Pneus TT

Pneus TT

Uma vez ensinaram-me a ver a data de fabrico nos pneus, mas já não me recordo.
Comprar pneus em segunda mão tenho receio. Sempre fui de comprar novo... (excepto os Fedima que costumava comprar quando fazia pouca estrada e era mais passeio TT, e até gostava daqueles pneus)

Na lateral do pneu encontras um rectângulo com 4 números. Por exemplo 2519, foi fabricado na semana 25 de 2019.

Os meus General Grabber AT, da 2a metade de 2014, vão a meio uso e até agora sem gretas.

Ontem tive que pôr um a remendar, devido a um parafuso espetado no rasto.

Meti-os a “medo”, porque só conhecia a BF, mas têm-me surpreendido. Não é qualquer pneu que faz cerca de 200 km em cima de uma linha de comboio.

Na lateral do pneu encontras um rectângulo com 4 números. Por exemplo 2519, foi fabricado na semana 25 de 2019.

Os meus General Grabber AT, da 2a metade de 2014, vão a meio uso e até agora sem gretas.

Ontem tive que pôr um a remendar, devido a um parafuso espetado no rasto.

Meti-os a “medo”, porque só conhecia a BF, mas têm-me surpreendido. Não é qualquer pneu que faz cerca de 200 km em cima de uma linha de comboio.
Obrigado pela dica. Eu sabia que era simples, mas nunca me preocupei em fixar como se lia a data :sh)
... A linha de comboio não é para maquinas com rodas em aço?????? [:D]

Obrigado pela dica. Eu sabia que era simples, mas nunca me preocupei em fixar como se lia a data :sh)
... A linha de comboio não é para maquinas com rodas em aço?????? [:D]

Sim, e cruzei-me com várias máquinas dessas. Uma delas até parou para falar comigo.

Falo da linha ente Marrocos e Mauritania. Hoje mete graça, mas estava tao farto do carro, que atascou pela última vez à entrada dos bungalows de destino e deixei-o lá... foi tirado por uns nativos em busca de uns trocos.

Sim, e cruzei-me com várias máquinas dessas. Uma delas até parou para falar comigo.

Falo da linha ente Marrocos e Mauritania. Hoje mete graça, mas estava tao farto do carro, que atascou pela última vez à entrada dos bungalows de destino e deixei-o lá... foi tirado por uns nativos em busca de uns trocos.
Imagino... só não devem ter tirado o que não conseguiram [:D]

Pneus TT

Imagino... só não devem ter tirado o que não conseguiram [:D]

Eles sacaram de lá o carro e não roubaram nada... só me lembro de ver um a acelerar a fundo, 2 com pás e mais uns quantos a empurrar o jipe. No fim dei-lhes o equivalente a uns 8€ e abalaram todos contentes.

Nesse dia atasquei 3 vezes, furei um pneu e fiquei preso numa agulha da linha do comboio, onde andei. No fim do dia vínhamos completamente desmoralizados... quando vou a entrar no acampamento o o jipe atascou, tirei o que me fazia falta para passar a noite e fui embora.

O jipe tinha uma transmissão “partida”.

Eu nem queria olhar para o carro, e a minha mulher queria apanhar um avião para Portugal. Problema? Estava em
Azougui!!

Pois ... A ideia antes desta troca era a de comprar um conjunto de Jantes+pneus numa casa em Cascais e tratar destas jantes de ferro... estava a pensar pintar de branco e colocar uns pneus mais para terra... Assim tinha dois conjuntos para as eventualidades [:cool:]

Agora, é continuar a negociar, com o extra de trocar estes pneus para para as jantes novas quando vierem apr:)

Umas de liga leve do modelo davam um ar mais jovial.

Eles sacaram de lá o carro e não roubaram nada... só me lembro de ver um a acelerar a fundo, 2 com pás e mais uns quantos a empurrar o jipe. No fim dei-lhes o equivalente a uns 8€ e abalaram todos contentes.

