Preciso de ajuda, que carro devo comprar?

Ainda não andei no Sedan.. mas pelo que alguns que andaram, me disseram.. o carro não tem uns pequenos defeitos nos acabamentos?:confused:

Ouvi dizer maravilhas do andamento, conforto, etc.. mas nos acabamentos..

Fiz o test drive e simplesmente adorei.
A nível de motor, tem um à vontade muito grande e posso dizer que testei o motor o tanto quanto pude, pois vivo na Madeira e tudo o que era subidas mais puxadinhas que normalmente faço em 4ª num Focus 1.8TDdi, fiz-las em 5ª no Cruze e se tivesse 6ª, lá ia ele.
Realmente tem um fosso até as 1700rpm, mas convenhamos dizer que caso o turbo disparasse às 1400/1500 (como nos Audi), podias sem querer por os passageiros colados nos bancos, com arranques despropositados.
Pessoalmente gosto dos interiores, mas no tablier, no lado do passageiro, em vez de uma peça em plástico, tem um forro igual aos estofos. Aquilo no inicio é tudo mto bonito, mas com o tempo ja sabemos onde vai dar.
Uma solução para isso é optar pelo extra "Estofos em pele" e essa parte passa a vir em pele. De resto, não vi mto por onde pegar.

Acho uma excelente proposta em relação ao motor, e o carro até tem um design muito interessante, mas não gostei muito dos interiores e confesso que tenho receio de uma enorme desvalorização pela marca não ser muito reconhecida em Portugal!

Pessoalmente, quando me falaram no Cruze, a minha reacção foi: "Achas que vou gastar o meu dinheiro num Chevrolet??". Depois acabei por fazer o test drive e fiquei surpreendido, tanto a nível de performance, conforto e melhor, relação preço-equipamento.
Em relação à desvalorização é uma situação muito real, mas não convém esquecer que num Alfa isso também acontece e quem tem ou já teve um Alfa Romeo sabe do que estou a falar.
Contudo, tu compras um carro que é mais barato que os seus concorrentes (comparando motorizações, por exemplo, Focus 2.0, Astra 2.0, Octavia 2.0, etc etc etc) não podes esperar que depois vendas ao mesmo preço que os concorrentes.
Se pensares assim, compro o Cruze e poupei relativamente ao Golf 2.0 TDi, 8000€, então à partida ganhaste 8.000€. Quando venderes o Cruze daqui a 8 anos, provavelmente a 10.000€/11.000€ o Golf estará dentro 16.000€/17.000€, ou seja mais 6000€. Portanto 8.000-6.000=2.000€ Poupas portanto 2.000€ por um carro, embora inferior ao Golf, perfaz aquilo que disseste num teu comentário "Ir de A a B".[;)]

Atenção que os valores, chutei para o Cruze o preço que normalmente pedem para um Alfa Romeo 147 1.9 Jtd de 2001/2002 e para o Golf o preço que pedem para um Golf de 150cvs de 2002/2003.

Fahrenheit: obrigado por explicares aquilo q é óbvio. [;)] Na Índia a Skoda é considerada uma marca premium, inclusive o Fabia. [:)] Brasil, Índia, China, Rússia, etc... terão alguma coisa em comum?

O Giulietta é o Alfa mais generalista e comercial dos últimos anos, e ainda bem. É por isso q está a vender, porque a Alfa percebeu q cada vez mais as pessoas querem carros atraentes, fiáveis, económicos, seguros e com poucas emissões de co2. É o q vende, e quem não vender isto fica para trás.

A Alfa (devido à fama q tem) terá sempre muita dificuldade em infiltrar-se em nichos onde já moram "papões" (leia-se alemães). Aliás, o mesmo se passa com a Volvo e Saab, por exemplo. Então qual é a solução? Apostar no mercado generalista. Aí a Alfa pode dar cartas (e está dar com o Giulietta), porque ao "descer ao terra" em termos de posicionamento e ambições comerciais pode apresentar carros atractivos e competentes a preços decentes.

O Giulietta é melhor ou mais luxuoso do q qualquer outro generalista C? Não, mas sendo competente, eficiente, bonito e com um bom preço é natural q venda.

Aliás, a aposta do Giulietta vai exactamente para o grande público: 5 portas, 5 estrelas no Euro N Cap, motores diesel de entrada de 105 cv com start-stop, baixas emissões, baixos consumos. É o q se quer hoje em dia. E ao preço de praticamente um Kia Ceed.

