Perde-se tempo a mais com o almoço?

Boas!

Tópico interessante.;)

A minha hora de almoço é de 1 hora e que calculo seja a de quase todos nós ( só não é para os gostam de se esticar).
Entro ao trabalho por volta das 8h30, 8h45( que por acaso é mesmo a minha hora de entrada) e só me levanto para ir buscar um café à copa ou para ir à casa de banho.

O que quero dizer é que se não fosse a hora do almoço estava praticamente todo o dia sentada ao computador ou a atender o telefone, sem ter um pouco de tempo para conviver com os colegas. E faz muita falta, pelo menos para mim, que gosto de conversar e "brincar" um pouco, sem só ver trabalho à frente.

Quanto ao podermos assim sair mais cedo, é uma ilusão(falando por mim, claro). Eu deveria sair todos os dias, ás 16h45 mas não, saio ás 18h/ 19h e isto porque o trabalho é muito e quem tem prazos para cumprir e é minimamente responsável acaba por ficar mais um pouco e qdo se dá conta... ops! São estas horas?

E existe depois o factor reconhecimento, que faz muita falta...:(

Eu como em 15/20 min.

Aliás, perco uns 5 min. a ir buscar a sandes e o icetea. Depois sento-me no local de trabalho a vou comendo.

Mas também participo em almoços que duram umas 4 horas...

Mas penso que a maioria do Português perde muito tempo com o almoço.

Mas o Espanhol quando está inspirado, aquilo é até à noite... Mas na Espanha moderna, não há siestas. Em algumas fábricas, às 15h estão cá fora, com o dia todo para gozar.

Mas o Português nunca tem tempo suficiente. Se gasta 20 min na bicha da cantina, então que mude de cantina..., ou leve umas sandes de casa.

O raciocínio só tem uma falha na minha opinião.

Sim, perde-se tempo a mais com o almoço.

Contudo, não era por ter-se menos tempo que poder-se-ia "ter a sexta à tarde livre".

Acho que o principal problema deste país está com o começo do trabalho.

Os ministérios, só para dar um exemplo bem significativo, começam a trabalhar para lá das 10h.

(Já sei Pé Leve, isso não acontece, nem de longe...já sei ;):D)

E quando o sector público administrativo se porta assim, o sector terciário segue pelo mesmo caminho :D

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

(...)

Mas o Português nunca tem tempo suficiente. Se gasta 20 min na bicha da cantina, então que mude de cantina..., ou leve umas sandes de casa.
É isso mesmo que faço, as cantinas desde que foram privatizadas ficam muito caras e a comida é pouco recomendável.

Até pq fica muito mais barato trazer marmita de casa, sentado em frente ao pc a ver as noticias ou no fórum, em 20, 30 minutos almoço, vou beber um café de maquina (0.30cent) e já tá.

citação:Originalmente colocada por André

O raciocínio só tem uma falha na minha opinião.

Sim, perde-se tempo a mais com o almoço.

Contudo, não era por ter-se menos tempo que poder-se-ia "ter a sexta à tarde livre".

Acho que o principal problema deste país está com o começo do trabalho.

Os ministérios, só para dar um exemplo bem significativo, começam a trabalhar para lá das 10h.

(Já sei Pé Leve, isso não acontece, nem de longe...já sei ;):D)

E quando o sector público administrativo se porta assim, o sector terciário segue pelo mesmo caminho
:D
Tu agarras-te muito a estereótipos que crias sobre a opinião dos outros, não é?...[:p]

É claro que se perde muito tempo dentro do período laboral (no público e no privado), sobretudo no cumprimento dos horários, a que se soma este tempo que considero excessívo no período de almoço, e é aí, também, que eu queria chegar!...

A questão é, também por aí, saber se não se poderiam optimizar os horários, aproveitando-os melhor e, porque não (?), poder sair mais cedo à sexta!

Creio que uma hora é o recomendado e dá para fazer uma refeição decente e beber um café. Se sobrar tempo, sempre se pode andar um pouco para fazer a digestão (era o que eu fazia na MPL).

Por outro lado, o almoço de uma hora permite um pouco de convívio com os colegas, o que julgo ser salutar. Afinal de contas, o almoço não é apenas uma necessidade, tendo também uma componente de socialização. Se reduzíssemos demasiado o tempo, poderia dar-se o caso de nos tornarmos "bichos do mato".

citação:Originalmente colocada por yaris

(...)Eu deveria sair todos os dias, ás 16h45 mas não, saio ás 18h/ 19h e isto porque o trabalho é muito e quem tem prazos para cumprir e é minimamente responsável acaba por ficar mais um pouco e qdo se dá conta... ops! São estas horas?

