Porsche Macan

Eu disse "faz sentido" em relação à resposta da porsche... Apenas.

Quanto ao resto, se calhar a porsche preferiu fazer um SUV que humilha a concorrência em pista em detrimento desse teste de treta. Que por sinal também arranjaram solução para isso.

Se uma marca produz um SUV e o seu principal objectivo com ele é reinar na pistas então parece-me que precisam que alguém lhes explique o que é o conceito SUV...

Mas vocês hoje acordaram todos mal dispostos foi? [:D]

Ainda bem que a Porsche não percebe nada disto nem vende Macans como pães quentes.. são vocês que percebem [:)]

Não estamos a falar de um BMW X4 ou outro do género. É um Porsche. Mesmo sendo um SUV tem que ter características desportivas.
E se passou nos testes enquanto estava a ser desenvolvido é porque apresenta um comportamento seguro mesmo que seja estranho nesse vídeo.

Rei da pista? Características desportivas?[:D][:D][:D][:D][:D][:D]

Se nem consegue mudar de faixa rapidamente sem risco de capotar.[8b]

Se calhar eu é que estou mal habituado por esperar qualidade da Porsche. Ainda não me habituei à ideia que eles agora competem em comportamento dinâmico com o Dacia Duster.

Aqui dizem que sim

Se calhar eu é que estou mal habituado por esperar qualidade da Porsche. Ainda não me habituei à ideia que eles agora competem em comportamento dinâmico com o Dacia Duster.

Na página anterior deste o exemplo do 911 mas isso é um carro dinamicamente melhor, tem o centro de gravidade muito mais baixo, distribuição de peso diferente(42%/58% vs Macan 57%/43%) e tem outro tipo de cliente.
O Macan não teve o risco de capotar mas sim de sobreviragem. Esse sistema ARP faz com que o carro tenha um comportamento de sobreviragem em casos extremos como esse porque é mais fácil controlar para o comum dos mortais, tipo os 90% de clientes que infelizmente devem ser soccer moms.
Com o PSM activo o ARP intervém menos porque não chega a uma situação tão extrema.

10325344_734352659941179_7088378165806378383_n.jpg

Que cor tao infeliz... Eu sei que gostos nao se discutem... Mas... Neste caso, lamentam-se! -

Este Macan circula muito por Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Já o vi ao vivo e está fenomenal. É uma película mas fica espectacular.[;)]

Se calhar eu é que estou mal habituado por esperar qualidade da Porsche. Ainda não me habituei à ideia que eles agora competem em comportamento dinâmico com o Dacia Duster
.

Risco de capotar ?

Não fiquei com essa ideia :confused: de qualquer forma há ali uma reacção meio esquesita.

Ou seja por um lado o carro é unânimemente aclamado pela imprensa como o SUV mais acutilante e desportivo, por outro há de facto uma reacção estranha neste teste, não sei bem o que pensar e também não sei se a explicação é aceitável !?

P.S.: Quanto a como se deve comportar um SUV, parece-me que há aqui alguma confusão, porque como um normal segmento D, dependendo da marca, motorização, potência, etc. há várias possibilidades. Um SUV porsche tem sempre algo (pode até ser bastante) de desportivo, o facto de poder sair da estrada com algum à vontade, não quer dizer que não seja um carro afinado para ser muito competente, deportivamente falando, no alcatrão.

O formato SUV como a berlina ou a station pode não ter nascido como desportivo, mas isso não quer dizer que não tenha versões desportivas.

Mais uma vítima do testes do alce?
A Mercedes tem más recordações...

Sinceramente, visto o vídeo, não me parece que o Macan corra o risco de capotar. Por esse motivo achei a intervenção electrónica do travão completamente despropositada e muito perigosa, se considerarmos o facto de ter bloqueado a roda...
E o ABS não actuou?

Realmente comparar o longínquo teste falhado (1997) do classe A ao teste deste Macan tem tudo a ver.
Apesar do falhanço comercial deste modelo a Mercedes até vendeu mais depois deste acontecimento e após recall de quase a totalidade das unidades vendidas para mudar pneus, jantes e instalar o ESP. Com o Smart provou que aprendeu a lição.
Em todo esse assunto morreu faz tempo.
No caso do Macan só teria de comportar como um Porsche.
Se querem arriscar neste segmento não podem evitar estas criticas e estar acima de qualquer dúvida seja de comportamento seja de segurança. Qualquer suv 4wd tem melhores prestações fora de estrada que este Macan de 400 cv na versão Turbo.
Em estrada tem de ser imbatível em todos os pontos.

O teste do Mercedes até podia ser de 1950. A questão é que este teste existe e continuam a passar por lá veículos a capotar. Por outro lado foi neste teste que o Macan evidenciou, sem capotar, um comportamento estranho. Não me parece despiciendo lembrar uns e outros testes, ainda que não sejam comparáveis pois o Macan não capotou como o Mercedes capotou.

