Problemas 1.2 PureTech

Sou propriétario do modelo C4 Cactus 1.2 110cv 2018 , comprei o carro tinha 11000 mil quilometros , conta agora com 32000 e o que posso dizer é que o carro ao ralenti vibra em demasia até mesmo para um 3 cilindros , pedal embraiagem é algo duro e os pontos de embraiagem em subidas acentuadas parece que o carro não quer sair do mesmo sitio.
E por vezes em acelerações o motor parece que faz "poço" e vai aos soluços , já para não falar que em cidade por exemplo o carro se meter uma 3 velocidade a 45km/h e acelerar mais bruscamente ele estremece bastante dentro do habitaculo , já esteve 2 vezes na Citroen do Cacem e os ditos mecanicos apenas alegam que o carro está normal , faz isso tudo porque é motor 3 cilindros , Diesel tenho receio de comprar por causa do FAP , gasolina 3 cilindros já tive um Opel 1.0 turbo 115cv e este puretech 1.2 e ambos eram inconstantes , ando aqui numa embrulhada nem sei o que fazer :S

Compra um carro com motor japonês [;)]

Sou propriétario do modelo C4 Cactus 1.2 110cv 2018 , comprei o carro tinha 11000 mil quilometros , conta agora com 32000 e o que posso dizer é que o carro ao ralenti vibra em demasia até mesmo para um 3 cilindros , pedal embraiagem é algo duro e os pontos de embraiagem em subidas acentuadas parece que o carro não quer sair do mesmo sitio.
E por vezes em acelerações o motor parece que faz "poço" e vai aos soluços , já para não falar que em cidade por exemplo o carro se meter uma 3 velocidade a 45km/h e acelerar mais bruscamente ele estremece bastante dentro do habitaculo , já esteve 2 vezes na Citroen do Cacem e os ditos mecanicos apenas alegam que o carro está normal , faz isso tudo porque é motor 3 cilindros , Diesel tenho receio de comprar por causa do FAP , gasolina 3 cilindros já tive um Opel 1.0 turbo 115cv e este puretech 1.2 e ambos eram inconstantes , ando aqui numa embrulhada nem sei o que fazer :S
Xissa, fiquei "assustado" ainda ontem comecei a ponderar (comparar usado) o C4 Catus

Boas pessoal,

Relativamente a este assunto, temos aqui algo mais de informação:

https://forum.motorguia.net/diario-...1-2-puretech-feel-spec-17.html#post1071039806

O 1.2 PureTech está a ter outro recall por causa da correia de distribuição banhada a óleo - quando existe contaminação de gasolina no óleo, principalmente em carros que andam pouco, a correia tem tendência a gretar, deixando resíduos no óleo que podem entupir a bomba. Como é fácil de imaginar, não haver óleo a circular no motor pode ser catastrófico... Desde 2017 que o fornecedor da correia é outro e, apesar de terem reduzido o número de queixas, ainda existem. Tanto que a substituição da correia passou a ser antecipada para a cada 6 anos, com controlo visual em todas as revisões.

E isto:

https://forum.motorguia.net/diario-...1-2-puretech-feel-spec-17.html#post1071042741

Pelo bocal de enchimento do óleo (e talvez usando uma luz) dá para ver a correia do 1.2 PureTech. Se as inscrições da mesma forem a branco, é a correia antiga e problemática. As novas têm inscrições a amarelo. Nas mudanças de óleo convém verificar se existem resíduos não metálicos. Umas das mudanças nas manutenções oficiais, é o controlo visual da correia e a medida da largura da mesma - as problemáticas tendem a alargar.

-

Muito sinceramente, "agarrado" nunca me deixou mas para um carro moderno com tão poucos quilometros é TÃO desagradavel de conduzir.
Quando o fores comprar vão te dizer que é maior maquina do mundo e que até cafés tira kkk , mas depois quando começarem as queixas vais á Citroen e lá ouves a tipica boca do "amigo isto é 3 cilindros quer o quê? isto é fraquito , tem de puxar uma 2 velocidade aos 55km/h" mas enfim , ando a ver uma Kia Ceed Sw 1.6 CRDI 136cv , mais antiga que o meu Cactus mas com quase os mesmos KM.
E as revisões são carissimas para este tipo de carro , oleo 0w30 na Citroen oleo e filtro no minimo cobram te 240€ , se fores á Feuvert o mesmo serviço uns 140€.

