Praxes no Ensino Superior

16v

New member
Estou prestes a "entrar" ...

E, apesar de já saber inumeras, gostava de conhecer tudo o que me pode vir a surgir ... :D

A minha teoria é :

Brincar, Sim!
Humilhar, Não!

Sou da Covilhã e vou entrar na Universidade de cá, de modo que, sendo da Terra, vou sofrer menos [:X]

Eu julgo que devem ir às praxes, é um momento divertido e que jamais esquecerei...Este ano, estou a ajudar a organizar as praxes e os objectivos principais são ajudar os caloiros a integrararem-se, tanto na faculdade em si, como para conhecer os colegas com jogos interactivos..Não queremos nos divertir a humilhar ninguem, mas fazer com que eles se divirtam e se sintam melhor naquele meio..
;)

piky, também concordo que as praxes têm um papel importante na entrada dos Caloiros num "novo mundo".

Mas há praxes e praxes ...

Um exemplo, prática comum nas praxes da Universidade da Cidade ( UBI = Universidade da Beira Interior ):

- 2/3 da manhã, obrigar os caloiros a saltar para um lago dum jardim que temos cá ... Em Setembro/Outubro, não deve ser nada agradável ... Eu certamente não o farei. Nem a bem, nem a mal.

Eu não percebo isso. Se essa praxe é ás 2 ou 3 da manha porque é que os caloiros vão para a rua a essa hora? Melhor! Como é que os outros, identificam os caloiros e sabem onde estão?? E porque os caloiros fazem o que os outros querem, mesmo que nao curtam e sejam humilhados??

Eu se fosse para a universidade ninguem me praxava de certeza absoluta se eu visse que era alguma coisa que nao curtia.

citação:Originalmente colocada por lamborghini_

Eu não percebo isso. Se essa praxe é ás 2 ou 3 da manha porque é que os caloiros vão para a rua a essa hora? Melhor! Como é que os outros, identificam os caloiros e sabem onde estão?? E porque os caloiros fazem o que os outros querem, mesmo que nao curtam e sejam humilhados??

Eu se fosse para a universidade ninguem me praxava de certeza absoluta se eu visse que era alguma coisa que nao curtia.

O que acontece é que os Caloiros são "obrigado" ( devem ) ir ás reuniões da latada ... para prepararem o carro da latada, etc ... E encontram-se as denominadas milicias á porta dos armazéns onde decorrem essas reuniões. Essas milicias têm "poder" para praxarem a seu belo prazer. Mas não se pode ser brando ... Eu, como já referi, certas e determinadas coisas não farei de modo algum !

Para quem não sabe, há códigos de praxe e quem não quer ser praxado tem esse direito.

Há sempre quem abuse, mas tb há quem abuse dos 2 lados. Já vi caloiros armarem-se em superiores com "doutores" e depois apanham por tabela.

citação:Originalmente colocada por mundano

Não vão à praxe... Não perdem nada..

Exacto...se gostam de ser humilhados e ser carneirinhos e fazer porque os outros fazem e ameaçam e etc...então vão!
Eu não fui...ameaçaram-me que nunca faria amigos, que seria posto de lado, etc...mas nunca cedi...
Fiz amigos na mesma e estou integrado na mesma e mais, ninguém se lembra se fui à praxe ou não!
Para mim a praxe é apenas uma forma de se rirem à nossa custa...como forma de integração acho uma grande ofensa à integridade fisica, intelectual e moral dos caloiros...devia ser abolida!! [8]

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Para quem não sabe, há códigos de praxe e quem não quer ser praxado tem esse direito.

Há sempre quem abuse, mas tb há quem abuse dos 2 lados. Já vi caloiros armarem-se em superiores com "doutores" e depois apanham por tabela.

Yep..

Geralmente os caloiros que vejo a sofrer mais, são aqueles que mais tem a mania!

Se as coisas forem levadas na boa, se entrares na brincadeira.. corre bem!

Agora se te começas a armar em heroi, mais vale declaraste anti praxe.

citação:Originalmente colocada por bizarro

Yep..

