Problema Informatico

FoxMulderX

New member
Antes de mais bom dia. Nos ultimos tempos o meu computador passou a bloquear de vez em quando coisa que normalmente não acontecia. No sabado bloqueou 2 vezes e da ultima, ao tentar voltar a entrar no computador em modo de segurança, em modo de segurança com rede, com linha de comandos, ultima configuração conhecia ou iniciar o windows normalmente, nada disso me deixava entrar no windows. Decidi formatar o computador e instalar novamente o windows. Tudo instaladinho, windows a funcionar (windows diferente do que estava instalado) etc e tal.. Passado umas horas o computador bloqueia e acontece outra vez o mesmo filme... Isto foi ontem... Ou seja tive de o formatar de novo se queria ver o pc a funcionar... Não sei o que se passa com o bicho.. Agora quando bloqueia tenho de o formatar e instalar tudo de novo para o por a funcionar.. Alguem me pode ajudar? Tenho 2 discos sata 2 de 160 gb em raid 0 mais um disco ide de 40 gb e 1 gb de ram.. E isto nunca me tinha acontecido.. A quem puder ajudar agradeço desde já..

Será que tens incompatibilidades entre o processador e a ram! isto sou eu que não percebo muito de PC´s aqui no forum existe pessoal que percebe muito mais que eu e tem formação disso!devem estar a dormir ainda!

Antes de mais bom dia. Nos ultimos tempos o meu computador passou a bloquear de vez em quando coisa que normalmente não acontecia. No sabado bloqueou 2 vezes e da ultima, ao tentar voltar a entrar no computador em modo de segurança, em modo de segurança com rede, com linha de comandos, ultima configuração conhecia ou iniciar o windows normalmente, nada disso me deixava entrar no windows. Decidi formatar o computador e instalar novamente o windows. Tudo instaladinho, windows a funcionar (windows diferente do que estava instalado) etc e tal.. Passado umas horas o computador bloqueia e acontece outra vez o mesmo filme... Isto foi ontem... Ou seja tive de o formatar de novo se queria ver o pc a funcionar... Não sei o que se passa com o bicho.. Agora quando bloqueia tenho de o formatar e instalar tudo de novo para o por a funcionar.. Alguem me pode ajudar? Tenho 2 discos sata 2 de 160 gb em raid 0 mais um disco ide de 40 gb e 1 gb de ram.. E isto nunca me tinha acontecido.. A quem puder ajudar agradeço desde já..

Onde é que instalas o Windows?

Isso tresanda a problema de hardware. Temperaturas altas, dispositivos USB marados, RAM marada...

Eu tenho o xp instalado numa partição do raid 0 dos discos sata. O raid 0 tá dividido em 4 partições e numa delas está o xp. Eu vou sacar os programas que me aconselharam para testar a memoria e as temperaturas. Também sou capaz de trocar o cooler do cpu para tentar solucionar à partida alguma questão de aquecimento. E vou arrancar apenas com os discos sata. Deixo o disco ide desligado para ver se tem alguma influencia. O mau disto é se o problema for num dos discos sata. Porque como tenho raid 0 se um deles avaria vai tudo com os porcos.. E nos 320 gigas tenho quase 300 ocupados.. Sobretudo ficheiros temporarios da mula que para gravar n é nada facil..

isso é sem duvida a placa a entregar a alma ao criador

tenho um pc que tambem bloqueia do nada, e agora este que tou ja levou uma placa nova mas isso e sintomas da placa

Se não for incompatibilidades entre programas que tens instalado no computador, só prevejo que seja ou de temperaturas altas ou a memória atrofiada, como já aqui disseram instala um programa para analisar as memórias e um para te ver as temperaturas.

Se quiseres testar as temperaturas instala o Orthos que é um programa que stressa o processador.

temos que ir do mais facil para o mais dificil de "provar"

primeiro instala o XP num disco que não os de RAID 0. Cheira-me que a controladora esteja com probs.

se não for. Avança para o proximo passo.... qualquer uma das coisas que mencionaram em cima :)

cumps

Isso cheira-me a disco danificado, já fizeste um teste exaustivo aos discos?
(de superfície)

Tens o SO instalado nos discos que estão em RAID 0?

Qual é o controlador? Intel? ITE? SiliconImage?
Tenta na próxima formatação, quando carregas na tecla F6 para instalar os drivers RAID, usa uma diskete com os drivers do controlador RAID mais recentes.

Caso não resulte, desfaz o sistema RAID e instala num dos dois discos. Verifica a ocorrencia de erros no loggind do SMART, bem como possiveis badsectors.

Algo está a causar corrupção de dados....

Se tiveres uma board NForce2 e o controlador SATA que estás a utilizar é o que vem de série (hmm isto soa a automovel lol) isso é normal acontecer, instala o SP2 que resolve o problema. As Nforce2 e o SATA nunca foram la muito estaveis quando em modo RAID.

Se por ventura forem sectores danificados e não conseguires instalar os programas para o detectar, experimenta isto, quando os blokeios ocorrem os discos/disco ficam/fica a mastigar ou simplesmente o sistema já não mexe mais?
Se já não mexer mais, não me cheira que seja sectores danificados e já será algo que já referiram, temperatura ou memórias.

Last edited:
Fazendo um update: Até ao momento mudei o cooler do processador e fiz checkdisk e ele encontrou e corrigiu varios problemas na partição dos ficheiros temporarios da mula. Agora estou a testar para ver se ele volta a bloquear.. A todos obrigado pela ajuda.. Já agora ele quando bloqueava ficava "silencioso" não o ouvia a escrever nos discos..

Back