[Economia] Pergunta do dia...

Pergunta do dia...

• Total de eleitores
    46

speedtouched

New member
Se eu comprar um produto por 5 € e o vender por 10 €, qual foi a minha margem de lucro?

A) 100%
B) 50%

Vamos lá ver como vai a matemática do fórum... [:cool:]
Como é que se mete uma sondagem? :confused:

Nem uma nem outra, com a crise não o vendes a tempo, logo só vais vender em tempo de saldos com um bom desconto em cima.

Seja:
M = Margem
PV= Preço de venda
PC= Preço de custo

Então:

M = (PV-PC) / PV
M= (10-5) / 10
M= 0,5 ou seja: 50%

next

Última edição:
Isto é uma pergunta de algibeira sem grande interesse, porque parte de conceitos convencionados. A margem de lucro convencionou-se ser o peso do ganho face ao preço de venda. Por outro lado, o Markup mede o peso do ganho face ao preço de custo.
Assim, no caso em apreço, a margem de lucro é de 50% porque o vendedor obtém um ganho de 50% do valor pelo qual vendeu, e em simultâneo a Markup é de 100% porque o vendedor obtém um ganho de 100% do valor pelo qual comprou.

Em bom rigor não podemos falar de Lucro. Quando muito poderemos falar em margem sobre a venda, porque o lucro não se resume a esta diferença. Tem que incorporar também todos os restantes custos inerentes à actividade, como por exemplo a remuneração do vendedor.

Isto é uma pergunta de algibeira sem grande interesse, porque parte de conceitos convencionados. A margem de lucro convencionou-se ser o peso do ganho face ao preço de venda. Por outro lado, o Markup mede o peso do ganho face ao preço de custo.
Assim, no caso em apreço, a margem de lucro é de 50% porque o vendedor obtém um ganho de 50% do valor pelo qual vendeu, e em simultâneo a Markup é de 100% porque o vendedor obtém um ganho de 100% do valor pelo qual comprou.

Em bom rigor não podemos falar de Lucro. Quando muito poderemos falar em margem sobre a venda, porque o lucro não se resume a esta diferença. Tem que incorporar também todos os restantes custos inerentes à actividade, como por exemplo a remuneração do vendedor.

hehehe, um semestre inteiro de introdução à economia resumida em 2 parágrafos!! Lindo!! apr:)apr:)

Respondendo objectivamente à pergunta a margem de lucro é 100%.
Agora se quiserem acrescentar dados que não estão na pergunta...

De uma vez por todas, a margem de lucro, como já foi explicada atrás é calculada da seguinte forma:

%ML = ((Receita - Custos) / Receita ) x 100% = ((10-5)/10) x100% = 50%

Mas, como o axxantis muito bem indicou, esta margem de lucro não diz nada! É um mero indicador!

O correcto seria uma margem de 50%.

Mas no comércio "de mercearia" é habitual utilizar-se a percentagem de ganho em relação ao preço de compra.

Por exemplo, quando um dono de restaurante compra um vinho por 5 euros e vende por 15, é habitual dizer que ganhou 200%. Se fizermos este tipo de conta da forma "politicamente correcta", o valor máximo será de 100%, ou seja, lucro total.

Mas um comerciante pequeno nunca faz as contas dessa maneira, mas sim da forma como eu mencionei primeiro. Se custa 10 e é vendido por 40, são 300%, ou seja, lucro de 3 vezes o valor da compra,

Respondendo tb objectivamente: estás enganado.

A margem de lucro é de 50% como já aqui foi demonstrado. E garanto-te que é assim em todo o mundo.[:D]

Mas um comerciante pequeno nunca faz as contas dessa maneira, mas sim da forma como eu mencionei primeiro,

É verdade sim sr. Contudo, se perguntares ao contabilista do comerciante ele vai dizer-te que , tendo em conta os dados do problema , a margem é de 50%.

E isso de facto diz muito das negociatas das nossas mercearias e padarias e pastelarias desse país... [:)]

Com toda a gente a tirar margens de lucro de 500% as pastelarias abrem que nem cogumelos... e depois passados 6 meses é vê-las a fechar novamente.

Pergunta de algibeira e sem grande interesse... É a tua opinião. Só aqui já se viram respostas divergentes. No meu dia a dia, constato isto frequentemente.
Mas se achas que não tem interesse desmistificar este assunto, é a tua opinião. Eu acho interessante!

Eu falei em margem de lucro na transação apresentada.
Tu estás a falar de lucros totais gerados pela empresa. Eu prefiro chamar Resultados. Até porque o principal indicador dos resultados da Empresa é o RAI (resultado antes de impostos).

E isso de facto diz muito das negociatas das nossas mercearias e padarias e pastelarias desse país... [:)]

Com toda a gente a tirar margens de lucro de 500% as pastelarias abrem que nem cogumelos... e depois passados 6 meses é vê-las a fechar novamente.

A brincar que o digas...
A minha última discussão sobre isto foi com um proprietário de um restaurante...

Acho que no fim ficou bastante desiludido! [:D]

Como até nem se comeu nada de jeito, nem quero saber se daqui por algum tempo, não vai aumentar os preços! [:D]

Só haverá lucro no fim de restabelecidos todos os factores de produção.
Nesses 10, estará compreendido o custo dos factores de produção. Só ao excedente é que se poderá chamar lucro. Será portanto, algo aleatório pq dependerá do custo que os factores de produção têm a certa data.

Última edição:
Questão colocada:

"Se eu comprar um produto por 5 € e o vender por 10 €, qual foi a minha margem de lucro?

A) 100%
B) 50% "

Deixa cá ver se me consigo explicar da forma mais interpretável possível para qualquer pessoa.

Resposta:

A margem de lucro bruta é a diferença (obrigatoriamente positiva) entre os ganhos (receitas) subtraindo os custos.

Resumindo, neste caso é de 50% porque para ser 100% o produto tinha que ter custado 0€.

Seja:
M = Margem
PV= Preço de venda
PC= Preço de custo

Então:

M = (PV-PC) / PV
M= (10-5) / 10
M= 0,5 ou seja: 50%

next

Certo! A margem sobre o preço de venda é essa.

Agora vamos ver a margem sobre o preço de custo:

M s/custo = (PV-PC) / PC
M s/custo = (10-5) / 5
M s/custo = 1 ou seja: 100%

[;)]

Voltar
Superior