Pilha da Via verde-facil mudar?

Valium, EU troquei a pilha do identificador do meu carro, e ao fim de 6 meses enviaram uma carta dizer que precisava de me deslocar a um centro da BRISA para verificar o identificador.

Estranhei, mas lá fui, à BRISA ao lado da A5 na saída para Tires.

Mudaram a pilha e cobraram-me (na altura) cerca de 6€.

Eu perguntei se a pilha estava descarregada, e eles disseram que sim, eu contestei, porque era impossível ao fim de 6 meses a mesma estar descarregada, e eles disseram que não havia registo nos 7~8 anos do identificador de mudança de pilha.

Eu disse que por não haver registo, não queria dizer que a pilha não tivesse sido mudada, noutro local ... e eles moita, paga e não bufa.

Assim realmente é estranho, não tinhas contado que já o tinhas feito[;)]

Nesse caso reclamar, deve ter Livro de Reclamações, não? - depois de ver se há algum impedimento no contrato, que impeça a troca de pilha fora da VV, claro.

Eu acho que só troquei uma vez (tb deve depender da utilização) e realmente estava a passar em amarelo.

Eu tenho o identificador de via verde, na modalidade de compra. Em tempos sempre que passava na VV apenas acendia o amarelo, mas nunca me preocupei com isso. Quando começava a preparar para trocar a bateria às minhas custas, sem recorrer à VV recebi uma carta para proceder à troca de identificador gratuítamente.

Podes mudar a pilha nas instalações da Via Verde nas Bombas da GALP da A5 (por cima do Mac). O valor da operação vem debitado no cartão associada à Via Verde.

O indentificador da Via Verde não passa de um simples emissor de fraca potencia que transmite uma informação pré-programada . Nas vias assinaladas como Vias Verdes existem antenas que captam este sinal ( se olharem para o tecto na portagem verificam a existencia de caixa rectangular de cor cinzenta ) e transmitem a informação captada para o sistema central a fim de validar a passagem da viatura . Caso exista alguma anomalia com a operação ( por exemplo não ter sido detectado a entrada ou saida anterior) é enviada para o painel luminoso que está á saida da Via Verde a indicação de anomalia e aparece-nos a luz laranja .
Por outro lado quando o identificador ( emissor ) transmite a informação tambem emite o " status " da pilha e se foi aberto , etc . Assim fica registado no sistema central da Via Verde o estado do indentificador , dai eles conseguirem prever por exemplo o desgaste da pilha ou outra anomalia que nós nem nos demos conta .
Se por acaso a viatura não tem indentificador ou se o mesmo não está a funcionar é retirado uma fotografia á viatura na altura da passagem de forma a indentificar a viatura . Caso a matricula da viatura se encontre associada a um indentificador tenta-se analisar o problema e aguarda-se nova passagem , caso não esteja associada a nenhum indentificador procede-se á emissão da contra-ordenação .
Resumindo a abertura do indentificador por pessoal não autorizado é detectada pela Via Verde e conforme as condições que aceitamos na altura da celebração do contracto com a Via Verde é proibida .
A troca da pilha significa a abertura do indentificador , desoldar e soldar a pilha , reset ao status do indentificador e teste . A pilha em questão , tal como já aqui foi dito anteriormente, não é uma pilha normal .
Este sistema da Via Verde foi desenvolvido em parceria com a Qfree ( www.q-free.com ).
Já agora convem saber que nem a Brisa nem a Via Verde tem radares colocados nestas vias mas a BT por vezes efectua controles de velocidade nestas vias .
Já agora não sou funcionário da Via Verde nem da Brisa e tambem ( infelizmente ) não sou accionista .

Abraços

Eu ultimamente sempre que passa na Via verde com um dos meus carros, ele não apresenta o valor cobrado no painel.

Terá isso a ver com a pilha?

