Processo de Bolonha: Doutores e Engenheiros a Nú

Na minha faculdade a situação é completamente o contrário, as cadeiras anuais passaram para semestrais com a mesma matéria e metade dos ects, os alunos que se amanhem, passando a "publicidade" é na FCUP

Também tive na UP, não vou fazer referência a faculdade, mas acredita que quando disse resumida, não é isso que consta no currículo. Aquilo é uma trapalhada.

Isto com Bolonha ficou mesmo uma confusão...

Ainda no outro dia estava com uma pessoa pós Bolonha que é mestre e fez o mesmo curso que eu com os mesmos anos... E supostamente tem vantagem em cursos públicos... Uma vergonha.

Eu para fazer o Mestrado tenho de ir penar mais 6 meses de aulas e depois 1 ano de tese. :sh)

Essa é que é essa, colegas meus aqui, com a mesma formação que eu, mas só porque acabaram mais tarde 1 ano e saíram mestres de bolonha, ganham mais 170€ por mês do que eu!

Só por causa de mudarem os nomes as coisas. [8b]

Completamente ridículo equiparar uma Licenciatura de 5 anos a um Mestrado... onde está a Tese para começar?

E Licenciatura de 3 anos não é igual ao Bacharelato! A matéria foi compactada e exigido um nº muito superior de trabalhos e projectos!

Informem-se antes de postar...

Eu entrei em pre bolonha e sai em bolonha. Basicamente fiquei com mais carga horaria pre bolonha mas em vez de ser em 4 anos, tive de fazer em 3 anos.
Sai da faculdade e como o mestrado era pos laboral e era pre bolonha, decidi abrir horizontes e tirar uma pos graduação pre bolonha.

Neste momento e no trabalho em que estou, ganho menos porque tenho licenciatura de bolonha e não tenho mestrado[8b][8b]

Este pessoal anda-se a trocar todo.[:D]

Para fins de trabalho, os empregadores sabem que licenciatura antes de bolonha = mestrado integrado.

Mestrado != Mestrado integrado = licenciatura antes de bolonha

Isso depende muito de curso para curso. No meu caso o Mestrado integrado (5 anos) corresponde à antiga licenciatura (4 anos)+pós graduação(1 ano).

Completamente ridículo equiparar uma Licenciatura de 5 anos a um Mestrado... onde está a Tese para começar?

E Licenciatura de 3 anos não é igual ao Bacharelato! A matéria foi compactada e exigido um nº muito superior de trabalhos e projectos!

Eu sou licenciado de 5 anos.

Quer dizer que só pq não fiz uma tese devo receber menos? Que um bolonha?

Eu sou licenciado de 5 anos.

Quer dizer que só pq não fiz uma tese devo receber menos? Que um bolonha?

Pois, o facto de terem criado uma Licenciatura que não existe em mais lado nenhum criou problemas graves na avaliação correcta de graus universitários.

Mas de modo algum é possível comparar uma Licenciatura a um Mestrado, são graus académicos completamente diferentes.

Na minha opinião colocaria por esta ordem crescente os graus académicos, sem equivalência directa entre graus:

- Bacharelato
- Licenciatura pós-Bolonha
- Licenciatura pré-Bolonha
- Mestrado pós-Bolonha
- Mestrado pré-Bolonha

Outra situação que considero injusta foi a passagem directa ou através de Monografia dos alunos que frequentavam a Licenciatura pré-Bolonha para o novo Sistema, por simples equivalência.

No fundo houve muita matéria que ficou por dar, e o projecto final por fazer.

E respondendo à tua pergunta: Sim, deves receber menos (mas não menos que um Licenciado pós-Bolonha) pois não fizeste o que distingue um Mestrado, a defesa de uma Tese.

Última edição:

[:)][:)][:)]

Pois, o facto de terem criado uma Licenciatura que não existe em mais lado nenhum criou problemas graves na avaliação correcta de graus universitários.

Mas de modo algum é possível comparar uma Licenciatura a um Mestrado, são graus académicos completamente diferentes.

Na minha opinião colocaria por esta ordem crescente os graus académicos, sem equivalência directa entre graus:

- Bacharelato
- Mestrado pós-Bolonha
- Mestrado pré-Bolonha

Outra situação que considero injusta foi a passagem directa ou através de Monografia dos alunos que frequentavam a Licenciatura pré-Bolonha para o novo Sistema, por simples equivalência.

