Praxes no Ensino Superior

Tiveste um dia mau! Tenta outra vez amanha com outro espírito, leva tudo na descontra. Mas tambem estou como tu, se me deixarem de ego em baixo também não ponho la mais os pés. Eu olhava para o traje académico como a "farda" dos universitários, afinal descobri k é a farda dos que foram praxados e o que lhes dá autoridade de praxar. Acho mal, mas nao discuto com quem tem outras opiniões.

tenho na minha turma um caloiro com alguns 40 anos mas não me prenuncio sobre isso.. uma pessoa dessas levar praxe de um gajo alguns 17 anos mais novo..
epa ya isso é bonito de ver a farda.. mas eu nao quero nem tenho prazer em ver os outros que nao mefizeram nada a rebolar na areia e na lama, etc... simplesmente nao lhes digo nada! nao sou obrigado a nada e epá... isto eu nao tou para tangas nao fui praxado na primaria e fiz grandes amigos.. nao fui praxado no basico e fiz grandes amigos.. nao fui praxado no secundario e fiz grandes amigos.. ha que ter consciencia das coisas.. praxe a mim nao me diz nada que ganhei em chegar todo cagado, dar cabo de camisola que levava e rebolar no chao? nada.. melhores anos da nossa vida.. isso para mim tudo bem.. mas nao pega.. os dias não sao todos bons, ha uns melhores que outros.. sao os melhores por se poder sair, tornar algo maturo, etc... de resto... tou ca pa univ e nem me quero meter no resto..

Quanto queres apostar que ainda antes do curso acabar já não tens ideias de voltar para casa quando tiveres o canudo?

E a sério, compreende-se perfeitamente que estás longe dos que gostas e da tua vida normal. Que estás numa cidade diferente onde n conheces ninguém e a começar uma etapa de vida completamente diferente.
Mas não podes ter esse tipo de mentalidade, não falo em relação as praxes, mas sim em relação aos teus colegas drogados? rançosos? Psicopatas?, estás a brincar não... tudo isto em 1 dia? Ou és menino da mama ou não viste as coisas bem vistas.... Se com apenas 1 dia de 3 anos (suponho agora com bolonha, n sei quanto dura o teu curso) já estás assim, nem quero saber como estás nas alturas de exames! Ou quando não puderes ir a casa porque tens trabalhos a acabar!
E se te começas a excluir ao fim de 1 dia com a atitude "quero é fazer o curso e ir-me embora" não vais longe. Vais passar a maior parte do tempo sozinho e sem amigos.

Epa.. ha gente que quer é ir para fora... grande objectivo de vida conhecer novas pessoas livrar dos pais, etc etc.. eu não estou para isso, não me adaptei quero uma coisa ao pé de casa para fazer amigos de univ sem largar os que tenho agora.. fazemos grandes amigos fora porque nao temos mais ninguem.. porque fazemos a mesma grandes amigos em qualquer universidade.. eu nao estou motivado nem estou a adaptar.. e se até 6ª nao me adaptar vou-me embora daqui é simples..

bem....as praxes da minha faculdade ( ISG) sao pacificas e toda a gente curte...

desde caloiros a fazer o churrasco... jogos com os caloiros..tipo..mikado humano...outro em que estao todos de bracos dados e dixem o nome do animal..e quem tiver o tal nome..tem de tentar tocar no chao com o rabo...no fim..o nome e igual pa todos...cai tudo no chao...tudo a rir..

4 caloiros em cima de 4 cadeiras..com olhos tapados...fingimos que partimos vidro no chao..e metemos la batatas...e eles tem de saltar...

jogo do palito..de boca a boca...

e os caloiros..estao sempre a rir....

