Painéis fotovoltaicos - Programa Apoio Edifícios +Sustentáveis

Módulos - 12 anos garantia de fabrico 25 anos garantia de rendimiento
Inversores -10 anos garantia de fabrico
Estruturas - 10 anos garantia de fabrico
Instalação - 2 anos garantia de defeitos de desenho e instalação

Estas são as garantias dadas pela Galp.
São as normais ou estão curtas?
Parecem normais.

Essas poupanças de 35€/mês têm em conta custos de manutenção?
Os painéis têm uma degradação anual de desempenho superior ao que os fabricantes anunciam. O que significa que as projeções de produção e poupança, num horizonte de 15-20 anos, estão logo sobrestimadas em >10%. Por outro lado essas estimativas de poupança utilizam cenários de preços no mercado grossista em que o preço futuro é igual ao passado. Ora praticamente todas as projeções de preços no longo prazo apontam para o diminuição do preço da eletricidade no mercado grossista, principalmente nas horas de pico de produção fotovoltaica, que é quando os sistemas de autoconsumo estão a produzir. Lembrar que só em PT vão entrar 10GW de FV nos próximos 10 anos, todos a produzir à mesma hora e a vender no mercado grossista a preço marginal muito baixo. As tarifas de acesso às redes tendem também a diminuir com o fim progressivos dos CIEGs, algo que também é ignorado nessas estimativas.
Acho que o autoconsumo tem muitos méritos e deve ser promovido, mas em condições normais, e em termos económicos, o dimensionamento óptimo é de cerca de 10 a 30% do consumo anual. Sistemas com baterias, esses então estão MUITO longe de ser economicamente rentáveis.
Que manutenção é necessária para além da lavagem dos painéis quando estão sujos?

Acho que não convém esperar que a eletricidade baixe, este ano estamos a ter um pico no mercado grossista na península ibérica, em Janeiro vamos ver os aumentos.. em Espanha até baixaram o IVA.
Aliás no preço da energia regulada aumentou hoje..

Alguém faz ideia de qual o procedimento para vender o excedente de produção injetado na rede?
E o custo do contador? Encarece as taxas pagas ou é necessário aumentar a potência contratada?

Alguém faz ideia de qual o procedimento para vender o excedente de produção injetado na rede?
E o custo do contador? Encarece as taxas pagas ou é necessário aumentar a potência contratada?

Estes sistemas mais simples não tem contabilização, tem contador único. Para isso é necessário registo no site das renováveis, etc .

Já ouvi histórias de pessoas que pagaram a eletricidade que injectaram na rede devido ao contador que possuíam.
Quem já tem um contador dos novos, inteligentes, isso já não acontece, certo?
Também existe algum modo da energia injetada compensar a que é consumida? Ou seja, "descontar" na consumida?

Das várias empresas que contactei para pedir orçamentos, apenas uma me respondeu, pedindo mais informações.
Estão as outras assim com tanto trabalho que nem respondem a emails?

Para algumas intervenções sim.
Janelas e isolamentos não; painéis fotovoltaicos, bombas de calor e outros sim.
Ver pontos 3 e 6.3 do despacho.

Onde estás a ver que permitem candidaturas para imóveis pós 2007?

O ponto 3 especifica que são para imóveis construídos ou licenciados até 31 de Dezembro de 2006.
No quadro 6.3 só vejo limites de comparticipação e valores monetários máximos a pagar, não vejo nenhuma excepção à data de 31 de Dezembro de 2006

Onde estás a ver que permitem candidaturas para imóveis pós 2007?

O ponto 3 especifica que são para imóveis construídos ou licenciados até 31 de Dezembro de 2006.
No quadro 6.3 só vejo limites de comparticipação e valores monetários máximos a pagar, não vejo nenhuma excepção à data de 31 de Dezembro de 2006

3.1 — O Programa de incentivos abrange edifícios de habitação existentes, unifamiliares, bemcomo edifícios multifamiliares ou suas frações autónomas, construídos e licenciados para habitaçãoaté 31 de dezembro de 2006, inclusive, em todo o território nacional.

3.2 Excetuam -se do disposto no número anterior as intervenções efetuadas em edifícios dehabitação existentes, unifamiliares, bem como edifícios multifamiliares ou suas frações autónomas,construídos e licenciados até 1 de julho de 2021 que se enquadrem nas tipologias 3, 4, 5 e 6 doponto 6.3 deste regulamento.

Alguém sabe qual a marca dos painéis e inversores que a EDP coloca?

Recebi agora duas propostas e numa, com a gama "premium" vem especificado que são painéis LG NeON® 2 BLACK. Não indicam que inversores colocam. Na proposta da gama "quality" não especificam, apenas dizem que são monocristalinos, de 340Wp, com garantia de 10 anos. Do inversor tb nada.
A diferença de preço é razoável.