Geralmente os caloiros que vejo a sofrer mais, são aqueles que mais tem a mania!

Eu não fui à praxe e não me declarei anti nem ninguém me obrigou a isso, tudo porque comigo piaram bem baixinho...abituadinhos a putos de 17 e 18 anos que vêm da aldeia e das asas da mãe...mas eu tinha 21 quando entrei e não estava para aturar certo tipo de coisas que me fizeram no 1.º dia de praxe(unica vez que fui)!
Depois disso esquivei-me sempre e disse que não tinha tempo...quiseram-me declarar anti mas eu não deixei!![}:)][}:)][}:)][}:)] Apenas bastou uns olhares ameaçadores e tal e ficamos por ali![xx(]

A Covilhã é mudialmente famosa por uma parxe que foi feita em 1990 a um caloiro. Atou-se uma corda aos tomates de um caloiro com um pedra na extremidade. Entretanto a coisa crreu mal e a pedra caiu de uma ponte e arrancou-lhe os 2 tomates. Há quem diga que é um mito urbano mas essa história é conhecida até no estangeiro...

citação:Originalmente colocada por ManymilesR

citação:Originalmente colocada por bizarro

Yep..

Eu não fui à praxe e não me declarei anti nem ninguém me obrigou a isso, tudo porque comigo piaram bem baixinho...abituadinhos a putos de 17 e 18 anos que vêm da aldeia e das asas da mãe...mas eu tinha 21 quando entrei e não estava para aturar certo tipo de coisas que me fizeram no 1.º dia de praxe(unica vez que fui)!
Depois disso esquivei-me sempre e disse que não tinha tempo...quiseram-me declarar anti mas eu não deixei!![}:)][}:)][}:)][}:)] Apenas bastou uns olhares ameaçadores e tal e ficamos por ali![xx(]

Eu optei por outra coisa.. entei na segunda fase e simplesmente nao nos ligam nenhuma! :D

Acho bem irem à praxa, mas também não acho mal não irem. Eu fui e dois anos mais tarde praxei. Mas aqui em Aveiro é tudo na boa, não se sofre muito. Praxe era uma vez por semana e quando era.. Queriam era diversão.. O melhor era os canticos contra outros cursos.. Tudo a recordar, mas também tudo com bom senso, quando se passa para o exagero já não é bom. Nunca me fizeram nem mandaram fazer nada demais, se mandassem tinha um dedo preparado para eles :D

As praxes são do mais divertido que existe na universidade, é perciso saber brincar, entrar na onda, e não abusar... Agora quem não quer ser praxado assuma-se como sendo anti-prax, isso é possivél, depois podem é sentirem-se um pouco excluidos nos primeiros tempos.. Ah, e também não vão poder praxar, o que é ainda mais fixe que ser praxado...lol

citação:Originalmente colocada por samuel18

As praxes são do mais divertido que existe na universidade, é perciso saber brincar, entrar na onda, e não abusar... Agora quem não quer ser praxado assuma-se como sendo anti-prax, isso é possivél, depois podem é sentirem-se um pouco excluidos nos primeiros tempos.. Ah, e também não vão poder praxar, o que é ainda mais fixe que ser praxado...lol

Também era o que mais faltava não ser praxado e querer praxar!!:D

Epá...quando é que aprendem que nas praxes, quem e diverte mais são os caloiros?

Se forem para lá com o espirito da brincadeira tudo corre bem e vão ver que saiem de lá a rirem-se que nem doidos!

citação:Originalmente colocada por neoxic

A Covilhã é mudialmente famosa por uma parxe que foi feita em 1990 a um caloiro. Atou-se uma corda aos tomates de um caloiro com um pedra na extremidade. Entretanto a coisa crreu mal e a pedra caiu de uma ponte e arrancou-lhe os 2 tomates. Há quem diga que é um mito urbano mas essa história é conhecida até no estangeiro...

é mito urbano. Tanto quanto sei, essa praxe JÁ teria sido "realizada" na UTAD, na UM, na UP, em UC, na UBI e na ULAG.

Voltar
Superior