Nesse dia atasquei 3 vezes, furei um pneu e fiquei preso numa agulha da linha do comboio, onde andei. No fim do dia vínhamos completamente desmoralizados... quando vou a entrar no acampamento o o jipe atascou, tirei o que me fazia falta para passar a noite e fui embora.

O jipe tinha uma transmissão “partida”.

Eu nem queria olhar para o carro, e a minha mulher queria apanhar um avião para Portugal. Problema? Estava em
Azougui!!

Nem imagino... Deve ter sido um dia em altas de stress [8b]

Boas
Aproveitando o topico
Tenho uma isuzo campo 2500D de 1990 4x4.
Gostaria de saber que pneus e em que medidas aconselhavam para futuramente trocar.
Ela tem 2 medidas no livrete
205r16
225/75/15
Actualmente tem cooper discovery A/T em 205/80 16
A utilização da carrinha seria 50/50 pinhal/alcatrão, de vez enquando ser carro de dia a dia e dar uns passeios pelo pinhal.
Qual a vossa opinião de uns pneus mais em conta e outros melhorzitos.

Boas
Aproveitando o topico
Tenho uma isuzo campo 2500D de 1990 4x4.
Gostaria de saber que pneus e em que medidas aconselhavam para futuramente trocar.
Ela tem 2 medidas no livrete
205r16
225/75/15
Actualmente tem cooper discovery A/T em 205/80 16
A utilização da carrinha seria 50/50 pinhal/alcatrão, de vez enquando ser carro de dia a dia e dar uns passeios pelo pinhal.
Qual a vossa opinião de uns pneus mais em conta e outros melhorzitos.

Conforme o que pretendas gastar.
Eu já tive reconstruídos e tirando algum ruido de rolamento até têm uma boa relação preço/qualidade
A nível de pneus melhores recomendo os BF e agora começam também a entrar os Falken, muito usados nos states.
é importante teres em atenção ao índice de carga

Eu gosto muito dos que coloquei no meu GV Hankook Dynopro AT, têm um excelente compromisso entre offroad e onroad

KyB1VFM.jpg

Neste momento só me arrependo de não ter comprado os 70 em vez de 60 (única medida do livrete)

Last edited:
Não tenho feedback sobre o modelo.
Mas em parte a questão do TerranoII é válida. Estás a pensar andar mais com ele fora de alcatrão?

O Patrol nem por isso... mas enquanto nao trato do restauro ficava com pneus para andar pouco com ele aqui e ali na medida legal, ja que vou tratar do seguro nos proximos dias. entretanto devo ter o Micra pronto e entra o Patrol em estágio de restauro ... que deve ser demorado.

A ideia de uns MT nessa medida é colocar os ditos nas jantes extra que tenho para o GV quando vier o inverno... mas por agora serviam para levar o Patrol à rua.
Depois so me falta cravar umas jantes 15 de um UMM e de uma assentada homologar medidas extra em 15 e 16 no Vitara porque pneus 235/75R15 já eu tenho cá...

Isto para mim é fácil... tenho máquina de montar pneus. [;)]

Eu gosto muito dos que coloquei no meu GV Hankook Dynopro AT, têm um excelente compromisso entre offroad e onroad

O objectivo destes MT é depois saltarem para o GV e tratar da homologação. O Patrol quando for restaurado há de levar pneus para estrada,

Orçamentos recebidos agora, para um par de pneus em 235/75 R15...

Cooper AT3 - 100€/cada
BF AT - 140€/cada

Que me dizem?

Cooper AT3 - 100€/cada
BF AT - 140€/cada

Que me dizem?
Dos BF não tou a par do preço, dos Cooper é o preço normal (incluindo montagem, calibração, ecovalor, bla bla). Eu ia para os Cooper. No mercado atual, e dos feedbacks que se vão vendo, os BF não são 40% melhores que os Cooper...mas nunca tive nenhum desses xD

Cooper AT3 - 100€/cada
BF AT - 140€/cada

Que me dizem?

Eu ia para os Cooper por causa do preço. São bons, não tenho queixa. O único ponto a ter em atenção é a lateral: é um bocado mole e cria barriga (pelo menos mais do que estava à espera). Pressão um bocadinho mais elevada e siga.

Back