Este programa é uma palhaçada à la tuga! Aviam-se os primeiros a chegar! Ridiculo.

Impressionante a leviandade com que o pessoal se precipita para conclusões. O subsídio está assegurado para todas as candidaturas até Novembro. Caso o plafond de 30M inicial seja esgotado (que dado o ritmo não faltará muito) novos e subsequentes plafonds serão lançados.

Nem de propósito!

Ontem bateu à porta cá de casa o comercial da EDp para me "impingir" uns painéis, a tal oitava maravilha e a redução das emissões e blá, blá ... indo ao que interessa:

Veio com o trabalho de casa bem feito e, segundo ele, a minha poupança mensal seria, em média, de 7,5€ (2,5€ por painel), ou seja, instalando 3 painéis, isto olhando para o meu consumo médio mensal...
O pagamento pode ser feito em 60 meses (5 anos) suaves prestações no valor unitário de 30,5€, sem juros...
Pagando "a pronto" não tenho qualquer redução no preço, mas posso submeter candidatura ao Fundo Ambiental que me permite recuperar, pelo menos em teoria, de 85%, com o limite de 2500€. Ou seja, 30,5x60=1830-85% = 274,5€ valor a suportar por mim!
https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/paes-2021.aspx

Que vos parece? Supostamente, a garantia de todos os equipamentos instalados é de 10 anos e esqueci-me de perguntar qual o tempo de fidelização...

PS: não me agrada nada terem que "furar" a chapa sandwich do telhado para fixar os painéis :(

Nem de propósito!

Ontem bateu à porta cá de casa o comercial da EDp para me "impingir" uns painéis, a tal oitava maravilha e a redução das emissões e blá, blá ... indo ao que interessa:

Veio com o trabalho de casa bem feito e, segundo ele, a minha poupança mensal seria, em média, de 7,5€ (2,5€ por painel), ou seja, instalando 3 painéis, isto olhando para o meu consumo médio mensal...
O pagamento pode ser feito em 60 meses (5 anos) suaves prestações no valor unitário de 30,5€, sem juros...
Pagando "a pronto" não tenho qualquer redução no preço, mas posso submeter candidatura ao Fundo Ambiental que me permite recuperar, pelo menos em teoria, de 85%, com o limite de 2500€. Ou seja, 30,5x60=1830-85% = 274,5€ valor a suportar por mim!

Que vos parece? Supostamente, a garantia de todos os equipamentos instalados é de 10 anos e esqueci-me de perguntar qual o tempo de fidelização...

PS: não me agrada nada terem que "furar" a chapa sandwich do telhado para fixar os painéis :(

Atenção que os 85% é sobre o valor sem impostos.

Alguém me consegue explicar o seguinte:
1) em minha casa tenho eletricidade trifasica;
2) Os sistemas para trifasica (inversores) são mais caros que para monofásico
3) Segundo o que me informaram e segundo o que consegui ler, mesmo em trifasico o que é injectado na rede é descontado ao que é consumido, em períodos de 15 minutos (desde que tenha contador inteligente).
Então, mesmo que a eletricidade produzida seja injetada numa fase com consumo baixo e que esteja a consumir mais noutra fase, como existe o acerto, não terei grande mal em instalar um inversor monofásico. OU estou a pensar mal?

Qual a vantagem de ter inversores trifasicos?

Alguém me consegue explicar o seguinte:
1) em minha casa tenho eletricidade trifasica;
2) Os sistemas para trifasica (inversores) são mais caros que para monofásico
3) Segundo o que me informaram e segundo o que consegui ler, mesmo em trifasico o que é injectado na rede é descontado ao que é consumido, em períodos de 15 minutos (desde que tenha contador inteligente).
Então, mesmo que a eletricidade produzida seja injetada numa fase com consumo baixo e que esteja a consumir mais noutra fase, como existe o acerto, não terei grande mal em instalar um inversor monofásico. OU estou a pensar mal?

Qual a vantagem de ter inversores trifasicos?

Primeiro tens de avaliar se tens a necessidade/obrigatoriedade de ter alimentação da rede em trifásico.
A maioria das instalações domésticas em trifásico estariam melhor servidas em monofásico.
Que aparelhos trifásicos possuis?
Que potência contratada tens?

Nem de propósito!

Pagando a pronto há de certeza mais barato.

Muitos estranho o preço a pp ser igual a prazo...
É mesmo descarado o interesse deles... Querem a "comissão" deles.. o cliente que se lixe

Uma questão que já coloquei e ainda ninguém me consegui esclarecer.
1. É preciso mudar de contador? Isso tem algum custo?
2. É preciso fazer alterações à potência contratada ou pagar alguma taxa enquanto em regime de autoconsumo?

Voltar
Superior