Por acaso até são, não são propriamente oficinas de vão de escada mas, mesmo que fossem, naturalmente condenando tal atitude, o que é que isso interessa para o tema aqui em discussão?
Quer-me parecer que o que está em causa é a competência técnica de cada um, certo?
Mas estás á vontade...se calhar vais-me dizer que é mentira não?
Quantos concessionários conheces que tenham equipamento para, por exemplo, manter e reparar sistemas de injecção common-rail?
Nos casos que te falei, tens os mesmos serviços cá fora do que lá dentro.
Quanto ao livro de revisões, é verdade, embora isso na venda só sirva para valorizar quando o stand vender a outro pois, para ti, a importância que tendem a dar é mínima.
Depende dos kms e dos contratos de serviço.
Não disse que eram oficinas de vão de escada nem insinuei nada. Apenas queria dizer que os preços de muitas oficinas independentes não podem ser comparados aos preços de oficinas oficiais.
Mas sim, tens razão do ponto de vista técnico são iguais, mas não te conseguem oferecer alguns serviços, sendo que para mim o mais importante são todas as operações do carro estarem registadas.
Quanto as oficinas irem por coisas a reparar noutras oficinas óbviamente que não nego isso, mas tenho uma teoria para isso ( sou o homem das teorias [

]
Já tinha ouvido falar em certas concessões que encomendavam serviços de bate chapa a outras oficinas. Reparação de sistemas de imjecção nem sabiam que eram reparados. Deixa-me contar-te o que é que me aconteceu à uns anos. Fui comprar uns módulos de memória RAM e acontece que um deles estava avariado. Quando fui à loja trocar, como aqueles RAM os últimos que haviam, e as memórias que eu queria para substituir levavam uns dias a chegar. Pará não ficar sem computador, perguntei se podia ficar com um módulo e o outro ia para o arranjo/troca e disseram-me que não podiam fazer isso, que aquilo ia directamente para o fabricante.
Com sistemas de injecção, alternadores, motores de arranque, as peças de substituição devem ser poucas, pelo que eu tinha ideia que mais rapidamente se troca por um novo/reconstruído (no caso de alternadores/motores de arranque) do que se tenta a reparação do mesmo. Se as peças são bosch e eles é que tem o material necessário, pode até haver autorização do importador/marca para mexer naquilo e enviar directamente para o fabricante.
É claro que isto é mais caro, mas a mu ver existem algumas (poucas) vantagens. Antes de tudo, nada como ser um cliente informado e ver como as coisas funcionam (nem que seja para mandar piadas "-Então os gajos da bosch querem 200€ e vocês como meros intermediários pedem 400€?")
Primeiro e tudo tem a ver com do confiança. Eu não conheço do os de oficinas, pelo que na marca, além de queixas à ASAE posso fazer queixa à marca.
Depois, além do que já falamos (se um livro de revisões na marca valorizar o carro 500€ já é muito), o controlo de qualidade é mais apertado. Um passo importante se fores nabo no assunto. O concessionário vai buscar a peça, avalia, monta no teu carro e de seguida avalias tu.
Já é tarde lol e já custa um pouco a pensar... Desfasasse se estas teorias funcionam no mundo real...
Quanto ao contrato, quando o meu pai esteve a ver o Mercedes, e lhe propuserem o crédito, este incluía um seguro contra todos os riscos e a manutenção e foi-nos dito que o contrato de serviço não tinha limite de kms e eram 30€ por mês.