Processo de Bolonha: Doutores e Engenheiros a Nú

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213
Penso que para engenharia informática não tem qualquer interesse. Penso que as engenharias onde é preciso a inscição na ordem é a civil, mecânica e electrotécnica. Isto está sujeito a confirmação. [8)]

Então e por exemplo um Eng. do Ambiente que queira assinar um projecto sobre energia tem e ir pedir ao Eng. Mecânico?

Claro que muitos engenheiros nunca vão dar uso à ordem, mas estar lá inscrito é uma mais-valia para qualquer engenheiro.

Eu como estou agora no 5º ano não vou apanhar o processo de Bolonha. Mas ainda está tudo muito duvidoso como através de uma cadeira ou outra feita podemos ter o Mestrado por bolonha.. Não vejo grande interesse, só o nome é k muda, ou como se diz: a merd* é a mesma o cheiro é que muda!

Poderei ter interesse num doutoramento. Mas aí também acho complicado pois estando numa empresa o tempo não é muito..

citação:Originalmente colocada por air

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213
Penso que para engenharia informática não tem qualquer interesse. Penso que as engenharias onde é preciso a inscição na ordem é a civil, mecânica e electrotécnica. Isto está sujeito a confirmação. [8)]

Então e por exemplo um Eng. do Ambiente que queira assinar um projecto sobre energia tem e ir pedir ao Eng. Mecânico?

Claro que muitos engenheiros nunca vão dar uso à ordem, mas estar lá inscrito é uma mais-valia para qualquer engenheiro.

Eu como estou agora no 5º ano não vou apanhar o processo de Bolonha. Mas ainda está tudo muito duvidoso como através de uma cadeira ou outra feita podemos ter o Mestrado por bolonha.. Não vejo grande interesse, só o nome é k muda, ou como se diz: a merd* é a mesma o cheiro é que muda!

Poderei ter interesse num doutoramento. Mas aí também acho complicado pois estando numa empresa o tempo não é muito..

Não faço a mínima ideia como funciona isso de assinar projectos. [8)]

O que eu sei é que tens que ir lá uns 2 ou 3 dias ouvir umas palestras de deontologia e fazer um teste (penso que com consulta). Pelo menos foi o que fez um colega meu da minha universidade.

Quando apareceu o tratado bolonha senti-me bue mal, porque pensei q ia ficar tudo mal... mas bolas fico lincenciada em 3 anos (e nao em 5), o curso fica mais condensado e interessante. Acabam cadeiras q n têm nada a ver (eu apanho o tratado a meio do curso, de 4 cadeiras de matematica, ficam so 3 por exemplo), embora seja mais intensiva a carga horaria (n as horas por dia, mas os dias de escola por ano) torna.se mais pratico.

No final fico com uma licenciatura no curriculum, e da para em 6 anos tirar 2 licenciaturas, enquanto q antigamente para tere 2 licenciaturas era emtre 8 a 10 anos (dependendo dos cursos a 4 ou 5 anos de duraça). vem poupar-nos tempo, é so o q digo...

vamos la ver como tudo começa.. Mas se quizer sempre posso fazer os 5 anos do curso, fico com mestrado!!! :)

Isso assinar projectos é perceptível para engenharia civil. Quando fazes uma casa tem de haver um engenheiro que se responsabiliza por todos os cálculos que lá estão feitos. Imagina então uma ponte, tem de haver alguém que diga que aquela obra é segura bla bla bla (não sei bem todos os termos que isso implica) e que se responsabilize. Só quem está na ordem se pode responsabilizar por projectos. Depois há aquela busca das universidades pela acreditação directa, ou seja, os alunos dessas universidades e esses cursos acreditados não precisam de fazer exame, o exame é a unica coisa do processo de ingresso na ordem que estão dispensados!

Eu acho que hoje em dia optar pelos 3 anos é um bocado asneira. Há cursos que a experiência é muito importante.. Mas não deve faltar muitos anos para ter 5 anos já não é diferencia ninguém, imaginem com 3. O meu curso (Eng. Mecânica, em Aveiro) só tem a opção de mestrado integrado, ou seja, com 3 anos não és nada, tens de ter os 5.

citação:Originalmente colocada por Darth Vader

citação:Originalmente colocada por Mysterious

Fazendo o mestrado ( por bolonha ), ou a velha licenciatura.
mas no isep não dá para fazer mestrados,tenho que ir á feup?

