Praxes no Ensino Superior

citação:Originalmente colocada por dr_tuborg

Epá...quando é que aprendem que nas praxes, quem e diverte mais são os caloiros?

Se forem para lá com o espirito da brincadeira tudo corre bem e vão ver que saiem de lá a rirem-se que nem doidos!

Isso foi para a geração do pessoal que cresceu a jogar à bola na rua; que se sujava na escola a javardar nas poças de água da chuva; que fazia raids de bicicleta por todo o quarteirão e, às vezes, até mais longe; que jogava ao berlinde e se divertia; que tinha o ponto alto do seu dia na hora de mostrar e trocar os seus cromos, que saiam nos snacks ou que se compravam em carteiras da Panini, com os amigos.

Este pessoal já cresceu passando horas e horas à frente da televisão ou com o comando da Playstation na mão. Fazerem meia dúzia de palhaçadas para divertimento dos "doutores" e deles mesmos, já é demaisada areia para o camião deles!

citação:Originalmente colocada por RedHeart

citação:Originalmente colocada por dr_tuborg

Epá...quando é que aprendem que nas praxes, quem e diverte mais são os caloiros?

Se forem para lá com o espirito da brincadeira tudo corre bem e vão ver que saiem de lá a rirem-se que nem doidos!

Isso foi para a geração do pessoal que cresceu a jogar à bola na rua; que se sujava na escola a javardar nas poças de água da chuva; que fazia raids de bicicleta por todo o quarteirão e, às vezes, até mais longe; que jogava ao berlinde e se divertia; que tinha o ponto alto do seu dia na hora de mostrar e trocar os seus cromos, que saiam nos snacks ou que se compravam em carteiras da Panini, com os amigos.

Este pessoal já cresceu passando horas e horas à frente da televisão ou com o comando da Playstation na mão. Fazerem meia dúzia de palhaçadas para divertimento dos "doutores" e deles mesmos, já é demaisada areia para o camião deles!

Olha meu caro colega, eu sou da geração de andar a jogar à bola na lama, de passar dias na rua, de jogar ao berlinde e trocar cromos, só conheci a playstation aos 18 ou 19 anos e sempre dei mais valor a estar com amigos na rua que em casa metido e fiz muita ***** e muita palhaçada e mesmo assim não acho a minima piada ao que se faz na praxe! é estúpido, é ridiculo, é ser-se ridicularizado à força toda...para mim não!
Nunca fui cordeirinho, não gosto de fazer porque os outros fazem!! [8][8][8]

Boas
Eu sou veterano na academia do porto e defensor da praxe desde que feita em moldes dentro do razoalvél.
A principal função da praxe é dar as boas vindas ao ccaloiro e intrusa-lo no meio em que vai passar muitos e bons anos, quando fui caloiro fui de peito feito a pensar o primeiro que me chatear leva....pois bem.... cheguei á faculdade fui pa praxe, estava lá e via os doutores a curtir, os caloiros a curtir mais que os doutores e adorei aquilo, resultado fui caloiro do ano, adorei a praxe, foi a melhor coisa que me aconteceu, deu-me a conhecer os meus colegas, a cidade do porto, os bares, os professores etc
A praxe obedece a uma hierarquia muito rigida o que é muito bom, toda a vida as pessoas são confrontadas com hierarquias e nisso a praxe ajuda muito.
Felizmente mudei de curso e tive a oportunidade de ser caloiro pela segunda vez (embora ja fosse veterano)insisti em ser praxado como caloiro, foi um espectaculo,pude ser caloiro por duas vezes.
Sugiro a quem vai agora iniciar a vida universitaria e se confronta com essa situação, que adira, numa de desporto, com a mentalidade aberta, a praxe não é para humilhar é para divertir, so humilham os caloiros os doutores que forem otarios e frustrados
A praxe é a fase mais marcante da vida academica
Participem, mas exijam que quem ta a praxar saiba o que esta a fazer...
Se tiverem alguma duvida que eu possa esclarecer força, podem mandar Pm se quiserem.
Acreditem é uma experiencia inacreditavel
Dura Praxis sed Praxis

E aquela cena de amarrarem os caloiros uns aos outros com cordas e andarem a passear com eles:

indexwf4.jpg

39.jpg

Resquicios de um passado colonial... [xx(]

Lisboa não tem uma tradição praxista muito vincada, não costuma haver porque não têm nenhum codigo de praxe intaurado nem nunhum concelho de veteranos activo e vigilante, por isso pelo que sei não cosntuma haver.

citação:Originalmente colocada por mundano

Não vão à praxe... Não perdem nada..

