Processo de Bolonha: Doutores e Engenheiros a Nú

Mas não faz muito sentido ter que me inscrever em mestrado, pagar 1000 euros de propinas fazer uma Dissertação que não me acrescenta nada de novo para poder concorrer em pé de igualdade a um lugar na função publica. Enquanto o mestre de bolonha fez 300 ects, eu para poder concorrer com ele tive que fazer os meus 300 de licenciatura pré-bolonha + 30 de dissertação para ficar mestre.

Essa afirmação penso estar errada, (isso nos casos que conheço) por isso é que para ficar igual, faltam os tais Ects da tese e nalguns casos mais umas cadeiras.
De resto se vale a pena ou não fazer isso, cada um sabe de si, para o mercado nacional é tudo igual, seja 5 ou 3+2

Só???
Deves é estar a brincar.

Ora eu qu tenho uma Lic de 5 anos ( e não vou nem falar da carga horária que eu tinha com a que têm os do mesmo curso que eu com 3+2) e mestrado dos antigos ía pedir equivalência ao quê!? Só se fosse ao Doutoramento, pois a malta de Bolonha vai ter que andar muito para lá chegar.

O mal disto é o errado da implementação do Processo de Bolonha, e portugal ter adoptado designações que não existiam.

Além disso a malta com Lic de 5 anos não fica atrás dos de 3+2. [;)]

Estás a falar de mestrados dos antigos, e eu nesse não me referi a esses..
Mas aquilo que dizes tem todo o significado [;)]

Realmente o mal disso tudo foi Portugal inventar algo que se chamava de licenciatura de 5 anos, em que lá fora pouca gente percebia o que era

Mais uma trapalhada deste inesquecível governo:

As antigas licenciaturas de CINCO anos ou bacharéis de TRÊS anos estão
legal e actualmente integradas num patamar inferior relativamente aos
mestrados integrados pós-bolonha de CINCO anos e às licenciaturas
pós-bolonha de TRÊS anos (por exemplo quando se candidata a trabalhos
ou a bolsas de investigação ou concursos na função pública...)

NÃO TEM LÓGICA NENHUMA E É UMA INJUSTIÇA TOTAL.

Quem se sacrificou CINCO anos para tirar um curso tem ainda de
realizar mais um mestrado de DOIS anos (SETE ANOS NO TOTAL) para
chegar ao patamar dos pós-bolonha! Haja paciência ou justiça!

Mas que grande estupidez!

Corre uma petição na net para os interessados

Estás-te a esquecer de um pequeno pormenor: A matéria foi largamente compactada para caber em 3 anos e o esforço e tempo pedido é superior à licenciatura de 5 anos.

Além disso podes agradecer ao Estado por ter criado algo que não existia em lado algum que é o grau de Licenciado. 3 anos sempre foi o usual lá fora...

Essa afirmação penso estar errada, (isso nos casos que conheço) por isso é que para ficar igual, faltam os tais Ects da tese e nalguns casos mais umas cadeiras.
De resto se vale a pena ou não fazer isso, cada um sabe de si, para o mercado nacional é tudo igual, seja 5 ou 3+2

Esta mesmo correcta, foram 308,5 ECTS para ser mais preciso por causa das cadeiras que ainda fiz a mais no meu ultimo ano e caso queira fazer mestrado apenas terei que realizar dissertação em estruturas.
Tens razão quando dizes que para o mercado nacional (empresas) é tudo igual, mas o mesmo não se aplica à função publica ou para se candidatarem a uma bolsa de investigação.

Estás-te a esquecer de um pequeno pormenor: A matéria foi largamente compactada para caber em 3 anos e o esforço e tempo pedido é superior à licenciatura de 5 anos.

Além disso podes agradecer ao Estado por ter criado algo que não existia em lado algum que é o grau de Licenciado. 3 anos sempre foi o usual lá fora...

Isso não e verdade para todos os cursos. As engenharias são o melhor exemplo, existem faculdades onde os antigo bacharei pagam as propinas e no fim do semestre ficam com licenciatura de bolonha sem fazer uma unica cadeira, pois os conteudos programáticos são os mesmos.

A ideia do tratado de Bolonha de uniformizar os cursos em toda a União Europeia é correcta, a maneira como nalguns cursos fizeram a adaptação ao processo de Bolonha é que foi à Portuguesa, dar a volta à questão e ficar quase igual, mesmo assim acho positivo terem de escrever uma tese e terem que ir defende-la com juri.
No passado existia muitas pessoas que tiravam uma Licenciatura e se lhes pedissem para fazer uma tese/projecto e ir defende-lo perante um juri, até fugiam cheios de medo!

O meu caso em particular tem mais piada. Tenho um licenciatura de 6 anos e com o Bolonha os putos saem com o mestrado em 5 anos. De referir que as cadeiras bases do curso actualmente são dadas a correr, muitas passaram de anuais para semestrais e a matéria está muito mais resumida.