Aliás, se formos a ver até acaba por ser mais barato do q a concorrência, o q atesta bem seu carácter generalista em detrimento de um certo "cliente elite" q os alfistas algumas vezes tentam transparecer.

Em relação ao outro post da definição de premium: se praticamente todas as pessoas (ou muitas) têm uma definição do conceito premium, é porque esse conceito não deve ser tão linear assim. Dizer q a Alfa Romeo é premium porque pertence à ala premium do grupo Fiat e dizer por exemplo q a VW é generalista porque para premium está lá a Audi parece-me no mínimo castrante, e em última análise, caricato.

Eu tenho uma definição diferente de muita gente em relação ao conceito premium, mas dizer q um Giulietta é premium e depois dizer q um Golf (q pertence ao mesmo segmento do Giulietta e até é mais pequeno e com menor distância de eixos e tem os mesmo litros de bagageira) q até é mais caro e uma referência do segmento C incontornável (indepentemente de eu gostar ou não) é generalista... enfim... ou q o Phaeton ou o Tuareg não são modelos premium porque a VW é generalista... enfim... no comments.

LoveCar: queres um carro familiar e estás a pensar num serie 1??? :sh)
Qualquer segmento C é mais competente em termos familiares do q o serie 1 e substancialmente mais barato. Em relação a não desvalorizar regra geral as coisas acabam por equilibrar-se. Compras mais barato vendes mais barato, compras mais caro vendes mais caro.

Fahrenheit: obrigado por explicares aquilo q é óbvio. [;)] Na Índia a Skoda é considerada uma marca premium, inclusive o Fabia. [:)] Brasil, Índia, China, Rússia, etc... terão alguma coisa em comum?

O Giulietta é o Alfa mais generalista e comercial dos últimos anos, e ainda bem. É por isso q está a vender, porque a Alfa percebeu q cada vez mais as pessoas querem carros atraentes, fiáveis, económicos, seguros e com poucas emissões de co2. É o q vende, e quem não vender isto fica para trás.

A Alfa (devido à fama q tem) terá sempre muita dificuldade em infiltrar-se em nichos onde já moram "papões" (leia-se alemães). Aliás, o mesmo se passa com a Volvo e Saab, por exemplo. Então qual é a solução? Apostar no mercado generalista. Aí a Alfa pode dar cartas (e está dar com o Giulietta), porque ao "descer ao terra" em termos de posicionamento e ambições comerciais pode apresentar carros atractivos e competentes a preços decentes.

O Giulietta é melhor ou mais luxuoso do q qualquer outro generalista C? Não, mas sendo competente, eficiente, bonito e com um bom preço é natural q venda.

Aliás, a aposta do Giulietta vai exactamente para o grande público: 5 portas, 5 estrelas no Euro N Cap, motores diesel de entrada de 105 cv com start-stop, baixas emissões, baixos consumos. É o q se quer hoje em dia. E ao preço de praticamente um Kia Ceed.

Aliás, se formos a ver até acaba por ser mais barato do q a concorrência, o q atesta bem seu carácter generalista em detrimento de um certo "cliente elite" q os alfistas algumas vezes tentam transparecer.

Em relação ao outro post da definição de premium: se praticamente todas as pessoas (ou muitas) têm uma definição do conceito premium, é porque esse conceito não deve ser tão linear assim. Dizer q a Alfa Romeo é premium porque pertence à ala premium do grupo Fiat e dizer por exemplo q a VW é generalista porque para premium está lá a Audi parece-me no mínimo castrante, e em última análise, caricato.

Eu tenho uma definição diferente de muita gente em relação ao conceito premium, mas dizer q um Giulietta é premium e depois dizer q um Golf (q pertence ao mesmo segmento do Giulietta e até é mais pequeno e com menor distância de eixos e tem os mesmo litros de bagageira) q até é mais caro e uma referência do segmento C incontornável (indepentemente de eu gostar ou não) é generalista... enfim... ou q o Phaeton ou o Tuareg não são modelos premium porque a VW é generalista... enfim... no comments.

Eu acho que premium é uma definição própria que cada pessoa adquire e põe em pratica na altura de procurar carro.

Mas os incontornáveis são sempre os mesmos, e não só pelos carros mas também pelos serviços que prestam a nível de frotas e afins...

