Preços GTC

eu posso dizer que tive a opurtunidade de conduzir o corsa gtc com o 1.3 de 90cv...
e achei o carro muito morto em baixas... mas em altas até nem anda mal...

mas para carro de empresa o k se ker é consumos... as prestações interessam em carros desportivos...

em relação a consumos presumo k o 1.3 seja o melhor... devido á sua baixa cilindrada ;)

cumps

é simples
pela leitura do gráfico:

Binário:
1.3 às 1500 rpm - 180 Nm
1.7 às 1500 rpm - 220 Nm
1.9 às 1500 rpm - 220 Nm

valores aproximados tirados da leitura do gráfico
e em relação a potência debitam todos 30 kW a essa rotação
agora n me lixem o 1.7 às 1500 anda tanto como o 1.9... pelo menos em termos teóricos...

e qdo dizes que o 1.9 puxa pouco em baixas é comparado com o q? com um Land Rover?

os motores VAG 1.9 130 debitam 220 Nm às 1500 e são "a referência" de comportamento em baixas
convêm não esquecer que é uma caracteristicas dos multijet ou multi válvulas... piores baixas e melhores altas... não se pode ter tudo.
já alguém conduziu um 125cc a 2 tempos? ou tudo ou nada...

o meu mégane 1.9D aguenta uma 4ª a 40 km/h, mas só tem 60 cv...

e não vou ter desilusão nenhuma, já conduzi os 3 motores... e se dizes que o 1.9 e o 1.7 têm más baixas...mas n kero alimentar polémicas

citação:Originalmente colocada por joints

é simples
pela leitura do gráfico:

Binário:
1.3 às 1500 rpm - 180 Nm
1.7 às 1500 rpm - 220 Nm
1.9 às 1500 rpm - 220 Nm

valores aproximados tirados da leitura do gráfico
e em relação a potência debitam todos 30 kW a essa rotação
agora n me lixem o 1.7 às 1500 anda tanto como o 1.9... pelo menos em termos teóricos...

É impossível um motor com 180nm ás 1500 ter a mesma potência a essa rotação que um motor que tenha 220nm às 1500. É simple, se potencia = binário * rpm's, 180*1500 é menor que 220*1500 logo todos não podem ter os tais 30kw que dizes.

citação:Originalmente colocada por chasdegua

eu posso dizer que tive a opurtunidade de conduzir o corsa gtc com o 1.3 de 90cv...
e achei o carro muito morto em baixas... mas em altas até nem anda mal...

mas para carro de empresa o k se ker é consumos... as prestações interessam em carros desportivos...

em relação a consumos presumo k o 1.3 seja o melhor... devido á sua baixa cilindrada ;)

cumps

Não sei se será assim tão melhor.
Se o percurso for cidade, será melhor (mas pouco).
Se o percurso tiver algumas subidas penso que o 1.7 terá vantagem porque tem mais binário.
Mas nunca conduzi um 1.7.
Tenho um Astra 1.3.
Consumos geral (10.000 km): 5.5
Em cidade (segunda-sexta): cerca de 6.2 (depois ao fim de semana desce)

cloterico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Torque

http://pt.wikipedia.org/wiki/Potência

nãp vamos confundir os pinceis

dacapata
acho o 1.3 um excelente carro, n tenho nada contra. mas tb acho que mais que o motor isuzu, mais 10cv, mais 40Nm o botão sport de origem e a possibilidade de levar jantes de 17" fazem a diferença. São mais 2850€

Ó meu amigo, um motor que tenha 180nm às 1500 rpm's tem menos potencia a essa rotação que outro que tenha 220nm a essa mesma rotação. Mais simples que isto não existe.
Potencia = Binário * Rotação. Se binário for menor, à mesma rotação a potencia é tb menor.
Daí que se o 1.3 tem 180 às 1500 e o 1.7 tem 220 às 1500, os dois não podem ter 30kw ás 1500rpm's

Aqui ficam os gráficos corrigidos:
motorxl0.jpg

n confundas binário e potência, n tem nada a ver

por exemplo um F1 tem 800cv às 16000 rpm e um binário de *****, um camião TIR tem 400 cv às 3000 rpm e um binário altissimo às 1000 rpm...

um F1 praticamente tem o ralanti às 4000 rpm e n consegue sequer arrancar se n acelerares acima das 7000 rpm... n tem nada a ver uma coisa com a outra...

Potência = binário x rpm ? nesse caso qual é a unidade que define a potência? Nmrpm??

Potência é energia e binário é força

Torque (ou momento de uma força): Medida de quanto uma força que age em um objeto faz com que o mesmo gire

em relação aos gráficos

nesse caso estão mais proximos
mas n me lixes, na estrada o 1.7 é muito mais tractor que o 1.3, isso é uma facto

o que a maior parte do povo se queixa em relação ao 1.3 é que te obriga a andar com a rotação em alta, se deixas cair as rpm abaixo da 2000, ficas "sem motor"

em contrapartida o 1.7 n "respira" tão bem em altas, é mais mono, só que permite uma condução mais descontraida e facil

é como conduzir uma moto 2T e uma 4T... alguém me percebe?

n deixam de ser os 2 excelentes motores

É óbvio que o 1.7 puxa mais que o 1.3, e nem se discute.
Mas o que eu digo é que não me parece a diferença seja suficiente para fazer do 1.3 muito mau em baixas e o 1.7 muito bom.

Atenção às altas!
O 1.7 tem uma "patada" final muito boa entre as 4000rpm e as 4500rpm, sempre a subir.
O 1.3 nesta fase já está em quebra...

rjtd21

já viste a quebra que o 1.3 tem perto das 1750 / 2000 rpm? terá a ver com isso??

além disso a curva do 1.7 é mais linear e então às 2000 rpm o 1.7 está bem por cima

n estou a dizer q o 1.7 é muito bom e que o 1.3 muito mau, nada disso!!!

tou a dizer que o 1.3 é mau e que o 1.7 é bem melhor :-) mas n é nenhum exemplo, isso é o meu mégane de 97, em baixas :-D

e que justifica a diferença por essa razão, além do equipamento extra que trás

mas o 1.3 é uma boa compra, apesar da condução mais dificil, só tens que manter o motor vivo acima das 2000 rpm, é uma questão de practica

em relação a motores o que tenho lido é isto

em andamento não notas muita diferença entre o 1.7 e o 1.3 tipo AE e velocidade de ponta, são +/- equivalentes.

em baixos regimes outro galo canta, pq o 1.3 é muito fraco em baixas até às 2000 rpm simplesmente arrastasse e o 1.7 já anda bem melhor... são os tais 40 Nm que n tinham importância nenhuma.

gostaria de fazer uma ressalva.... o GTC com o motor 1.3 não existe em mais pais nenhum ( que eu saiba ) é um "enxerto" feito pra Portugal

espero ter ajudado

Acontece que esses 40 Nm extra do 1.7 aparecem num regime mais tardio do que no 1.3 ;)

Voltar
Superior