Painéis fotovoltaicos - Programa Apoio Edifícios +Sustentáveis

Uma questão que já coloquei e ainda ninguém me consegui esclarecer.
1. É preciso mudar de contador? Isso tem algum custo?
2. É preciso fazer alterações à potência contratada ou pagar alguma taxa enquanto em regime de autoconsumo?
1 - Depende, contador é de rodinha, inteligente, ou inteligente e já integrado na rede?

Se já tiver integrado na rede, não é necessário nada.
Se for inteligente, e não nos queixamos do acerto de saldo dos 15 minutos, também não devem mudar (é o meu caso).

Se nós deixarmos, troca por um contador com cartão sim e cobram...

Se for de rodinha, é trocado. Não sei se é pago.

2 não é necessário alterar nada nem pagar taxas.
Se quiser vender o excedente aí tem custos burocráticos, também precisa ter atividade aberta. É um rendimento no IRS..

1 - Depende, contador é de rodinha, inteligente, ou inteligente e já integrado na rede?

Se já tiver integrado na rede, não é necessário nada.
Se for inteligente, e não nos queixamos do acerto de saldo dos 15 minutos, também não devem mudar (é o meu caso).

Se nós deixarmos, troca por um contador com cartão sim e cobram...

Se for de rodinha, é trocado. Não sei se é pago.

2 não é necessário alterar nada nem pagar taxas.
Se quiser vender o excedente aí tem custos burocráticos, também precisa ter atividade aberta. É um rendimento no IRS..

Obrigado pelo esclarecimento.
1. No meu caso será na pior das hipóteses inteligente. Há forma de averiguar se está ligado à rede? Podias elucidar-me quanto a essa questão dos 15 minutos? Fazes ideia do custo desse outro contador?
2. Tens ideia do custo disso? Vejo que a maioria não adere a essa modalidade mas deduzo que estejam a injetar imensa quantidade de energia na rede completamente de graça.

O contador tem um led vermelho ou verde?
Na área de cliente da e-redes(antiga edp distribuição) dá para consultar o tipo de contador e se já está em telecontagem/inteligente.

Tenho a ideia que são +/- 90 euros para trocar, mas não justifica sermos nós a pagar.. dá para muita elétricidade..

No meu caso não se justifica gastar dinheiro, quase não tenho excesso.
Mas acho que o mais dispendioso era o reconhecimento da assinatura.
Caso já tenha atividade aberta.
Mas só quando expandir é que irei ver com detalhe o que é necessário, caso o valor da produção em excesso justifique.

É que só nos pagam 3 ou 4 cent por kWh..

O contador tem um led vermelho ou verde?
Na área de cliente da e-redes(antiga edp distribuição) dá para consultar o tipo de contador e se já está em telecontagem/inteligente.

Tenho a ideia que são +/- 90 euros para trocar, mas não justifica sermos nós a pagar.. dá para muita elétricidade..

No meu caso não se justifica gastar dinheiro, quase não tenho excesso.
Mas acho que o mais dispendioso era o reconhecimento da assinatura.
Caso já tenha atividade aberta.
Mas só quando expandir é que irei ver com detalhe o que é necessário, caso o valor da produção em excesso justifique.

É que só nos pagam 3 ou 4 cent por kWh..

É vermelho. Realmente por esse valor ao kWh é preciso ponderar muito com os custos inerentes.

Este programa de apoio aos edifícios sustentáveis é muito mais do que colocar painéis solares para produção própria de energia e venda da mesma ao mercado.

Dá para colocar janelas novas, portas, isolamento térmico nas paredes, equipamentos de climatização, torneiras, autoclismos, caldeiras, bombas de calor, monitorização da água, etc...
Por outras palavras, fazer obras/modernizar uma casa com apoio considerável (85%) do valor (sem IVA).

Embora dê algum trabalho, acho que vale a pena, e, pelo menos para mim, é um incentivo, e acredito que seja para muitas pessoas.

Dois documentos que encontrei que podem facilitar a vida e responder a muitas questões:

Documentação a apresentar na candidatura

https://www.fundoambiental.pt/ficheiros/checklist_paes-2-fase-pdf.aspx

Lista de questões de âmbito geral sobre o programa (FAQs)
https://www.fundoambiental.pt/ficheiros/ot-ambito-geral-pdf.aspx

Este programa de apoio aos edifícios sustentáveis é muito mais do que colocar painéis solares para produção própria de energia e venda da mesma ao mercado.

Dá para colocar janelas novas, portas, isolamento térmico nas paredes, equipamentos de climatização, torneiras, autoclismos, caldeiras, bombas de calor, monitorização da água, etc...
Por outras palavras, fazer obras/modernizar uma casa com apoio considerável (85%) do valor (sem IVA).

