Processo de Bolonha: Doutores e Engenheiros a Nú

Eu não posso falar das áreas que não conheço, mas na minha o local e o tipo de graduação é o que menos conta num CV e na hora de concorrer a um trabalho ou curso pós-graduado.

Experiência, formação pós-graduada, capacidade de comunicação são os pontos chave e diria mesmo (porque conheço exemplos de colegas nesta situação) que um gajo com boa capacidade de comunicação tem meio caminho andado senão todo para ir para onde quer (mas isso também é específico na minha área).

NO ENTANTO, o que se verificou com os mestrados integrados, e com os bacharelatos antigos foi um upgrade administrativo SEM upgrade curricular em grande parte das instituições. Mantiveram os currículos e fizeram um upgrade aos títulos.

Para ser correcta a implementação de Bolonha nestes casos o antigo bacharel deveria fazer um 4 ano para ter equivalência a um licenciado de 3 e um licenciado de 5 deveria fazer um 6º ano ( tese) para ser equivalente um mestre de 5.

Um bom compromisso seria os antigos licenciados de 5 fazerem 1 ano adicional para cadeiras/tese e assim teriam o titulo devido.

Pois, mas no meu curso houve um downgrade curricular e em vez de ser 6 anos (não era 5+1, era mesmo 6. Na altura até se falava na hipótese de passar a 6+1), passou para 5. Há alguém no seu perfeito juízo que acha que os "mestres" saem mais bem preparados, num curso com uma componente pratica bastante intensa.

Também fiz trabalhos e apresentei-os e escrevi artigos de investigação. Até já soube de um colega meu que trabalha na função publica que pediu equivalência para mestre para ganhar mais algum carcanhol e não é que lhe deram!

:rolleyes:

Eu não posso falar das áreas que não conheço, mas na minha o local e o tipo de graduação é o que menos conta num CV e na hora de concorrer a um trabalho ou curso pós-graduado.

Experiência, formação pós-graduada, capacidade de comunicação são os pontos chave e diria mesmo (porque conheço exemplos de colegas nesta situação) que um gajo com boa capacidade de comunicação tem meio caminho andado senão todo para ir para onde quer (mas isso também é específico na minha área).

Na tua área onde estás ou mesmo em PT? [;)]

Na área de mais saída do meu curso, é usual limitarem as ofertas por valores e faculdades, em muitos sendo factores de eliminação.

Última edição:
Cinco anos são cinco anos que te dão o grau oficial de Licenciado. Independentemente do que quer que seja, ao indicares um titulo que não tens, podes ter alguns problemas em documentação oficial. Não deixam de ser "falsas declarações".

Aqui em Portugal tenho uma licenciatura e é desta forma que me apresento no CV. Era bem melhor agora inventasse um título[;)]

Lá fora vejo-me obrigado a escolher um título similar ao meu e o mais próximo é o M.Sc que é um "degree" com 5 anos ou "5-year Diploma". É muito clara para a maior dos estrangeiros.

Acho bem pior pessoas dizerem que são "Licenciates in não sei das quantas"[:)][:)][:)]É absolutamente ridículo. Nem sequer é redutor: é memo do mais estúpido que se pode fazer num CV.

Aqui em Portugal tenho uma licenciatura e é desta forma que me apresento no CV. Era bem melhor agora inventasse um título[;)]

Lá fora vejo-me obrigado a escolher um título similar ao meu e o mais próximo é o M.Sc que é um "degree" com 5 anos ou "5-year Diploma". É muito clara para a maior dos estrangeiros.

Acho bem pior pessoas dizerem que são "Licenciates in não sei das quantas"[:)][:)][:)]É absolutamente ridículo. Nem sequer é redutor: é memo do mais estúpido que se pode fazer num CV.

Pois, o grau de Licenciatura nem é carne nem é peixe. Mania de inventarem "status" cá em Portugal...

Bs ou bachelor degreee é o equivalente directo a licenciatura.
Em Portugal o grau académico que não tem correspondência directa com os utilizados no sistema inglese é mesmo o bacharelato.

O bacharelato Português NÃO é o Bachelor inglês., portanto o titulo equivalente a bachelor no sistema inglês é licenciatura.

