Pneus TT

não podes comparar pneus com um desenho MT reconstruídos e outros com desenho MT não reconstruídos.
Um dos problemas dos reconstruídos é a pouca adaptabilidade da borracha ao terreno.
Em areia por exemplo por mais que tires ar tem sempre uma rigidez maior que a pretendida.
Bf, Cooper, Goodyear, etc existe muita opção e o meu conselho é ir logo para uns MT, só assim tiras máximo proveito por exemplo de um bloqueio quando precisares dele.
A medida depende também se vais ser mais rolador ou mais trialeiro e se também vais homologar. Neste campo não existente verdades absolutas.

Neste momento ando com estes, num carro igual ao teu mas curto.

Não estou descontente com eles, para o que tenho feito tem chegado, só me mentalizei para não arriscar muito na lama, que ai são uma miséria.
Recauchutados, dois amigos que saem comigo tem nas maquinas deles, e aquilo a rolar parecem autênticos tratores [8b]

Mas quando trocar, vou seguir a opinião do terrano e vou para os MT.
Medida ando com 31, e devo ficar por ai, foi fácil homologar e relativamente rápido.

TerranoII, no teu Pajero, que julgo tens os BF MT em 33 x 12.5, em termos de barulho, vias-te a fazer 300/400 kms seguidos em estrada a 90 / 110?

Em termos de medida não vou abusar muito. O longo não é trialeiro por natureza. Com vontade, lá passa, mas também é preciso alguns limites para de vez em quando obrigar o dono a arriscar menos [:D]

Como dizes, quanto maiores, mais vou perder em termos de dinâmica / agilidade nos segmentos mais rolantes, que foi um dos principais motivos pelo qual optei pelo Pajero.

Estou indeciso entre os 31 x 10.5 ou os 33 x 10.5. Homologar não é problema.

O barulho é o menos e não é preocupante
Tens é de conseguir uma boa calibragem dos pneus
Os 33 não assustam os 2.8.
com 31 o Pajero é um pequeno GTI

Define "não é preocupante"

É que começo a ficar inclinado para os Cooper Evolution MTT. São MT como os Stt Pro, mas menos "agressivos".
Perdem em fora de estrada, mas ganham em estrada em termos de barulho e aderência.

Se fosse para andar só aqui nas voltinhas, era os Stt Pro ou os BF Mt sem receios.

Mas o jipe faz bastante estrada a caminho e regresso dos passeios. Fazer 400 / 600 kms num dia em estrada com zoeira....

Mais tarde também pretendo mudar e tenho a mesma dúvida em relação aos MT versus AT. Tenho neste momento Cooper Discoverer AT3, e da curta experiência que tenho posso dizer que são bastante moles, fazem mais barriga e por isso tem que levar mais pressão, a lama não sai com facilidade (normal para AT), e os meus estão a perder a primeira borracha por cima do lettering, o que pelo que pesquisei acontece às vezes...
Li que os MT quando são novos o barulho é baixo, mas que com o tempo começa a aumentar significativamente, confirmam?

Define "não é preocupante"

É que começo a ficar inclinado para os Cooper Evolution MTT. São MT como os Stt Pro, mas menos "agressivos".
Perdem em fora de estrada, mas ganham em estrada em termos de barulho e aderência.

Se fosse para andar só aqui nas voltinhas, era os Stt Pro ou os BF Mt sem receios.

Mas o jipe faz bastante estrada a caminho e regresso dos passeios. Fazer 400 / 600 kms num dia em estrada com zoeira....

Isso do barulho resolve-se...

... investe num rádio e colunas melhores. [:)]

É o meu maior aliado, principalmente, quando ando mais tempo seguido na F11 e depois pego no GR...[:D]

Isso do barulho resolve-se...

... investe num rádio e colunas melhores. [:)]

É o meu maior aliado, principalmente, quando ando mais tempo seguido na F11 e depois pego no GR...[:D]
Por falar em rádio e colunas, qual o tamanho de colunas que se consegue montar nas portas do Terrano?

TerranoII, no teu Pajero, que julgo tens os BF MT em 33 x 12.5, em termos de barulho, vias-te a fazer 300/400 kms seguidos em estrada a 90 / 110?

Em termos de medida não vou abusar muito. O longo não é trialeiro por natureza. Com vontade, lá passa, mas também é preciso alguns limites para de vez em quando obrigar o dono a arriscar menos [:D]

Como dizes, quanto maiores, mais vou perder em termos de dinâmica / agilidade nos segmentos mais rolantes, que foi um dos principais motivos pelo qual optei pelo Pajero.

Estou indeciso entre os 31 x 10.5 ou os 33 x 10.5. Homologar não é problema.