É certo que o teste do alce é ainda mais surpreendente do que o comportamento evidenciado pelo Macan, mas parece que na Suécia faz todo sentido já que é muito comum os alces ficarem imobilizados no meio da via.

http://en.wikipedia.org/wiki/Moose_test

Last edited:
O teste do Mercedes até podia ser de 1950. A questão é que este teste existe e continuam a passar por lá veículos a capotar. Por outro lado foi neste teste que o Macan evidenciou, sem capotar, um comportamento estranho. Não me parece despiciendo lembrar uns e outros testes, ainda que não sejam comparáveis pois o Macan não capotou como o Mercedes capotou.

É certo que o teste do alce é ainda mais surpreendente do que o comportamento evidenciado pelo Macan, mas parece que na Suécia faz todo sentido já que é muito comum os alces ficarem imobilizados no meio da via.

Moose test - Wikipedia, the free encyclopedia

Não me estava a referir propriamente ao teu post mas já que falámos do mesmo, eu acho que mais positivo do teste do alce foi o de trazer esse tema para debate público. Antes do Classe A ninguém nunca tinha ouvido falar do teste do Alce e só por isso já é bom ter acontecido o que aconteceu. Se pegasses nos jipes, vans e se calhar alguns rasteirinhos do mesmo ano a grande percentagem deles capotavam ou tinham reações estranhas. Agora nos dias que correm existirem veículos que com a tecnologia que existe não passarem este teste é que não.
Por alguma coisa o ESP também é obrigatório em viaturas novas desde determinada data.
Agora isso é uma história aqui a coisa é diferente pois estamos a falar de um Porsche que tem um comportamento estranho sem que nada a o justifique. Parece-me mais lógico que exista uma falha no software que condiciona o hardware pois este Macan tem tudo para ser bem comportado mas como tal não aconteceu não deverá existir meias medidas e palavras numa marca de renome e com os pergaminhos que tem nos seus automóveis a nível de comportamento e feeling estradista.

Um carro teimar em ir em frente quando o que tu queres é que ele se desvie de um obstáculo, é a diferença entre bater ou não.

Ainda pior, bloqueia a roda, o que em situações de fraca aderência é meio caminho andado para provocar um desequilíbrio e consequentemente a perda de controlo do veículo.

E ainda dizem que a electrónica é nossa amiga... [:)] De facto é, mas quando é bem aplicada, o que não é o caso.

Adoro este SUV.

Ao contrario do v7, nunca fui muito fã deste género de automoveis, mas confesso que actualmente o Macan Diesel era o carro que comprava para dailycar.

Confesso que tb eu tive de dar a mão à palmatória, pois sempre achei que a Porsche nunca iria ter sucesso neste tipo de veículos, sobretudo depois de ver o Cayenne Diesel!!! Uma completa aberração na marca [8b]

Porém, ainda que nunca comprasse um Cayenne, a verdade é que com este Macan a situação é bem diferente. Estou quase rendido (não vivesse num pais onde a compra de um seja cerca de 22.000 mais caro que adquirido por um alemão com o dobro do nosso poder de compra)... :(

A imprensa é quase unânime em o afirmar como o melhor SUV do mercado e é impossível ser-lhe indiferente (ou se gosta ou se detesta) e a qualidade inegavelmente Porsche apr:)

Alguém conhece algum road book acerca deste modelo? :confused:
Para quando e a que preços a versão Macan Diesel? [kiss]

Confesso que tb eu tive de dar a mão à palmatória, pois sempre achei que a Porsche nunca iria ter sucesso neste tipo de veículos, sobretudo depois de ver o Cayenne Diesel!!! Uma completa aberração na marca [8b]

Porém, ainda que nunca comprasse um Cayenne, a verdade é que com este Macan a situação é bem diferente. Estou quase rendido (não vivesse num pais onde a compra de um seja cerca de 22.000 mais caro que adquirido por um alemão com o dobro do nosso poder de compra)... :(

A imprensa é quase unânime em o afirmar como o melhor SUV do mercado e é impossível ser-lhe indiferente (ou se gosta ou se detesta) e a qualidade inegavelmente Porsche apr:)

Alguém conhece algum road book acerca deste modelo? :confused:
Para quando e a que preços a versão Macan Diesel? [kiss]

O Macan já está no mercado há mais de um ano. Relativamente a um Macan Diesel (sem ser a versão S) ainda não há informações relevantes.
Em alguns mercados já é possível encomendar o Macan com o motor 2.0T, mas a gasolina.

Se quiseres mais informações sobre os Macan podes consultar este fórum: Macan General Discussion Forum - Porsche Macan Forum [;)]

Back