O termo licenciatura Não é uma "invenção" Portuguesa, usa-se em italiana, em Espanha, e mais uns países Europeus.

Msc implica obrigatoriamente Mestrado, independentemente do numero de anos do curso.

Na tua área onde estás ou mesmo em PT? [;)]

Na área de mais saída do meu curso, é usual limitarem as ofertas por valores e faculdades, em muitos sendo factores de eliminação.

No UK. Em PT reconheço que são capazes de serem mais virados para a objectividade das notas no ínicio, mas isso só "dura" nos primeiros tempos.

A título de exemplo conheço quem com 3 anos de experiência e uma grande lábia esteja agora a trabalhar em Canarty Wharf. Em 3 anos atingiu o que muitos consideram o topo da "carreira" e graças à capacidade de comunicação.

Mas tudo depende da área de trabalho;)

O meu curso também ficou mestrado integrado e praticamente ficou tudo na mesma. A diferença tese-projecto de fim de curso depende muitos dos alunos, quem diz que não farias um projecto de fim de curso da mesma qualidade da tese? Será que as condições, requerimentos, etc. mudaram assim tanto? Eu não acho...

Depois mesmo sabendo da tese com 1 ano de antecedência, custa-me a acreditar que a qualidade seja a mesma comparando com pessoas que começaram o mestrado depois de 5 anos de curso, sabendo o tema da tese 2 anos antes de a defender. Sendo que muitas vezes a tese era continuação de trabalhos de fins de curso, tendo mais 1 ano curricular e 1 ano em exclusivo para a tese.

Eu sei que o dia tem 24h, mas mesmo assim...

Eu não me sinto prejudicado cá fora, sou visto da mesma maneira como os novos mestres, mas acho engraçado a diferenciação que dão em Portugal, principalmente em concursos públicos, pois para as empresas é igual ao litro.

Foi mesmo um ano de "24h", passo a expressão. [:vm)]

Logicamente que quem continua a valer a diferença são os alunos. Se teria o mesmo apoio de empresas, orientação de professores, etc não sei...mas duvido, pela realidade que conheço. O formato Bolonha veio também responsabilizar professores.

Mas eu, sinceramente, e desculpando-me por não ter lido todas as páginas deste tópico, não entendo as injustiças de que se falam aqui. Continuo a ver anúncios em jornais/sites que referem claramente as 2 opções "Licenciatura Pré-Bolonha/Mestrado Pós-Bolonha" como no mesmo patamar.

Lembro que, no modelo antigo, pelo menos no Técnico, o trabalho de fim de curso era opcional em alternativa com mais cadeiras.

Foi mesmo um ano de "24h", passo a expressão. [:vm)]

Logicamente que quem continua a valer a diferença são os alunos. Se teria o mesmo apoio de empresas, orientação de professores, etc não sei...mas duvido, pela realidade que conheço. O formato Bolonha veio também responsabilizar professores.

Mas eu, sinceramente, e desculpando-me por não ter lido todas as páginas deste tópico, não entendo as injustiças de que se falam aqui. Continuo a ver anúncios em jornais/sites que referem claramente as 2 opções "Licenciatura Pré-Bolonha/Mestrado Pós-Bolonha" como no mesmo patamar.

Lembro que, no modelo antigo, pelo menos no Técnico, o trabalho de fim de curso era opcional em alternativa com mais cadeiras.

Cada curso tem as suas características. O meu projecto de fim de curso sempre foi obrigatório e com defesa pública no fim. Foi também em colaboração com uma empresa, etc. Continuo a achar que ficou tudo +- na mesma.

Para as empresas é igual ser licenciado ou mestre de bolonha, mas para lugares pagos pelo estado já não é assim.

Bs ou bachelor degreee é o equivalente directo a licenciatura.
Em Portugal o grau académico que não tem correspondência directa com os utilizados no sistema inglese é mesmo o bacharelato.

O bacharelato Português NÃO é o Bachelor inglês., portanto o titulo equivalente a bachelor no sistema inglês é licenciatura.

O termo licenciatura Não é uma "invenção" Portuguesa, usa-se em italiana, em Espanha, e mais uns países Europeus.

Msc implica obrigatoriamente Mestrado, independentemente do numero de anos do curso.