Se o barulho é importante então não vás para os MT. Eu já não ligo. Chateiam-me mais as vibrações que o ruído.
Faz homologação dos 33x10.5. Esse modelo precisa de um pneu grande para completar a estética e eficácia TT.
Pouco ou nada ganhas com os 31x10.5 face à medida de série. Uma sugestão: porque não passar a jante 16" e meteres uns 285/75R16 ?
É algo que se fosse hoje faria no meu. Meter uma jante de maior diâmetro para ganhar folga entre as maxilas e as jantes, pois por vexes acumula lixo nessa zona. O HDJ80 acima no deserto tem 285/75R16 BF AT.
Este fds os BF MT KM2 do Pajero levaram uma bela "massagem" de pedras bem afiadas. Tudo tranquilo.

Last edited:
Em jeito de review final dos Fedima Scirocco.

Este fim de semana terminava o período de empréstimo dos pneus.

Aproveitei para ir dar uma volta maior fora de estrada para ficar com uma percepção de como eles se comportam no seu terreno de eleição. Andei por charcos de lama, trilhos rolantes e trilhos de pedra já bastante respeitosos.

Nestes cenários os Fedima estão como peixe na água, é uma diferença BRUTAL para pneus de estrada e AT. São autênticas lagartas, havendo situações em que se agarram quase só com o rasto lateral, é brutal.
Andei quase sempre em RWD apenas. Houve duas subidas mais complicadas em que liguei a artilharia toda e aí os bloqueios de diferencial ganham outro significado. O pneu que tem aderência faz efectivamente progredir o jipe sem qualquer hesitação ou patinagem

Em estrada, mais uma vez o barulho, peso, dureza e feeling não são fáceis de conviver. A performance em piso seco não me choca, ainda dá para uma condução mais apressadinha, sabendo claro quais os limites.

Se tivesse outro perfil em termos de utilização, por exemplo um jipe mais modesto para andar só aqui nas voltinhas nos montes da zona em que não se justificasse grande investimento em pneus, não tinha grande problema em instalar estes pneus.

Ajudou a decidir, sem dúvidas, que vou para os MT. Só falta decidir marca e medidas.

Como disse a minha patroa depois de ver o potencial do Pajero com os Fedima "Andar com pneus de estrada neste carro, é como meter o Ussain Bolt a correr de saltos altos" [:D]
af5c437a17102428cd5b0c4c5077425b.jpg

Last edited:
Se o barulho é importante então não vás para os MT. Eu já não ligo. Chateiam-me mais as vibrações que o ruído.
Faz homologação dos 33x10.5. Esse modelo precisa de um pneu grande para completar a estética e eficácia TT.
Pouco ou nada ganhas com os 31x10.5 face à medida de série. Uma sugestão: porque não passar a jante 16" e meteres uns 285/75R16 ?
É algo que se fosse hoje faria no meu. Meter uma jante de maior diâmetro para ganhar folga entre as maxilas e as jantes, pois por vexes acumula lixo nessa zona. O HDJ80 acima no deserto tem 285/75R16 BF AT.
Este fds os BF MT KM2 do Pajero levaram uma bela "massagem" de pedras bem afiadas. Tudo tranquilo.

Depois de sentir o bicho com os Fedima fora de estrada, vou arriscar nuns MT. Depois logo vejo, se me incomodar vão para o mercado e compro outros.

Não tinha ainda equacionado as 16. Mais uma variável [:D]

MT é outra loiça. É raro ter o jipe a patinar em TT.
Só se for provocado para isso e mesmo assim não é fácil.
Por isso eu dizia que o barulho é relativo face a tudo o resto.

Eu diria que para 80%, ou mais, das coisas que a generalidade das pessoas fazem uns bons pneus AT são mais do que suficientes e competentes, e não provocam os ruídos e vibrações que uns MT provocam.

Quando tive o RRClassic foi a primeira coisa que fiz foi mudar os pneus (no dia seguinte à compra, porque os que trazia eram de estrada e estavam completamente carecas) e fui para uns BF AT em detrimento de uns MT e em nada me arrependi. Fiz 50.000kms com eles, em muitas viagens de estrada, algumas de AE, muitos passeios TT de norte a sul do país, e nunca senti necessidade dos MT.

A questão é ser uns bons AT, porque há alguns de algumas marcas que têm um rasto que quase parecem ser uns pneus de estrada [8b], mas com uns BF, uns GY Wrangler ou uns Cooper é outra coisa.

Uns pneus MT em muitos casos é mais para o showoff que outra coisa, mas estes bons AT também já dão um pouco de cenário, se for o caso [:D] [:D] [:D]

Eu diria que para 80%, ou mais, das coisas que a generalidade das pessoas fazem uns bons pneus AT são mais do que suficientes e competentes, e não provocam os ruídos e vibrações que uns MT provocam.