Embora dê algum trabalho, acho que vale a pena, e, pelo menos para mim, é um incentivo, e acredito que seja para muitas pessoas.

Dois documentos que encontrei que podem facilitar a vida e responder a muitas questões:

Documentação a apresentar na candidatura

https://www.fundoambiental.pt/ficheiros/checklist_paes-2-fase-pdf.aspx

Lista de questões de âmbito geral sobre o programa (FAQs)
https://www.fundoambiental.pt/ficheiros/ot-ambito-geral-pdf.aspx

Sem dúvida. Para quem pensa fazer obra e avançar mesmo que não tenha apoio é óptimo.
Espanta-me a rapidez destas candidaturas pois estou escaldado pelo anterior Fundo Eficiência Energética....Eu aproveitei o anterior FEE para colocar janelas novas em casa. O processo foi/está a ser ultra lento. Quase 2 anos para aprovarem as candidaturas e ainda estão agora a finalizar os contratos de apoio....estamos a falar de investimentos feitos "à cabeça" em 2018/19....

3MN2MH3

Captura-de-ecra-2021-07-15-a-s-12-09-53.png

Qual a opção que acham melhor?

Obrigado

Anexos

• Captura de ecrã 2021-07-15, às 12.09.53.jpg
    Captura de ecrã 2021-07-15, às 12.09.53.jpg
    22,4KB · Visualizações: 0
Não escolheria um fornecedor que obrigasse a fidelizar ou que o desconto na energia fosse fator diferenciador..

Um comentário, os microinversor da enphase tem 25 anos de garantia apenas quando está instalado um envoy (monitoriza produção).
É o que está escrito nas condições da garantia, e apenas cobre o material.

Tenho instalado microinversores e um envoy na minha moradia.

Optaria por marcas mais conhecidas.. mas não consigo indicar qual seria a minha escolha (também temos orçamentos de 5 a 8 painéis..)

Um comentário, os microinversor da enphase tem 25 anos de garantia apenas quando está instalado um envoy (monitoriza produção).
É o que está escrito nas condições da garantia, e apenas cobre o material.
Na proposta que recebi da Galp (Ei) vem isto:
Captura-de-ecra-2021-07-16-a-s-08-26-01.png
[/IMG]

Como saber então se são ou não 25 anos?
Já telefonei e aguardo pela chamada de retorno.

Já agora, como é injetada a eletricidade num sistema trifasico?

Pedir documentação com essa indicação, no contrato devia ter essa informação.

Surpreendido (25 anos), mas uma grande empresa pode negociar melhores condições.

Continuando a minha história; após análise das várias propostas optei pela da Ei (Galp).
Contato-os e enviam-me o contrato para assinar. Aqui surgem os primeiros problemas.

Na proposta vinha explicitado os equipamentos a instalar. Escolhi esta proposta pelos equipamento e referidas garantias.
Agora no contrato vem:
"6 painéis Longi 355W Half-Cut Full Black ou semelhante"
"6 inversores Enphase Microinversor IQ7+ ou semelhante"

Já perguntei afinal o que instalam. Aguardo por resposta.

Quanto á garantia, na proposta referiam, como indiquei em cima, 25 anos para os inversores, e agora colocam no contrato:
"Garantia de produto: garantia oferecida pelo fornecedor de materiais". A Enphase refere que a garantia de 25 anos só se aplica se os mesmos estiverem ligados a um Envoy. A Galp nada diz sobre a instalação do envoy. Já os questionei e aguardo por resposta.

Ainda nas garantias vem escrito no contrato, nas letras pequenas que findo o período de 2 anos os equipamentos são arranjados ou trocados, durante a garantia "extra" mas terei de pagar a deslocação e serviços dos técnicos. Isso é normal?

Abraço,

Ainda nas garantias vem escrito no contrato, nas letras pequenas que findo o período de 2 anos os equipamentos são arranjados ou trocados, durante a garantia "extra" mas terei de pagar a deslocação e serviços dos técnicos. Isso é normal?

É normal, o período superior a 2 anos já não é uma garantia legal.

Após alguns esclarecimentos por email, avancei com a opção da Ei (6 painéis).
Aguardo agora pelo contacto do instalador.
Vamos ver como isto evolui. Vou tentar ir dando noticias do processo.

Cumprimentos,

Finalmente foram instalados os painéis.
Inicialmente a instalação estava agendada para 22 de setembro. Pedi antecipação e ficou para 7 de setembro.
Os painéis colocados não foram os Longo mas sim os JA solar JAM60S20 380/MR de 380w. Os microinversores foram os combinados (Enphase IQ7+) e também instalaram o Enphase Envoy.
Como a instalação ficou concluída já de noite, não foi possível verificar se estava a produzir.
Agora resta aguardar pelos aspectos burocráticos, de inscrição da DGEE e envio do acesso à APP para ter um ideia melhor do que ficou.

