Problemas 1.2 PureTech

Esquece a sucata da PSA!
1.3 TCE, 1.0 TCE, 1.0 TSI, 1.5 TSI, 1.4 TSI Hibrido, 1.0 TGDI, 1.2 Toyota são boas opções, de longe mais fiáveis que a sucata do tempo da PSA

Mas vão pagar eles a troca da correia? (assumindo que a oficina de que estás a falar é a da Citroen)

Se assim for, acho que só tens que agradecer. Claro que é chato ficares sem o carro, mas pelo menos ficas descansado em relação a isso.

-

Sim, a troca é feita pela marca, de qualquer forma tenho extensão de garantia. Só que nada me garante, ainda que seja montada a correia que supostamente é reforçada, que daqui a outros 50 mil não tenha de trocar novamente.

Veremos o que o futuro reserva, mas é algo sobre o qual terei de andar sempre atento.

Esquece a sucata da PSA!
1.3 TCE, 1.0 TCE, 1.0 TSI, 1.5 TSI, 1.4 TSI Hibrido, 1.0 TGDI, 1.2 Toyota são boas opções, de longe mais fiáveis que a sucata do tempo da PSA

Obrigado. Estive a verificar com quem exatamente a PSA trabalha para tomar conhecimento. Apesar do Juke trabalhar com motor Renault, consideras que seja um motor a evitar?
Suponho que tanto Toyota, como Hyundai seja bem melhor, mas olhando para o motor do Juke 1.0 DIG-T N-Connecta, conheces algum problema com este tipo de motor? Visto não pertencer ao Grupo PSA/Stellantis, mas sendo de marca francesa.

O cancro dos 1.2 podretech é pela correia degradar-se mais depressa que o esperado.

Contem com trocas de correia a cada 4 anos e não se passa nada.

Os problemas de consumo de óleo costuma ser em motores que andaram com vapor se óleo...e aí seja que marca for, kaput.

eblase tenho um cá em casa, de 2018 82cv que mama a vareta quase do máximo ao minimo entre as revisões anuais (faz 5000km/ano).
O carro é SEMPRE assistido na marca e nunca andou com óleo abaixo do minimo.
Já tem este consumo desde sempre e a Peugeot sempre disse ser "normal"

Obrigado. Estive a verificar com quem exatamente a PSA trabalha para tomar conhecimento. Apesar do Juke trabalhar com motor Renault, consideras que seja um motor a evitar?
Suponho que tanto Toyota, como Hyundai seja bem melhor, mas olhando para o motor do Juke 1.0 DIG-T N-Connecta, conheces algum problema com este tipo de motor? Visto não pertencer ao Grupo PSA/Stellantis, mas sendo de marca francesa.

Deixei-te uma lista no outro comentário de motores que não têm problemas crónicos a relatar. Mas o eblase é mais indicado do que eu para te esclarecer.

eblase tenho um cá em casa, de 2018 82cv que mama a vareta quase do máximo ao minimo entre as revisões anuais (faz 5000km/ano).
O carro é SEMPRE assistido na marca e nunca andou com óleo abaixo do minimo.
Já tem este consumo desde sempre e a Peugeot sempre disse ser "normal"

Sim é o esperado. Acontece que alguns vão abaixo do minimo até à revisão seguinte e aí já tem o motor marcado. Mas danos no motor por falta de óleo não é exclusivo dos PodreTech..

É o primeiro carro a gasolina que entrou cá em casa, para mim este consumo é absurdo.
Nem o meu Punto da empresa com 430 mil KM bebe uma pinga de óleo entre revisões (20 em 20K) e faz muita autoestrada.

Ouviste? Agradece por a PSA te ter enfiado o barrete e te obrigar a deslocações e transtorno extra apr:)[:)]

Claro que esta tirada vinda de quem tem um carro com o mesmo problema e quer comprar outro para o substituir não me admira [:D]

Então no meu caso, que estou à espera de saber se me pagam o motor novo ou se dizem que tenho que ser eu o pagar, se me disserem que me o pagam eles, não é de agradecer?

Por muito que a pessoa esteja desiludida com o carro, a marca, o que seja, mesmo que seja para depois vender o carro e ir comprar outro de outra marca, a meu ver é de agradecer à marca ter a atitude correcta e assumir ela o prejuízo. E falando de algo que vale entre 6 e 9 mil euros, o transtorno da deslocação e de estar 1 dia ou 2 sem a viatura, é um mal menor.

Mantenho, portanto, o meu parecer :)

-

Os 1.5 diesel dão raia com o sistema de AdBlue

Uma pessoa dos meus contactos profissionais, tem uma Berlingo de 2019 e ja levou todo o sistema de AdBlue, foi em torno de 1000eur

Tive, de Julho de 2019 a Outubro de 2020, um Peugeot 5008 com esse motor, o 1.5hdi

Comprei novo e fiz no total 25 mil km com ele. Ainda quando o tinha, já dava erros no depósito de AdBlue e era necessário reabastecer com muito mais "frequência" (menos kms de intervalo) que o previsto pela marca.

Ora, após ter vendido o carro, a Peugeot continua lá com o meu email associado a essa viatura, como se o carro ainda fosse meu.