Se a Alfa é premium? Talvez, seria boa ideia para a Alfa que todos considerassem-a premium, visto que na altura de decidir os Alfa levavam vantagem devido ao "value for money" de um premium.

Acaba por ser mais ou menos a mesma ideia que faz com que tudo que tenha motor VAG desvalorize menos que a concorrência [8b]

Outras vezes é alguém que tem um Alfa que se quer auto-consciencializar que tem um maquinão na garagem (pensamento típico tuga)...

Eu já disse por diversas vezes, os meus carros não valem nada comparado com a concorrência! Não preciso que me digam que são bons...

Anyway: Audi/Mercedes/BMW o resto fica á descrição do cliente [:D]

Abraço [:cool:]

Qualquer segmento C é mais competente em termos familiares do q o serie 1 e substancialmente mais barato. Em relação a não desvalorizar regra geral as coisas acabam por equilibrar-se. Compras mais barato vendes mais barato, compras mais caro vendes mais caro.

Não podia ser mais simples.
Apesar da "guerra" que fiz à Alfa, o Giulietta até é o melhor nas escolhas. [:D]
Em tudo...
Daqui a três, quatro anos quer vender? Vende bem porque é um produto recente no mercado...

O meu problema é que a mulher vai andar com o novo nas "curtas viagens" e ela não gosta nem de sedans nem de carrinhas, mas sim SUVs ou Segmento C, creio que deve chegar, não tenho cão, nem gato, nem piriquito lol [:p], os meus país tinham um carro pequeno e nunca fui no tejadinho!

Não podia ser mais simples.
Apesar da "guerra" que fiz à Alfa, o Giulietta até é o melhor nas escolhas. [:D]
Em tudo...
Daqui a três, quatro anos quer vender? Vende bem porque é um produto recente no mercado...

O meu problema é que até agora em 2 semanas só vi 6 Giullietas, 3 na rua e outros 3 no stand!isto não é estranho!'

E o Lancia Delta? Pura classe.

Em todo o caso o Golf deve ser superior.

Lancia-Delta-Ad.jpg

Preços.JPG

E que nicho especifico é esse onde o Giulietta se insere no Segmento C com Audi A3 e Mercedes Classe B?

Quando perguntas o cliente do Alfa Romeo Giullieta é o mesmo que procura o Astra/Megane/Bravo/Golf (por exemplo) eu respondo SIM, de caras.
E se me perguntares o cliente do Alfa Romeo 159 é o mesmo que procura o Passat/Laguna/Insígnia volto a responder exactamente o mesmo SIM.

Alfa Romeo Giulietta vs Rivals | Car Group Tests | Car Reviews | Auto Express

VW Passat CC vs Alfa 159 | Car Group Tests | Car Reviews | Auto Express

E pegando os exemplos do segmento inferior que efectivamente já criou um nicho de mercado, o Seg. B+ com o Mini/Mito/DS3/A1, são todos carros que oferecem plataformas e espaço do Seg B, e motores, equipamento e por consequente preço do Seg. C.

Por exemplo o DS3, tens os motores de lançamento:

Gasolina: 1.4 VTi (90 CV), 1.6 VTi (120 CV) e 1.6 THP (150 CV)
Diesel: 1.6 HDI (90 CV) e 1.6 HDI (110 CV)

Sendo o VTi 90 CV, e os 1.6 HDI 90 e 110 CV os motores da gama do C4.
E nos preços e equipamento o posicionamento do DS3 andava muito mais perto do C4 do que do irmão "mais pobre".

Senão vejamos os exemplos da Alfa Romeo:

Plataforma: "C-Evo", usada no Fiat Stilo, Bravo e Lancia Delta, todos Segmento C generalista.

Motorizações e preços do Alfa Romeo Giullieta:

Sendo que a gama "Distinctive" difere cerca de + 1000€ em cada motorização.

Motorizações e preços do Opel Astra (principal concorrente de mercado):

Já que falaste no Audi A3, para teres uma ideia:

Plataforma A3: VAG Group A-Plataform, usada no Golf, Léon, Octávia, TT...

Que cliente equaciona como alternativa a um A3 1.6 TDi de 105 CV a 31.000 € um Giulietta 1.6 JTD de 105 CV? Ou vice versa?

O A3 concorre com os Mercedes Classe B:

Que melhor introdução de Segmento pode uma marca fazer para além dos motores e preços dos seus produtos?