Última edição:
Por acaso ainda andei a ver o Honda Jazz 1.3 de 2018 , mas não me convenceu , não faz a minha cara .
Mas certamente é um motor fiável e sem grandes manutenções.

Pois, eu tb não sou fã destes últimos Jazz (em termos estéticos), mas são bons carros e super-fiáveis. Como alternativa tens os Yaris, da Toyota que são reconhecidamente muito fiáveis. Ou os Suzuki Swift e Mazda 2, para uma estética mais apurada (europeia). Os coreanos também me parecem estar num bom patamar de fiabilidade.

Edit: Mas tu tens um Cactus que é de um segmento superior aos Jazz e companhia. Sendo assim, não faz muito sentido as outras opções que sugeri. O Jazz, esse sim ainda podia ser considerado uma vez que, sendo um segmento B, é bastante espaçoso e versátil.

Última edição:
Mas esses modelos que referiste para uma pequena familia (1 filho) são pequenos , procuro algo com mais espaço mas acho que vou voltar aos Diesel atualmente faço 15km ida + 15km volta percurso 30km diários de 2f a 6f principalmente , via rapida a 80/90km/h , só espero que o FAP não faça das suas!
Ou seja estou a ponderar Diesel não pelos consumos porque o meu Opel 1.0T 115cv fazia médias de 4,7L , o Cactus 5.5L , mas estas motorizações 3 cilindros estão sem DÚVIDA muito muito inconstantes,parecem carros que não vão ter muita fiabilidade mas espero estar enganado , porque para aquilo que eu ando 12000 quilometros/ano preferia gasolina.
Estou mais voltado para a Kia Ceed Sw 1.6 crdi 136cv 2016 com 43000 quilometros.

Última edição:
Filipe, comprar com FAP e "rezar" que ele não faça das suas...é quando da mesmo barraca. Porque tens dúvidas se o teu percurso compensa ou não.

Quando se compra a diesel, é porque não há dúvida nenhuma que é a melhor opção.

Eu aqui só estou a optar por Diesel por os motores serem mais estáveis do que os 3 cilindros a gasolina , que pelos 2 que tive era sempre a mesma treta , soluços,perdas de força etc.
Porque para a minha média de km gasolina servia , mas é sempre um problema com estas motorizações como já havia referido, isso gostava eu de ter o meu 3 cilindros e quando acelerasse ele fosse sem engasgos e trepidações .
Posso estar a cometer um erro mas...

Última edição:
Tens ido sempre à mesma oficina?

Eu tenho um C5 Aircross com o 1.2 130cv e até ao momento zero problemas.

Também tenho um estilo de condução muito calmo. Mas é um carro muito mais pesado e não sinto falta de motor.

Espero que se mantenha assim por muitos anos!

A primeira revisão foi na Santogal (Citroen) a 2 vez fui á Feuvert mas fiz revisão oficial ou seja Oleo 0w30 total , filtros bosch etc.
O carro das 2x que esteve na oficina Citroen Cacem eu até da Bimassa desconfiei porque o carro em aceleração (baixas) trepida muito e ao ligar/desligar o carro o motor abana muito também , mas o técnico ainda ofendido diz que está tudo bem e que o carro faz isso tudo por ser 3 cilindros.
Até em aceleração eu senão "puxar" uma 2 mudança bem ali acima dos 55km/h ele estremece o habitaculo , é de frisar que o meu modelo é 5 velocidades caixa manual.
A minha mulher nem gosta de conduzir o carro , diz que em via rapida se meter uma 5 velocidade a 85km/h parece que o carro quer "morrer" , não faço ideia a que rpm se vai porque aquilo nao tem conta rotações.

Última edição:
Uma sugestão diferente e japonesa: Vitara ou Scross! O motor 1.0 dá bem para o gasto, mesmo sendo manco e se puderes ir para o 1.4... é mesmo outra loiça, mas 1.0 chega para a maioria das utilizações e é muito suave, tipo isto!

Motor 1.0: https://www.standvirtual.com/anunci...ium=referral&utm_campaign=search_results_link

Bem lembrado, o Suzuki SX4 S-Cross. Bom carro, embora com uma estética dianteira algo discutível (pessoalmente gosto muito mais do Vitara). Mas para quem goste, é uma excelente opção. Os motores Suzuki são muito fiáveis e não há historial de que esse 1.0T seja problemático.