Também nem tanto ao mar nem tanto à terra.
Eu sou 999% pró-praxe, mas não concordo que uma pessoa que não goste da praxe e/ou se declare anti-praxe seja fechadíssima e venha a ser um infeliz solitário para o resto da sua vida académica... simplesmente é uma pessoa que vai passar ao lado de uma das melhores actividades em que se poderia envolver ao longo de toda a sua vida. [;)]

Não me referia (nem o visado) às praxes (mal fosse), mas sim a toda a mudança para a vida universitária.[;)]

simplesmente é uma pessoa que vai passar ao lado de uma das melhores actividades em que se poderia envolver ao longo de toda a sua vida. [;)]

Isso é um pouco subjectivo :)

Epa.. ha gente que quer é ir para fora... grande objectivo de vida conhecer novas pessoas livrar dos pais, etc etc.. eu não estou para isso, não me adaptei quero uma coisa ao pé de casa para fazer amigos de univ sem largar os que tenho agora.. fazemos grandes amigos fora porque nao temos mais ninguem.. porque fazemos a mesma grandes amigos em qualquer universidade.. eu nao estou motivado nem estou a adaptar.. e se até 6ª nao me adaptar vou-me embora daqui é simples..

Acho que te estás a precipitar. Tu próprio dizes que o teu objectivo é fazer o curso, portanto uma semana chegará para ver se te adaptas só ao local?

Eu também não gosto muito de estar no local onde estou a tirar o curso (ainda por cima o meu são 6 longos anos), ter deixado de estar perto dos meus grandes amigos (com os quais já vivi os melhores tempos da minha vida, que não, realmente não foram no tempo em que estive na praxe [:D]), os meus pais, a minha casa. Mas fui me dando bem com o pessoal, sendo simpático com todos (eles não têm culpa de eu cá estar), me adaptando o melhor que podia. Fiz aqui grandes amigos? Até agora fiz alguns amigos com quem já passei bons momentos, mas "GRANDES AMIGOS" como aqueles que estão lá na minha terra, não (felizmente fiz grandes amizades ainda antes de vir para a faculdade). Com o tempo deixei de detestar cá estar, e passei a encarar com naturalidade, ver o lado bom, sobretudo pensando na importância de fazer o curso. Mas os dois melhores momentos do mês, continuam a ser os do regresso à minha casa.

Por isso te digo: pondera bem o que estás a fazer. O curso é o teu futuro, em princípio, vai ditar como vai ser grande parte do resto da tua vida, não penses nisso com a superficialidade de um pensamento com uma semana de maturação, ainda por cima ainda com o "efeito de resistência à mudança".

Evidentemente que respeito.. só dei a minha opinião.
Se alguém quer passar pelo menos 3 anos fechado, sem fazer amigos e sem se interessar por uma realidade totalmente nova (acho que o avantgarde é da Madeira), ou está a ter uma reacção a quente ou é uma pessoa fechadíssima.

Repara, não é so na faculdade que há amigos, lol.

Eu devo entrar numa faculdade que nao é muito famosa na vertente social dos alunos, e nao me preocupo com isso, e porque? porque ja tenho grande grupo cá fora.
Mas isto apenas é o meu exemplo, e muitos mais haverá como eu. E estás a dizer que nao aceitar as praxes é ficar enclausurado sem amigos? lol.

Ontem no ist vi uma praxe muito engraçada, o pessoal de eng e arw. naval construiram um barco de cartão, e la andavam caloiros dentro a entoar canticos, etc. , assim como os caloiros de aeroespacial a fazerem um avião gigante pela rua.

isso acho bastante piada, agora há praxes que se me tentassem fazer, ia dar molho.

Isso é um pouco subjectivo :)

Acho que te estás a precipitar. Tu próprio dizes que o teu objectivo é fazer o curso, portanto uma semana chegará para ver se te adaptas só ao local?

