Pneus de marcas de qualidade duvidosa

O titulo até poderia ser alterado. Podia ser mais correctamente "Pneus de qualidade duvidosa e marcas pouco conhecidas/desconhecidas". Se por acaso você é daqueles que vai a uma casa de pneus, independentemente da dimensão dos pneus, escolhe um "bom pneu", paga e vai embora, dou-lhe os parabéns por ter esse desafogo financeiro, mas possivelmente 50% ou mais dos condutores infelizmente não tem essa felicidade. Já agora, pneus de marcas premium, nem sempre são "bons", também há produtos de qualidade média ou menor e a custar mais que uma "marca alternativa" e esta com produto de melhor qualidade.

Eu sou dessas pessoas mas não é por ter desafogo financeiro. Antes fosse. Simplesmente acho essa justificação descabida.
Se não vejamos: o IUC de qualquer carro minimamente moderno é de mais de 100€/ano. O seguro pelo menos uns 150€/ano. Há ainda revisões de valores variáveis mas dos quais não escapamos.

E posto isto vamos poupar, sei lá, 80€ de 2 em 2 anos ou de 4 em 4 para ficar com pneus que, em regra, oferecem menos segurança? Não faz sentido para mim. É um mau compromisso.

Eu sou dessas pessoas mas não é por ter desafogo financeiro. Antes fosse. Simplesmente acho essa justificação descabida.
E posto isto vamos poupar, sei lá, 80€ de 2 em 2 anos ou de 4 em 4 para ficar com pneus que, em regra, oferecem menos segurança? Não faz sentido para mim. É um mau compromisso.
Volto a repetir, possivelmente 50% ou mais dos condutores infelizmente não tem a felicidade de chegar a uma casa de pneus e mandar montar um bom par de pneus. Isso pela primeira vez ocorreu comigo e não estou certo que não volte a ocorrer. Sempre montei pneus de primeira linha, principalmente Bridgestone e Vredestein, mas pela primeira vez "fiquei a Zero" e tive de fazer uma opção de compromisso, por muito incompreensível que seja para quem não se governa com a minha carteira. Com a carteira dos outros, posso comprar a terra e a lua, no mínimo. No entanto conheço família, amigos e colegas, para quem "pneus é tudo igual" e montam o mais barato. Alguns deles podiam sem dificuldade andar com topos de gama.

Dou o meu exemplo.

No meu carro já tive uns Kormoran Gamma B2 (marca associada à Michelin) 205/55/R16 na altura tinha acabado de comprar o carro.
Diziam que eram bons, estava obviamente mais apertado financeiramente, e por pouco mais de 60€ p/ pneu pareceu-me bom negócio.

O que é facto é que não gostei muito deles, atrás cumpriram bem, mas com muito ruído, à frente e em molhado eram bem piores, especialmente com menos rasto, em termos de durabilidade não foram nada de mais.

Na troca seguinte consegui uns Michelin Primacy 3 por 75€ cada c/ montagem.
Escusado será dizer que compensam e bem os 20-30€ a mais que me custaram a mais o par.
Ou seja por uns 20-40€ adicionais p/ ano ando muito melhor calçado, e dado os custos que um carro gera, acho honestamente, pouco para o incremento de segurança, conforto e performance que tenho.

Sei que nem todos os casos são assim, e que a medida que tenho é barata, mas isso também não foi por acaso, escolhi um carro com uma medida de pneu que garantisse que posso colocar bons pneus sem ficar a coçar a cabeça.

Última edição:
Jinyu

pneu-16560r14-jinyu-novo-kia-picanto-14054-MLB3715076404_012013-F.jpg

JINYU Tire Group Co.,LTD. founded in 1995, is an enterprise specializing in developing and manufacturing tires, which consists of Shandong JINYU Tire Co., LTD, Shandong JINYU Industrial Co., LTD, JINYU Group (Hong Kong) Co., LTD and other subsidiary corporation.
With total assets of over 4 billions RMB, JINYU Tire Group Co. LTD has advanced tire production, development, test machines and professional techniques, management teams, and established complemented quality warranty systems.

Se já assim são maus, nem quero imaginar como e que seriam sem uma capacidade de produção e engenharia avançada

Estes pneus valeram um acidente de perda total a um amigo meu. Ele tinha o mesmo carro que eu (Primera 2.0i 150cv). No meu estava equipado com Firestone e ele tinha isto. Nas mesmas condições numa curva passei com o meu sem qualquer tipo de insegurança. O azar ficou com ele que entrou em despiste.