Pois eu tb devia sair por essas horas (um pouco mais cedo até) mas muitas vezes chego a casa as duas da manhã, já a minha princesa e os filhotes estão a dormir.

o meu pai entrava as 7.45 tinha 45min de almoço e saia às 4! e os 45 dava-lhe tempo para sair do emprego (establecimento com 1 área considerável) ir de carro para o restaurante, almoçar e voltar... n sei como é que ele fazia isso... mas fazia.. eu consigo fazer o mesmo mas é comendo em comida ja pronta...

No instituto onde estou a estagiar considera-se que o tempo de almoço é 1 hora. Nem é obrigatório passar o cartão à saída e no regresso, porque o tempo é automaticamente descontado ao fim do dia. Como meia-hora chega perfeitamente para comer e o resto é para pôr a conversa em dia, não me admiro nada se os intervalos reais de alguns funcionários forem maiores do que os que aparecem no saldo de horas ao fim do mês...

Cheguei a trabalhar na Ford Electronica e o almoço era num refeitorio proprio tudo em 30m.:( tinha que se ir lavar as mãos ir para uma fila servir a comida e levar para a mesa... meia hora era curtissimo havia malta que comia menos só para terem tempo de fumar a seguir um cigarro[|)]

Fogo... trabalhos pesados com 20 min de almoço.. naaa é exagero

tudo depende das profissões..

Mas os funcionários públicos precisam de pelo menos 3 horas, para poderem recuperar do cansaço do seu trabalho..

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Fogo... trabalhos pesados com 20 min de almoço.. naaa é exagero

tudo depende das profissões..

Mas os funcionários públicos precisam de pelo menos 3 horas, para poderem recuperar do cansaço do seu trabalho..
O meu chefe até faz mais do que isso, nós das trincheiras só temos direito a meia hora ou a uma hora, depende dos dias.

Bem, eu pelos vistos exagero... é raro o dia que demoro menos de 1h. O normal é 1h30-1h45... A este tempo ha que descontar 20min em viagens.

É muito tempo? Talvez... mas eu gosto de falar sobre algo que não seja o trabalho ao almoço, e de jogar uns matraquilhos no fim..

Saio mais tarde que o normal? Sim, mas se fizesse só 30 minutos muito provavelmente também não iria sair mais cedo.. trabalho há sempre e no final do dia iria estar mais mal disposto e cansado de trabalhar.

Só não compreendo uma coisa e não me levem a Mal.

"Sinto-me à vontade para escrever isto, pois não me vim queixar de nada e a minha participação aqui está demonstrada no número de posts, desde a FUNDAÇÂO deste Fórum."

Fico triste, quando vejo pessoas, ou a queixarem-se da falta de produtividade, ou dos tempos mal gastos, como este "intervalo para almoço", a queixarem-se sempre do POVO Português, que é assim é assado e blá blá.

No entanto, por norma (também há excepções), são membros Platinum.

Ora, se eu com o nº de Posts que tenho, já tenho dias que considero que perco tempo demais aqui, que fará um Platinum....Já para não falar daqueles, que por serem Administradores e Moderadores, mais tempo terão que dispender aqui.

Dirão alguns : (o que eu acho mal e deplorável) "mas trabalho até mais tarde, às vezes á Noite e fins de semana e feriados e...", e nessas horas, nesses, dias...os posts continuam aqui a brotar como cogumelos.

Meus amigos, se cada um trabalhar MESMO, respeitando os horários estabelecidos, para os quais foi contratado, não há excesso de trabalho (admito sim que o haja pontualmente e/ou em ocasiões específicas, mas não como regra instituída) , e se houver então o problema é de quem fez as contas:

- ou devia ter contratado mais pessoal ao mesmo preço, ou contratar alguém para cumprir mais tempo pelo valor correspondente.

Por muito que queiram apregoar a EFICÁCIA E A EFICIÊNCIA, só com um OVO, não fazem uma Omoleta para 5 pessoas.

Desculpem o desabafo ;)

Intervalo de 20 minutos para comer uma sandes????

Mas vocês estão loucos???

Vocês sabem as consequências para o sistema nervos, linfático e imunitário a longo prazo de almoçar uma sandocha????

