Porto vs. Lisboa: qual a melhor cidade portuguesa?

Estudei em Aveiro (adoro Aveiro), Sou do Porto (adoro o Porto) e estou no meu 5º emprego pós-licenciatura (destestei os primeiros 4 empregos que tive e adoro o meu actual emprego). O problema? Adoro o meu emprego actual, mas odeio tanto, mas tanto (mas é que odeio mesmo) a cidade onde trabalho (Lisboa).

Sinal de que reconheces no teu intimo que a magnifica cidade de Lisboa supera em larga escala a tua bitola de origem!

Gosto do meu país no seu todo,detesto estas guerras de parolos sobre quem é melhor,nem sei como fui cair na estupidez de responder a isto,enfim...

Última edição:
Sempre que venho a este tópico apanho uma barrigada de pipocas, se não fosse esta hora, já estava a comê-las.[:D]

Povo com 800 anos de história mas ainda muito verde.

Segundo disseste no forum anteriormente tu não trabalhas nem moras em Lisboa, penso que te deves referir aos suburbios.

Eu trabalho no centro de Lisboa (literalmente) e gosto de aqui trabalhar. Facilidade nos acessos através de TP, zona agradável à vista, muitas lojas, gente bonita...

Moro nos suburbios mas junto aos TP. Não gosto de morar nos suburbios nem gostaria de morar em Lisboa. Porquê? Porque na minha terra diz-se que galinha de campo não quer capoeira". Não gosto de apartamentos, vizinhos, vivendas geminadas ou com confrontação.

Trabalho e vivo perto de Alfragide, mas já trabalhei na ZON em entrecampos e conheço muito bem Lisboa. Bem o suficiente para poder dizer que odeio mesmo muito a cidade. Já estive em Londres, Paris, Roma, Milão, Riga, Amesterdão, etc. e adorei todas essas cidades. Já estive em todas as restantes capitais de distrito, excepto Portalegre e gostei de todas essas cidades. Até agora Lisboa é a unica cidade no mundo inteiro que posso dizer que odeio. É confusa, mal planeada, muito dispersa, maus transportes públicos, trânsito caótico e poluição excessiva, população extremamente mal-educada e desfasada da realidade do resto do país, da área metropolitana, 3/4 vivem fora da cidade o que só complica as coisas, os suburbios devem ser a coisa mais horrorosa do mundo. Infelizmente adoro o meu emprego, sendo que a empresa localiza-se na grande Lisboa, e tendo em conta a conjuntura até não me posso queixar muito do salário, apesar de não ser nada de especial, caso contrário já tinha fugido daqui a sete pés... Foi pena terem recontruido Lisboa após o terremoto de 1755.

Trabalho e vivo perto de Alfragide, mas já trabalhei na ZON em entrecampos e conheço muito bem Lisboa. Bem o suficiente para poder dizer que odeio mesmo muito a cidade. Já estive em Londres, Paris, Roma, Milão, Riga, Amesterdão, etc. e adorei todas essas cidades. Já estive em todas as restantes capitais de distrito, excepto Portalegre e gostei de todas essas cidades. Até agora Lisboa é a unica cidade no mundo inteiro que posso dizer que odeio. É confusa, mal planeada, muito dispersa, maus transportes públicos, trânsito caótico e poluição excessiva, população extremamente mal-educada e desfasada da realidade do resto do país, da área metropolitana, 3/4 vivem fora da cidade o que só complica as coisas, os suburbios devem ser a coisa mais horrorosa do mundo. Infelizmente adoro o meu emprego, sendo que a empresa localiza-se na grande Lisboa, e tendo em conta a conjuntura até não me posso queixar muito do salário, apesar de não ser nada de especial, caso contrário já tinha fugido daqui a sete pés... Foi pena terem recontruido Lisboa após o terremoto de 1755.

Então o caso é mesmo grave [:D].

Considero-me uma pessoa com sorte, adaptei-me aos TP existentes e tive (mais uma vez) a sorte de trabalhar mesmo no centro de Lisboa.

Os TP servem-me na perfeição, também devido à escolha de local para morar, tanto que ainda recentemente estive 4 semanas sem carro e quase não lhe senti a falta. Tenho comboio à porta de casa e do trabalho, metro à porta do trabalho e das universidades que frequentei e frequento.