Eu também não gosto muito de estar no local onde estou a tirar o curso (ainda por cima o meu são 6 longos anos), ter deixado de estar perto dos meus grandes amigos (com os quais já vivi os melhores tempos da minha vida, que não, realmente não foram no tempo em que estive na praxe [:D]), os meus pais, a minha casa. Mas fui me dando bem com o pessoal, sendo simpático com todos (eles não têm culpa de eu cá estar), me adaptando o melhor que podia. Fiz aqui grandes amigos? Até agora fiz alguns amigos com quem já passei bons momentos, mas "GRANDES AMIGOS" como aqueles que estão lá na minha terra, não (felizmente fiz grandes amizades ainda antes de vir para a faculdade). Com o tempo deixei de detestar cá estar, e passei a encarar com naturalidade, ver o lado bom, sobretudo pensando na importância de fazer o curso. Mas os dois melhores momentos do mês, continuam a ser os do regresso à minha casa.

Por isso te digo: pondera bem o que estás a fazer. O curso é o teu futuro, em princípio, vai ditar como vai ser grande parte do resto da tua vida, não penses nisso com a superficialidade de um pensamento com uma semana de maturação, ainda por cima ainda com o "efeito de resistência à mudança".

É assim uma semana nao chega para ver se me adapto, mas estar a fazer um curso num sitio que nao gostamos nao da.. perfiro fazer o curso num sitio onde me sinta motivado do que num sitio como aqui.. porque tenho medo de nao ter ninguem "em cima" de mim a corrigir, etc...depois este não é o curso dos meus sonhos.. estou a ser guiado por um extenso mar de opiniões que não se adaptam a minha forma de ver as coisas. tem de ser esta semana pois o pagamento das propinas é ate dia 15 de outubro, e nao quero andar a gastar dinheiro a parva... isto fica caro gostava deste curso mas mais se estivesse ao pe de casa... epa.. no teu curso nao sei como funciona.. eu sou novo tenho um ano para melhoria de secundario e para pensar no que realmente quero.. agora pergunto eu que me deu na cabeça para vir paara longe.. nao faço ideia... preferia nao ter sequer vindo.. nao estou para estar desmotivado a tirar o curso e sempre a pensar no dia de voltar para casa para estar com os meus... parece facil e é facil falar...

Repara, não é so na faculdade que há amigos, lol.

Eu devo entrar numa faculdade que nao é muito famosa na vertente social dos alunos, e nao me preocupo com isso, e porque? porque ja tenho grande grupo cá fora.

Ontem no ist vi uma praxe muito engraçada, o pessoal de eng e arw. naval construiram um barco de cartão, e la andavam caloiros dentro a entoar canticos, etc. , assim como os caloiros de aeroespacial a fazerem um avião gigante pela rua.

pena ser tão raro verem-se coisas de facto interessantes... o que tenho visto é = ao que vi no ano passado = ao que vi no ano anterior = ao que vi [...]

ha! com a diferença que agora não ouço berros "sistemas" mas sim "le-i" e "informática". de resto....

a praxe deve ser integradora (no comments pelo que tenho visto) e basta recuar talvez 10 ou 15 anos para vermos que de facto pode ter tido esse papel com mais força. quando tirei o curso, raros eram os colegas que tinha de coimbra; madeira, algarve, lisboa, bragança... imaginem um fulano que cai de para-quedas numa cidade que não conhece.... nem a cidade nem ninguem... e estamos a falar de pessoas com 18 anos, habituadas ao jantar na mesa e roupa lavada, sem experiência de vida... comparem com os alunos de agora.

Também nem tanto ao mar nem tanto à terra.
Eu sou 999% pró-praxe, mas não concordo que uma pessoa que não goste da praxe e/ou se declare anti-praxe seja fechadíssima e venha a ser um infeliz solitário para o resto da sua vida académica... simplesmente é uma pessoa que vai passar ao lado de uma das melhores actividades em que se poderia envolver ao longo de toda a sua vida. [;)]

Exacto...a praxe é tão má,mas tão má,que mesmo estando no meu último ano de curso, decidi que iria fazê-la, pois não queria acabar o meu percurso académica sem ter cumprido esta "meta".Não fui no meu primeiro ano de faculdade, depois do que vi até achei que poderia ter actividades interessantes e lá me aventurei.

E é já amanhã que começa o cumprimento desta meta para mim.