Só para contrariar vou contar a minha experiencia!

Era o ano de 1998... entrei na universidade do minho em LESI.

Foi dos melhores (senão o melhor!) anos da minha vida... e a praxe foi um contributo fundamental! Conheci os meus amigos de hoje em dia... desde pessoal que me praxou... a pessoal praxado comigo! Por isso digo... se não forem à praxe... não se arrependem... porque não sabem o que vão perder! Eu fui... e hoje... sabendo o que sei... ia outra vez! Faz-se amizades para toda a vida!

citação:Originalmente colocada por Jorge Correia

E aquela cena de amarrarem os caloiros uns aos outros com cordas e andarem a passear com eles:

indexwf4.jpg

39.jpg

Resquicios de um passado colonial... [xx(]

Fizeram-te isso foi???????? Olha que a mim nunca me fizeram m****s dessas!

lol.. o meu ano de caloiro foi o mais fixe...
Adorei as praxes.. dá para conhecer sempre o pessoal todo, são brincadeiras porreiras e nada mais..

Nunca fui humilhado nem mal tratado, a menos que achem que andar a cantar na rua, ou a fazer declarações de amor e mais n sei o quê sejam humilhações!
Mesmo que as pessoas não soubessem que tavam a ser praxados e axam piada e tal, se vocês acham isso humilhações.. enfim..

Se se derem ao trabalho de ler o Codigo da Praxe podem ver k metade das coisas k tão prai a dizer NÃO se podem fazer, e se alguem vos querer fazer é só recusar e fazes uma queixa. Provavelmente quem te fez isso até é expulso.
Pelo menos na UC.. n falo das outras universidades pq n conheço.

90% desse pessoal aí que diz que é anti-praxe, e que ng os praxa e k são bue de fixes por isso e n sei ke..
provavelmente nunca foi praxado nem sabe minimamente do que se trata, é só das historias, boatos e mitos que ouvem falar.

Depois põe-se prai a contar historias e n sei o que mais....
o único resultado é por o pessoal que vai entrar na faculdade cheios de medo e sem seker vontade de ir lá...

E nao se podem integrar os caloiros, fazerem-se amigos para toda a vida sem a praxe? Os meus grandes amigos nao me pintaram nem me deixaram arrastar pelo chao para serem ''grandes amigos''...

Qual a diferenca entre fazer amizades atraves de dialogo e comunicacao civilizada?

E preciso rebaixar alguem com as tintas, batons, porcarias mal cheirosas, gritarias, "pronta(o) e aberta(o) para o Sor Dotor(a)" e outras cenas tais?

Mas sabe bem pelos vistos...

Nao... a mim nao me fizeram rigorosamente nada porque estive-me a cag@r nas ameacazitas dos ''veteranos''...

Frequentei os bares todos da cidade do Porto e nada se passou!

Se nao percebeste a relacao entre as imagens da escravatura e as da praxe e uma opiniao, tenho que a aceitar. :)

citação:Originalmente colocada por jts

Só se é caloiro uma vez!! Aproveita-o bem!

Sem dúvida!

Todos os anos por esta altura aparecem estes tópicos por aqui de pessoal com medo das praxes, então vem aquele pessoal do "eu sou anti-praxe! a mim ng me praxa! sou o maior!" que nunca foi praxado a dizer, "não vás! n perdes nada! vais ser humilhado, é horrivel blablabla..."
Depois vem o pessoal que POR ACASO até foi às praxes e sabe do que está a falar e diz o contrário, e ate fazendo uma quote:

citação:Originalmente colocada por Taveirada
Só para contrariar vou contar a minha experiencia!

