Problemas 1.2 PureTech

Alguma novidade de como ficou o carro em questão?
Começou a desmontagem..

0e1188746bee7b763fb77e3bd0b82ddf.jpg
f14a6fb6655c5accf0dd2f161b3d1bc2.jpg

Tendo em consideração a índole deste tópico, peço opinião aos que por aqui passarem:

Comprariam um C5 Aircross 1.2 Puretech 130cv? Ou apenas por causa do que tem sido apontado neste tópico, pagariam mais 4 mil euros pelo 1.5HDi 130cv?

Obrigado.
Para mim, motor Puretech está absolutamente riscado.

Última edição:
Isto é como todo, nestes motores com correias emersas em oleo , que cada vez são mais comums , porque são meis eficientes , o mais importante é quando se muda o oleo , não bricar , e colocar exactamente o oleo especificado , e a especificação nada tem a ver com a marca , não sei exactamente a especificação do oleo para os motores PSA . mas posso dar o exemplo da ford para os modelos com motor ecoboost que é 5W20 WSS M2C 948B tem que ter esta aprovação, a marca é ao vossso criterio, também não recomendo que façam 30000km como a ford diz , façam mudanças de oleo e filtro com mais regularidade.

Última edição:
Depende se já tem FAP ou não.

Sem FAP, 0W30 com a norma PSA B71 2312
Com FAP, 0W20 com a norma PSA B71 2010

Isto para os 1.2 Puretech

Depende se já tem FAP ou não.

Sem FAP, 0W30 com a norma PSA B71 2312
Com FAP, 0W20 com a norma PSA B71 2010

Isto para os 1.2 Puretech
Adenda à minha resposta ao Jack47:

Quem o comprar EXIJA o cumprimento do que vem no manual, postado aqui pelo eblase. Por defeito, a Santogal despacha com 5W30, que compra por atacado à Galp e obviamente lhes sai mais barato.

Se é essa a causa dos problemas? É uma guerra que eu não vou comprar 2 anos depois de acabar a garantia e deixar de o levar lá. Sei que como proprietário não devia ser obrigado a controlar na hora se um concessionário autorizado cumpre as especificações da marca. Quanto muito, no limite o concessionário devia prestar contas ao importador por não o ter feito.

Quem o comprar EXIJA o cumprimento do que vem no manual, postado aqui pelo eblase. Por defeito, a Santogal despacha com 5W30, que compra por atacado à Galp e obviamente lhes sai mais barato.

Se é essa a causa dos problemas? É uma guerra que eu não vou comprar 2 anos depois de acabar a garantia e deixar de o levar lá. Sei que como proprietário não devia ser obrigado a controlar na hora se um concessionário autorizado cumpre as especificações da marca. Quanto muito, no limite o concessionário devia prestar contas ao importador por não o ter feito.

Curiosamente o meu desde que mudei de oficina, deixei de ter os tais cortes de potencia e as vibrações reduziram já lá vão 3 anos, alias foi detectado nessa oficina que tenham colocado óleo não indicado para motor e foi trocado sem custos a quando da troca dos bujões espansiveis. E a "outra" oficina era Citröen, parece que já não é!!! Neste momento não tem qualquer sintoma e trabalha perfeitamente. Vou trocar de viatura mas não vai ser pelo motor.

Curiosamente o meu desde que mudei de oficina, deixei de ter os tais cortes de potencia e as vibrações reduziram já lá vão 3 anos, alias foi detectado nessa oficina que tenham colocado óleo não indicado para motor e foi trocado sem custos a quando da troca dos bujões espansiveis. E a "outra" oficina era Citröen, parece que já não é!!! Neste momento não tem qualquer sintoma e trabalha perfeitamente. Vou trocar de viatura mas não vai ser pelo motor.
Se calhar vou enviar cópias das facturas para o importador. Para mim é indiferente porque esta semana vou trocar o carro (por um não PSA, não me meto noutra igual), mas pelo menos informo quem de direito e que apurem responsabilidades se quiserem.

Não tem problema nenhum se for oleo Galp, desde que seja adequado para o motor em causa , a Galp fabrica lubrificantes de qualidade, já não confiava tanto na santogal , que são uns sucateiros, 5W30 não cumpre de certeza a norma da PSA , é por isso que não gosto de revisões feitas em supermercados de automoveis, o problema não é eles comprarem tambores de 205L , porque a Galp e uma boa parte dos fabricantes de lubrificantes presentes em Portugal , desponibilizam oleos das normas mais usadas em tambores , o problema é que os supermercados de automoveis como a santogal , não dispoem de todos os oleos na oficina , obrigava a ter mais de uma dezena de dispensadores na oficina , metem a aproximação...,

Última edição:

Obrigado. O C4 Cactus 1.2 Puretech 110cv da minha mulher vai daqui a 10 dias à 1ª revisão.

Dizes então que convém eu ao entregar o carro (ou até antes por telefone ou email) informar que quero que a marca do óleo seja a que vem no manual da viatura. Certo? Se souberes a marca e modelo do óleo posta aqui. Se não souberes de cabeça deixa estar que eu quando me lembrar vejo no manual.

Se acharem estranho e perguntarem porque tenho esta posição, digo que um amigo tem um Citroen com o mesmo motor e que na oficina da Citroen usaram outro óleo que não aquele que aparece no manual e que o carro deu problemas, ficando depois sempre a suspeita se não terá estado aí a origem do problema ou um dos factores facilitadores do problema.