Evidentemente que respeito.. só dei a minha opinião.
Se alguém quer passar pelo menos 3 anos fechado, sem fazer amigos e sem se interessar por uma realidade totalmente nova (acho que o avantgarde é da Madeira), ou está a ter uma reacção a quente ou é uma pessoa fechadíssima.

não é por ter ido às praxes que nao vou estar 3 anos "fechado", até porque só 10% do pessoal com quem me dou na fac esteve comigo nesse evento

e desses 10% não me lembro de os ter visto nas praxes, portanto, nas praxes não conheci ninguem que considero um actual amigo ... apenas conhecidos ...

cumps [;)]

quando era caloiro e me tentavam humilhar ainda me ria mais do que eles! é preciso entrar no espírito, os primeiros dias custam mas depois já se acha piada [:D]

Avantgarde, o que é que se passa contigo?:confused:

Ainda agora aí (onde?) chegaste, e já estás assim? É normal não estares ambientado, acabaste de chegar... Não é só juntar água e mexer[;)]

Se não é o "teu" curso, o que foste fazer? Alguém te obrigou?

Ao princípio é estranho mudar. E eu sei alguma coisa sobre mudanças[;)]

Mudei da F.Foz para o Algarve. No Algarve vivi em algumas cidades diferentes. Depois mudei-me para o Estoril. Agora estou em Tenerife. Para o ano estarei noutro país.

A mudança é difícil? Claro que é. Umas vezes mais, outras menos. Mas as pessoas habituam-se[;)]

Os medos que tens agora, vão desaparecer. Vais superar as dificuldades por ti mesmo, ou com a ajuda dos amigos/família. Apesar de estarem longe, estão lá.
Continuo a ter os mesmos amigos que antes.

Os "drogados", os "bêbados", os "psicopatas", os de 40 anos, são pessoas normais, como as que vais encontrar no decorrer da tua vida. Eles, certamente, formaram uma opinião sobre ti ao início, mas depois de te conhecerem vão ver que te julgaram mal (para melhor ou pior).

Eu também fui "praxado". Algumas coisas gostei, outras não, outras não fiz sequer[;)] E isso da idade não tem nada a ver. Tinha 24 anos e fui praxado por pessoas mais novas....e daí?? Fui "praxado" por minha decisão. E tu também.

Alguns dos "mauzões" das praxes, aqueles que já viste que são os piores, e que detestas, se calhar são gajos muito porreiros, e se calhar até te vão ajudar com o curso. E até talvez com a vida profissional.[;)]

3/4 das pessoas que detestava nas praxes afinal eram pessoas bem fixes![:blush:]

Claro que há aqueles que são parvos nas praxes, e fora delas. Mas isso há em todo o lado, e cabe-te a ti aprender a avaliar as pessoas.

Dá uma oportunidade ás pessoas!

Gostava de ler um post teu, daqui a uns dias, a falar bem disso, e a dizer que o X, o Y e a Z são uns porreiros, e que estás a "curtir" viver aí!

Boa sorte!

Última edição:
....o que foi uma má experiencia para ti não é a regra nem o objectivo da praxe [:p]

se não consegues perceber que há mais do que aquilo que sabes, então não tens lugar nesta discussão. não verás UMA ÚNICA PESSOA que defenda a praxe a dizer que há lugar na praxe para humilhação, agressão, etc. se foste mal praxado, temos pena... passaste ao lado de uma coisa altamente

1º:
Não fui mal praxado porque eu tenho e tinha força suficiente para dizer não.
Mas a praxe era basicamente o que eu disse, não para mim mas para os outros.

2º:
Não encontro niquem defenda praxe com humilhação, agressão etc??

Então vem aqui a Braga ver na praxe 24h de LCC, com os caloiros a levar com tomates em todo o corpo sem saberem que aquilo ía acontecer.
Pois DEZENAS de "doutores" estão escondidos nos escadórios do Bom Jesus numa escuridão quase total.

