Pneus TT

Os meus devem ser dessa idade e já levam 90mil e ainda duram sem problemas de maior.

De resto é como diz o lokinhas.

Perceber qual o melhor compromisso para o teu estilo de utilização.
De AT para MT, ganhas aderência em pisos mais complicados e mais enlameados. Dá mais tracção fora de estrada de forma geral.
Pioras em areia, em alcatrão, faz mais barulho de rolamento (piora com o desgaste) e gastam-se mais depressa.

Quem faz muitos kms opta geralmente por AT ou Hibridos, quem anda mais a brincar vai para os MT.

Os meus devem ser dessa idade e já levam 90mil e ainda duram sem problemas de maior.

De resto é como diz o lokinhas.

Perceber qual o melhor compromisso para o teu estilo de utilização.
De AT para MT, ganhas aderência em pisos mais complicados e mais enlameados. Dá mais tracção fora de estrada de forma geral.
Pioras em areia, em alcatrão, faz mais barulho de rolamento (piora com o desgaste) e gastam-se mais depressa.

Quem faz muitos kms opta geralmente por AT ou Hibridos, quem anda mais a brincar vai para os MT.
Os teus são de que marca? Guardas o carro em garagem? Estou a perguntar porque tenho ums Cooper Discoverer AT3 de 2017, e já estão a ficar cheios de pequenas estaladelas nas laterais.

Last edited:
São BF KO1. Também começo a ter estrias, mas mais nas zonas dos gomos, mas não considero problemas de maior em pneus que levam imensa porrada.

Entretanto já tenho o GR e... la deram um jeito à maneira e ... o carro está muito melhor que ao que foi (era essa a ideia! [:D]).

A vibração não tendo desaparecido, está muitíssimo menor! Particularmente na velocidade que é o sweet spot destes carros, ali entre os 80 e os 100.

As vibrações eram demasiado, cheguei a pensar que podia ter a ver com a coluna de direccao...

Rodaram os pneus e calibraram 2x.

Está muito melhor... e assim sendo, acho que vou deixar rolar mais uns tempos a ver como evolui.

Os MT era mesmo pela parte estectica, os AT da BF são bastante mais “discretos” e menos “encorpados” que os meus actuais Cooper.

Parece que os 1000paus vão ficar mais uns tempos no bolso, sempre boas notícias! [kiss]

É usar ao máximo! Quando vens do barro eles também já não estão calibrados.
Entretanto reparei que andas com equivalente a 33", pensei que fosse menor.

É usar ao máximo! Quando vens do barro eles também já não estão calibrados.
Entretanto reparei que andas com equivalente a 33", pensei que fosse menor.

A partir de agora, barro vai ser mais difícil de encontrar. Vai é comer muito pó e areia, seguramente. [:D]

Com o veredicto que me tinham dado, estava desanimado e queria avançar... aquele nível de trepidação era insustentável...

Esta incomparavelmente melhor!

Incrível o mau serviço que existe por aí em termos de casas de pneus... :sh)[8b]:sh)

Ui, o que não falta por aí é mau serviço a nível de tudo o que se relaciona com carros...

É uma sorte arranjar alguém em quem confiar.

Já é dificil calibrar pneus num jipe, nem toda a gente o faz bem, agora imagina fazeres o mesmo a uns MT com algum uso. [:D]

Estes Cooper já são bastante “cardados” apesar de serem S/T...

Não sei se os BF AT terão o grip em fora de estrada que estes Cooper me transmitem. O que é que achas?

Os cooper são mais baratos e mais perto do que chamamos um pneu hibrido (entre AT e MT), e os BF apresentam melhor revestimento lateral e são mais maleáveis).

BF tem:
KO2 »»» Sem gama »»» KM3

Cooper tem:
AT3 »»» ST MAXX »»» STT PRO

Esta história de pneus é bastante antiga, e nunca vi nenhuma conclusão que se diga "epá... é mesmo isso".

Last edited:
Os cooper são mais baratos e mais perto do que chamamos um pneu hibrido (entre AT e MT), e os BF apresentam melhor revestimento lateral e são mais maleáveis).

BF tem:
KO2 »»» Sem gama »»» KM3

Cooper tem:
AT3 »»» ST MAXX »»» STT PRO

Esta história de pneus é bastante antiga, e nunca vi nenhuma conclusão que se diga "epá... é mesmo isso".
Até porque nós tempos recentes diz se que marcas como Maxxis, Falken, e a velha Goodyear se estão a aproximar, enquanto alguns relatos das últimas séries BF não têm sido simpáticos.

Eu pondero isto em 4 vetores

Preço
Qualidade (real ou assumida/reputação)
Aspecto
Praticabilidade (ou disponibilidade se assim quiserem, desde medidas a stock)

Brevemente vou substituir os meus BF All-Terrain pelos KO2. Ainda tem rasto que chegue, mas noto que estao vidrados e no molhado nao estao grande espingarda.

Estou a pensar aumentar a medida, mas ainda tenho de ir tirar umas medidas, em especial a entrada do shopping[:D], a ver se consigo continuar a entrar

Estes Cooper já são bastante “cardados” apesar de serem S/T...
Não sei se os BF AT terão o grip em fora de estrada que estes Cooper me transmitem.
O que é que achas?

BF será sempre a minha marca de eleição no que a pneus bons em TT se referem.
Os atuais BF AT até estão bastante agressivos a nível de piso e acho que são uma boa escolha.
Os AT pela durabilidade só tem o problema de vidrarem se não andares com eles, mas isso vai acontecer a qualquer um.
Não existe nada como enfiar um pneu novo e ter borracha nova.
Não irias perder nada fora de estrada, até porque sendo os BF mais maleáveis podes sempre jogar com as pressões.
Mesmo os BF MT já não são um verdadeiro pneu de lama.
Se fazes alguma estrada pelo meio acha que ficas bem servido com pneus AT, obviamente se a ideia for inventar um bocadinho em vindo as chuvas os MT dão outra confiança.
Agora em seco um AT chega para tudo e com resistência para caminhos duros.
Das marcas em geral os Goodyear Wrangler também são bons.
Uns pneus que me dão alguma curiosidade são os Falken WILDPEAK. Começam a ser muito usados nos states.
Seja como for isto esbarra sempre tudo quando pedes algo diferente nas casas de pneus.

Qualquer pneu de estrada safa bem em TT com piso seco. O problema são os furos e a degradação do piso se for algo contínuo.
O ML tem muitos kms fora de estrada com pneus 100% estradistas e tirando situações de lama onde é preciso abusar do acelerador para por o ETS a trabalhar de resto é melhor em tudo que um AT ou MT, pois quase sempre por trás de uma viagem com trilhos TT está uma viagem com muito alcatrão. O problema é mesmo a degradação do rasto do pneu nas pedras e ter um ritmo mais moderado para evitar furos.
CZlv1Ua.jpg

Eu gosto muito dos meus AT. Já começam a ter algumas lascas, mas para a coça que têm levado têm se aguentado muito bem e para além disso em estrada, molhado ou seco nunca me falharam

Eu gosto muito dos meus AT. Já começam a ter algumas lascas, mas para a coça que têm levado têm se aguentado muito bem e para além disso em estrada, molhado ou seco nunca me falharam

Mesmo esses AT não são mesmo AT, são mais estradistas. Diria que uns 70/30 face a uns 50/50 de uns BF AT.
Os BF AT e outros pneus AT não se desfazem em lascas isso são mais características de alguns pneus de estrada.
Já tive uns Michelin Latitude no ML que começou a acontecer isso e eram para aí uns 90/10.

Back