Há 2 semanas, curiosamente no dia em que me informaram que o motor do C5 Aircross teria que ser substituido, recebi um email da Peugeot a dizer, entre outras coisas, isto:

"O seu Peugeot 5008 emitiu um alerta, "Defeito calculador do motor" que necessita ser verificado."

Não sei se será grave, mas fiquei a pensar que se tenho mantido o 5008 em vez de o trocar pelo C5 Aircross, provavelmente já teria tido também alguns problemas, até porque o carro por esta altura já estaría com uns 130 mil km.

-

Já foi a tua marca de eleição, no tempo em que ainda faziam carros fiáveis. Lembro-me que no início do século quiseram ser das primeiras marcas a vender carros a diesel com FAP, porque era fixe e ecológico e foi a desgraça

Ainda agora passei por um camião que estava a descarregar 6 Peugeot 208, todos de matrícula francesa! Os stands andam a vender os PSA importados que nem pãezinhos quentes! Vai haver muito trabalho para os mecânicos!! Pena que não trabalho no ramo.[:D]

Já foi a tua marca de eleição, no tempo em que ainda faziam carros fiáveis. Lembro-me que no início do século quiseram ser das primeiras marcas a vender carros a diesel com FAP, porque era fixe e ecológico e foi a desgraça

Bem verdade, e como sabes tive vários sem nunca ter tido grandes razões de queixa. O último a sair daqui foi o 206, há 2 anos e pouco.

Ora aqui está aquilo a que me referia:

https://forum.motorguia.net/forum/mo...5#post14461285

No meu caso, seria de agradecer que me tivesse resolvido o problema sem me imputar gastos. No entanto, estão a imputar-me 6 mil euros de gastos. Logo, agradecia muito mais que me tivessem resolvido isto sem custos, mesmo que o carro tivesse que ficar uma semana na oficina, do que terem que me dar o trabalho de fazer queixas e de provavelmente ter que contratar os serviços de um advogado.

Desde logo, se alguém conhecer um bom advogado com experiência neste tipo de andanças, agradeço que me enviem o contacto por mensagem privada.

-

Não sabia que tal existia. Mas sim, Deco, tribunais, esse centro de arbitragem...

O que não me faltam são argumentos. A cada raciocínio que faço, surge-me mais um argumento.

Desde logo argumento mais importante é que no primeiro ano já o problema se tinha revelado, tenho registos disso (emails que recebi da Citroen), foi levado à marca (também tenho registos disso) e consideraram normal. Repetiu-se por mais uma vez, dentro da garantia, tudo normal. Assim que acabou a garantia, aí sim, já quiseram investigar, fizeram o tal procedimento da pesagem do óleo para o diagnóstico, mas o diagnóstico nunca me chegou a ser comunicado. Até que o motor ficou neste "estado", em que segundo eles tem que ser substituído.

Depois, qual é a justificação para assumirem 50% da responsabilidade? Ou são responsáveis, ou não são.

Por outro lado, não alegam nada que justifique os meus 50% de responsabilidade. Se me querem incutir 50% da responsabilidade, tem que haver algo palpável. Não há nada. O carro sempre foi à marca, a tempo e a horas, nunca foi intervencionado em nenhum outro local e dá sinal deste problema desde os 24 mil kms.

Não estou a ver o que me podem apontar de responsabilidade. E o próprio representante da marca me disse (e tenho registo disso mesmo) que não me preocupasse que a garantia de 2 anos neste caso, como é motor, a garantia não se limita a esse tempo e a marca tem que se responsabilizar.

-

Estive então a dar uma vista de olhos nesse site e, desde logo, informam que:

Mediação, conciliação e arbitragem: Lamentamos informar que foi decretada a suspensão de serviços do Centro de Arbitragem do Sector Automóvel em Assembleia Geral Extraordinária do dia 20 de dezembro de 2023

É preciso ter sorte. Mas já estou habituado, tem sido assim a minha vida nos últimos 4 anos.

Até mesmo na questão da garantia. A partir de 1 de Janeiro de 2022 os carros passaram a ter 3 anos de garantia, por lei. Comprei 5 meses antes. Pela legislação actual, o meu carro ainda estaria na garantia. Isto não deve servir de atenuante para nada, mas pronto... serve para a constatação do facto.

-

FAP esses, que há época só tinham uma vida útil de 60.000km...

Estive então a dar uma vista de olhos nesse site e, desde logo, informam que:

É preciso ter sorte. Mas já estou habituado, tem sido assim a minha vida nos últimos 4 anos.

Até mesmo na questão da garantia. A partir de 1 de Janeiro de 2022 os carros passaram a ter 3 anos de garantia, por lei. Comprei 5 meses antes. Pela legislação actual, o meu carro ainda estaria na garantia. Isto não deve servir de atenuante para nada, mas pronto... serve para a constatação do facto.

-
Jack lamento o que se está a passar contigo e estou parvo com a atitude da marca. Mas li algures que a marca tinha assumido que de facto o motor era problemático e que tinham decidido prolongar a garantia até aos 10 anos. Não estás abrangido por isso?

Eu já estaria a contratar um advogado. Inadmissível a postura da marca.

Boa sorte!

Voltar
Superior