéis (talvez duplicar) e acabar com o gás lá em casa, mas o investimento vai ter que aumentar e muito...

Esperemos pelos experts cá do tasco...

Bom dia,

O programa Programa de Apoio Edifícios +Sustentáveis está novamente me vigor e apoia a instalação de painéis solares fotovoltaicos até 85%, com um limite de 2500€.

Pretendo aproveitar para instalar um painéis e como sei pouco sobre o assunto gostaria de receber a vossa ajuda.
Tenho uma moradia, na zona centro, com instalação trifasica. Somos 3 em casa, e com facturas médias superiores a 100€/mês (chega nos meses de inverno aos 200€).

Já pedi orçamentos a várias empresas e apenas recebi resposta da Galp.
Propõem a instalação de 6 painéis Longi 355W Half-Cut Full Black e um inversor Huawei SUN2000L1-2KTL, para uma produção de 2,13kW. O preço final, com o equipamento, a instalação, os procedimentos legais e manutenção é de 3300€.

O que acham?
1) A potencial é adequada?
2) O material é de qualidade?
3) O preço é justo?

Que empresas recomendam na zona centro (Coimbra/Aveiro)?

Desde já agradeço a vossa ajuda.
Olá,

1)

2500 é o valor max sem IVA.

Também pedi orçamento na semana passada e ainda não recebi nenhuma resposta. As empresas estão entupidas em pedidos..

Idealmente devia comprar um equipamento para medir a quantidade de energia consumida durante o dia, e só a partir daí definir a quantidade de kW que são necessários.

Para medir sugeria a aquisição de um Shelly EM ou Shelly EM3 se a instalação for trifásico. (Tenho o EM).

Uma forma fácil de saber o que consome durante o dia, é ver os valores no contador ao início do dia e ao final do dia (no inverno os valores serão mais elevados, o aproveitamento do sol também será menor)

Tens pessoas em casa durante o dia? Pode agendar máquinas (loiça, roupa, etc) para funcionarem durante o dia?

Terá sempre a hipótese de vender a produção em excesso, se já emitir recibos verde será mais fácil a burocracia desta opção.

2) painéis e inversor são de marcas conhecidas. Qual a garantia de produto de ambos? (No caso dos painéis a garantia de produção ao final de X anos é secundária).

Se o inversor avariar fora de garantia (o que vai acontecer, não deve aguentar os 25 a 30 anos que os painéis produzem) é um custo elevado. Quanto maior a garantia melhor, pergunte se tem opção de extensão da garantia.

3) Não consigo ter opinião, os equipamentos que ando a ver são diferentes. Mas poderá ver em empresas que vendem kits qual o preço.

Mas sendo da Galp (ei?), Ou equivalente da edp / Iberdrola (com pagamento mensal em x anos ?) Será um preço superior a comprar diretamente num instalador (a Galp também tem de ganhar dinheiro..)

PS: já tenho 2 painéis e quero aumentar para 8 ou 10.

Francamente aliciente este programa. O user Whocarez parece ter as prioridades bem delineadas. Caríssimo, poderia partilhar algumas fontes para ficar a conhecer um pouco melhor a oferta (marcas e instaladores) bem como as melhores soluções em cada caso?
Aqui por exemplo, e com vista a maximizar o autoconsumo, interessava-me instalar um sistema que direcionasse o excedente, e apenas o excedente, para um acumulador. Acumulador este alimentado pela caldeira mas que permite a instalação de uma resistência. Suponho que nestas circunstâncias até fosse possível uma candidatura para os painéis e outra para a instalação da resistência e adaptação do sistema de aquecimento de águas sanitárias.

Estive a ler o regulamento e aparentemente:

-Primeiro temos que fazer a obra.

-E só depois, apresentar a candidatura com as faturas da obra?

Ou seja, temos que investir sem saber se a candidatura será aprovada.

A minha interpretação está correta?

Do que percebi está sim. No entanto este programa veio reforçado no seguimento do PRR. E para além da verba de 30M disponibilizada nesta segunda 2ª fase (a 1ª no ano passado) prevêem-se reforços e fases subsequentes.

Estive a ler o regulamento e aparentemente:

-Primeiro temos que fazer a obra.

-E só depois, apresentar a candidatura com as faturas da obra?

Ou seja, temos que investir sem saber se a candidatura será aprovada.

A minha interpretação está correta?

Sim está.

Os meus pais montaram um sistem de 1300W por 1400€ , e passado 2 meses caiu o dinheiro na conta (1190).
Por curiosidade, caiu primeiro o dinheiro e só depois veio a carta a avisar que tinha sido aceite e que iriamos receber o dinheiro [:D].

Última edição:
É só para dizer que não é só paineis fotovoltaicos.

Vai desde janelas a portas de entrada, a bombas de calor e caldeiras entre outros. Está no link inicial.

Mudei as janelas o ano passado e já vi que nos documentos de conformidade enviados pelo instalador nada consta das classificações classe+, embora o instalador lá esteja identificado no site. Deve dar trabalho andar a registar cada janela, sei lá.

Já agora alguém sabe qual a data elegível para incentivo. Com tanta informação, não encontrei que datas de despesas é que são elegíveis.

Faço só um reparo, que no caso de ambientes trifasicos a produção dos paineis é dividida por 3 (1 por fase) pelo que tem de existir um balanceamento de consumos bem feito.

Existem poucos inversores capazes de balancear a produção dos painéis para a fase mais necessitada e custam uma fortuna.

É só para dizer que não é só paineis fotovoltaicos.