Friso novamente, mesmo carro, mesma estrada, mesma velocidade, pneus diferentes.

Dou o meu exemplo.

No meu carro já tive uns Kormoran Gamma B2 (marca associada à Michelin) 205/55/R16 na altura tinha acabado de comprar o carro.
Diziam que eram bons, estava obviamente mais apertado financeiramente, e por pouco mais de 60€ p/ pneu pareceu-me bom negócio.

O que é facto é que não gostei muito deles, atrás cumpriram bem, mas com muito ruído, à frente e em molhado eram bem piores, especialmente com menos rasto, em termos de durabilidade não foram nada de mais.

Na troca seguinte consegui uns Michelin Primacy 3 por 75€ cada c/ montagem.
Escusado será dizer que compensam e bem os 20-30€ a mais que me custaram a mais o par.
Ou seja por uns 20-40€ adicionais p/ ano ando muito melhor calçado, e dado os custos que um carro gera, acho honestamente, pouco para o incremento de segurança, conforto e performance que tenho.

Sei que nem todos os casos são assim, e que a medida que tenho é barata, mas isso também não foi por acaso, escolhi um carro com uma medida de pneu que garantisse que posso colocar bons pneus sem ficar a coçar a cabeça.
Ainda na semana passada, numa travagem que tive de fazer a seguir à ponte 25 de Abril (para não me enfaixar na traseira de outro, seguia tudo em fila compacta nas 3 faixas a cerca de 70~80km/h) me lembrei deste tópico dos pneus manhosos, depois de comprovar que o ABS e o BAS do meu carro funcionam bem [8b]

Estes pneus valeram um acidente de perda total a um amigo meu. Ele tinha o mesmo carro que eu (Primera 2.0i 150cv). No meu estava equipado com Firestone e ele tinha isto. Nas mesmas condições numa curva passei com o meu sem qualquer tipo de insegurança. O azar ficou com ele que entrou em despiste.

Friso novamente, mesmo carro, mesma estrada, mesma velocidade, pneus diferentes.
Mesmo que os pneus sejam de qualidade inferior, podem ter ajudado no despiste, mas... os amortecedores estavam em condições?

Os pneus deviam ser testados de modo a chumbar os maus.
É incrível a porcaria que se vende por aí.
Certamente 1 medida destas salvaria muitas vidas!
Concordo plenamente. Existe a etiqueta que mostra a classificação a nível de economia de combustível, aderência em molhado e ruido, mas... às vezes tenho sérias duvidas sobre a veracidade dos resultados.

Concordo plenamente. Existe a etiqueta que mostra a classificação a nível de economia de combustível, aderência em molhado e ruido, mas... às vezes tenho sérias duvidas sobre a veracidade dos resultados.

De facto e porque são os próprios construtores a atribuir a sua etiqueta, acaba por haver certa dúvida nas mesmas.

Mas mesmo que o indicado nas ditas corresponda à realidade, as ditas ficam muito aquém por comparação, aos testes realizados pelas entidades/revistas da especialidade.

Isto porque a etiqueta só tem por base dois/três itens... enquanto os outros testes, tem muitos mais itens preponderantes em análise.

Já agora e em tempo colocado no tópico dos pneus, em que mostra por comparação, os itens "analisados" pelas marcas e os das revistas/entidades autónomas:

seloo.jpg

Podem dar uma vista de olhos a seguir:

Explicação da etiqueta de pneus da UE | Pneus Goodyear para automóveis

Mas resumidamente é:

- A diferença da letra "A" para a "G", na questão do consumo, será uma diferença de 6 litros a cada 1000km, ver: Etiqueta de pneus da UE: eficiência de combustível | Pneus Goodyear para automóveis

- A questão da aderência em piso molhado, entre a "A" e "G", será uma diferença de 18m a uma velocidade de 80km/h, ver: Etiqueta de pneus da UE: aderência em piso molhado | Pneus Goodyear para automóveis

- Quanto ao ruído, ver: Etiqueta de pneus da UE: ruído | Pneus Goodyear para automóveis

Seguinte quadro, exemplifica outras letras, na questão da aderência:

jarrutusmatka-kuvitus.jpg

Mas fica a seguir, um quadro comparativo, do que é analisado/apresentado por essa etiqueta da União Europeia (apenas 3 itens), contra o que é analisado por parte dos testes como da Autobild, Adac e afins:

in: http://forum.autohoje.com/boxes/3843-topico-dos-pneus-590.html#post1066774673

Já ouvi e li que são as marcas as responsáveis pela classificação dos pneus, mas também que é uma entidade europeia que o faz. Seja quem for, há classificações muito duvidosas, em que nem é preciso testar os pneus para perceber que há algo que não bate certo, que há "excesso de optimismo...". Mais uma coisa nublosa, que devia era servir para ser útil para os condutores, mas que serve para enganar.

