Bs ou bachelor degreee é o equivalente directo a licenciatura.
Em Portugal o grau académico que não tem correspondência directa com os utilizados no sistema inglese é mesmo o bacharelato.
O bacharelato Português NÃO é o Bachelor inglês., portanto o titulo equivalente a bachelor no sistema inglês é licenciatura.
O termo licenciatura Não é uma "invenção" Portuguesa, usa-se em italiana, em Espanha, e mais uns países Europeus.
Msc implica obrigatoriamente Mestrado, independentemente do numero de anos do curso.
Caro foliv vais desculpar-me mas discordo completamente dessa interpretação pois desvaloriza licenciaturas de 5 anos. E isso não é admissível.
Antigamente, existiam cursos de 4 anos em Portugal denominados de Licenciaturas: Gestão, ensino, biologia etc.
Existiam também cursos com 5 e mais anos em Portugal que tb se chamavam licenciatura: Direito, engenharia, medicina - Eram mais exigentes que os primeiros, mais demorados e com um reconhecimento social superior ( estou a falar eqt "historiador" e não a opinar. Era mesmo assim) etc.
Eram portanto as coisas diferentes já antes de bolonha.
Ora quando tu dizes que um Bachelor é equivalente a uma licenciatura eu concordo mas equivalente a uma
licenciatura de de 3 ou 4 anos independentemente de ser pré ou pós.
Licenciaturas de 5 anos não são Bachelors mas equivalem sim a M.Sc. sobretudo no caso da engenharia onde já antes de bolonha se faziam teses ou dissertações com exposição pública e avaliação por mais do que 1 prof catedrático. (como foi o meu caso e do Air penso eu).
Mas eu vou mais longe, o curso de direito pré bolonha por exemplo não tinha teses ou disertações e nesse caso admito que lhe chamar mestrado lá fora possa ser um pouco abusivo.
Portanto não continues a generalizar pois cada caso é um caso.
Antes de me "auto intitular M.Sc" no meu CV em inglês, poderei bastante sobre esta questão e conclui que apesar de não ter o título, tenho a carga horária e tenho uma disertação ao nível duma tese de mestrado porque quando a fiz, segui todos as práticas duma tese de mestrado e defendi-a em publico.