Se não tem, a unica solução é mesmo essa, mudar de faculdade.

PS: ou falares com o pedagogico e tentar saber se eles estão a espera de alguma aprovação para poder dar mestrados.

citação:Originalmente colocada por Mysterious

Fazendo o mestrado ( por bolonha ), ou a velha licenciatura.
mas no isep não dá para fazer mestrados,tenho que ir á feup?

Não posso dar a certeza, mas duvido muito que o isep não vá ter a opção de mestrado... Informa-te porque se agora tem os 5 anos não vai deixar de os ter!

Não posso dar a certeza, mas duvido muito que o isep não vá ter a opção de mestrado... Informa-te porque se agora tem os 5 anos não vai deixar de os ter!
Tirando Civil todos os outros cursos são de 3 anos, logo não são (nem vão ser) acreditados pela Ordem.

...e Civil (apesar dos 5 anos) também não o é.

citação:Originalmente colocada por worldtiki

como é que eu faço para pertencer?
Lê isto:

http://www.ordemengenheiros.pt/Default.aspx?tabid=1167

http://www.acessoensinosuperior.pt/op_oeng.asp

Não sei é em que consiste o exame nem onde/quando se realiza.

O 2º site não está actualizado. Não tem Eng. Mecânica acreditado pela ordem e está há mais de 1 ano. O 1º site, o oficial, já tem essa informação!

não confundam o TITULO ACADEMICO com a HABILITAÇÂO!!!!

OS novos licenciados (3 anos ) de titulo internacional BACHELOR tem rigorosamente a mesma formação que os antigos liceiciados, os curriculos são os mesmos.... on atingos bachareis portugueses é que não tinham nenhuma habilitação de jeito em termos curriculares, daí que os novos licenciados ( bachelors) de bachareis não tem nada, são tão licenciados quanto os antigos em termos de habilitação e curriculo, so que é dada em 3 em vez dos antigos 4 anos...

O que desaparece definitivamente do mapa são os baicharelatos portugueses bem como os seus curriculos, estes continuam isuficientes e como tal não terão equivalencia á licenciatura ( BACHELOR) de bolonha..

Lembrem-se, anos a menos não implicam formação a menos, as novas licenciaturas de 3 são iguais ás de 4 anos antigas. A catga horaria aumentou, e os trabalhos tambem para compeçar o ano a menos.

PS: isto não se aplica ás engªs estas continuma com 5 anos, 3+2 obrigatorios, e precisamente por o mesmtrado ser obrigatorio não vão pagar mais propina por isso, o valor de propina nos mestrados integrados é igual ao da licenciatura.

citação:Originalmente colocada por worldtiki

Tirando Civil todos os outros cursos são de 3 anos, logo não são (nem vão ser) acreditados pela Ordem.

...e Civil (apesar dos 5 anos) também não o é.

Sim, para seres membro da ordem é preciso ter os 5 anos de curso. Acho muito estranho o isep só ter os 3 anos. Mas já vi no site e só mesmo civil. Acho estranho.. Se fosse eu tentava pedir transferência para a feup por isso e por tudo o resto.

citação:Originalmente colocada por Foliv

(...)

PS: isto não se aplica ás engªs estas continuma com 5 anos, 3+2 obrigatorios, e precisamente por o mesmtrado ser obrigatorio não vão pagar mais propina por isso, o valor de propina nos mestrados integrados é igual ao da licenciatura.
+/-

No Isep os cursos terminam ao fim de 3 anos (tirando Civil).

boas civil no isep tem 5 anos 3+2 porque nao aderiu para ja ao bolonha. para ja ainda nao se sabe nada dos mestrados no isep pois estao em negociaçoes. tenho muitos engenheiros que nunca percisaram da ordem e dizem que so serve para pagar as cotas so interessa pertencer a ordem se for para trabalhar em cargos publicos.
eng mecanica esta a ser alvo de um processo de acreditaçao por parte da ordem.
darth vader nao te preocupes pois mesmo que nao de para fazeres o mestrado aqui no isep podes sempre ir para a feup ou outras para fazeres os restantes anos, mas quando chegares ao terceiro penso que o isep ja vai estar acreditado na ordem se tiveres duvidas fala com alguem de mecanica do isep que o povo explica-te.

Voltar
Superior