Vai desde janelas a portas de entrada, a bombas de calor e caldeiras entre outros. Está no link inicial.

Mudei as janelas o ano passado e já vi que nos documentos de conformidade enviados pelo instalador nada consta das classificações classe+, embora o instalador lá esteja identificado no site. Deve dar trabalho andar a registar cada janela, sei lá.

Já agora alguém sabe qual a data elegível para incentivo. Com tanta informação, não encontrei que datas de despesas é que são elegíveis.

O apoio para janelas é que parece curto...2500 euros, no meu caso quase não dá para o IVA. Melhor que nada, mas curto.

Francamente aliciente este programa. O user Whocarez parece ter as prioridades bem delineadas. Caríssimo, poderia partilhar algumas fontes para ficar a conhecer um pouco melhor a oferta (marcas e instaladores) bem como as melhores soluções em cada caso?
Aqui por exemplo, e com vista a maximizar o autoconsumo, interessava-me instalar um sistema que direcionasse o excedente, e apenas o excedente, para um acumulador. Acumulador este alimentado pela caldeira mas que permite a instalação de uma resistência. Suponho que nestas circunstâncias até fosse possível uma candidatura para os painéis e outra para a instalação da resistência e adaptação do sistema de aquecimento de águas sanitárias.
Existem instaladores que vendem para todo o país.. agora se dão assistência em prazo curtos.. pode ser outra conversa..

Nesta altura com o pico de novas instalações imagino que algumas empresas devem atrasar a assistência..

Eu prefiro limitar-me aos instaladores do meu distrito (Lisboa)

Lista a que enviei pedido:
Auge
Enat
Sunenergy
Renfit
CCBS
Galrão renováveis

Não enviei, mas instalam em todo o país e tem tabelas de preços no site: Solarimpact, Sundeals

No meu caso optei pela combinação LG + enphase (microinversor), ambos os produtos tem garantia de 25 anos (no caso da enphase obriga a comprar o envoy - monitoriza a instalação)

No meu caso a solução para adicionar baterias pode ser um pouco mais complexa.

Nos inversores há muitas marcas, a mais premium são as europeias SMA e Fronius.

Huawei deve ser uma boa marca.

Se mais tarde quiser adicionar baterias o inversor deverá ser híbrido.

Um gestor de excedentes não acho que esteja na lista de apoios.

Um gestor de excedentes é caro, acessível apenas os DIY, como o espanhol FreeDS.es

Uma bomba de calor não é uma opção?

Em termos de instaladores, o Payper tem uma função de simular quanto poupávamos com a instalaçã de paineis, e na simulação tem lá vários instaladores e o que é instalado em termos de potência (devem ganhar uma comissão).

Whocarez e Unreal, obrigado pelos vossos esclarecimentos.

Em termos de "custos escondidos" alguém tem ideia do que possa surgir pelo caminho e não esteja no que é contemplado?
Do que li este ano até está prevista a comparticipação do "acompanhamento" :confused: do processo, algo que não o estava anteriormente.

Obrigado pela partilha.

Também já se pensou nisso cá em casa...
O meu vizinho do lado instalou algo parecido há algum tempo atrás, mas foram apenas 4 painéis e o preço "do bolo" foi um pouco abaixo disso, tenho ideia de ter falado em 3.000€...

Ainda segundo ele, são 4 lá em casa, a poupança mensal deve rondar os 30/40 euros mensais (tem gás para aquecimento de águas em apoio ao painel de aqs e na cozinha).

Imaginando uma poupança média de 35/mês, vai necessitar de pelo menos 7 anos para recuperar o capital investido, não considerando a componente ambiental...

Calculo ainda que para ser mesmo interessante seria necessário aumentar o número de painéis (talvez duplicar) e acabar com o gás lá em casa, mas o investimento vai ter que aumentar e muito...

Esperemos pelos experts cá do tasco...

E o inversor não dura os 7 anos.

Módulos - 12 anos garantia de fabrico 25 anos garantia de rendimiento
Inversores -10 anos garantia de fabrico
Estruturas - 10 anos garantia de fabrico
Instalação - 2 anos garantia de defeitos de desenho e instalação

Estas são as garantias dadas pela Galp.
São as normais ou estão curtas?

Última edição:
E o inversor não dura os 7 anos.

Essas poupanças de 35€/mês têm em conta custos de manutenção?
Os painéis têm uma degradação anual de desempenho superior ao que os fabricantes anunciam. O que significa que as projeções de produção e poupança, num horizonte de 15-20 anos, estão logo sobrestimadas em >10%. Por outro lado essas estimativas de poupança utilizam cenários de preços no mercado grossista em que o preço futuro é igual ao passado. Ora praticamente todas as projeções de preços no longo prazo apontam para o diminuição do preço da eletricidade no mercado grossista, principalmente nas horas de pico de produção fotovoltaica, que é quando os sistemas de autoconsumo estão a produzir. Lembrar que só em PT vão entrar 10GW de FV nos próximos 10 anos, todos a produzir à mesma hora e a vender no mercado grossista a preço marginal muito baixo. As tarifas de acesso às redes tendem também a diminuir com o fim progressivos dos CIEGs, algo que também é ignorado nessas estimativas.
Acho que o autoconsumo tem muitos méritos e deve ser promovido, mas em condições normais, e em termos económicos, o dimensionamento óptimo é de cerca de 10 a 30% do consumo anual. Sistemas com baterias, esses então estão MUITO longe de ser economicamente rentáveis.

Voltar
Superior