O indentificador da Via Verde não passa de um simples emissor de fraca potencia que transmite uma informação pré-programada . Nas vias assinaladas como Vias Verdes existem antenas que captam este sinal ( se olharem para o tecto na portagem verificam a existencia de caixa rectangular de cor cinzenta ) e transmitem a informação captada para o sistema central a fim de validar a passagem da viatura . Caso exista alguma anomalia com a operação ( por exemplo não ter sido detectado a entrada ou saida anterior) é enviada para o painel luminoso que está á saida da Via Verde a indicação de anomalia e aparece-nos a luz laranja .
Por outro lado quando o identificador ( emissor ) transmite a informação tambem emite o " status " da pilha e se foi aberto , etc . Assim fica registado no sistema central da Via Verde o estado do indentificador , dai eles conseguirem prever por exemplo o desgaste da pilha ou outra anomalia que nós nem nos demos conta .
Se por acaso a viatura não tem indentificador ou se o mesmo não está a funcionar é retirado uma fotografia á viatura na altura da passagem de forma a indentificar a viatura . Caso a matricula da viatura se encontre associada a um indentificador tenta-se analisar o problema e aguarda-se nova passagem , caso não esteja associada a nenhum indentificador procede-se á emissão da contra-ordenação .
Resumindo a abertura do indentificador por pessoal não autorizado é detectada pela Via Verde e conforme as condições que aceitamos na altura da celebração do contracto com a Via Verde é proibida .

A troca da pilha significa a abertura do indentificador , desoldar e soldar a pilha , reset ao status do indentificador e teste . A pilha em questão , tal como já aqui foi dito anteriormente, não é uma pilha normal .

Este sistema da Via Verde foi desenvolvido em parceria com a Qfree ( www.q-free.com ).
Já agora convem saber que nem a Brisa nem a Via Verde tem radares colocados nestas vias mas a BT por vezes efectua controles de velocidade nestas vias .
Já agora não sou funcionário da Via Verde nem da Brisa e tambem ( infelizmente ) não sou accionista .

Abraços

Sobre o que está a vermelho.

Gostava que me explicasse como é que fica registado e como sabem os srs. da VV que o mesmo foi aberto. :confused: :confused: :confused:

Sinceramente quase diria a 100% que essa informação serve para lançar poeira para os olhos, basta conhecer e identificar minimamente um circuito para perceber o que se vê. (sem ofensa) [;)]

O único contacto existente serve para bloquear o identificador quando mesmo é retirado da peça de plástico que o fixa ao vidro.

Ou seja é uma mola metálica que fecha um circuito , a partir desse momento o identificador dá amarelo.

Se voltares a abrir o circuito, eliminando a mola ou colocando uma nova peça para fixar o identificador, este volta a estar operacional e a dar luz verde.

Basta ver as pessoas que se deslocam à VV na loja do cidadão nas laranjeiras, somente para colocar a nova peça plástica de fixação.
Motivo retiraram o identificador da antiga viatura para uma viatura nova, lá a funcionária da VV só confirma se o mesmo está operacional, e coloca a peça nova.

Sobre o que está a verde.

Não é preciso fazer reset nenhum basta mudar a pilha e este fica operacional.

Aliás no interior da identificador não há nada para ser mexido, nem mesmo potenciometros de afinação, e ainda menos contactos ou "microswitchs" para reset.

O teste é feito na hora, aproximam o identificador de um sensor de leitura semelhante ao que está na portagem e através do Monitor do PC verificam de imediato se o mesmo está operacional, o numero do identificador inclusive a força de emissão do identificador, que estará no máximo em virtude da tensão da bateria isso permitir.

A bateria ou pilha se quiserem chamar é similar à dos comandos da viaturas, um mpouco mais gorda e tem dois espigões (pontas de fio rigido) de metal para permitir a soldadura na placa, depois para evitar vibrações colocam cola térmica (no bordo entre a placa e abateria) para fixar a pilha à placa
.

Esta bateria já foi dito aqui em diversos tópicos, é vendida em casas de electrónica e é de venda livre, não há exclusividade.

Encontram por exemplo na DIMOFEL e na SERVELEC (Lisboa e Queluz).

Há cerca de um mês recebi um SMS da propria VV que dizia que o meu identificador estava com problemas e que me deveria apresentar na Brisa para resolver a situação (aparentemente seria pilha fraca e estaria a aparecer a luz amarela)

Como eu continuei a utilizar a VV, sempre com luz verde, até me esqueci do SMS, até à semana passada em que recebi um telefone a alertar para a mesma situação.

Expliquei ao gajo que a luz estava sempre verde, quando utilizava a VV, mas ele avisou-me que mal comece a dar luz amarela eu teria que trocar a pilha.

Perguntei ao gajo quanto custaria mudar a pilha e o gajo: 7,5 euros :eek:

Até lhe perguntei se aquilo era alguma pilha especial ou se podia comprar numa relojoaria, por exemplo, mas ele disse que só era possivel fazer a troca no edificio da Brisa...

