Compreendo o que dizes, que está bem fundamentado. Mas, a meu ver, tem um senão: Nós todos somos seres racionais e não "andamos a comer gelados com a testa". Com isto quero dizer que considero a Liga dos Campeões e a Liga Espanhola, Mercados demasiadamente importantes para o consumidor, que fará com que pense 2 vezes se paga a mesma mensalidade que antes. Obviamente que isto só se verá a médio/longo prazo, mas eu apostava convictamente que a Sport Tv vai perder ainda uma quota significativa de clientes( não todos como é evidente), que fará "mossa". É a mentalidade de muitos anos no monopólio que fará com que eles acordem mais tarde..
Mas vamos ver
A Sporttv já passou por isto, com a BTV, perdendo o Slb em casa e a liga inglesa (mais alguma que já nem me lembra) e provavelmente até sofreram mossa, perderam assinantes, mas mantiveram o preço na altura. Agora estão a fazer o mesmo.
Vão perder clientes? provavelmente sim, mas o pessoal vai deixar de pagar à sporttv para passar a pagar à Eleven? Duvido e muito. è uma decisão ilógica. Provavelmente a sportv perde mas a eleven ganha quase nada com isso.
A perda se calhar é equivalente ao passado, embora considero a liga dos campeões o 2º mercado mais importante a seguir à liga portuguesa. A liga espanhola sem Ronaldo perdeu provavelmente mais de 50% do interesse que tinha por cá.
No final de tudo a sportv continua como principal player do mercado e ainda se deram ao luxo de ficar a gerir a BTV mantendo a assinatura (basicamente em português correto, um roubo descarado). Provavelmente daqui a 1, 2 ou 3 anos voltam a comprar tudo, porque como disse atrás a liga portuguesa é que é o fundamental, o resto sendo importante como é a Champions, é ainda assim adereço.
Os outros players para ter uma grelha razoável/fraca têm que investir muito com retorno muito limitado, começar do zero (ou muito abaixo de zero como a eleven) é quase missão impossivel a não ser que sejam um poço sem fundo.
A mim só me interessa a parte do público (ou nem sequer isso tão pouco uma vez que nem vou pagar um nem outro, mais facilmente me torno Inácio...) e o impacto destes negociatas. Em minha opinião com mais canais o povo sai prejudicado, por isso mais vale ter só um canal, seja só a sporttv ou outro qualquer.
E acho que temos que concordar que o que a sporttv oferece ainda assim com as perdas tem um preço razoável. Se metermos tudo como antes acho um preço bem aceitável mesmo.