Problemas de arranque com iMac G5

Falta o Sistema Operativo. Já me aconteceu isso quando uma vez coloquei-o a arrancar por rede.

Mal ouças o som de arranca carrega em shift, e larga-o só quando vires o ecran cinza com o cursor de espera do mac. Se não te entrar em safe mode, faz o mesmo procedimento, mas carrega em ALT.

Se nenhuma destas formas resultar, a unica que te resta é utilizar os discos de recuperação que te foram fornecidos com o G5.

com o alt fez qualquer coisa, ficou com o ecrã azul e um icon actualizar e outro com uma seta, e agora? Tenho os cd´s do sistema operativo. Obrigado.

com o alt fez qualquer coisa, ficou com o ecrã azul e um icon actualizar e outro com uma seta, e agora? Tenho os cd´s do sistema operativo. Obrigado.

Nesse caso faz o seguinte:

- coloca o disco de recovery

- reinicia o computador

- liga o mac, e tal como fizeste da forma anterior, fica a carregar na tecla "C" (vai-te fazer o boot por CD/DVD)

- não utilizes o assistente para reinstalar o sistema operativo, acede sim é ao menu superior que te apareceu tambem, tens que encontrar o separador das ferramentas (pode ter outro nome - não me recordo), e acede ao utilitário de disco

- clica em reparar disco

- depois, no mesmo menu, vai ao disco de arranque, e certifica-te que o que está seleccionado o disco do mac

- reinicia

Se desta forma não resolver, tens que o instalar o Mac OS novamente, utilizando esses mesmos discos.

Se nada do que acima te explicaram funcionar, começa a ponderar se não terá avariado alguma coisa (disco, board) porque isso é de facto muito estranho.
Eu levava o computador à loja, independentemente de saber que iria pagar o arranjo, visto que é impossível esse computador estar na garantia visto que os últimos iMacs com processador G5 foram comercializados em 2005.

Cumprimentos

Pois dão, comprei o iMac g5 em 2004 e em 2008 deu o primeiro problema. Afinal, afinal. O problema disto é que com win somos todos tecnicos de informática, pois andamos sempre a tocar aqui e ali, ora como nos macs não acontece o mesmo.
Ainda não consegui resolver o problema.

Quando ligo com o cd do sistema lá dentro e carrego no c nada faz. Se carregar no alt fica com o ecrã azul e dois icons, um refrescar e outro uma seta, se carregar no refrescar fica a remoer e nada, na seta nada faz.

Preciso de ajuda. Muito obrigado.

Last edited:
Se nada do que acima te explicaram funcionar, começa a ponderar se não terá avariado alguma coisa (disco, board) porque isso é de facto muito estranho.
Eu levava o computador à loja, independentemente de saber que iria pagar o arranjo, visto que é impossível esse computador estar na garantia visto que os últimos iMacs com processador G5 foram comercializados em 2005.

Cumprimentos

Qual a loja que me aconselha(Lisboa), apenas sei que há tecnicos na worten.

Último conselho: fazer reset ao SMU.
- Desligar os cabos do computador da corrente eléctrica
- Aguardar 10 segundos
- Ligar novamente à corrente, enquanto simultaneamente se mantem premido o botão de ligar o computador (na traseira do mesmo)
- Largar o botão de ligar o computador
- Carregar novamente para tentar ligar o computador

como vem explicado aqui: http://support.apple.com/kb/HT1767

Qual a loja que me aconselha(Lisboa), apenas sei que há tecnicos na worten.

Eu não sou de Lisboa, mas se vivesse aí procurava as lojas mais "oficiais" da Apple e não lojas genéricas como a Worten.
Li que recentemente na Av. 5 de Outubro abriu a TB Store que tenta recriar uma Apple Store.
Li também que tem por aí a MacZone no Edificio Amoreiras Square, que também é um Apple Premium Reseller.
Eu procuraria uma destas duas e nunca uma Vobis ou Worten e companhia...

Cumprimentos

Já consegui arrancar pela drive e estou no disk utility

Não me aparece o disco, aparece apenas o dvd, será que o problema é do disco......

Já consegui arrancar pela drive e estou no disk utility

Não me aparece o disco, aparece apenas o dvd, será que o problema é do disco......

Se no Disk Utility não aparece o disco, provavelmente o disco avariou, visto que se fosse detectado apareceria no Disk Utility.

Cumprimentos

Quando os PC avariam, a culpa normalmente é devida a conflitos entre hardware e software, porque vêm de fabricantes diferentes e tal.

Quando os Mac avariam, de quem é a culpa? Afinal "vem tudo do mesmo sítio"...

Para reflectir.

Que o problema seja resolvido o mais rapidamente possível.

um abraço

Quando os PC avariam, a culpa normalmente é devida a conflitos entre hardware e software, porque vêm de fabricantes diferentes e tal.

Quando os Mac avariam, de quem é a culpa? Afinal "vem tudo do mesmo sítio"...

Para reflectir.

Que o problema seja resolvido o mais rapidamente possível.

um abraço

Quando um PC avaria é porque algum componente avariou, não porque houve conflito entre hardware e software...

Nos macs é a mesma coisa, toda a componente "hardware" está sujeita a avaria, e os discos mais do que qualquer outra.

Back