O mal da produtividade não está no tempo/comida do almoço!
Está no tempo de trabalho em si! Se houver uma organização e planificação das vossas tarefas, verão que é fácil ter tempo para almoçar bem (almoçar bem não é almoçar muito ok?).
Com o corpo restabelecido em termos físicos como psíquicos a produtividade é muito melhor/maior! Porque é que os alemães têm tão alta produtividade??
Porque são ORGANIZADOS!!! Não é porque almoçam em 20 minutos (apesar de o fazerem).
Há planificação, coordenação, vontade e brio profissionais!!

Continuem a comer sandochas ao almoço e daqui a 30 anos venham falar comigo quando se sentirem cansados, extenuados psicológicamente e com falhas de atenção na vossa actividade profissional!

Sem uma boa alimentação mais tarde o corpo vai fazer-vos pagar a factura!!
Perguntem aos ingleses, alemães e tal quantas vezes por dia comem eles!! É que eles almoçam uma sandocha mas comem muitas vezes ao dia e de forma ligeira! Somando esses tempos todos, não estou a ver diferença entre eles e nós...[xx(]

Entre perder 5 x 10 minutos por dia para comer uma sandocha ou gastar 50 minutos para almoçar...a diferença está na comida...nada mais.
Produtividade? Implica outros factores para além destes: cultura, prazer no trabalho, objectivos pessoais, ambição...e aqui sim, muitos portugueses não têm nada disto, amigos!:)

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

Vocês sabem as consequências para o sistema nervos, linfático e imunitário a longo prazo de almoçar uma sandocha????

Está no tempo de trabalho em si! Se houver uma organização e planificação das vossas tarefas, verão que é fácil ter tempo para almoçar bem (almoçar bem não é almoçar muito ok?).
Com o corpo restabelecido em termos físicos como psíquicos a produtividade é muito melhor/maior! Porque é que os alemães têm tão alta produtividade??
Porque são ORGANIZADOS!!! Não é porque almoçam em 20 minutos (apesar de o fazerem).

Continuem a comer sandochas ao almoço e daqui a 30 anos venham falar comigo quando se sentirem cansados, extenuados psicológicamente e com falhas de atenção na vossa actividade profissional!

Perguntem aos ingleses, alemães e tal quantas vezes por dia comem eles!! É que eles almoçam uma sandocha mas comem muitas vezes ao dia e de forma ligeira! Somando esses tempos todos, não estou a ver diferença entre eles e nós...[xx(]

Entre perder 5 x 10 minutos por dia para comer uma sandocha ou gastar 50 minutos para almoçar...a diferença está na comida...nada mais.
Produtividade? Implica outros factores para além destes: cultura, prazer no trabalho, objectivos pessoais, ambição...e aqui sim, muitos portugueses não têm nada disto, amigos!:)
Excelente intervenção!;)

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

Excelente intervenção!;)

Não podia estar mais de acordo também.

Mas também é verdade que faço muitas refeições de não duram mais de 30 min.

Agora também existe o exagero de haver almoços de 2 horas, com muito vinho verde e pu.... mas claro nesses aqui não convem falar, porque não são efectuados pela classe que convem massacrar.

Depois temos outros casos, eu por exemplo não almoço convenientemente á mais dum mês porque o sacana do "miniporco" não pára quieto, assim não há condições. :D :D
;)

citação:Originalmente colocada por Excalibur
...Mas também é verdade que faço muitas refeições de não duram mais de 30 min.
Para mim são uma grande parte delas...

citação:Agora também existe o exagero de haver almoços de 2 horas, com muito vinho verde e pu.... mas claro nesses aqui não convem falar, porque não são efectuados pela classe que convem massacrar.
Pois é!;)

citação:Depois temos outros casos, eu por exemplo não almoço convenientemente á mais dum mês porque o sacana do "miniporco" não pára quieto, assim não há condições. :D :D
;)
[}:)][}:)][}:)] Ele há "miniporcos" assim...:D:D:D;)

Como já e disse, há almoços e há os "business luches". Para os primeiros, 20-30 minutos são suficientes, para os segundos 3/4/5 horas, são as q forem necessárias. Já tive um almoço de negócios em que me sentei às 13h e me levantei as 18h... obviamente que não estivemos o tempo todo a comer !!! LOL

Bruno Grilo, há n refeções rápidas sem ser sandes ! E ...há sandes e sandes !!!! ;)

Back