Problemas 1.2 PureTech

Bem, um colega meu de trabalho andava a pedir-me conselhos sobre o que fazer ao Audi A3 1.6 TDI com 70 mil KMs (carro recente), disse que perdeu a confiança no carro por causa dum problema no pedal da embraiagem. Aconselhei a ficar com o carro pelo menos até aos 100 mil KMs e depois via se queria continuar ou não.
Acabou depois por me enviar um anúncio dum 308 1.2 130cv de 2023 com menos de 10 mil KM. Disse-lhe para fugir porque tinha correia banhada em óleo e ia ficar muito pior do que com o 1.6 TDI. Ficou a conversa por aí.

Acabou por comprar o carro :sh).
Já a minha prima também comprou um 3008 com o 1.2 130cv, que continuam a sair com as correias banhadas.

Caso para dizer, para lhe indicares este tópico....

https://forum.motorguia.net/forum/m...al/148490-problemas-1-2-puretech#post14622799

Em Espanha está a fazer sucesso uns kits de transformação de correia para corrente. Não sei é se aquilo realmente funciona, mas que está na berra.....está, montes de oficinas a oferecer o serviço.

e continuam a importar este motor e a vendê-lo aos montes, mas quando é para retomarem, os stands fogem deles.

Verdade, há poucas semanas durante a compra de um usado, o vendedor do stand disse claramente que não retomava carros com esse motor. E que já perdeu muitos negócios à conta disso, mas que acabava por compensar pelos custos de assumir a garantias desses motores.

São bonitos, quem não pesca de carros compra porque acha o carro giro (e realmente são, o pior é o resto)

E têm outras qualidades. São confortáveis e estáveis e o motor até puxa bem.

Pena de facto terem literalmente defecado neste problema quando primeiro se aperceberam dele. Já podia estar resolvido há muito tempo.

Um bom exemplo de um varrer para debaixo do tapete que trará muitos custos no futuro.

Tenho um amigo que comprou um usado, com 4 anos e 60 mil km. Está bem ciente de todo o problema, mas medidas de prevenção e completamente tranquilo. Na realidade ele é mesmo assim...

Vai substituir um segmento C com 21 anos e <200 mil km, que julgo que era dele desde novo.

Tenho um amigo que comprou um usado, com 4 anos e 60 mil km. Está bem ciente de todo o problema, mas medidas de prevenção e completamente tranquilo. Na realidade ele é mesmo assim...

Vai substituir um segmento C com 21 anos e <200 mil km, que julgo que era dele desde novo.

O mercado de usados está inundado com veículos com este motor, a preço atrativo.
A Stellantis tem conseguido escoar bem o produto novo para rent a car e renting empresas.

As oficinas já tem uma operação especifica verificação para este motor "verificação estado correia banhada óleo motor 1.2 PSA"! É pagar este extra a cada muda se óleo! [:D]

Última edição:
E têm outras qualidades. São confortáveis e estáveis e o motor até puxa bem.

Pena de facto terem literalmente defecado neste problema quando primeiro se aperceberam dele. Já podia estar resolvido há muito tempo.

Um bom exemplo de um varrer para debaixo do tapete que trará muitos custos no futuro.

experimentei um 1.2 de 100cv opel de 2024 há uns dias. andei 5 dias com ele. fiz quase 200kms e não puxa mal. 205nm já ajudam qualquer coisa. se apanharem um de 130cv num pug ou citro já tem 230nm. o problema é passadas umas dezenas de milhar de kms.

mas os de 2024 em diante não tinham levado uma revisão qualquer? o motor não tinha sido revisto? não digo que tenham ficado indestrutíveis, mas provavelmente terão mudado algum componente ou o material de que são feitas algumas peças.

experimentei um 1.2 de 100cv opel de 2024 há uns dias. andei 5 dias com ele. fiz quase 200kms e não puxa mal. 205nm já ajudam qualquer coisa. se apanharem um de 130cv num pug ou citro já tem 230nm. o problema é passadas umas dezenas de milhar de kms.

mas os de 2024 em diante não tinham levado uma revisão qualquer? o motor não tinha sido revisto? não digo que tenham ficado indestrutíveis, mas provavelmente terão mudado algum componente ou o material de que são feitas algumas peças.

Pelo menos a versão Hibrida deste motor já tem corrente e não correia banhada a óleo

levaram uma correia reforçada, agora se funciona ou não...

Os mild-hybrid e hybrid levaram com corrente em cima.

eu tenho andado a sondar o mercado para potencialmente trocar o mini por algo mais recente, nem que seja 1 ou 2 anos, pois já ultrapassou os 215 mil e começa a ser a altura limite de o vender, 10 anos e mais de 200 mil num 1.5 bmw. pode ser fácil, pode não ser. não deu um único problema desde a compra em novembro, mas pondero mesmo a troca. a minha mulher é que não! 🤣

tenho auscultado o mercado, como escrevi acima, mas 95% dos carros que aparecem nos meus parâmetros principais - gasolina e 120cv para cima - são puretechs. é impressionante a quantidade de DS3, C4, 208, 308, 2008, 3008, alguns corsas e astras que aparecem à venda. alguns carros são de 2018 e 2019 até 12 mil euros. praticamente não há nada extra 1199cc. se me virar para os diesel, a situação aligeira um pouco, mas a maior parte está lá com o motor 1.5, que também parece ter dado algumas chatices. é incrível! 😒

levaram uma correia reforçada, agora se funciona ou não...

Num stand com uma boa pilha deles para vender explicaram-me que era uma questão de boa manutenção (intervalos mais curtos, substituição aos 60 mil, desentupir um reservatório de óleo (?), etc.) e que podia comprar à vontade. [:p]

Num stand com uma boa pilha deles para vender explicaram-me que era uma questão de boa manutenção (intervalos mais curtos, substituição aos 60 mil, desentupir um reservatório de óleo (?), etc.) e que podia comprar à vontade. [:p]

ao meu colega disseram o mesmo, que o problema já estava resolvido e que ele tinha só que trocar a correia de 50 em 50 mil km [:D][:D][:D][:D][:D]

ao meu colega disseram o mesmo, que o problema já estava resolvido e que ele tinha só que trocar a correia de 50 em 50 mil km [:D][:D][:D][:D][:D]
O dono do maior stand cá da terra, ao ser interpelado se o 2008 1.2 em que vinha era bom, respondeu... "É bonito, mas se quiser tenho lá bom para lhe vender."

Voltar
Superior