Não considero Lisboa uma cidade confusa, até a considero uma pequena aldeia quando comparada com algumas das cidades que referiste (as que já visitei)

Trabalho num local onde tenho centenas de restaurantes à escolha, centenas de lojas e dezenas de monumentos para visitar à hora de almoço.

Obviamente que existem coisas que não gosto em Lisboa, como o trânsito e a azáfama, indiferença e má educação (de algumas) das pessoas.

Livra! Ainda vais acabar no psicólogo... [:D]

Não há sequer comparação possível. A Invicta tem algo único, que nem consigo bem explicar. Nem sequer me imagino a morar noutro lado qualquer.

O que tem lisboa e porto de especial??? cresci,vivi,estudei e agora trabalho em lisboa, como cidade nao tem nada de especial..bendito campo..

Há várias Lisboas diferentes.
Eu vivo na "província" onde o campo e a cidade confluem, mas tenho casa no centro de Lisboa e gosto daquilo. Admito perfeitamente que as pessoas se cansem rapidamente do stress de entrar e sair da cidade diariamente, dos transportes publicos cheios, etc, mas para a minha situação em particular acho que estava melhor em Lisboa. Em Lisboa tenho cinemas, salas de espectáculos, supermercados, lojas, restaurantes, espaços verdes, metro, autocarro, tudo à distância de meia-dúzia de passos. Lisboa tem esta característica de ter várias mini-cidades dentro dela. Ao pé de minha casa ainda tenho a frutaria, a florista, talho, pequenas sapatarias e lojas de roupa, quiosques, cafés e bares agradáveis, etc. Acabo por fazer uma vida muito mais bairrista em Lisboa do que fora dela.

Adoro Lisboa. Sempre vivi em Lisboa e gosto da confusão, da indiferença de tudo... [br:)]

Mais recentemente descobri o Porto mais a sério e olha... também gosto!

São duas cidades muuiito diferentes, mas as duas com muito encanto.[;)]

Morei 5 anos no Porto e moro há 5 anos em Lisboa.
Prefiro Lisboa. Mas também gostei muito do Porto.
E não trocava Lisboa pela terriola em que nasci. Não gosto de campo nem de muita calma. Gosto de agitação e do ambiente cosmopolita (diferente de gostar de stress, que é coisa que não sinto minimamente no meu dia a dia).
Muitas das pessoas que ouço dizer que detestam morar em Lisboa, nem sequer em Lisboa moram e a opinião negativa é muitas vezes motivada pelas dificuldades de mobilidade. O trânsito é um problema quase exclusivo de de quem vem dos arredores. Eu demoro 20-30 desde que saio de casa até ao emprego e ainda deixo o puto no infantário a caminho. Na volta a mesma coisa. Chego a casa e ainda vou passear com o puto para os muitos jardins que tenho a 5 minutos a pé ou bicicleta, muito longe das filas de trânsito e do stress.
Se tivesse de passar mais de 2 horas por dia em filas de trânsito ou em transportes a opinião talvez fosse outra.

Morei 5 anos no Porto e moro há 5 anos em Lisboa.
Prefiro Lisboa. Mas também gostei muito do Porto.
E não trocava Lisboa pela terriola em que nasci. Não gosto de campo nem de muita calma. Gosto de agitação e do ambiente cosmopolita (diferente de gostar de stress, que é coisa que não sinto minimamente no meu dia a dia).
Muitas das pessoas que ouço dizer que detestam morar em Lisboa, nem sequer em Lisboa moram e a opinião negativa é muitas vezes motivada pelas dificuldades de mobilidade. O trânsito é um problema quase exclusivo de de quem vem dos arredores. Eu demoro 20-30 desde que saio de casa até ao emprego e ainda deixo o puto no infantário a caminho. Na volta a mesma coisa. Chego a casa e ainda vou passear com o puto para os muitos jardins que tenho a 5 minutos a pé ou bicicleta, muito longe das filas de trânsito e do stress.
Se tivesse de passar mais de 2 horas por dia em filas de trânsito ou em transportes a opinião talvez fosse outra.

Tens vizinhos num raio de 50m?

Quer-me parecer que o problema é mesmo teu... :sh)

Voltar
Superior