Muito sinceramente, "agarrado" nunca me deixou mas para um carro moderno com tão poucos quilometros é TÃO desagradavel de conduzir.
Quando o fores comprar vão te dizer que é maior maquina do mundo e que até cafés tira kkk , mas depois quando começarem as queixas vais á Citroen e lá ouves a tipica boca do "amigo isto é 3 cilindros quer o quê? isto é fraquito , tem de puxar uma 2 velocidade aos 55km/h" mas enfim , ando a ver uma Kia Ceed Sw 1.6 CRDI 136cv , mais antiga que o meu Cactus mas com quase os mesmos KM.
E as revisões são carissimas para este tipo de carro , oleo 0w30 na Citroen oleo e filtro no minimo cobram te 240€ , se fores á Feuvert o mesmo serviço uns 140€.

No meu caso tenho um 3 cilindros, o 1.0 ecobost 100 cv, e é zero de vibrações e super suave. Fez agora 60.000km e zero problemas. Pelo que sei a correia tb é banhada a óleo.

Eu motorização 3 cilindros a gasolina posso dizer que conduzi um Fiesta 1.0 100cv era razoavel , Corsa 1.0 115cv super suave e caixa top mas com soluços em acelerações, e o 1.2 puretech 110cv simplesmente impossivel meter lhe uma 4 velocidade a 70km/h começa logo a vibrar , ou uma 3 velocidade a 45km/h , e parece que anda sempre ali num impasse vai sempre a trepidar não é de todo suave, e lá está a Citroen diz que o carro não tem nada está tudo bem.
Ou eu aprendo a viver com estes "defeitos" do carro , ou mudo para Diesel que eu não queria sinceramente o FAP é uma dor de cabeça.

O meu não faz nada disso.

É caixa manual de 6 e na versão 130cv.

Eu experimentava outra oficina citroën que não pertença ao mesmo grupo.

Cheira-me que como tens o carro ainda na garantia usado o concessionário está a fugir às responsabilidades...

Carros quase novos como o que compraste são normalmente de aluguer e normalmente mal tratados... É os concessionários depois querem vendê-los e não dar a assistência que são obrigados. Se não lá se vai o lucro!

Eu motorização 3 cilindros a gasolina posso dizer que conduzi um Fiesta 1.0 100cv era razoavel , Corsa 1.0 115cv super suave e caixa top mas com soluços em acelerações, e o 1.2 puretech 110cv simplesmente impossivel meter lhe uma 4 velocidade a 70km/h começa logo a vibrar , ou uma 3 velocidade a 45km/h , e parece que anda sempre ali num impasse vai sempre a trepidar não é de todo suave, e lá está a Citroen diz que o carro não tem nada está tudo bem.
Ou eu aprendo a viver com estes "defeitos" do carro , ou mudo para Diesel que eu não queria sinceramente o FAP é uma dor de cabeça.

Esse carro, claramente está com um problema. Tenho experiência com um 3 cilindros do grupo VW, um 1.0 TSI de 115cv montado num Leon e não acontece nada disso. Tudo muito suave e tranquilo, sem vibrações/trepidações ou soluços.

A mim parece-me Bimassa mas eu não sou mecanico , tenho tudo reportado e anexado , quando avariar de vez estou em cima deles.
O carro foi comprado na Santogal tinha 11000 quilometros e 1 ano , provavelmente era viatura de alugar , quando pesquisei na net um pouco até descobri que o meu carro foi capa de revista lol,sei lá por onde ele andou durante 1 ano :s

https://www.autofoco.pt/confronto/ver/751233

Pois eu também acho que sim , o problema disto é que a Santogal só me "deixa" meter o carro na oficina do cacém por pertencer ao grupo Santogal , assim que lhes falei em meter o carro por exemplo na Citroen de Sacavém disseram logo que era por minha conta.
Agora pergunto eu com 13 anos de carta , já tive mais de 7 carros e terei que aprender a conduzir? É anormal da minha parte querer reduzir consumos e meter uma 3 velocidade a 45km/h numa reta e ele vibrar? Posso ser eu que estou a conduzir mal,mas não me parece.

Última edição:
Voltar
Superior