Plataforma Fiat Tipo

Exacto, o chassis base do Tipo foi usado, com as devidas evoluções e adaptações necessárias a cada modelo e resultantes do tempo.

Se abrirem o capot de um Tipo, Tempra, Coupê, 145 , 146 , 155, vao ter uma surpresa...

sim desses sim , como já foi referido.......

mas no do 147 e 156 já muito pouco se mantém!

como disseste baiones....."com as devidas evoluções(...)" já muito pouco ou nada se mantém

[;)]

P.S : Não confundam , plataforma baseada noutra............com o ter mesmo a plataforma de outro carro!!

e já agora.....para que se deixem de sonhar

"Although somewhat it is derived from the Tipo platform, I would advise you better to see it as a completely new car. While the Tipo employed all struts / trailing arm suspensions, 156 has a new double wishbones front suspension. It is designed intentionally to provide BMW-level body control. The rear still rides on MacPherson struts, but rigider body and the application of sub-frames enhance the handling while absorb more noise and vibration"

retirado de http://www.autozine.org/Graveyard/html/Alfa/156.html

Última edição:
Acho que se enganaram em relação ao Punto.
A plataforma do Punto I era completamente nova. e foi utilizada também no Punto II.
O GP já utiliza uma nova plataforma concebida em conjunto com a GM, e partilhada com o COrsa

O Punto MkI tem também a plataforma do tipo, as suspensões são as mesmas salvo as devidas diferenças de afinações.

Quem olha para a parte de baixo de um punto mkI, tipo ou lancia delta mkII nota-se logo que é da mesma origem.

Sei disso porque já passaram os três carros cá por casa.

Edit: pequenos erros de ortografia.

Qual, meu caro?

Vamos ver se é alguma coisa que eu já tenha percebido...

:-)

Pegas nas partes de carroçaria de um Tipo, e não vais ter grandes problemas em as montar num desses modelos.

As longarinas, pontos de fixação, etc, são iguazinhos!!!

Cheguei a ter o meu Tipo Van ( 3 portas ) lado a lado com um 145 1.4 TS Junior de um amigo meu, e quase dava para retirar paineis de um e colocar no outro.

As medidas eram semelhantes, pilares, longarinas, etc...

Pensei que isso era do conhecimento geral...

O chassis do Fiat Tipo é o mesmo do 156 e 147.

O que obrigou a Alfa a ter que fazer muitos ajustes a nível de suspensão e afinação para garantir o bom compoprtamento dinâmico que estes modelos possuem.

Pegas nas partes de carroçaria de um Tipo, e não vais ter grandes problemas em as montar num desses modelos.

As longarinas, pontos de fixação, etc, são iguazinhos!!!

Cheguei a ter o meu Tipo Van ( 3 portas ) lado a lado com um 145 1.4 TS Junior de um amigo meu, e quase dava para retirar paineis de um e colocar no outro.

As medidas eram semelhantes, pilares, longarinas, etc...

sim.......

mas isso já não se verifica no 147/156 pois não?:confused:

.....os 145/6 155, tipo, tempra, etc são outra coisa!

o autor do post falava em 147.......[;)]

olha...como vai esse van?

Última edição:

O que obrigou a Alfa a ter que fazer muitos ajustes a nível de suspensão e afinação para garantir o bom compoprtamento dinâmico que estes modelos possuem.

Mas tu não leste os outros posts?

vamos lá, todos juntos, a ler o tópico do princípio ao fim para não voltar a meter argolada! vamos?

vamos lá, todos juntos, a ler o tópico do princípio ao fim para não voltar a meter argolada! vamos?
Se engolisses a tua arrogância idiota fazias um favor a toda a gente.

Aquilo que eu disse está 100% correcto.

Não é verdade que o chassis do 147 seja o mesmo do FIAT Tipo.(que foi o que tu disseste...)
Se queres brincar "ao portugues" é melhor procurares outra pessoa.

Não é verdade que o chassis do 147 seja o mesmo do FIAT Tipo.(que foi o que tu disseste...)
Se queres brincar "ao portugues" é melhor procurares outra pessoa.
Generalizou-se a tradução directa chassis=plataforma, quando na minha opinião o chassis é apenas um componente dessa mesma plataforma.

Chassis, sub-chassis, plataforma são conceitos que por vezes se "perdem" na tradução e cujo significado acaba por resultar numa "interpretação" do utente.

Ja começas a dizer coisas acertadas.
E depois do que dizes neste post ainda menos sentido dizeres que o 147 utiliza o chassis do Tipo.

Nem sei bem o que concluir disso. :sh)

Ja começas a dizer coisas acertadas.
E depois do que dizes neste post ainda menos sentido dizeres que o 147 utiliza o chassis do Tipo.

Nem sei bem o que concluir disso. :sh)
Possivelmente o teu conceito de chassis é mais abrangente que o meu.

Para mim o chassis é apenas a estrutura base, não englobando componentes como a suspensão. Mas há quem pense de maneira diferente.

Mas é exactamente esse "que não é o mesmo".
Sobre Alfas perceberás certamente mais do que eu, mas algo que eu sempre li, quer em revistas, quer até por pessoal da Alfa aqui no fórum, a estrutura do Tipo é a utilizada no 156, e, posteriormente adaptada ao 147.

Não é, então, uma evolução da estrutura do Tipo? (e pergunto isto sem segundas intenções)

Sobre Alfas perceberás certamente mais do que eu, mas algo que eu sempre li, quer em revistas, quer até por pessoal da Alfa aqui no fórum, a estrutura do Tipo é a utilizada no 156, e, posteriormente adaptada ao 147.

Não é, então, uma evolução da estrutura do Tipo? (e pergunto isto sem segundas intenções)

sem pragmatismos........a plataforma do 156 já é tão avançada em comparação com a do tipo, que não tem lógica dizer que a primeira é baseada na segunda!

Voltar
Superior