Já tive o prazer de andar com um carro destes e não concordo com muita coisa do que li por aqui, a começar pelo facto de ser um carro para quem não pode ter um 911. Um 911 é um desportivo puro, com raça, que dá prazer tirar da garagem ao fim-de-semana para andar sozinho sem ninguém a atrapalhar. O cayenne é um SUV, tem as suas aptidões fora de estrada, mas é um familiar, como tal incomparável a um 911. Não o considero um carro de "recreio", considero apenas um carro que se desenrasca bem fora de estrada, com um motor que é capaz de atingir boas prestações.
A nível de andamento escusado será dizer que anda bem, mas também não anda bastante bem. Foi carro que me desapontou muito neste aspecto, pois sempre pensei que fosse mais poderoso do que realmente é ao comparar por ex a um 911 ou a outros carros bem mais acessíveis de comprar, manter e dotados de bons motores. A nível dinâmico escusado será dizer que é um SUV, como tal, mesmo sendo que estamos perante um Porsche na versão Turbo, curvas mais apertadas não temos desde logo a maior sensação de segurança do mundo, nem a melhor sensação de estabilidade. Com isto quero dizer que se a premissa for recreio e andamento, este carro não faz qualquer sentido.
Consumos... é melhor saltar essa parte.
Equipamento, conforto e ambiente a bordo considero os trunfos deste carro. Como SUV que é, imperfeições da estrada, passeios, etc são coisas que para ele é como se não existissem. A questão é que até um simples ML de 99 faz isso. Equipamento e ambiente a bordo, para além do motor é o que o diferencia dos demais SUV's. O tablier forrado a pele, bancos com 30 funções, volante de regulação eléctrica, som bose etc etc etc, a juntar a um espaço exímio, fazem dele um carro que torna 100km em 10. O junção do bom espaço com boa contrução e bons extras fazem do ambiente a bordo algo de muito bom.
A juntar as peças todas, é um bom carro familiar para quem necessita de espaço e gosta de rolar a velocidades elevadas, que não se preocupa com consumos, e que necessita de fazer umas tiradas pelo meio da mata regularmente. Tirando isto, não lhe dou mais nenhum atributo.