E respondendo à tua pergunta: Sim, deves receber menos (mas não menos que um Licenciado pós-Bolonha) pois não fizeste o que distingue um Mestrado, a defesa de uma Tese.

Já tinhamos percebido isso! [:D]

- Bacharelato
- Mestrado pós-Bolonha
- Mestrado pré-Bolonha

Ou seja só pq não fiz uma Tese sou pior profissional e devo receber menos?

Há caso em que isso é verdade e caso em que isso é mentira.

Portanto não se pode generalizar assim tanto sob pena de se criarem conflitos desnecessários.

Em meu entender, isso deveria ser assim:

Mestrado Bolonha = Licenciatura pré bolonha desde que a mesma tenha trabalho de fim de curso avaliado por 1 doutorado (O meu foi avaliado por 2).

Se não sabes ficas a saber que existiam trabalhos de fim de curso de licenciatura de nível muito superior a teses actuais de mestrado.

Ou seja só pq não fiz uma Tese sou pior profissional e devo receber menos?

Tal como se fizeres a Tese ninguém diz que serás melhor profissional por isso e devas receber mais. [:p][:D][:D]

Se antes o mercado regulava facilmente por Não Lic., Licenciado, Mestre, Doutor agora ficou um pouco baralhado, que obviamente com o tempo vai novamente estabilizar quando o regime for apenas o actual.

Portanto é injusto como sempre foi. [;)]

Tal como se fizeres a Tese ninguém diz que serás melhor profissional por isso e devas receber mais. [:p][:D][:D]

Se antes o mercado regulava facilmente por Não Lic., Licenciado, Mestre, Doutor agora ficou um pouco baralhado, que obviamente com o tempo vai novamente estabilizar quando o regime for apenas o actual.

Portanto é injusto como sempre foi. [;)]
O problema foi quem ficou no meio.

Eu fiz um curso de 5 anos + 1 de estágio e sou licenciado.

Hoje faz-se um curso de 5 anos + 1 de estágio e fica-se com o Mestrado.

Eu para ficar com o mestrado, tenho de fazer 6 meses de aulas e 1 ano de tese. Então fico com um curso de 6,5 anos!

Ai então passo a receber mais que um Mestre Pós - Bolonha! Não?

Portanto não se pode generalizar assim tanto sob pena de se criarem conflitos desnecessários.

Concordo que não se deve generalizar, mas isso vai levar à velha questão das diferenças de qualidade e exigência entre Universidades e cursos.

Mestrado Bolonha = Licenciatura pré bolonha desde que a mesma tenha trabalho de fim de curso avaliado por 1 doutorado (O meu foi avaliado por 2).
Tese (investigação e defesa de novos conceitos) é normalmente diferente de um projecto (normalmente desenvolvido sobre conceitos já existentes).
Se não sabes ficas a saber que existiam trabalhos de fim de curso de licenciatura de nível muito superior a teses actuais de mestrado.

Acredito que existam alguns projectos meritórios e com dificuldade superior a uma tese. Mas também acredito que essa realidade represente uma minoria.

Infelizmente a maior parte das pessoas ainda pensa que para se acabar o mestrado é necessário realizar uma tese, o que não é verdade.

O problema foi quem ficou no meio.

Eu fiz um curso de 5 anos + 1 de estágio e sou licenciado.

Hoje faz-se um curso de 5 anos + 1 de estágio e fica-se com o Mestrado.

Eu para ficar com o mestrado, tenho de fazer 6 meses de aulas e 1 ano de tese. Então fico com um curso de 6,5 anos!

Ai então passo a receber mais que um Mestre Pós - Bolonha! Não?

Apesar de serem 5 anos para o Mestrado, a sua dificuldade é superior às anteriores Licenciaturas! Não te regules apenas pelos anos...

A meu ver, alguma coisa que tenha um limite mínimo de páginas para ser bom, é logo uma ideia absurda, mas ok.

Mínimo de 250 páginas. Se fizer 230 páginas excelentes tou lixado, se fizer 251 páginas de ***** passo com um 11 ou 12 e sou Mestre! [:)]

Voltar
Superior