Cumprimentos,

Última edição:
NOVA ATUALIZAÇÃO.

Ao fim de um mês da instalação tenho tudo desligado.
1) A ligação no quadro foi feita a um disjuntor trifásico que controla as bombas de saneamento (a minha casa fica num nível inferior ao da rua, pelo que necessito bombar a "caca" para a rede de saneamento). Passado alguns dias da instalação começou a existir um cheiro desagradável nas casas de banho. Quando fui ver, as bombas estavam desligadas. Ligava o disjuntor e passado 5 minutos ele dispara. Isto repetiu-se n vezes até que finalmente desliguei o disjuntor que está entre os paineis e o quadro. Desde lá as bombas nunca deixaram de funcionar.
2) Contactei a linha telefónica de apoio, disseram-me que iriam pedir assistência e passados alguns dias (talvez uma semana) ligaram-me a perguntar se poderia passar no dia seguinte de tarde. Como em minha casa trabalhamos, disse que nesse dia não seria possível, pois ninguém estaria em casa, e ficaram de ligar para agendar nova data. Passou uma semana e nada. Voltei hoje a ligar e novamente recebi a indicação que iriam solicitar, com urgência, assistência técnica. Vamos ver quantos mais dias terei de esperar.
3) Com isto ainda não tenho a papelada para concorrer ao apoio do programa estatal. Quanto estiver concluído o processo talvez este já tenha terminado (30 de novembro).
Ou seja, para já não estou nada satisfeito com o processo. De quem é a culpa? Talvez dos instaladores. Mas a Ei energia já devia ter feito mais para resolver o problema.

Darei noticias assim que existam mais novidades.

NOVA ATUALIZAÇÃO

Finalmente vieram resolver o problema e agora o quadro já não dispara.
Recebi hoje o código de acesso à aplicação Ei Energia monitor e, pelos vistos, já estou a produzir.
No entanto ainda não tenho a documentação para concorrer ao apoio.
Já agora, como fazer para poder utilizar a aplicação da própria Enphase?

Obrigado

Bom ano para todos!

Continuo sem acesso à aplicação da Enphase.
Alguém me explica como interpretar a informação disponível na página do E-redes?
JsMsFQc
JsMsFQc

Captura-de-ecra-2022-01-03-a-s-19-27-22.png

Obrigado

Anexos

• Captura de ecrã 2022-01-03, às 19.27.22.jpg
    Captura de ecrã 2022-01-03, às 19.27.22.jpg
    14,3KB · Visualizações: 0
Última edição:
Bom dia,

O programa Programa de Apoio Edifícios +Sustentáveis está novamente me vigor e apoia a instalação de painéis solares fotovoltaicos até 85%, com um limite de 2500€.

Pretendo aproveitar para instalar um painéis e como sei pouco sobre o assunto gostaria de receber a vossa ajuda.
Tenho uma moradia, na zona centro, com instalação trifasica. Somos 3 em casa, e com facturas médias superiores a 100€/mês (chega nos meses de inverno aos 200€).

Já pedi orçamentos a várias empresas e apenas recebi resposta da Galp.
Propõem a instalação de 6 painéis Longi 355W Half-Cut Full Black e um inversor Huawei SUN2000L1-2KTL, para uma produção de 2,13kW. O preço final, com o equipamento, a instalação, os procedimentos legais e manutenção é de 3300€.

O que acham?
1) A potencial é adequada?
2) O material é de qualidade?
3) O preço é justo?

Que empresas recomendam na zona centro (Coimbra/Aveiro)?

Desde já agradeço a vossa ajuda.
Pedi 2 orçamentos à Galp para instalação de painéis fotovoltaicos (800W e 1600W).
Moradia na margem sul, 4 pessoas e média de 70€/mês de fatura de electricidade. Banhos e fogão é a propano (30€/mês)

Resumindo: Os preços da Galp/EDP/etc. são 300€ acima da concorrência e têm potência inferior.

Pedem 1800€ para um sistema de 800W com 2 painéis quando há no mercado sistemas de 1100W com 3 painéis por 1700€.

O de 1600W (4 painéis) fica em 2600€ enquanto existem por exemplo sistemas de 1850W (5 painéis) por 2300€.

Há um par de anos a EDP tb me fez uma "oferta" para um sistema de 800W e os valores eram idênticos aos da Galp, muito acima dos valores de outros instaladores.

92f27443811d2386dbdaeb65e2e28303.jpg
dcbbe93eb7b6f670c5397ae579e492e5.jpg
ad41bd7b0d5fa28c33f3b2e4db5b11fb.jpg
c5270f76556eef70fad68f6ea3eb21e4.jpg

Voltar
Superior