Peugeot 206 2.0Hdi Van (Vale alguma coisa)

citação:Originalmente colocada por cooperluke

O 2.0 HDI não anda nada de especial, e gasta que se farta.

Cá em casa já passou uma Xsara Break 2.0 HDI 110 Cv, cujo desempenho não era nada mau ! Não gastava por aí além ...

A Xsara foi "trocada" por um C4 2.0 HDI, mas de 138 Cv, e a nível de desempenho foi uma agradável surpresa !!! Muito bom mesmo ! Agora é óbvio... para andar ... tem que gastar e naturalmente gasta mais que a Xsara !

Tenho esse motor numa 306 e como ja alguem disse é bom a puxar entre as +-2000 e as 3000/3500rpm, depois disso perde o mesmo nivel de aceleraçao porque ate ai ja consegui acompanhar outros de mais potencia mas a seguir tinham eles mais cavalos disponiveis.
Comparaçoes feitas com colegas e eles chegavam achar estranho como conseguia acompanhar de certa maneira em aceleraçao depois velocidade maxima evidente que nao.

Tambem tenho um 206 mas é o 1.4 apesar de estar chipado so acompanha o 2.0 ate certo ponto mas o que posso dizer desse carro é que os pontos fracos sao mesmo a montagem (plasticos tambem sao todos rijos) pouco cuidada que origina facilmente ruidos parasitas e algum ruido de rolamento que tambem me parece demasiado.
Interior a nivel de desenho nao acho que seja mau longe disso ate porque continuou a ter muita aceitaçao mesmo com propostas mais recentes.

O meu é comercial por isso pode ter defeitos que as versoes de lazer nao tenham como é normal.

O que mais gosto é mesmo da conduçao e fazer curvas com aquilo. O facto da traseira estar sempre a dar feedback é bom porque temos noçao do estado de aderencia da mesma e ao fazer rodar o carro sobre o eixo da frente permite que numa curva rapida quando a traseira tende a querer escorregar a gente acelere ate que a frente tenha tendencia em fujir e mantem-se bons niveis de aderencia ate porque a frente é muito incisiva e com muito boa aderencia.
Se a frente se desse primeiro nao daria para explorar tanto do carro e os limites eram evidentes tendo por obrigaçao que desacelerar ou travar.
Mas para saber isto do carro tive que me esticar e fazer avarias em rotundas como da-las em slide para saber como o carro se portava em caso desta fujir numa situaçao nao provocada e ja me safou alguma vezes em curvas que em vez de acelerar travava e la ia a traseira varrer.

Para quem nao conhece o carro e tem medo, começar com avarias torna-se delicado.

Por exemplo o Punto 2 ca de casa parece mais estavel mas em avarias quando foge a traseira nao é muito informativo e ficamos sem saber ao certo que reacçao o carro vai tomar mas para muitas pessoas da a ideia de ser mais seguro porque como nao passa tanta informaçao da uma ideia de estabilidade errada.

Esta é a minha opiniao.
É um bom carro e se pudesse trocava-o ja pelo 1.6HDi que conduzi e tinha ficado logo com ele pelo andamento que o carro tem sem nunca nos sacudir devido a sua suavidade. Nesse nota-se sempre força quando se passa de mudança em mudança, nota-se um peso que nos empurra contra o banco e tudo se passar sem brusquidao e de maneira agradavel e sem assustar quem levamos ao lado ou atras se for o caso.

Além do 206 2.0hdi possuo também 1 citroen Xantia 2.0HDI 110cv. Actualmente tenho o 206 reprogramado o k fez com k baixasse os consumos significativamente, mas quando de origem, o xantia apesar do peso e da potencia k tem a mais (500kg, 20cv) consumia menos k o 206. Com 1 depósito no xantia (65litros) xeguei a fazer 1450km´s com velocidades moderadas. Nunca consegui fazer uma média parecida no 206 antes de reprogramado. Cumps