Caro foliv vais desculpar-me mas discordo completamente dessa interpretação pois desvaloriza licenciaturas de 5 anos. E isso não é admissível.

Antigamente, existiam cursos de 4 anos em Portugal denominados de Licenciaturas: Gestão, ensino, biologia etc.

Existiam também cursos com 5 e mais anos em Portugal que tb se chamavam licenciatura: Direito, engenharia, medicina - Eram mais exigentes que os primeiros, mais demorados e com um reconhecimento social superior ( estou a falar eqt "historiador" e não a opinar. Era mesmo assim) etc.

Eram portanto as coisas diferentes já antes de bolonha.

Ora quando tu dizes que um Bachelor é equivalente a uma licenciatura eu concordo mas equivalente a uma licenciatura de de 3 ou 4 anos independentemente de ser pré ou pós.

Licenciaturas de 5 anos não são Bachelors mas equivalem sim a M.Sc. sobretudo no caso da engenharia onde já antes de bolonha se faziam teses ou dissertações com exposição pública e avaliação por mais do que 1 prof catedrático. (como foi o meu caso e do Air penso eu).

Mas eu vou mais longe, o curso de direito pré bolonha por exemplo não tinha teses ou disertações e nesse caso admito que lhe chamar mestrado lá fora possa ser um pouco abusivo.

Portanto não continues a generalizar pois cada caso é um caso.

Antes de me "auto intitular M.Sc" no meu CV em inglês, poderei bastante sobre esta questão e conclui que apesar de não ter o título, tenho a carga horária e tenho uma disertação ao nível duma tese de mestrado porque quando a fiz, segui todos as práticas duma tese de mestrado e defendi-a em publico.

Caro foliv vais desculpar-me mas discordo completamente dessa interpretação pois desvaloriza licenciaturas de 5 anos. E isso não é admissível.

Antigamente, existiam cursos de 4 anos em Portugal denominados de Licenciaturas: Gestão, ensino, biologia etc.

Existiam também cursos com 5 e mais anos em Portugal que tb se chamavam licenciatura: Direito, engenharia, medicina - Eram mais exigentes que os primeiros, mais demorados e com um reconhecimento social superior ( estou a falar eqt "historiador" e não a opinar. Era mesmo assim) etc.

Eram portanto as coisas diferentes já antes de bolonha.

Ora quando tu dizes que um Bachelor é equivalente a uma licenciatura eu concordo mas equivalente a uma licenciatura de de 3 ou 4 anos independentemente de ser pré ou pós.

Licenciaturas de 5 anos não são Bachelors mas equivalem sim a M.Sc. sobretudo no caso da engenharia onde já antes de bolonha se faziam teses ou dissertações com exposição pública e avaliação por mais do que 1 prof catedrático. (como foi o meu caso e do Air penso eu).

Mas eu vou mais longe, o curso de direito pré bolonha por exemplo não tinha teses ou disertações e nesse caso admito que lhe chamar mestrado lá fora possa ser um pouco abusivo.

Portanto não continues a generalizar pois cada caso é um caso.

Antes de me "auto intitular M.Sc" no meu CV em inglês, poderei bastante sobre esta questão e conclui que apesar de não ter o título, tenho a carga horária e tenho uma disertação ao nível duma tese de mestrado porque quando a fiz, segui todos as práticas duma tese de mestrado e defendi-a em publico.

Partilho desta opinião, não tenho mais nada a acrescentar.

Isso das antigas licenciaturas de 5 anos e os antigos bacharelatos de 3 deram alguma barraca na implementação de Bolonha.

Os bacharelatos porque tiverem "supostamente" que se reformularem para licenciaturas, e os licenciados de 5 porque tiveram que "supostamente" reformular para mestrado integrado.

Quem sofreu menos alterações foram as antigas licenciaturas de 4 que agora são três: mantém o titulo/grau, mantém o currículo, intensificando tudo para ter menos um ano mas dando o mesmo.

O erro que muitos incorrem com Bolonha é assumirem que o que interessa são os ANOS de curso VS o conteúdo do mesmo.

