jindungo2024
New member
Precisamente daí vem o mito, muita gente não reduz...
Mas eu até percebo, à falta de terem um automático, o facto de um PD130 (ainda melhor se ajudado por uma caixa ou relativamente curta) ser muito bom a sair ali a partir das 1,8/2k rpm ajuda a criar essa sensação.
Eu até sou gajo de reduzir sempre que é necessário, mas de facto a conduzir um PD130 não há tanto essa necessidade e isso também ajuda a criar alguma agradabilidade de condução. Agradabilidade essa que contrasta com o carácter um pouco on off em cidade (com tempo aprende-se a contornar isso, e o PD170 é ainda mais on off) que pode ser desagradável.
Quanto a PD170 dar mais ponta que PD130 só pode ser para rir. Isso está certamente relacionado com o facto do A3 8L tal como os A4 B6 terem um erro generoso e o carro que estão a falar com o PD170 ter muito menos erro e/ou pior aerodinâmica (como é caso do Leon e Altea).
Querem comparar algo comparável peguem em dois Audi A4, um B6 PD130 e um B7 PD170, ambos carro ou ambos carrinha e podem ir, no limite, a terem dois condutores de peso aproximado, mais ou menos o mesmo nível de gasóleo e mesmas medidas de pneus.
Nessa situação o carro com o PD170 vai ser claramente mais forte não só em ponta como basicamente qualquer situação acima das 2,5k rpm.
Sinceramente, não sei que tempo é esse que vocês tanto falam de habituação ao on/off ou kick, ou como lhe queiram chamar.. Ou vocês só sabem conduzir de pata a fundo, ou então há algo de errado em 2 PD que tenho em casa.. Porque em nenhum deles, a não ser que eu faça por isso, eles têm esse comportamento.. Essa característica ( inerente ao diesel da velha guarda.. ) só se verifica se o condutor assim o quiser..