Boas,

Vê outras opções! a não ser que estejas obcecado com o 206. Eu já conduzi um 2.0, um 1.4 e na minha empresa "deram-me" um Black&Silver para andar mas a gasolina:( , meu tenho um Ford Focus TDdi de 2002 SportVan.
Então é assim:
O 2.0 tem 90 CV (tal como o Focus, embora o Focus seja 1.8), sempre pensei que derivado ao peso que o 206 tem este "fugisse" do Focus, mas enganei-me? o Focus é bem mais pesado, mas não o perde o 206 de vista (teste feito entre mim e um amigo que tinha um 206 HDI).
O 1.4 surpreendeu-me, tem consumos porreiritos e tb desenvolve bem.
O meu Black&Silver a gasolina é um 1.1 com 60 cv (lol) em termos de desempenho é uma anedota, mas é dado e como tal é muito bom. Este é um carro que tem tudo para ser um carro bem fixe, só lhe falta um motor.
No tema do conforto, o meu 206 tem os bancos desportivos e supostamente deveria ser confortável. Desenganem-se quando me sento no meu Focus, parece que entro noutra dimensão (tb bancos desportivos), e atenção que não é nada de especial.

O que eu estou a tentar dizer é que façam uma boa prospecção de mercado, fação inclusivé uns testdrives se poderem. O meu Focus custou-me 16000 € é um carro do segmento acima do 206, em extras tinha tudo menos o AC. Alarme com modulo de vidros, Jantes 16, pneu 205/50, travões de disco à frente e atrás, controlo de tracção, ABS, etc... Coloquem um 206 ao lado de um focus e vejam as diferenças, uma que salta à vista é o bagageira - não tem explicação, só vendo. depois é um segmento acima. Lembro-me que o meu amigo que comprou o 206, tb em 2002, deu por ele cerca de 18000€.

eu acho uma má compra, mas aceito que as pessoas gostem do carro, até é giro...

1 abraço a todos

Élio Oliveira

em relação a isso, eu estive para comprar um focus antes do meu 206, esse mesmo, o 1.8 tddi, ainda dei umas voltas nele, e posso-te dizer que a nivel de comportamento e performance é mesmo muito bom, especialmente em comportamento, que deixa o 206 assim um bocadinho de rabo entre as pernas, a nivel de conforto discordo, pelo menos os bancos do focus eram praticamente rectos, e um tanto duros, os meus mal me sento, adaptam-se perfeitamente, e isso nota-se especialmente quando se faz viagens, ao fim de 3h a conduzir, quando nos levantamos e até esperguiça-mos, sentimos um cansaço de estar tanto tempo sentado, no meu não e adoro-o por isso! a nivel de equipamento o meu também tinha mais, alarme, estofos em pele, AC, AR com mp3, etc, coisas que o focus não tinha, depois fiz a escolha racional, os pontos que mais dava importancia estavam no 206

citação:Originalmente colocada por WildChild

em relação a isso, eu estive para comprar um focus antes do meu 206, esse mesmo, o 1.8 tddi, ainda dei umas voltas nele, e posso-te dizer que a nivel de comportamento e performance é mesmo muito bom, especialmente em comportamento, que deixa o 206 assim um bocadinho de rabo entre as pernas, a nivel de conforto discordo, pelo menos os bancos do focus eram praticamente rectos, e um tanto duros, os meus mal me sento, adaptam-se perfeitamente, e isso nota-se especialmente quando se faz viagens, ao fim de 3h a conduzir, quando nos levantamos e até esperguiça-mos, sentimos um cansaço de estar tanto tempo sentado, no meu não e adoro-o por isso! a nivel de equipamento o meu também tinha mais, alarme, estofos em pele, AC, AR com mp3, etc, coisas que o focus não tinha, depois fiz a escolha racional, os pontos que mais dava importancia estavam no 206

Lá está o que eu dizia, tem de ser feita uma prospecção de mercado e ver qual o carro que melhor se adapta às nossas preferencias. Tal como tu dizes que o 206 é mais confortável, isso deve-se à fisionomia de cada um, todos somos diferentes, eu quando vi o meu 206 (empresa) fiquei surpreendido e pensei, boa, que bancos fantasticos, depois de algumas horas de consução, fiquei um tanto ou quanto triste, é que nestes bancos eu não consigo ficar com as costas todas encostadas, o que no focus, consigo, e pq? porque os bacos são mais altos, mais rectos, mas mais altos e acompanham as costas até ao pescoço.