Era o ano de 1998... entrei na universidade do minho em LESI.

Foi dos melhores (senão o melhor!) anos da minha vida... e a praxe foi um contributo fundamental! Conheci os meus amigos de hoje em dia... desde pessoal que me praxou... a pessoal praxado comigo! Por isso digo... se não forem à praxe... não se arrependem... porque não sabem o que vão perder! Eu fui... e hoje... sabendo o que sei... ia outra vez! Faz-se amizades para toda a vida!

Enfim.. ;)

citação:Originalmente colocada por Jorge Correia

Nao... a mim nao me fizeram rigorosamente nada porque estive-me a cag@r nas ameacazitas dos ''veteranos''...

Frequentei os bares todos da cidade do Porto e nada se passou!

Se nao percebeste a relacao entre as imagens da escravatura e as da praxe e uma opiniao, tenho que a aceitar. :)

lol, escravatura. :D

Vocês têm uma ideia demasiado séria sobre as praxes, aquilo n passa duma brincadeira lembrem-se disso...

É como eu digo, só quem lá teve é que pode falar...

Praxes? Supostamente serviriam para apresentar a faculdade/instituto frequentado. Travar amizades com caloiros e alunos da escola.

Na prática, é um escape das frustrações da vida dos gajos que vão para lá praxar o pessoal. Se estudassem, em vez de quererem fazer a vida negra aos outros.

Mostrem-me alguém que conheca a faculdade toda, porque durante a praxe, lhe fizeram a tour á mesma!!!

Não fui praxado, nem nunca praxei. Mas intervi em algumas situações estupidas que vi!!!

Mesmo nao concordando com a Praxe Academica tenho que reconhecer que a original e unica Praxe e a de Coimbra.

A determinada altura, comecaram a haver replicas idiotas que confundiram a tipica praxe com as tais cenas dignas do colonialismo.

E no caso do Porto e Vila Real passavam-se autenticas aberracoes!

Paz!

citação:Originalmente colocada por fililipe

Praxes? Supostamente serviriam para apresentar a faculdade/instituto frequentado. Travar amizades com caloiros e alunos da escola.

Na prática, é um escape das frustrações da vida dos gajos que vão para lá praxar o pessoal. Se estudassem, em vez de quererem fazer a vida negra aos outros.

Mostrem-me alguém que conheca a faculdade toda, porque durante a praxe, lhe fizeram a tour á mesma!!!

Não fui praxado, nem nunca praxei. Mas intervi em algumas situações estupidas que vi!!!

Subscrevo grande parte!

Quando andei, já não eraputo, pois voltei a estudar já com filho e casado, e 9-10 anos depois do 12º
Nunca achei piada a isso, e achava piada a ir eu e um colega na mesma situação que eu entrando no instituto e virem os putos, pois quem faz isso ou são putos ou aqueles que andam a passar o tempo lá, quase eternamente, e como não mandam em ninguem cá fora, acham-se os maiores lá dentro. Bem, vinham eles e bastou um olhar daqueles, e fugiram a sete pés..

Ai de quem me tocasse ou ao meu colega...

Para mim é a maior estupidez que existe. Pois exageram sempre e passam do convivio á humilhação em 90% dos casos...

Só digo uma coisa: Cresçam.. isso sim!

citação:Originalmente colocada por fililipe

Ha gajos estupidos em todo o lado... na estrada... na rua... em casa... há em todo o lado gajos avariados da cabeça! Nao implica que seja assim na generalidade!
Nunca ninguém me fez mal, abusou ou seja lá o que for... os putos rebolam na relva com 5 anos... e nao se chateiam... eu rebolei... e sinceramente... que fixe! ehehe... daquelas coisas que se pode achar estupido, mas para quem percebe ou quer perceber entendo o que estou a dizer!

Voltar
Superior