Epah, mas sou só eu que estou a achar um roubo o valor da pilha? Não deveria ser uma troca grátis? ou pelo menos de valor simbólico!?

Alguem ja trocou a pilha de maneira gratis? Que alegaram?

Thanks [:cool:]

Viva,

Honestamente nunca abri o meu identificador, mas não será nenhuma pilha "especial" que justifique esse preço. Efectivamente é excessivo.

Há algum comecei a apanhar a luz amarela nos semáforos. Telefonei para a VV a reportar a situação e recomendaram-me aguardar uns dias e voltar a usar a VV. Se voltasse a aparecer a luz amarela para me dirigir a um posto da VV. Assim foi, surgiu novamente a luz e dirigi-me ao posto junto das portagens de Cantanhede: era a pilha que estava esgotada. como o identificador estava dentro da garantia a substituição foi gratuita, bem como a fita aderente para colocar novamente o identificador no vidro.

Um aspecto positivo: entretanto tive que realizar viagens de Coimbra-Cascais-Coimbra, apanhando a luz amarela, porém, apenas me cobraram a portagem mínima (como se tivesse entrado na portagem anterior). Esta viagem custava normalmente sensivelmente de 27,xx €, tendo apenas pago...2,xx €.

Já agora, algo que na altura não sabia: para remover o identificador não se deve puxar, mas empurrar e ir rodando.

Marco

Sobre o que está a vermelho.

Gostava que me explicasse como é que fica registado e como sabem os srs. da VV que o mesmo foi aberto. :confused: :confused: :confused:

Sinceramente quase diria a 100% que essa informação serve para lançar poeira para os olhos, basta conhecer e identificar minimamente um circuito para perceber o que se vê. (sem ofensa) [;)]

O único contacto existente serve para bloquear o identificador quando mesmo é retirado da peça de plástico que o fixa ao vidro.

Ou seja é uma mola metálica que fecha um circuito , a partir desse momento o identificador dá amarelo.

Se voltares a abrir o circuito, eliminando a mola ou colocando uma nova peça para fixar o identificador, este volta a estar operacional e a dar luz verde.

Basta ver as pessoas que se deslocam à VV na loja do cidadão nas laranjeiras, somente para colocar a nova peça plástica de fixação.
Motivo retiraram o identificador da antiga viatura para uma viatura nova, lá a funcionária da VV só confirma se o mesmo está operacional, e coloca a peça nova.

Sobre o que está a verde.

Não é preciso fazer reset nenhum basta mudar a pilha e este fica operacional.

Aliás no interior da identificador não há nada para ser mexido, nem mesmo potenciometros de afinação, e ainda menos contactos ou "microswitchs" para reset.

O teste é feito na hora, aproximam o identificador de um sensor de leitura semelhante ao que está na portagem e através do Monitor do PC verificam de imediato se o mesmo está operacional, o numero do identificador inclusive a força de emissão do identificador, que estará no máximo em virtude da tensão da bateria isso permitir.

A bateria ou pilha se quiserem chamar é similar à dos comandos da viaturas, um mpouco mais gorda e tem dois espigões (pontas de fio rigido) de metal para permitir a soldadura na placa, depois para evitar vibrações colocam cola térmica (no bordo entre a placa e abateria) para fixar a pilha à placa
.

Esta bateria já foi dito aqui em diversos tópicos, é vendida em casas de electrónica e é de venda livre, não há exclusividade.

Encontram por exemplo na DIMOFEL e na SERVELEC (Lisboa e Queluz).
E quantoi custa afinal a pilha?

É que estas discussão já houve e na altura chegou-se a conclusão que para a maior parte das pessoas não compensa.

Poucos têm ferros de soldar. Poucos entendem o básico necessário para amuda da pilha. Poucos sabem onde se vende.

Depois ir a procura de uma loja, telefonar para 3 ou 4 a saberem se têm. Irem a loja pagar estacionamento, comprar a pilha que custa 3 ou 4€ já não me lembro.

Irem até casa abrir o identificador, tirar a pilha antiga, meter a nova, soldar tudo.

Tudo isto com riscos de não ficar a 100% ou partir-se qualquer coisa!

Para além de ter na mesma de se deslocar a um posto da brisa para ir colocar a peça traseira mais o autocolante...

Ou seja em gasolina, telefonemas, estacionamento, tempo e paciência será que se poupa alguma coisa?

