Problema 320D 2002

DragonH

New member
Pessoal, preciso de ajuda.

Acabei de ter um problema com o 320D E46 aqui de casa (com apenas 52 mil Km), ia a sai de um cruzamento quando coloquei a 2 acelerei a fundo nisto o carro puxa e de repente praticamente morre conforme se ouve um "Shiiiiii" parei logo na berma.
O motor funciona sem problemas e até puxa aceitável no entanto como não passei das 2000rpm não sei dizer se perde muita ou pouca potencia, isto porque conforme acelero ouço o turbo bem alto com outro barulho paralelo.
Quanto ao fumo não noto nada no carro, nem tenho luzes acesas.
Apenas vim até casa devagar com medo de estragar alguma coisa.
Pela minha analise sensação que tive foi que um tubo do turbo se desapertou ou então o turbo rebentou e foi para o galheto.

Última edição:
Mas puxa ou não puxa?

Pode ser só uma tubagem do IC que se desencaixou.

Com o carro parado em ponto morto se deres umas aceleradelas ouves alguma cena estranha?

Ouve-se o turbo a assobiar bem audível.

Já desmontei a forra e tive a ver os tubos, os que estão à vista estão encaixados.
No entanto no encaixe que vem do turbo não consigo ver nem apalpar só desmontado a caixa do filtro de ar toda uma vez que fica por baixo, no entanto ao puxar o tubo ele está preso.
Pelo que vejo não tenho nenhum tubo desencaixado.

Será mesmo que o turbo estoirou?
São este os sintomas de quando parte em andamento?

Última edição:
Estive a ver na net e pelo que li, quando o turbo vai à vida faz uma fumarada valente até pinga na traseira óleo e perde potencia, o que não é bem o caso.
Também li que é comum os tubos de burracha rasgarem, o que pode te acontecido, no entanto a olho se o corte não for grande é difícil de achar sendo necessário o carro estar a trabalhar e de preferência em aceleração.

Já tive um 320D de 2000 que gripou o turbo:

Não deu sintomas.
De repente fiquei sem potência, vês isso em andamento, ao acelerares, se o carro tiver muita dificuldade a subir de potência a partir das 2.000 rotações, ou foi o turbo ou na melhor hipótese um tubo...

PS: MUITO IMPORTANTE; Vê já, se o carro tem óleo no motor, pois por vezes, quando gripa o turbo perde todo o óleo do motor.

Já tinha visto o óleo, está no máximo.
Dai ser estranho, o turbo quando parte manda o óleo fora, certo?

Última edição:
não dà para veres o estado do turbo tirando o tubo ?

223040DSC0054.jpg

601488DSC0055.jpg

não dà para veres o estado do turbo tirando o tubo ?

223040DSC0054.jpg

601488DSC0055.jpg

Com as forras fora, nem consigo ver o tubo de borracha que ai encaixa, acho que só desmontando a caixa do filtro de ar, que não é muito simples.

Só vez o estado do turbo fazendo o teste que te disse, por fora não vez nada.

Pois, já percebi isso.

Estou com algum receio de colocar o motor a trabalhar porque o carro ainda tem as mal afamadas burbuletas, e estou com receio que alguma tenha cedido, apesar de pelo que imagino os sintomas não devem ter nada a ver.

Antes que me massacrem sobre a historia das burbuletas, já as fui para mandar tirar no entanto como tinha poucos Km e segundo me disseram a quebra acontece com o uso, aconselharam me a tirar perto dos 100 mil Km, na BMW deram me a mesma indicação mas era para substituir o colector por um novo nessa quilometragem.

Última edição:
O meu quando partiu, não fazia barulho nenhum.
Pode ser uma pá do turbo a roçar, e faz barulho a partir das 2.000, pois é quando o turbo começa a funcionar. Mas é só uma suposição minha.

Se o carro parado (em ponto-morto) ao fazeres umas revs ouvires a "sirene" já pode ser indicio de turbo.

Se for apenas em carga (andar com o carro) ouvires o famoso assobio tipo "sopro" então deve ser só uma tubagem com fuga ou então algum tubo roto, nada de grave.

Mas dúvido que um carro com apenas 58 mil kms já precise de um turbo. Se tiveres o turbo lixado isso não puxa mesmo nada de jeito.

Pessoal, pelo que conclui o turbo foi para o galheto....

Tive a ver as tubagens todas novamente e nada, com o carro a trabalhar parado acelerando não existe fumo mas a partir das 2000rpm parece uma sirene.

Agora não sei bem onde vou de colocar o carro, sempre foi assistido na marca no entanto pelo que me informei um turbo reconstruido lá fica em 1250€+IVA+montagem.
No meu mecânico habitual não tenho confiança para colocar lá este carro, dado que já sei como trabalha e no fim pago caro e as coisas são feitas a aldrabar um pouco, coisa que não quero fazer neste carro que está imaculado.
Estou a pensar ir à Bosch (LDauto) dado que lá vendem e reparam os turbos da Garrett e o preço deve ficar por metade da BMW, mas também não tenho feedback de ninguém.

Última edição:
No meu o arranjo ficou por cerca de 800€
Meti um turbo recondicionado.
Atenção que a mão de obra são algumas horas...

Na altura que meti, na BMW ficava no total por 2.500€

Última edição:
Voltar
Superior