Última edição:
Exacto...a praxe é tão má,mas tão má,que mesmo estando no meu último ano de curso, decidi que iria fazê-la, pois não queria acabar o meu percurso académica sem ter cumprido esta "meta".Não fui no meu primeiro ano de faculdade, depois do que vi até achei que poderia ter actividades interessantes e lá me aventurei.

E é já amanhã que começa o cumprimento desta meta para mim.

Olha, eu mudei de faculdade este ano e gostava de voltar a ser praxado.

A princípio andava naquela do tipo "quando alguém me perguntar se sou caloiro digo que sim e vou nessa" mas ando lá há 15 dias e até hoje ninguém me perguntou nada (até na minha antiga fac no 2º ano me perguntaram se era caloiro [:D]).

No entanto, ainda hoje andava por lá sem ter o que fazer (conheço pouca gente e os que conheço tinham aula e eu não) e estava cheio de saudades dos meus tempos de caloiro.

Amanhã, se descobrir as horas e o local da praxe, vou pedir se posso ser praxado novamente.

Avantgarde, o que é que se passa contigo?:confused:

Ainda agora aí (onde?) chegaste, e já estás assim? É normal não estares ambientado, acabaste de chegar... Não é só juntar água e mexer[;)]

Se não é o "teu" curso, o que foste fazer? Alguém te obrigou?

Ao princípio é estranho mudar. E eu sei alguma coisa sobre mudanças[;)]

Mudei da F.Foz para o Algarve. No Algarve vivi em algumas cidades diferentes. Depois mudei-me para o Estoril. Agora estou em Tenerife. Para o ano estarei noutro país.

A mudança é difícil? Claro que é. Umas vezes mais, outras menos. Mas as pessoas habituam-se[;)]

Os medos que tens agora, vão desaparecer. Vais superar as dificuldades por ti mesmo, ou com a ajuda dos amigos/família. Apesar de estarem longe, estão lá.
Continuo a ter os mesmos amigos que antes.

Os "drogados", os "bêbados", os "psicopatas", os de 40 anos, são pessoas normais, como as que vais encontrar no decorrer da tua vida. Eles, certamente, formaram uma opinião sobre ti ao início, mas depois de te conhecerem vão ver que te julgaram mal (para melhor ou pior).

Eu também fui "praxado". Algumas coisas gostei, outras não, outras não fiz sequer[;)] E isso da idade não tem nada a ver. Tinha 24 anos e fui praxado por pessoas mais novas....e daí?? Fui "praxado" por minha decisão. E tu também.

Alguns dos "mauzões" das praxes, aqueles que já viste que são os piores, e que detestas, se calhar são gajos muito porreiros, e se calhar até te vão ajudar com o curso. E até talvez com a vida profissional.[;)]

3/4 das pessoas que detestava nas praxes afinal eram pessoas bem fixes![:blush:]

Claro que há aqueles que são parvos nas praxes, e fora delas. Mas isso há em todo o lado, e cabe-te a ti aprender a avaliar as pessoas.

Dá uma oportunidade ás pessoas!

Gostava de ler um post teu, daqui a uns dias, a falar bem disso, e a dizer que o X, o Y e a Z são uns porreiros, e que estás a "curtir" viver aí!

Boa sorte!

gostei do post, mas nao me estou a habituar.. meti isto para encher espaço e nao me preparei... ando farto e vou-me embora se for preciso ainda antes de 6ª isto assim nao da

lol, podes crer

nao consigo perceber porque é que dizem que foi um dos melhores tempos da minha vida ... certamente que quem diz isso passou a vida toda em casa, só pode ...
Vivi seis anos na universidade, com tudo o de bom e de mau.
Tinha uma casa, que felizmente os meus pais poderam pagar, gozei como nunca, mas nada me faz esquecer o meu primeiro ano. Fiz muito mais coisas, talvez até mais interessantes, mas efectivamente o primeiro ano é inesquecivel. A praxe é um dos elementos do primeiro ano, na minha opinião, fundamental!

Voltar
Superior