No teu caso e situação, tens aí um bom argumento, nem que seja para lhes deixar um pouco de peso na consciência, pela falta de rigor nesse ponto.

Última edição:
Obrigado. O C4 Cactus 1.2 Puretech 110cv da minha mulher vai daqui a 10 dias à 1ª revisão.

Dizes então que convém eu ao entregar o carro (ou até antes por telefone ou email) informar que quero que a marca do óleo seja a que vem no manual da viatura. Certo? Se souberes a marca e modelo do óleo posta aqui. Se não souberes de cabeça deixa estar que eu quando me lembrar vejo no manual.

Se acharem estranho e perguntarem porque tenho esta posição, digo que um amigo tem um Citroen com o mesmo motor e que na oficina da Citroen usaram outro óleo que não aquele que aparece no manual e que o carro deu problemas, ficando depois sempre a suspeita se não terá estado aí a origem do problema ou um dos factores facilitadores do problema.

No teu caso e situação, tens aí um bom argumento, nem que seja para lhes deixar um pouco de peso na consciência, pela falta de rigor nesse ponto.
São os que estão no último post do Eblase. No meu caso o sem FAP, no teu terás de confirmar. ;)

Já agora, vê na app MyCitroën se tens um preço tabelado para a revisão, o que está incluído, e qual o preço estimado na oficina onde o vais levar. Na revisão dos 3 anos/30000 km no "supermercado de automóveis", foi este o diálogo:
Eu: Qual é o preço estimado?
Recepcionista: 290€.
Eu: Com ou sem velas?
Recepcionista: Sem velas.
Eu: Aqui na app da Citroën tenho preço tabelado de 210€ sem velas.
Recepcionista: OK, eu vou colocar aqui essa nota.

Poupei os 80€ por estar atento... mas 3000 km depois uma das velas morreu. A propósito, as 3 velas custam 42€.

Última edição:
Não tem problema nenhum se for oleo Galp, desde que seja adequado para o motor em causa , a Galp fabrica lubrificantes de qualidade, já não confiava tanto na santogal , que são uns sucateiros, 5W30 não cumpre de certeza a norma da PSA , é por isso que não gosto de revisões feitas em supermercados de automoveis, o problema não é eles comprarem tambores de 205L , porque a Galp e uma boa parte dos fabricantes de lubrificantes presentes em Portugal , desponibilizam oleos das normas mais usadas em tambores , o problema é que os supermercados de automoveis como a santogal , não dispoem de todos os oleos na oficina , obrigava a ter mais de uma dezena de dispensadores na oficina , metem a aproximação...,
Esse motor num Opel utiliza 5w30 Dexos 1 Gen 2

Esse motor num Opel utiliza 5w30 Dexos 1 Gen 2

há aí algum engano , a especificação dexos é uma expecificação usada pela GM , a opel ainda muito recentemente tinha um notor ecotec 1.2 que não é PSA, é do tempo em que a opel era da GM . que não é assim à tanto tempo, há por ia astras com esse motor, ainda chegaram a ser vendidos já depois da opel ter sido comprada pela PSA, se por acaso o motor for puretech eu não colocava esse oleo.

No manual que acompanha o Crossland 1.2 110cv está referenciada a tal especificação: Dexos 1 Gen 2...
Em relação a viscosidade é muito confuso: "Motores gasolina e diesel: 0w30 ou 0w40 / 5w30 ou 5w40"
Na manutenção do primeiro ano meteram Castrol Professional 5w30...
A correia é lisa, sem textura ou fibras visíveis a superfície, o motor já é com filtro partículas gasolina, Euro 6 d?

há aí algum engano , a especificação dexos é uma expecificação usada pela GM , a opel ainda muito recentemente tinha um notor ecotec 1.2 que não é PSA, é do tempo em que a opel era da GM . que não é assim à tanto tempo, há por ia astras com esse motor, ainda chegaram a ser vendidos já depois da opel ter sido comprada pela PSA, se por acaso o motor for puretech eu não colocava esse oleo.

Não há nenhum engano, os Opel com motor a gasolina 1.2 puretech utilizam óleo GM 5w30 dexos 1 gen 2.

Sou propriétario do modelo C4 Cactus 1.2 110cv 2018 , comprei o carro tinha 11000 mil quilometros , conta agora com 32000 e o que posso dizer é que o carro ao ralenti vibra em demasia até mesmo para um 3 cilindros , pedal embraiagem é algo duro e os pontos de embraiagem em subidas acentuadas parece que o carro não quer sair do mesmo sitio.
E por vezes em acelerações o motor parece que faz "poço" e vai aos soluços , já para não falar que em cidade por exemplo o carro se meter uma 3 velocidade a 45km/h e acelerar mais bruscamente ele estremece bastante dentro do habitaculo , já esteve 2 vezes na Citroen do Cacem e os ditos mecanicos apenas alegam que o carro está normal , faz isso tudo porque é motor 3 cilindros , Diesel tenho receio de comprar por causa do FAP , gasolina 3 cilindros já tive um Opel 1.0 turbo 115cv e este puretech 1.2 e ambos eram inconstantes , ando aqui numa embrulhada nem sei o que fazer :S

Voltar
Superior