Um bacharel não é por ter os mesmos 3 anos que um novo licenciado que deve ter direito ao titulo automático de licenciado do mesmo modo que um antigo licenciado de 5 não deve ter o titulo automático de mestre.

Para os devidos efeitos um bacharel antigo e um licenciado novo são DIFERENTES, do mesmo modo que um licenciado de 5 é diferente de um mestre de 5.

NO ENTANTO, o que se verificou com os mestrados integrados, e com os bacharelatos antigos foi um upgrade administrativo SEM upgrade curricular em grande parte das instituições. Mantiveram os currículos e fizeram um upgrade aos títulos.

Para ser correcta a implementação de Bolonha nestes casos o antigo bacharel deveria fazer um 4 ano para ter equivalência a um licenciado de 3 e um licenciado de 5 deveria fazer um 6º ano ( tese) para ser equivalente um mestre de 5.

Um bom compromisso seria os antigos licenciados de 5 fazerem 1 ano adicional para cadeiras/tese e assim teriam o titulo devido.

Concordo a 100% no que está a bold.
É giro para as estatisticas. Um aumento exponencial de Mestrados sem aumento do investimento na Educação.

Por exemplo, não sei como se processa nas outras instituições mas no ISEP, os bacharelatos para terem equivalência a licenciatura de bolonha, os alunos devem voltar para completarem o ciclo de estudos, ou seja fazer 4/5 cadeiras dependendo do curso.

O meu CV inglês uso sempre o termo "M.Sc.". Era bem melhor que com um curso de 5 anos bem penado fosse usar o termo BSc ou Bachelor como tenho visto.
5 anos são 5 anos e tá encerrada a questão. [:blush:]

Os licenciados pré-Bolonha são equiparados ao 1º ciclo de estudos do ensino superior na União Europeia, que na larga maioria dos países corresponde ao B.Sc., logo ao te auto-intitulares M.Sc. estás a induzir em erro quem lê o teu CV, estás a omitir informação relevante e estás a incorrer em fraude.

Neste tópico está bem presente o complexo que os portugueses têm com os titulos, toda a gente quer ser doutor (sem sequer ser doutorado) e andam todos com o estigma dos titulos e graus académicos. A realidade pura e dura é que uma licenciatura pós-Bolonha é mais dificil que uma licenciatura pré-Bolonha (por muito que vos custe). Querem ser mestres, vão estudar. Sempre fazem melhor figura do que ao assinarem petições para ter titulos automáticos por decreto.

Os licenciados pré-Bolonha são equiparados ao 1º ciclo de estudos do ensino superior na União Europeia, que na larga maioria dos países corresponde ao B.Sc., logo ao te auto-intitulares M.Sc. estás a induzir em erro quem lê o teu CV, estás a omitir informação relevante e estás a incorrer em fraude.

Neste tópico está bem presente o complexo que os portugueses têm com os titulos, toda a gente quer ser doutor (sem sequer ser doutorado) e andam todos com o estigma dos titulos e graus académicos. A realidade pura e dura é que uma licenciatura pós-Bolonha é mais dificil que uma licenciatura pré-Bolonha (por muito que vos custe). Querem ser mestres, vão estudar. Sempre fazem melhor figura do que ao assinarem petições para ter titulos automáticos por decreto.

Sim, a mim custa-me perceber como um programa de estudos de 3 anos pode ser mais dificil de um de 5.

Quanto 'a questao do CV, nao e' correcto o M.Sc. mas dou-te a certeza que no estrangeiro a licenciatura (pre-bolonha) e' equivalente ao M.Sc. aos olhos dos empregadores. Por isso se temos um "university degree" nao vamos querer passar por "technical engineers" de certeza a absoluta. Ainda esta semana numa entrevista apenas me perguntaram se o meu curso era de 5 ou de 3 anos. Nao quiseram saber do titulo como tu dizes, mas ao contrario do que tu dizes nao e' por nao ter M.Sc. que pensaram que a minha formacao era inferior...

Hilariante!
Devem ser 3 anos super-mega intensos para serem mais dificeis que os 5 anos da licenciatura pré-bolonha. [:D]

Post do ano, pelo menos no que à minha área diz respeito[:)][:)][:)]

LOL, é sempre uma maneira engraçada de começar um domingo.

Voltar
Superior