Já ouvi e li que são as marcas as responsáveis pela classificação dos pneus, mas também que é uma entidade europeia que o faz. Seja quem for, há classificações muito duvidosas, em que nem é preciso testar os pneus para perceber que há algo que não bate certo, que há "excesso de optimismo...". Mais uma coisa nublosa, que devia era servir para ser útil para os condutores, mas que serve para enganar.

Tal e qual. O pior é que a generalidade das pessoas não anda por dentro destas coisas dos carros e, quando vão comprar pneus, ficam baralhadas ao verem aqueles pneus «chop-suoy arroz xau-xau» com bons resultados nas etiquetas e compram-nos. [8b]

A maioria das marcas Chineses devem ser de baixa qualidade, mas não generalizem. Já apareceram testes supostamente de entidades fiáveis a incluir algumas marcas/modelos Chineses, que já conseguiram deixar marcar premium a coçar os piolhos. A única vez que eu "desci de qualidade", foi recente e optei por Seiberling Touring, nada mais que Firestone Multihawk, mas... não estou satisfeito. Tenho a condicionar a minha avaliação, a questão de ter os amortecedores traseiros já a não ajudar muito...

Sem sombra de dúvida que há classificações mais esquisitas.

Mas mais uma vez e ainda que a etiqueta seja um avanço, está muito aquém.

Quer se queira ou não, a dita só analisa 3 (três) itens, quando nos testes de pneus, se verifica que são analisados muitos mais, como se pode ver no quadro já colocado.

Sem sombra de dúvida que há classificações mais esquisitas.

Mas mais uma vez e ainda que a etiqueta seja um avanço, está muito aquém.

Quer se queira ou não, a dita só analisa 3 (três) itens, quando nos testes de pneus, se verifica que são analisados muitos mais, como se pode ver no quadro já colocado.

Pois a etiqueta apenas refere resistência ao rolamento, teste de travagem em piso molhado e ruido. Estes 3 parametros estão longe de avaliar as reais qualidades de um pneu como por exemplo aderencia em curva de piso seco e molhado mais a aderencia no aquaplaning em recta e curva para saber ate q ponto o pneu é capaz de escoar agua , a propria maneabilidade que o veiculo ficou com os pneus etc... Isto só se vê em testes praticos feitos pelas entidades competentes como diz o Nilton da RFM lol

Última edição:
Pois a etiqueta apenas refere resistência ao rolamento, teste de travagem em piso molhado e ruido. Estes 3 parametros estão longe de avaliar as reais qualidades de um pneu como por exemplo aderencia em curva de piso seco e molhado mais a aderencia no aquaplaning em recta e curva para saber ate q ponto o pneu é capaz de escoar agua , a propria maneabilidade que o veiculo ficou com os pneus etc... Isto só se vê em testes praticos feitos pelas entidades competentes como diz o Nilton da RFM lol

Mas todos esses itens e outros, tal como o quadro que já coloquei, são de extrema importância. [;)]

No entanto a dita etiqueta é muito (demasiado) básica.

Só uma correcção, ter pneus com mais Grip não se resume a quem "anda a fazer rally"
E que tal uma travagem de emergência? Um desvio para evitar uma colisão? Um troço com água inesperada etc...

Quanto custam a mais os Nexen face aos Linglong?
É que perder Grip e segurança para poupar às vezes 5€ p/ pneu é algo que me faz confusão, confesso.

aderência*

Não é preciso estrangeirismos..

Há dias estive junto de uma Fiat Marea e quando olhei pr os pneus, fiquei de boca aberta. Tinha nas 4 rodas pneus recauchutados portugueses, Fedima F/Sport 2. A minha admiração foi essencialmente por estarem c cerca de "meio rasto", mas sintomas de que eram pneus usados, com um "novo rasto" colado na antiga carcaça, nem ver. Não dava pr perceber onde era a união.
Onde eu trabalho, há muitos pesados e usam-se muitos pneus recauchutados e é raro não se perceber onde está a ligação do rasto, com a carcaça. Vão 2 fotos tiradas com telemóvel, sobre os ditos pneus Fedima.WP_20160731_19_00_00_Pro.jpgWP_20160731_19_00_14_Pro.jpg

Voltar
Superior