Ainda bem que fizeste o teste entre os dois carros e optas-te pelo que mais gostavas e que está contente com ele. isso é o que conta, o resto são historias. Eu nem que me dissessem que o Focus é o pior carro alguma vez cosntruido, não importa, eu gosto dele, e sinto-me bem quando o conduzo.

1 abraço

citação:Originalmente colocada por Elio Oliveira

citação:Originalmente colocada por WildChild

Lá está o que eu dizia, tem de ser feita uma prospecção de mercado e ver qual o carro que melhor se adapta às nossas preferencias. Tal como tu dizes que o 206 é mais confortável, isso deve-se à fisionomia de cada um, todos somos diferentes, eu quando vi o meu 206 (empresa) fiquei surpreendido e pensei, boa, que bancos fantasticos, depois de algumas horas de consução, fiquei um tanto ou quanto triste, é que nestes bancos eu não consigo ficar com as costas todas encostadas, o que no focus, consigo, e pq? porque os bacos são mais altos, mais rectos, mas mais altos e acompanham as costas até ao pescoço.

Ainda bem que fizeste o teste entre os dois carros e optas-te pelo que mais gostavas e que está contente com ele. isso é o que conta, o resto são historias. Eu nem que me dissessem que o Focus é o pior carro alguma vez cosntruido, não importa, eu gosto dele, e sinto-me bem quando o conduzo.

1 abraço

:)

só um pormenor, eu não acho o focus mau, longe disso, eu adoro o focus!!! o problema é que gosto ainda mais do 206 [:p][:p]

eu já conduzi um carro desses e gostei bastante do carro tenho 2 amigos que tem um e eles estão muito contentes com o modelo em questão, é fiável economico não está muito inflacionado (ao contrario de alguns gt tdi que ai andam) em suma vale a pena

O meu primo tem uma comercial de 2002 com esse motor de 90cv, o carro anda bem, não é nada por aí além, mas cumpre bem e sempre que se solicita potencia ele dá-a com facilidade, mas em condução mais arrojada, mesmo a diesel, o carro fica muito guloso.
Para já não teve problemas, é só meter gasóleo, tem é o problema de vibrar muito, mas mesmo muito, tava sempre a partir a tampa de plastico que cobre o motor, até a tirar e agora anda sem ela.
De resto é um bom carro e motor de guerra, pelo menos até ver...e nas mãos dele o motor não é nada poupado, quilometros para cima e bem escafiados. :D :D

comparado a um motor recente, pode-se dizer que é um bocado, mas não é algo de grave, com um deposito, mesmo com o pé na tábua fazes sempre 700 km, o meu recorde foi 920 com ultimate diesel, com gasoleo normal tenho feito por volta de 800

No meu 206 2.0 hdi de 2001, agora com 130000km, tenho feito medias sempre na ordem dos 5/5.5, preferencialmente em nacionais. So quando faço muita AE as medias sobem para a casa dos 6,_...
ja consegui 1200km com um deposito. E o motor tem uns pozinhos, e jante 16.
Eliminei alguns barulhos, colocando "borracha" em sitios chave, iliminando praticamente tudo o que incomodava, que nao era assim tanto. Para mim, uma optima compra. nada arrependido.

eu tenho um 206 2.0 hdi de 2002 e o que tenho a dizer sobre ele é o seguinte é:

- barulhos parasitas no acrilico: Zero
- consumos: entre 5.5 e 6 em urbano
- Fiabilidade: Algumas coisas trocadas em garantia entre elas as mais graves a Bomba alta pressão, o debimetro, COM 2000. Esta semana levou um Centro viscoso ou se preferirem um Motoventilador, porque gripou.
- Gasoleo é onde calha...manutenções sempre a tempo e horas

conclusao: em 4 anos e 124000km estou satisfeito com o carro..mas não o trocava por um 1.6! simplesmente porque é 1.6....mas gostos não se discutem.

citação:Originalmente colocada por Xsara_voador

No 2.0 hdi de 110cv o barulho do turbo ainda é mais entusiasmante. Por exemplo... Kdo se vai estabilizado a 2000rpm ouve-se sempre
confirmo... é dos diesel de injecção directa em que se houve mais o Turbo.. E se formos com os vidros abertos, então é que se houve mesmo bem [8D]

Voltar
Superior