No meu tempo falavasse em fazer 6+1 e cheguei a ter cadeiras num outro curso que deu origem ao meu para aproximar a variante a origem e aprofundar conhecimentos. [:D]

Quero ver quando saírem os licenciados de 6 anos e os mestres de 5 anos quem vão ser os preteridos pelas entidades empregadoras. [:)]

No passado existia muitas pessoas que tiravam uma Licenciatura e se lhes pedissem para fazer uma tese/projecto e ir defende-lo perante um juri, até fugiam cheios de medo!

Sinceramente não vejo o que a aplicação do tratado de bolonha contribuiu para as pessoas deixarem de ter medo. No caso da engenharia civil que é o meu curso tenho muitos colegas agora a fazer dissertações sobre ligações pilares-vigas, aderençia de varões com resinas epoxy, ou betões com ligantes XPTO, quando no passado eu tinha de fazer projecto de engenharia civil e defender o mesmo projecto também diante de um jurí e os colegas de construção passavam o ultimo semestre em obra. Comparando os dois, o mestre de bolonha tirando algumas excepções em que realizam dissertações em empresas com temas relacionados com as actividades dessas mesmas empresas, esta pior preparado para começar a trabalhar do que o pré-bolonha, isto no que ao meu curso diz respeito e claro.

Sinceramente não vejo o que a aplicação do tratado de bolonha contribuiu para as pessoas deixarem de ter medo. No caso da engenharia civil que é o meu curso tenho muitos colegas agora a fazer dissertações sobre ligações pilares-vigas, aderençia de varões com resinas epoxy, ou betões com ligantes XPTO, quando no passado eu tinha de fazer projecto de engenharia civil e defender o mesmo projecto também diante de um jurí e os colegas de construção passavam o ultimo semestre em obra. Comparando os dois, o mestre de bolonha tirando algumas excepções em que realizam dissertações em empresas com temas relacionados com as actividades dessas mesmas empresas, esta pior preparado para começar a trabalhar do que o pré-bolonha, isto no que ao meu curso diz respeito e claro.

Continuo a achar que ter de escrever uma tese e ter de defende-la com juri é positivo, no passado no caso especifico das Engenharias isso não acontecia, realizavam um projecto de fim de curso muito completo mas que muitas vezes não passava de uma adaptação de um projecto antigo para novos valores, nomeadamente em Civil aquilo era mudar os valores iniciais e refazer calculos, não tendo que defender perante ninguém havia quem não soubesse o que estava na essência do projecto.

Isso não tem jeito nenhum. E quem tinha mestrado?

Quem tinha mestrado é equiparado as novas licenciaturas. Também não tem jeito!

Não fui eu que criei a petição e acho que esta não vem repor a justiça na totalidade. Idealmente não deviam ter mexido na nomenclatura. A melhor petição que se podia fazer era para voltar a chamar os níveis académicos pelos nomes que já antes tinham. Não colocava em causa o processo de Bolonha.

Este pessoal anda-se a trocar todo.[:D]

Para fins de trabalho, os empregadores sabem que licenciatura antes de bolonha = mestrado integrado.

Mestrado != Mestrado integrado = licenciatura antes de bolonha

Houve faculdades que desde logo deram a opção aos estudantes de escolheram aquilo que queriam.

Na prática isto é uma não questão (a meu ver)

Só se quiserem passar a ter o título de mestre de mestrado integrado (porque não podem ser equiparados a mestres de mestrado pós antiga licenciatura) [:D]

O meu caso em particular tem mais piada. Tenho um licenciatura de 6 anos e com o Bolonha os putos saem com o mestrado em 5 anos. De referir que as cadeiras bases do curso actualmente são dadas a correr, muitas passaram de anuais para semestrais e a matéria está muito mais resumida.

No meu tempo falavasse em fazer 6+1 e cheguei a ter cadeiras num outro curso que deu origem ao meu para aproximar a variante a origem e aprofundar conhecimentos. [:D]

Quero ver quando saírem os licenciados de 6 anos e os mestres de 5 anos quem vão ser os preteridos pelas entidades empregadoras. [:)]

Na minha faculdade a situação é completamente o contrário, as cadeiras anuais passaram para semestrais com a mesma matéria e metade dos ects, os alunos que se amanhem, passando a "publicidade" é na FCUP

Isto com Bolonha ficou mesmo uma confusão...

Ainda no outro dia estava com uma pessoa pós Bolonha que é mestre e fez o mesmo curso que eu com os mesmos anos... E supostamente tem vantagem em cursos públicos... Uma vergonha.

Eu para fazer o Mestrado tenho de ir penar mais 6 meses de aulas e depois 1 ano de tese. :sh)

Isto com Bolonha ficou mesmo uma confusão...

Ainda no outro dia estava com uma pessoa pós Bolonha que é mestre e fez o mesmo curso que eu com os mesmos anos... E supostamente tem vantagem em cursos públicos... Uma vergonha.

Eu para fazer o Mestrado tenho de ir penar mais 6 meses de aulas e depois 1 ano de tese. :sh)

Essa é que é essa, colegas meus aqui, com a mesma formação que eu, mas só porque acabaram mais tarde 1 ano e saíram mestres de bolonha, ganham mais 170€ por mês do que eu!

Voltar
Superior