VW Golf VI Vs Audi A3, ganhou o Golf, o Golf por causa disto já é premium?
AutoMotor - VW Golf 2.0 TDI Sport vs Audi A3 2.0 TDI Sport

Adiante...

Como podes considerar um 159 premium?
Veio ao mundo sem imaginação, não seduz (o que vai em contra-cenco com a própria marca), gama de motores completamente desactualizada e ainda para mais "emprestada", como esperas ser uma referencia com motores que nem são fabrico próprio? E um conjunto muito pesado e pelo que já ouvi motores "bebedolas"
É pura doidice...

Marchionne claims 159 a mistake - Alfa Amore: Online Alfa Romeo community

Esperemos que o Giulia venha rápido para substituir esta "lacuna"...

Sim o Volvo C30 é um Carro Premium, mas isso também por causa da sua configuração "Sport Coupé" que o "empurra" para comparações com o Scirocco, BMW Serie 1 e Audi A3 "Sportback"
E então aqui no Norte com a Auto-Sueco as "generalistas" piam baixinho à Volvo...
Outro Segmento C premium será o DS4 que chegará para o ano.

Em suma, MiTo Premium no Seg. B+, Giulietta e 159 generalistas não só pelos preços, pelos motores, pelos tamanhos, por tudo mesmo, no "estudo" que fiz aos modelos para fazer este post não encontrei nada que fizesse desses modelos premium...

À primeira pergunta (tirando o exemplo da Volvo) já sabes que a resposta é SIM.

A segmentarização automóvel é feita de forma diferente tanto no Brasil como na Nova Zelândia, nós Portugueses, seguimos o modelo Europeu.

Mas pegando nos sites que forneces-te:

No primeiro aparece isto:

E o contexto premium não é referente ao mercado do carro:

São coisas banais nos carros hoje em dia, até em segmentos inferiores...

A meu ver a informação destes sites não prova ponto nenhum.

Abraço [;)]

Bem... talvez por, provavelmente, ainda seres um pouco novo nisto dos automóveis e não conheceres bem as marcas e o seu historial, tens uma opinião bastante diferente da minha!
Não é pelos nºs que se define o que é premuim ou não!
Talvez, daqui a alguns anos, percebas onde quero chegar....[;)]

O que é óbvio, é que não percebes muito sobre o assunto.....:sh)

Primeiro, uma das minhas citações era da Car Magazine da Nova Zelândia; por isso, ora mostra lá o que é que o 3º país mais desenvolvido do mundo, tem em comum com os países emergentes (Brasil, Índia, China, Rússia), que referiste?!:confused:

Segundo, o facto de ser generalista, não invalida que seja premium; basta olhar para a Mercedes e, ver que é um construtor generalista pois, ocupa quase todas os segmentos do mercado, e, é premium!!

A Alfa está longe de ser considerada generalista, embora, e aí até concordo contigo, nos últimos tempos se tenha tornado mais generalista, com a introdução do Mito, etc.....

Não é com o tamanho da bagageira ou com as distancia entre exios, que se define o que é premium ou não......

Bem vou esclarecer algumas situações! O carro que irei substituir não tenho qualquer problemas em dizer que é um 12V, 1198 - 65Cv que serviu e vai servindo para o objectivo a que foi proposto distância A-B (trabalho-casa e voltinhas, com qualidade (interiores Highline, que nem em alguns seat leons encontro com a mesma qualidade e estou a falar de um polo segmento B), não é carro para velocidades concordo, mas tem sido economico, e tem uma excelente caixa, bem escalonada (é o que vale), o que não me impede agora de querer substituir por um carro melhor, lá por ter um "manco" não quer dizer que não conheça outros carros ou que deseje um carro melhor. O próximo carro tem que ser maior que o polo, ser de uma marca que não desvalorize muito e que tenha um motor que responda quando eu precisar, pois será o carro da familia e que terá de durar no minimo tantos anos quanto este, 8 anos no minimo!ando a ver o BMW serie I 118d ou o Quasquai 2.0dci, se bem que ando desejoso para saber algo do Audi Q3

Ok!
Eu só comentei, porque o Polo foi dos piores carros que já conduzi e, por isso, achei estranho o facto de achares o Giulietta "limitado"!

Mas, acho bem que testes vários carros e que compres o que mais te agradar![;)]

Back