Quando tive o RRClassic foi a primeira coisa que fiz foi mudar os pneus (no dia seguinte à compra, porque os que trazia eram de estrada e estavam completamente carecas) e fui para uns BF AT em detrimento de uns MT e em nada me arrependi. Fiz 50.000kms com eles, em muitas viagens de estrada, algumas de AE, muitos passeios TT de norte a sul do país, e nunca senti necessidade dos MT.

A questão é ser uns bons AT, porque há alguns de algumas marcas que têm um rasto que quase parecem ser uns pneus de estrada [8b], mas com uns BF, uns GY Wrangler ou uns Cooper é outra coisa.

Uns pneus MT em muitos casos é mais para o showoff que outra coisa, mas estes bons AT também já dão um pouco de cenário, se for o caso [:D] [:D] [:D]

Concordo com tudo, aproveito para recomendar também os YOKOHAMA GEOLANDAR A/T. Tive uma ótima experiência com estes pneus num Pajero 3.2 DiD

Pior que pneus para o showoff são os jipes para o showoff [:)][:)]

Acabei por optar pelos Cooper Evolution MTT em 31 x 10.5 R 15.

Fiquei pelos 31 pois gosto bastante da dinâmica "solta" do jipe com pneus mais pequenos. Bem sei que eles aguentam bem os 33, mas nunca é a mesma coisa em termos de desenvoltura e dinâmica.

Optei por estes Cooper por supostamente serem uns MT menos agresivos que os STT e que o BF MT. Até ver estou agradado. Já fizeram muitos kms fora de estrada e bastante estrada.

São silenciosos e confortáveis QB, não incomodam.

Em fora de estrada, já fizeram a diferença para uns BF AT também novinhos que equipavam um jipe igual numa passagem em lama. O meu passou, o outro ia atascando e teve de voltar para trás.

Até ver, nada arrependido.

Viva,

Descobri recentemente que o meu GR tem as jantes empenadas e os 4 pneus ovalizados sendo essa a razão para as vibrações que sinto na direção.

Quando comprei o carro a versão que me contaram foi que os pneus tinham 3000kms no máximo... de aspecto bate certo mas a verdade é que a data de produção dos Cooper que tenho montados é 2014...

Posto isto, la vai mais uma facturinha porreira para resolver esta porra... :sh)

A minha medida é 28575R16.

Eu até gostei bastante dos meus Cooper mas agora queria experimentar o Santo Graal dos pneus TT... os BF Goodrich.

No Pajero montei 4 A/T e, confesso que, em termos de estectica ficam, imho, abaixo dos Cooper que tenho actualmente.

Serei doido por estar a olhar para uns M/T? Visualmente são muito mais interessantes e em fora de estrada dao ainda mais conta do recado.

O que é que acham?

Entre pneus, arranjar as jantes, montagem, calibragem e alinhamentos... estamos a falar de cerca de 1000paus nesta brincadeira. :sh)

Viva,

Descobri recentemente que o meu GR tem as jantes empenadas e os 4 pneus ovalizados sendo essa a razão para as vibrações que sinto na direção.

Quando comprei o carro a versão que me contaram foi que os pneus tinham 3000kms no máximo... de aspecto bate certo mas a verdade é que a data de produção dos Cooper que tenho montados é 2014...

Posto isto, la vai mais uma facturinha porreira para resolver esta porra... :sh)

A minha medida é 28575R16.

Eu até gostei bastante dos meus Cooper mas agora queria experimentar o Santo Graal dos pneus TT... os BF Goodrich.

No Pajero montei 4 A/T e, confesso que, em termos de estectica ficam, imho, abaixo dos Cooper que tenho actualmente.

Serei doido por estar a olhar para uns M/T? Visualmente são muito mais interessantes e em fora de estrada dao ainda mais conta do recado.

O que é que acham?

Entre pneus, arranjar as jantes, montagem, calibragem e alinhamentos... estamos a falar de cerca de 1000paus nesta brincadeira. :sh)

Com 7 anos estão novos... [:D] Um dos problemas dos jipes é que quando andam pouco o composto dos pneus começa a secar e começam a estalar, aumenta também o ruído e diminui o desempenho.

Em relação aos AT vs MT, primeiro que tudo tens que ser sincero contigo mesmo e determinar que tipo de utilização vais dar, se vais andar mais fora de estrada do que em estrada e em terrenos de pouca aderência então MT sem dúvida, se vais andar mais fora de estrada mas em estradões então AT servem-te bem, se vais andar meio por meio AT mais uma vez... Isto pensando só em tipo de utilização, agora se o aspecto é também importante (acho que é mas para mim não deve ser decisivo) então MT.

Pondera bem e como disse pensa na utilização que vais dar, porque entre AT e MT vai alguma diferença de preço.

Back