Fui a procura e encontrei isto:

http://forum.autohoje.com/showpost.php?p=1299788&postcount=20

Um post do Excalibur.

Passo a citar...

Esta pilha na Dimofel na Av. da Liberdade ou nas Casas de componente s electrónicos na Rua do Coliseu.

Essa que mostras é da mesma marca da que é usada na Via Verde, esta:
66030905.jpg

O valor deve rondar os 6~8 Euros.

Se fores á Dimofel entra pela porta da Av. da liberdade, no balcão pequeno logo á entrada a srª que lá esta só vende pilhas e comandos de TV.
Identifica-te isso de certeza.
Ou seja para não pagar 7,5€ gasta-se entre 6 a 8€ na pilha, mais delocações e ainda temos de ser nós a soldar em casa. Para depois ir a Brisa verificar, e montra a parte de trás...

Uahhh Que grande poupança.

E o mais giro é que o Excalibur que está tão revoltado, foi ele que já tinha dito que a pilha custava 6 a 8€...

Se comprarem a pilha numa loja de electronica sai mais barato.

( a Dimofel é muito careira, procurem nas lojas mais pequenas cerca de 4€ )

Conheço quem a mude em casa, e sem problemas e sempre se poupam 700$00!!

Fui a procura e encontrei isto:

http://forum.autohoje.com/showpost.php?p=1299788&postcount=20

Um post do Excalibur.

Passo a citar...

Uahhh Que grande poupança.

E o mais giro é que o Excalibur que está tão revoltado, foi ele que já tinha dito que a pilha custava 6 a 8€...

E .... ?

Até parece que há por aí azedume ... [:D]

Eu não disse se poupava muito, eu aborreço-me é com as obrigatoriedades de ser A VV a mudar, o identificador é meu, paguei e essa da obrigatoriedade da VV mudar a bateria é desculpa-me no mínimo ridícula, se não entendes esse conceito ... é como ter um AUDi e ser obrigado a usar só o concessionário que o vendeu, quando há outros (inclusive oficinas multimarca) que depois de finda a garantia fazem o mesmo serviço com as mesmas peças.

Dimofel é como disse o Baiones das mais careiras, mas tem tudo, fica como referência, mas por exemplo na rua do Coliseu têm lá mais barato.

E curioso no CC das Palmeiras em Oeiras há uns meses havia lá uma loja de electrónica com as mesmas pilhas a 3.5€, mas nem sempre estas casa têm estas pilhas, a Dimofel tem, e vale-se disso.

Ou seja para não pagar 7,5€ gasta-se entre 6 a 8€ na pilha, mais delocações e ainda temos de ser nós a soldar em casa. Para depois ir a Brisa verificar, e montra a parte de trás...

Claro 7.5€ é uma poupança do caneco na VV, vais a uma loja do cidadão ou a uma das zonas de portagem onde te recolham o dito identificador , isso ou vais à A5.

Com sorte na A5 dão-te o identificador na hora, senão voltas noutro dia.

Claro nada disto tem deslocações, combustível, perda de tempo, eventualmente portagens ou mesmo o incomodo de ficar sem o identificador uns 3 a 4 dias.

Não, segundo o que dizes Silver ... é tudo linear.

[:D] [;)]

Um bom sitio para tratar disso para quem é de Lisboa é nas Galerias do Saldanha. Tem lá uma loja da brisa e está aberta até tarde, quase sempre
às moscas da parte da noite [;)] .

Romão,

Eu tenho Via Verde há 10 anos e só mudei uma vez (acho que em 2004). No ano passado, também me enviaram essa sms, uma carta a dizer que a pilha precisava de ser substituída. Comecei a reparar e de facto estava a dar amarelo nas passagens. Como não tinha tempo na altura, comecei a passar nas cabines a pagar e depois quando tivesse tempo disponível iria trocar a pilha.

Mas, numa das vezes, acabei por me esquecer e passei novamente pela VV e voltou a dar verde... Voltei a experimentar e verde novamente...:confused:

Decidi não trocar a pilha. Ligaram-me com o blá blá do costume e eu perguntei como eles sabiam que a pilha estava gasta, se me dava verde nas passagens?[:cool:] Respondi que enquanto não me desse amarelo, não iria fazer troca alguma (o homem até me deu razão[:D] )e até hoje continuo a passar com o verde.

Se o sinal que te dá é verde, a minha sugestão é de que não a mudes já.[;)]

Voltar
Superior